SOBRE DOMINGO DE MANHÃ

IMAGEM DA CORRIDA

Hamilton decola em Alonso: depois, abandona

SÃO PAULO (freezing) – O cara ganhou a corrida largando em 14º, meteu um canudo na concorrência, praticamente garantiu o título e a foto escolhida para esse GP não é dele? Pois é. Porque a imagem — repetida, diga-se — de Hamilton voando sobre Alonso é muito boa mesmo, do ponto de vista estético e jornalístico, claro. Tem um significado forte: resume o mau ano da Mercedes, a decepção com o passo atrás que a equipe deu na Bélgica, o primeiro abandono do heptacampeão na temporada, o embate contra o velho rival… E ainda teve repercussões, com Alonso reclamando pelo rádio (“Idiota, fechou a porta pelo lado de fora! Esse cara só sabe pilotar quando larga em primeiro!”), Lewis respondendo (“Não me importo com o que ele pensa de mim”), depois assumindo o erro e, mais tarde, Fernandinho contemporizando: “São coisas que acontecem em primeiras voltas”.

Fiquemos, então, com essa foto. Que começa a contar uma história cuja cena final bem poderia ser a que vem a seguir, extraída da TV. Foi bem, o câmera. Não sei o que estava fazendo em ponto tão ermo do circuito, mas registrou uma imagem que ficará marcada neste 2022 errático de um piloto e uma equipe que vêm dominando a F-1 desde 2014 e estão tendo de aprender a conviver com as derrotas.

Lewis no meio da floresta: perdido, como a Mercedes

BÉLGICA BY MASILI

E depois do fiasco da McLaren em Spa, será que Oscar Piastri não ficou arrependido de ter dado um pé na Alpine? Afinal, os franceses abriram 20 pontos de frente em relação à equipe inglesa, que no meio da semana dispensou Ricciardo. Agora o placar aponta 115 x 95 e tudo indica que o quarto lugar no Mundial de Construtores será azul, e não papaia. Nosso cartunista Marcelo Masili, com a sagacidade de sempre, mandou essa aí em cima. Mais adiante voltamos ao assunto.

Agora, finalmente, vamos falar do vencedor. Verstappen ganhou pela segunda vez seguida largando lá atrás. Na Hungria, foi o décimo no grid. Na Bélgica, 14º. E no início da prova, depois de pegar poeira dos que estavam à sua frente, arrancou a sobreviseira para enxergar direito. Ironia das ironias: a película plástica foi tapar o duto de freio do carro que vinha atrás, e este era justamente Charles Leclerc. Tem até vídeo.

O resultado foi que Charlinho precisou parar nos boxes para limpar o duto ainda sob o safety-car das primeiras voltas, perdendo várias posições e mudando sua estratégia de pit stops. Segundo a Ferrari, o superaquecimento do freio afetou um sensor de velocidade e por isso, na última volta, o monegasco excedeu o limite no pit-lane, quando colocou pneus macios para fazer a melhor volta da corrida e levar um ponto extra.

Não fez a melhor volta, porque ficou atrás de Alonso, e ainda levou uma punição, caindo de quinto para sexto.

Max, nove vitórias no ano: o bi está perto

O NÚMERO DE SPA-FRANCORCHAMPS

9

…vitórias tem Verstappen neste ano, uma a menos do que na temporada passada. Faltam oito provas para o fim do campeonato e a graça agora é saber se o holandês vai bater o recorde de vitórias para um único Mundial, que é de 13 — Michael Schumacher em 2004 e Sebastian Vettel em 2013.

Um pouquinho de mercado, agora. Ontem o Conselho de Reconhecimento de Contratos da FIA começou a analisar o caso Piastri. A Alpine já não conta mais com o piloto. No máximo, vai tentar uma compensação financeira da McLaren se conseguir provar que o australiano está quebrando um compromisso que havia assinado em novembro do ano passado. As declarações recentes de Otmar Szafnauer foram bem duras em relação ao menino.

