ATÉ MAIS, TIÃO ALEMÃO

Vai ter textão? Claro! Poucos merecem mais do que esse cara. Mas pode ser mais tarde? Será. Sobre um cara como Vettel, não se escreve correndo, com pressa e sem uma larga dose de ternura. Sendo assim, aproveitem para falar tudo o que pensam sobre este que é um dos grandes caras que já passaram pela F-1. E que inscreve seu nome, fácil, como um dos maiores de todos os tempos. Em tudo.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Shinobi Mega
Shinobi Mega
1 ano atrás

Ja vai tarde. Ta ocupando cadeira faz 2 anos…vem Piastri, Fittipaldi, Drugovich…molecada nova!

Grande cara! Grande piloto. Mas ja deu. Falow ae e um abraço!

Torcedor Tedesco
Torcedor Tedesco
1 ano atrás

Deu um pau em Hamilton no chuvoso GP do Brasil 2008 pilotando uma Toro Rosso. O inglês, com a poderosa McLaren, não teve nem reação e ia perdendo o título, quando a chuva apertou e Glock teve que tirar o pé devido aos pneus de pista seca.

Rafjs
Rafjs
1 ano atrás

Já imaginei o Vettel ano que vem em LeMans pela Ferrari no WEC, seria demais!

Amaro - Recife
Amaro - Recife
1 ano atrás

A Formula 1, sempre foi um reino de idiotia. Há honrosas exceções mas, basicamente, trata-se de um monte de gente vaidosa, autocentrada, cagando para o que acontece a meio metro do nariz (nossos campeões viventes que o digam). Boa parte do público também é assim, basta ver nas redes os comentários sobre a aposentadoria de Vettel.
No caso de Tião, o que mais me faz admirá-lo é que ele, rico, branco, hétero, família dentro do que os ignóbeis chamam de normal, poderia ser apenas mais um desses deslumbrados. O vídeo do anúncio dele é um primor.
Vettel e Hamilton são um sopro de humanidade, espero que outros se inspirem neles. Nem que seja um pouquinho.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
1 ano atrás

Prezado F&G : O Piloto Seb trouxe uma nova alegria e prova de talento e competência para F-1, em poucas palavras é um campeão dentro e fora das pistas com sua postura social e politica , como piloto sempre esteve na prateleira dos fenômenos vencedores uma condução firme e limpa que sirva de inspiração, e de exemplo para Mick Shumacher que externou efusivos agradecimentos ao veterano Vettel . Sebastian Vettel merece todos os festejos e curtir a vida com seus três filhos e família. Seb um garoto do bem.

murilo
murilo
1 ano atrás

Hamilton e Alonso referindo-se à Vettel como uma lenda da F1 : https://www.youtube.com/watch?v=vPMmVwH8pQw

Carlos
Carlos
1 ano atrás

Você já disse:
“…é um dos grandes caras que já passaram pela F-1”.
E como fará falta viu?
Pra mim que sou muito fã do Tião, é um dia triste.
Mas a mensagem publicada por ele no recém criado perfil no Instagram já nos mostra o quanto especial é esse alemãozinho, e te parodiando, dos morros de Heppenheim, na Alemanha. Um gentleman que se vai.
Fim de uma era como postou o Lance no twitter.
Mas pra nós que o acompanhamos desde o começo, é uma alegria poder ter feito isso. É ainda mais magistral como cidadão, exemplo mesmo.

Gabriel
Gabriel
1 ano atrás

um grande piloto, ser humano ímpar e não fosse o fenômeno Lewis Hamilton seria o maior cara (até agora) do século XXI. Melhor que Alonso sim… muitos comentários falando daquele erro grotesco em Hockenhein, mas a carreira dele foi muito além disso, antes e depois. Só o fato de ter disputado dois títulos mundiais contra aquela Mercedes fantástica de fins da década passada guiando uma Ferrari bem meia boca já diz muito sobre ele… basta ver o que o Leclerc anda fazendo este ano conduzindo um equipamento bem mais competitivo. Um dos grandes, sem dúvida. Uma pena parar tão jovem.

