AS ÚLTIMAS

SÃO PAULO (tá quase) – Ontem foi a AlphaTauri que confirmou a permanência de Yuki Tsunoda. Hoje, a Williams avisou que o casamento com Nicholas Latifi terminou — sem litígio. A figurinha aí do meio foi postada pela Alfa Romeo e não sei o que será. Renovação de Guanyu Zhou, talvez. Mas não precisa fazer tanto suspense para notícia tão… pífia. Em todo caso, aguardemos.

Tsunoda ficar na AlphaTauri, a julgar pelas declarações oficiais e pelas listas de agradecimentos nos comunicados oficiais, indica que a Honda ainda apita no complexo energético. Todos mencionaram a fábrica japonesa. Tsunoda dá para o gasto, nada além disso. Se a Red Bull quisesse, partiria para alguma coisa nova. Não fará isso porque a montadora segue tendo direito de indicar um piloto.

A saída de Latifi era mais do que esperada. O piloto deixará a F-1 depois de três temporadas tendo como episódio mais marcante, em termos de protagonismo, a decisão do Mundial do ano passado. Graças à sua batida solitária, a seis voltas do final do GP de Abu Dhabi, o diretor de prova Michael Masi conseguiu mudar o destino do campeonato, tirando o título de Lewis Hamilton.

A Williams, por sinal, disse que a pilotagem de Latifi, que já não era grande coisa, pioraou neste ano. Ele teria ficado emocionalmente abalado. Paciência. Até agora, em 55 GPs, Nicholas — que é boa gente e ótimo parceiro de truco — tem um sétimo lugar no ano passado na Hungria como grande feito. São sete pontos na categoria, todos em 2021. Neste ano é o único piloto zerado entre aqueles que disputam o campeonato integralmente. Seu canto do cisne foi um primeiro lugar, na chuva, no terceiro treino livre para a corrida de Hungaroring. Espero que tenha imprimido a folha de tempos para fazer um quadrinho.

Seu lugar na Williams em 2023 será ocupado por Nyck de Vries ou Logan Sargeant. O primeiro jogou a pá de cal na carreira de Latifi ao terminar o GP da Itália em nono, fazendo pontos em sua primeira corrida na F-1. Ele substituiu de última hora Alexander Albon, com apendicite, e se recolocou no mercado. Curiosidade é que Latifi foi vice-campeão da F-2 justo no ano que De Vries conquistou o título.

De Vries interessa ainda à Alpine e à AlphaTauri. A situação agora é clara: se a Alpine contratar Pierre Gasly, o holandês vai para a filial da Red Bull. Se não der certo, ele acaba no time francês e Gasly fica onde está. A Williams tem menos chances com De Vries, mas não se incomoda. Sargeant, terceiro colocado na atual temporada da F-2, é piloto de sua academia de jovens talentos e já está escalado para dois treinos livres neste ano, nos EUA e no México. Como a F-1 está doida por um piloto americano, a chance de virar titular é grande.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo
Eduardo
1 ano atrás

Tu ainda ta falando isso que tiraram o titulo do LH? má vai lamber sabão…..

aceita que dói menos….tá feio…tá chato já. Vira o disco

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  Eduardo
1 ano atrás

Ok…num blog de F1 os assuntos não se esgotam, oras. A gente fala ainda do Senna, do mala do Piquet, agora do mala do Verstappen, do quase assassinato do Prost pelo Senna, da batida do Nelsinho, do roubo do título do Hamilton…e volta e meia…volta e a gente fala de novo…enfim…

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Eduardo
1 ano atrás

Eu desconfio muito de quem usa essa expressão “aceita que dói menos”…

Vinicius
Vinicius
1 ano atrás

A Alfa Romeo anunciará que correrá com motores Fiasa 1.0 em 2023.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
1 ano atrás

Três pilotos com protagonismo em decisões de campeonatos mundiais de F1:

Timo Glock 2008 (FDP)
Vitaly Petrov 2010 (Mito)
Nicholas Latiffi 2021 (Ídolo)

Eternizados.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Chupez Alonso
1 ano atrás

Glock e Petrov eram bons pilotos.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Chupez Alonso
1 ano atrás

FDP, Mito, Ídolo… Nem precisa dizer para quem será seu voto…

Junior
Junior
1 ano atrás

A Mercedes liberaria o De Vries pra AlphaTauri?
Até entendo se liberasse pra Williams, que usa seus motores…mas pra filial da principal concorrente?

A ver

Vinicius
Vinicius
Reply to  Junior
1 ano atrás

A Red Bull liberou o Albon para a Williams. São apostas.

SULlivan
SULlivan
1 ano atrás

LATIFFI não vai deixar saudades….., ele deve ser bom em alguma coisa mas F1 acho que não é o caso…. teve ainda o azar de sentar numa cadeira elétrica Williams aí deu no que deu né gente. Simpatizo TSUNODA e ele faz bem à F1 muito bom portanto a permanência dele, aprovei, outra cadeira elétrica é a HASS, pior ninguém faz ! não sei se não é no fim uma fria pra algum piloto estreante pilotar umas m* dessas pois corre o risco de queimar o filme na F1 pra sempre…. Flávio, a Alfa Romeu (alfa romeu só na capa) não estava de saída???

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  SULlivan
1 ano atrás

“Graças à sua batida solitária, a seis voltas do final do GP de Abu Dhabi, o diretor de prova Michael Masi conseguiu mudar o destino do campeonato, tirando o título de Lewis Hamilton.” Essa são palavras de FG. Pra bom entendedor…

SulIvan
SulIvan
Reply to  Marcos Bassi
1 ano atrás

Sr Marcos Basso, eu respeito as opniões do FG pois as vezes ele é um pouco brincalhão E IRONICO IRREVERENTE GOZADOR as suas também gostaria de respeitar mas não entendi o seu empenho em me replicar, por favor explique melhor e te esclareço se for o caso, ok, um abraço

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  SulIvan
1 ano atrás

Replicar? Não meu querido. Ele é brincalhão e irônico na forma mas não no conteudo. Ele já deu essa opinião de que foi um campeonato, digamos, modificado. Merecido mas injusto. É que toda vez que vai emitir sua opinião sobre isso, você não aceita nada que não seja em conluio com seu pensamento. Não sei se prestou atenção, todo mundo aqui, admira Verstappen. Mas, se prestar um pouco mais de atenção, que não seja exclusivamente na sua opinião, vai perceber que quase todos acham Max chato pra burro, o que não muda sua capacidade de pilotar. A gente tem um tendência a gostar dos caras mais legais. Quanto ao respeito, aqui é um espaço livre, legal e divertido e eu sou o primeiro a levantar a bandeira, a sua inclusive, de ter plena liberdade de opinião e emiti-las. Verstarpete, Hamiltete…não importa. A F1 sempre foi feita dessas rivalidades. Acho até que se você parasse de escrever aqui, faltaria algo. Mas eu ainda acho que a discussão com diferente opiniões é o mais saudável. Até pegando no pé um do outro. Você não sabe mais que eu de F1. Nem que o Olavo, Marcus, Chupez Alonso e todos os outros participantes. Aceitar divergências é legal. Colocar pra discussão também. Determinar o que todo mundo deve escrever ou pensar…nops! Assim…o campeonato do ano passado foi violado, “transmutado”, sofreu influências externas, modificou umas das maiores viradas da história, o VAR traçou a linha errada do impedimento, teve microfonia no show, teve caroço no angu, Padre falso no debate falando sobre falsidade. Duzentas analogias. Com todo respeito ao que pensa, e você não muda a opinião de ninguém, nem adianta…merecido, mas injusto. Respeito!