SPANTOSAS (1)

Ferrari em Spa: punição a Leclerc

POÇOS DE CALDAS (no gás) – Fim de férias, um monte de aluno de castigo. A volta da F-1 em Spa foi marcada, hoje, por punições a seis pilotos que terão componentes de motor e câmbio trocados, entre eles Verstappen e Leclerc — líder e vice-líder do Mundial. Os outros são Ocon, Bottas, Norris e Schumacher.

Mas falaremos das atividades de pista adiante, porque é de bom tom começar com as notícias mais importantes do dia. E elas vieram com quatro argolas a tiracolo.

A sexta-feira do GP da Bélgica teve, finalmente, o anúncio oficial da entrada do Grupo Volkswagen na F-1. Foi com menos pompa e circunstância do que merecia. Alguns executivos da Audi, Stefano Domenicali, um carro fake pintado meio que de qualquer jeito e a informação: a marca estará na categoria a partir de 2026. Logo depois a Alfa Romeo informou que o contrato de locação com a Sauber, que termina no fim do ano que vem, não será renovado.

Ninguém precisa ser muito inteligente para concluir que a Audi vai comprar a Sauber e terá equipe própria, como queria — sem ter de montar nada do zero. A ideia é adquirir aos poucos 75% das ações do time suíço que, hoje, pertence a um fundo de investimento sueco. Peter Sauber está fora da jogada faz tempo. A Sauber é uma equipe de aluguel, por assim dizer. Os italianos da Alfa Romeo são seus inquilinos desde 2018. Dizem que os objetivos comerciais, esportivos e de marketing foram alcançados e no fim da próxima temporada vão procurar outro lugar para operar. Mas o mais provável é que deixem a F-1 de vez.

Não se sabe o que será da Sauber em 2024 e 2025. Será que já anda com o nome Audi? Os alemães falam de 2026 porque, como se sabe, é quando entra em vigor o novo regulamento de motores. Markus Duesmann, CEO da Audi e ex-BMW dos tempos de Sauber, claro, ainda não explicou o que vai acontecer.

A Porsche, outra marca da VW, também chega em 2026 mas com uma parceria diferente: comprando metade da Red Bull. O anúncio deve ser feito em breve.

Bélgica, agora.

Verstappen: muito mais rápido que todo mundo

Verstappen enfiou uma luneta de 0s862 no segundo colocado hoje nos treinos livres, que aconteceram com temperaturas belgicanas (17°C na segunda sessão) e tempo instável, como sempre. A chuva, sempre presente em Spa, veio em alguns momentos, mas não chegou a ensopar o asfalto. O circuito passou por reformas desde o ano passado na casa de 80 milhões de euros. Novas áreas de escape — a maior parte com brita — e arquibancadas foram construídas. A pista continua bela como sempre.

Por conta das punições já anunciadas, Christian Horner, chefe da Red Bull, disse que veremos duas corridas distintas domingo: daqueles que largarem na frente e de pelo menos dois pilotos que terão de partir do fundão buscando a recuperação. Os dois são, claro, Max e Charlinho.

Chance para Pérez e Sainz ganharem a corrida? Talvez. A dupla da Mercedes. Pode ser também, mas desde que melhorem bastante em relação ao que fizeram hoje. O ritmo de Hamilton e Russell foi muito ruim, como se vê na tabela de tempos abaixo.

Os tempos de hoje: Max disparado na frente e Mercedes mal

Caixinhas, agora?

FRANÇA FORA? – Domenicali andou metendo os pés pelas mãos e deixou escapar que a França estará fora do calendário da F-1 em 2023. Os organizadores da corrida de Paul Ricard negaram e disseram que ainda estão negociando. Mas, pelo jeito, a prova subiu no telhado.

SABÁTICO – Daniel Ricciardo recebeu ofertas da McLaren para correr na Indy ou na Fórmula E, onde a equipe mantém operações. Declinou. Falou que seu lugar é a F-1, e que se não encontrar um carro para o ano que vem, considera ficar uma temporada parado. Mas seu destino parece ser a Alpine, mesmo.

ÚLTIMO A SABER – Fernando Alonso não se bica mesmo com Otmar Szafnauer. Ao comentar as declarações do chefe da Alpine — que disse ter tomado conhecimento de sua saída pela imprensa –, falou que havia comunicado sua decisão a todo mundo na equipe. “Menos para ele”, acrescentou, debochado.

SEM CHANCES – O Conselho de Reconhecimento de Contratos da FIA vai decidir, nos próximos dias, quem tem razão no embate entre Alpine e Oscar Piastri — que também assinou com a McLaren. Seja qual for o resultado, o jovem australiano não terá clima para ficar no time francês — que o tem sob contrato desde a F-2 mas, pelo jeito, bobeou ao não cumprir alguma cláusula sobre seu futuro na F-1. Szafnauer, o chefe, disse que esperava mais “integridade” do piloto. “Espero que ele se lembre do que assinou conosco em novembro”, falou. Enquanto a pendenga jurídica não for resolvida, a McLaren não vai anunciar Piastri para 2023.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
lagerbeer
lagerbeer
1 ano atrás

Sauber DKW .. já sei pra queem torcer

Alex Is On Ice
Alex Is On Ice
1 ano atrás

Notícia de quem corre na Alpine o ano que vem è o Gasly e Marko endoidou de vez e vai trazer Hertinha pra ex Munardi correndo por ai hoje. Desse jeito, Riciardo fica a pé.

Megas Alexandros
Megas Alexandros
1 ano atrás

Além disso, haverá Drugovich largando na pole no domingo. Boa perspectiva pro piloto da MP, que ficou muito à frente de todos os outros.

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
1 ano atrás

Toto Wolf irá pedir que as regras de assoalho do início do ano voltem ou que a RedBull tenha que demitir o Adrian Newey

SulIvan
SulIvan
1 ano atrás

Também achei esse carro da AUDI meio sem graça… veremos na real como sera….
Peter Sauber não trabalha regularmente pois vive de aluguel, e como é quase proibitivo novas equipes o aluguel dele fica supervalorizado, entao pra que trabalhar… Com o Reizinho e o principe do principado largando lá atras teremos o banquete dos mendigos, ocon e norris tambem certamente teremos uma corrida emocionante e interessante, uma otima oportunidade de comparar VERST-REDBULL X Leclerc-Ferrari, se não houver intereferenciais externas ou de terceiros em quem voces apostam…..
A Mac Larem de hoje em nada lembra a época de Prost, Senna, Hakkinnem e essa Alpine tá virando um nojo e uma decepção total…

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  SulIvan
1 ano atrás

O reizinho, o bobo e a corte de puxa sacos.

images - 2022-08-27T100954.486.jpeg
RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
1 ano atrás

A entrevista do Alonso deu mostras que nos dois últimos anos a “pele de cordeiro ‘ caiu muito bem para o canalha espanhol. Boa sorte Aston Martin!

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  RICARDO BIGLIAZZI
1 ano atrás

Olhe, espero de coração que você dedique todo esse ódio também ao canalha-mor que tem (des)ocupado a cadeira de presidente do país, e nos ajude a defenestrá-lo de lá, de preferência já no primeiro turno.

Luciano
Luciano
1 ano atrás

Boa tarde, Flávio!
Acredito que no último quadro, o rosa, a expressão “desde a F1” contém um erro material. Não sei se seria F2, F3 ou alguma outra classe inicial de monopostos.
Atenciosamente,
Luciano.