SulIvan
SulIvan
1 ano atrás

As opiniões são e praticamente todos concordam SEBASTIAN VETTEL GRANDE CAMPEÃO E UM CARA GENTE FINISSIMA.
De minha parte concordo com tudo é claro mas quero dizer que os dois momentos que achei o máximo de TIÂO VETTEL foi quando ele foi injustamente punido no Canada, venceu a corrida no Canada mais a FIA lhe sacaneou para a segunda posição e ele SIMPLISMENTE FOI LÁ NAS PLACAS E COLOCOU O P1 PRA ELE DIZENDO EU QUE VENCI!!!! e outro momento memorável foi quando DEU UM CHEGA PRA LÁ! no concorrente que havia agido com extrema malandragem e mau caratismo pra lhe prejudicar, de novo foi punido injustamente mas nunca abaixou a cabeça pruma FIA mafiosa nem se permitiu ser a bonequinha de luxo dos grandes patrocinadores, enfim, sou muito mais adepto ao VETEL do que a FIA e seus comparsas, porque personalidade e carater são tudo pra uma pessoa e quando ela não se vende aí sim é que tem valor. Viva SEBASTIAN , obrigado pelos shows nas pistas. Esse engrandeceu a F1!

CHAGAS
CHAGAS
1 ano atrás

Parou na hora certa. Vettel não é nem sombra do piloto que merecidamente foi.

Peixe
Peixe
Reply to  CHAGAS
1 ano atrás

A Aston Martin não é sombra do que era a Red Bull e a Ferrari na época dele…
Aí fica difícil ele andar na frente.
Tivesse ele com um carro melhor, andaria na frente… Com um carro pior, anda mais atrás mesmo, não tem jeito…

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Peixe
1 ano atrás

Você não entendeu. O post aqui é do piloto e não do carro.
Na Red Bull ele massacrava Webber, que era bom piloto.
No início da Ferrari vencia Kimi (campeão) com relativa facilidade.
Hoje ele bate roda com Stroll.
Entende a diferença???

Peixe
Peixe
Reply to  CHAGAS
1 ano atrás

Entendo…
Bateu roda na última corrida com o Stroll. Ok.
Mas veja a classificação. Vettel tem 15, contra 5 do Stroll.
Com duas corridas a menos por causa da covid!
Entende a diferença?

Peixe
Peixe
Reply to  CHAGAS
1 ano atrás

O que quero dizer, é que temos que parar de achar sempre que o último resultado é o que importa, e ver o global, de tudo!
Veja o Alonso, na Alpine, anda bem, tá lá, pontuando quase sempre, mas e na época a McLaren, com motor Honda de “GP2”? Andava lá atrás!

O Vettel está cm um carro que não é dos melhores, não aparece muito nas corridas, mas tá lá, marcando seus pontos, e marcou 15 contra 4 do companheiro de equipe. Então, não acho que ele esteja batendo roda com o Stroll não.

Piloto bom em carro ruim, anda atrás no grid mesmo, não tem jeito.
Salvo um ou outro suspiro, tal como em Baku!

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Peixe
1 ano atrás

Stroll não é nem sombra de Webber e Kimi. Ambos foram dominados por Vettel.
Hoje ele não corre mais como antigamente independente de carro.
Se você acha que ele não está batendo roda com Stroll, aconselho deixar de lado a torcida para poder ter essa percepção.
Os números não mentem, foi um dos grandes pilotos da F1, não é mais e já faz tempo.
Foi sábio em parar. Vai voltar a ser feliz.

Carlos Tavares
1 ano atrás

Não ficava triste assim desde a aposentadoria do Schumacher.

“As marcas que deixei nas pistas irão ficar até que o tempo e a chuva as leve embora”

Que piloto!

henrique
henrique
1 ano atrás

Esse é o cara!!

Renan Raul
Renan Raul
1 ano atrás

Sempre lembraremos de você, Tião Alemão!