A meta, agora, parece ser Pierre Gasly. Para mim, uma surpresa — achava que Ricciardo acabaria por lá. Helmut Marko já disse que se a Alpine fizer uma proposta interessante à AlphaTauri, libera o francês sem grandes problemas. Mas é esquisito. Gasly e Ocon, muito amigos quando corriam de kart, meninos, ainda, já não se bicam tanto assim. Eu não arriscaria deixar os dois sob o mesmo teto. Pode sobrar croissant por todos os lados.

De qualquer maneira, as coisas estão agitadas. Mick Schumacher está se desvinculando da Academia de Pilotos da Ferrari, que foi sua porta de entrada para a Haas — cliente dos italianos. Isso o deixa livre para tentar um lugar em alguma outra equipe. Alpine, AlphaTauri e até Williams aparecem como possibilidades. O nome de Ricciardo tem sido falado na Haas, caso Mick saia. Menções a Colton Herta também pingam aqui e ali e o norte-americano seria um dos mais cotados na AlphaTauri na eventualidade de uma saída de Gasly. Resumindo, vem bastante mexe-mexe por aí.

A FRASE DA BÉLGICA

“A Ferrari tem umas estratégias esquisitas, às vezes…”

Fernando Alonso, sobre a
parada de Leclerc no fim
Leclerc, nas palavras de Alonso: táticas estranhas

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS de dois pilotos em particular nesta corrida. Um, Alexander Albon, que terminou em décimo depois de se classificar para o Q3 pela primeira vez no ano. O tailandês da Williams está se recolocando na F-1 com estilo e competência. Não fica muito tempo na equipe, não. Esse é um em quem eu apostaria. O outro que foi bem em Spa: Pierre Gasly. Era seu 100º GP, estava em oitavo no grid, o carro não funcionou, foi arrastado para os boxes e teve de largar do pit-lane depois que os mecânicos fizeram o motor girar um minuto e meio antes do sinal verde. Respirou fundo e terminou em nono. Ele estava havia cinco corridas sem pontuar.

Gasly: saindo dos boxes, nono lugar no final

NÃO GOSTAMOS da Mercedes, que claramente andou para trás. Na classificação, quase 2s de diferença para Verstappen. Na corrida, só a largada prestou. Hamilton abandonou na primeira volta e Russell, mesmo com pneus mais novos que Sainz, não conseguiu brigar pelo pódio no fim.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
1 ano atrás

Uma das mais engraçadas foi o pessoal da RedBull a agradecer a Mercedes pelas alterações das regras em pleno campeonato… Pelo resultado final ficou comprovado que tinha muita gente com assoalhos flexíveis… Menos a RedBull.

Otavio
Otavio
1 ano atrás

Hamilton é um “artista”. No início do ano, teve até foto com fundo falso de Grand Canyon. Agora, saiu andando só pela trilha….Já que o carro não funciona, melhor fazer conteúdo para o Instagram….E que venha o W14, já que o W13, nem com ajuda da FIA, não se resolve..