Wagner
Wagner
1 ano atrás

Um grande piloto, bom caráter, engajado nas causas certas e um erudito da F-1, conhecedor dos carros e pilotos dos primeiros tempos. Sua vitória em Monza 2008 com um carro de meio de pelotão demonstrou toda a sua capacidade. Foi um feito muito maior que Senna em Mônaco 84, que a pachecada vive trombeteando. Tem gente que minimiza seus 4 títulos na Red Bull, mas eu sugiro que compare com o desempenho do Webber, que é um bom piloto. O erro em Hockenheim 2018 é que minou a autoconfiança do Vettel. Uma pena, mas acontece. Assim como o Massa pós Hungria 2009 nunca mais foi tão rápido, por exemplo.

Alexandre K
Alexandre K
1 ano atrás

Passei a acompanhar o Vettel desde as vitórias ao lado do Schumacher, defendendo a Alemanha em edições da Race of Champions (que, aliás, um dia, quem sabe, poderiam rolar por aqui – acho bem legal o formato). Na última edição, na categoria individual, o Vettel foi vice, perdeu pro Loeb NA NEVE!!!… pilotam muito!
Pra mim, o Seb vencer de “Minardi”, em 2008, foi sensacional! E o inesperado título em 2010, inesquecível! – lembro a hora, o local e o lugar em que eu estava – torcendo contra o Alonso, por conta daquela desnecessária presepada em Hockenheim (Alonso is faster than you)…
E foi por conta de outra confusão parecida, em que a vítima foi o Weber, “multi-21”, que passei a nutrir uma birra desmedida em relação ao Vettel.
Aquela batida no HAM em Baku ajudou a aumentar a antipatia.
E confesso que até fiquei feliz quando ele errou em Hockenheim, disputando com o mesmo HAM.
Mas, depois que ele saiu da Ferrari (merecia pelo menos ter conquistado 1 título lá, pelo conjunto da obra, ajudou demais a reerguer a equipe), acho que ele relaxou, ficou mais tranquilo.
O que contribuiu para que, eu também, enfim, pudesse descer do meu pedestal de julgador onipotente e percebesse o quão diferenciado é esse rapaz, que, para além das conquistas nas pistas, têm procurado exercer toda a influência que tem, dando a cara para bater em defesa de posições que poucos, igualmente influentes, têm a disposição e a coragem de exercer.
Poderia fechar com um pódio neste ano, seria muito bacana.
Poxa, e ele é novo ainda, que aproveite da melhor forma os anos vindouros!

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Alexandre K
1 ano atrás

Concordo contigo em quase tudo, exceto no que se refere ao “desnecessária presepada”. Seria a mesma que levou Fernando a disputar (e perder, OK) o título até a última prova?

Fabricio
Fabricio
1 ano atrás

Grande Vettel! Vai realmente fazer falta.

lagerbeer
lagerbeer
1 ano atrás

Minha imagem e lembrança carinhosa foi ele cantar Tarantella no cockpit

Vinicius
Vinicius
1 ano atrás

Vettel e Hamilton são campeões diferentes dos outros, caras que abriram os olhos para causas e coisas que a F1 ignorava. Sem Vettel, torço para que Hamilton estique o máximo possível sua carreira.

murilo
murilo
1 ano atrás

Quando teve um carro vencedor nas mãos, foi lá e venceu 4 vezes seguidas. 2010 e 2012 foram campeonatos bem legais. Em 2011 e 2013 sobrou. Seu único porém na carreira foi não ter sido campeão na Ferrari. Talvez em 2017 tivesse chances. Lamentei aquele erro na Alemanha tanto quando o erro recente do Leclerc. Na Aston Martin mostrou que já estava aposentado. Grande piloto.

Paulo Pinto
1 ano atrás

Queria vê-lo num Mercedes F-1. Não foi possível. Quem sabe, num possível retorno? 35 anos. Ainda pode voltar!
Ele fez o possível em 2011 e 2013, e o impossível em 2010 e 2012.