CHAGAS
CHAGAS
1 ano atrás

Nos anos de domínio da Mercedes quando Hamilton engoliu o grid e se tornou o maior piloto da história e para muitos (eu incluído) também o melhor piloto que já correu em um F1, os antis creditavam a hegemonia do inglês ao carro. Só o carro que era importante e não o piloto espetacular que extraia tudo da máquina.
Desde o ano passado Verstappen elevou seu nível ao de Hamilton. Hoje eles são os melhores pilotos do grid. Não há duelo porque o veterano não tem carro para o combate. Também não há duelo com a Ferrari pois ainda não tem piloto. Uso a palavra “ainda” porque acho que Leclerc pode chegar em Verstappen, tem talento natural pra isso. Sainz infelizmente não tem. É um baita piloto, não um gênio. Pérez que tem um avião nas mãos é somente o Pérez.
Então virão aqueles que sem nenhum pudor irão dizer que Verstappen só ganha porque tem o melhor carro, que não tem piloto bom no grid, que Newey faz a diferença e que se por um Galsy ali seria campeão também. Ah tá.
Pra piorar quem pensa assim já não são somente as Hamiltetes ou os que odeiam a arrogância do rapaz. Tem a galera com a capacidade de transformar o parentesco com Piquet em uma coisa maior do que aquilo que Max faz na pista. Inimaginável.
Já tivemos casos em que um carro infinitamente superior aos demais deu título a pilotos bons. Isso não se aplica a Verstappen.
Ele já ganhou o título de pilotos esse ano com a Red Bull. Mas se estivesse na Ferrari seria campeão igual, com um pouco mais de drama pelas bobagens dos italianos, mas o campeonato seria dele sem dúvida alguma.
Se a Mercedes ano que vem não melhorar pra colocar Hamilton e Russel em pé de igualdade ou se Leclerc não fazer acontecer, provavelmente teremos outra hegemonia com Max aumentando seus números, buscando records e muito disso por conta de seu extraordinário talento.

murilo
murilo
1 ano atrás

Do meio pro fim do campeonato e entramos no marasmo… Campeão de pilotos e construtores definido, Ferrari fazendo besteira, Mercedes sem evoluir… No máximo veremos umas vitórias do Perez pra ficar com o vice e, quem sabe, a primeira vitória do Russel, mas no fundo sabemos que o Max vai enfileirar primeiros lugares até dezembro. Única novidade será a Mercedes passando a Ferrari nos construtores. Que venha 2023.

Tom
Tom
1 ano atrás

O Schumacher Jr., não ficou livre;;;;,a Ferrari e a Hass,que livraram-se dele…..Só vai arrumar vaga se colocar muita grana,para pagar os carros que serão destruídos pelo sucessor do Grosjean

SulIvan
SulIvan
1 ano atrás

Comentários espertos Flazão!
O Alonso se acha superior a todos mas no episódio ele esta certo tanto que o campeonissimo Hamilton teve que baixar as orelhas depois de levar uma mijada via rádio do Fernandão, admitir o erro e pedir desculpas e dizer que a reação do Fodón é normal, eles já não eram amiguinhos agora é que não são mais… A Mercedes não decolou esse ano, será que em 23 decola???
O Masili leu meu pensamento: será que esse Piastri não tá arrependido, de onde esse cara tem tanta moral pra desprezar publicamente a Alpine…..???
Sobre o Max só da pra dizer o que já sabemos FENOMENAL !!! Da pra dizer que ele nas duas últimas corridas ele PASSOU TODO MUNDO tenho a impressão que Sainz e Perez estavam toda olhando no retrovisor pra ver se o # 1 já ia lhes ultrapassar, eu sabia que Max ia pro pódio e poderia ganhar, mas que só assumiria a ponta nas 10 ultimas voltas….. agora essa de foi a viseira do Max que ferrou o Lec eu não sabia, o Verstappen além de bom piloto é ótimo de mira também….. E o Lec não tem jeito, ele deveria procurar a fórmula Indy, DTM ou algo mais fácil.F1 não é pra ele…. O Max deve igualar facilmente ao recorde de 13 vitóris e talvez até ultrapasse, é a tendencia.
O mercado de pilotos pro ano que vem parecia tranquilo, agora tá borbulhando, essa HASS queimou o filme do Mick com seu carros fracos, se fosse o sobrenome ele seria um mero piloto desempregado.
Albon fez quase que a mesma coisa que Verstappen a diferença é que ele esta numa Willians…. Gasly também.
A Mercedes até que começou bem com Russel mas depois ficou manca….

Sérgio Lima
Sérgio Lima
1 ano atrás

O que será que o Mattia BEANnotto e sua trupe irão aprontar na próxima etapa?

Screenshot_20220830-071120_Instagram.jpg
Edson
Edson
Reply to  Sérgio Lima
1 ano atrás

SENSACIONAL