THIAGO AMORIM
1 ano atrás

Sério povo? Talentoso sim. Foi um fenômeno? SIM, mas muito superestimado, nem se compara com Schumacher, Senna, Fangio, Prost, Hamilton, Stewart, Lauda, Clark, Brabham, Piquet…
Minha modesta opinião.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
1 ano atrás

Eu sou um fã tardio. Acho que aquela comemoração a lá ligeirinho (um ratinho dos desenhos animados) e sua associação com uma equipe que tenho zero simpatia, me cegou. Comecei a prestar atenção quando ele foi pra Ferrari. Apesar de meio estranho, virei fã mesmo naquele episódio dele jogar o carro em cima do Hamilton como se fosse um carrinho bate bate. Ele é um ser humano com sentimentos bem “nóis”. E aí, toda sua civilidade, empatia, discurso e, acima de tudo, ações a favor das pessoas que lutam por igualdade, me rendi. Vettel e Hamilton são capítulos à parte. Eles “humanizaram” o que parecia ser só egoísmo e egocentrismo. Fico tentando achar substitutos. Ninguém com a mesma empatia. E discordo quando escuto ou leio que ele parecia desmotivado. Acho ele tão sereno com a inevitável proximidade do fim de sua carreira. Ciente que não está numa equipe vencedora. Ciente que isso quase sempre, faz parte do ciclo. Ciente que o tempo dele passou. A Liberty deveria dar a parte política e social da F1 pra ele cuidar.

Last edited 1 ano atrás by Marcos Bassi
Namir
Namir
1 ano atrás

Grande campeão

Fernando
Fernando
1 ano atrás

Sempre fui muito fã do Alonso, como piloto apenas. O considero um dos grandes da F1, muito grande aliás. Em minha humilde opinião, tão grande que entra na lista dos top-10 da história do esporte.

Isto dito, criei uma birra idiota do Vettel quando ele competiu contra o Alonso entre 2010 e 2013 por razões óbvias. Depois, percebi que tive a oportunidade de ver a história sendo escrita por um piloto absurdamente talentoso e carismático. Um ser humano talvez único no grid da F1 e da mesma forma um piloto tão talentoso que, mesmo diante dos últimos anos, ainda teria ao menos mais uns 5 correndo em alto nível. Uma pena para nós e para o esporte.

Vettel casou tão bem com aqueles carros da RBR que se fosse hoje, dificilmente seria batido por Lewis ou Max.

Que curta a vida e aproveite sim a vida fora da F1.

Wagner
Wagner
Reply to  Fernando
1 ano atrás

Alonso é um piloto fenomenal, mas um ser humano alienado e superficial. Eu já tinha essa impressão, que acabou sendo confirmada ao assistir a um episódio daquele reality da Amazon Prime. O cara é narcisista e só fala em esportes e competição, ao contrário de um Hamilton ou um Vettel, que são pessoas engajadas em causas nobres.

Tales Bonato
Tales Bonato
1 ano atrás

Vettel é um campeão simpático, sangue bom, como muito poucos na história da F1.

Mas, na minha humilde opinião, tecnicamente falando é o menos expressivo dos multi campeões. Gastou todo o brilho na RB e depois sumiu. Teve desempenho no máximo similar a um bom piloto mediano deste então.

Arthur Maia
Arthur Maia
1 ano atrás

Iabadabadu para sempre em minha memória em uma de suas comemorações numa vitória.

SulIvan
SulIvan
1 ano atrás

Muito bem Flavito estaremos aguardando seu textão !!!!
SEBASTIAN incendiou(para nossa alegria) a fórmula 1 que havia se transformado numa brasa fumegante quase apagada. Até que no final de 2010 onde 4 pilotos tinham chance de ser campeão até a derradeira prova foi fantástico, Alonso que o diga, e VETTEL não era o favorito tinha menos pontos que Alonsito. Mas ali ele confirmou o grande piloto com talento de campeão que mostrara já na ex-TOROROSSO e depopis reafirmou mais tres vezes consecutivas, e olhe que REDBULL era só um nome de gasosão e hoje é referencia entre as equipes e se as gigantes se joelham a ela atualmente tudo começou com SEB. Mark Webber vivia reclamando dos privilégios ao garoto de ouro mas convenhamos a turma da RBR tava mais do que certa né, mas Mark teve chance em 2010 e não conseguiu aproveitar. Vettel foi feito pra RBR e vice versa, ele na FERRARI poderia ter levado dois titulos mas as trapalhadas de Maranelo o prejudicaram demais e ele sentiu isso mas nunca reclamou pela sua educação e camaradagem, Já no AstonMArtin as coisas não evoluiram e pelo que entendi quem já correu venceu conquistou quer aproveitar outras facetas da vida, e ele é quemdecide , a vida é assim escolhas, metas, decisoes, oportunidades etc….. acertos erros…. SEBASTIAN VETTEAL correu bastante, correu com seu Mestre e com o filho dele, venceu por tres equipes,

Marlo Thomas Coelho Gomes
Marlo Thomas Coelho Gomes
1 ano atrás

Sou fã demais desse cara e do Hamilton também. Ambos não deixam de lembrar do imenso lugar de fala que teêm e expor seus pontos de vista. Sabem que como formadores de opinião que são podem fazer bem mais que somente acelerar. Todos os esportistas deveriam se exemplar nos dois. Curta a vida Seb!

José
José
1 ano atrás

Infelizmente, Vettel vai ser lembrado (para os curtos de memória e “fãs de domingo”, apenas) pelo piloto que foi após Hockenheim/2018. O que é uma pena e uma falácia, ao mesmo tempo. Ninguém desaprende, talvez perca ou diminua o foco, a vontade ou o empenho. Mas Vettel é o mesmo piloto (e é esse que eu vou levar sempre) que começou metendo tempo no grid todo na Turquia/2006, estreou pontuando pela BMW, venceu com uma (ex) Minardi, partindo da pole, debaixo de chuva, repetiu Fangio e Schumacher vencendo 4 títulos em sequência, massacrou adversários quando tinha o melhor carro mas também venceu em dois anos mais parelhos e emendou 9 vitórias na maior sequência da história. É coisa demais para chamar de piloto meia boca.

Peixe
Peixe
1 ano atrás

A, não sei se fico triste ou feliz com a saída ele da F1…

Feliz por ele ir procurar a felicidade em outros ares, curtir a família, se preocupar com as campanhas que ele vem fazendo.

Mas triste pq a F1 precisa de alguém como ele, e vai perdendo espaço, dentro dela, de gente que levanta as bandeiras necessárias como de meio ambiente, direito das mulheres, LGBT, segurança e direito dos próprios pilotos etc…

Vai sobrar só o Hamilton.

Sinal que o time do “isso é besteira” está ganhando… E isso, preocupa.

Além disso, terá o time dos que vão falar “já vai tarde”, “não pilota mais nada!”, “tá no lugar errado se acha que F1 é lugar pra ficar falando de meio ambiente e direitos de minorias”, “nunca pilotou nada mesmo!”

Mas putz, que vai fazer falta, vai…

Grande Vettel!
Que seja feliz, como ele merece ser, curtindo a família e fazendo coisas mais importantes do que correr na F1.

Wagner
Wagner
Reply to  Peixe
1 ano atrás

Pois é, o Boca de Tilápia parece ser bem alienado. Só foi falar a respeito do episódio do sogro bozoloide após a repercussão negativa do seu silêncio. Certamente foi pressão da RB.

José
José
1 ano atrás

O piloto espetacular ficou no passado, talvez em 2018 na Alemanha mais precisamente na caixa de brita do último setor de Hockenheim. Hoje o Vettel virou um mero figurante no grid , o piloto não fará falta, mas o cidadão engajado e defensor de nobres causas sim…..Obrigado Vettel.

Daniel Amorim
Daniel Amorim
1 ano atrás

Tião é foda! Não conseguirei torcer por outro piloto como torço por ele não. Nunca.

Jaime
Jaime
1 ano atrás

Cara espetacular, diferenciado, um dos melhores. O que ele fez em Monza com a Toro Rosso, mostra o que ele era capaz. Me parece , de um tempo atrás , desmotivado, então que seja feliz fora da F1.

Luis
Luis
1 ano atrás

Ele é um dos maiores não pq tem 4 títulos e 53 vitórias. Mas pq nunca deixou de “aproveitar” sua influência pra defender TUDO aquilo que é certo! I

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
1 ano atrás

Sempre gostei dele. Um ótimo piloto e parece ser um cara bem legal. Que viva a vida com sua Esposa e filhos.

Só peço que leiam ou ouçam o que ele mesmo falou em sua mensagem de despedida. Sabe como é que é, de vez em quando a galera surta e começam a colocar em posts o que ele não falou.