FAZ UM MIOJO (3)
SÃO PAULO (o tempo não passa…) – O primeiro passo está dado. Max Verstappen, que pode ser bicampeão antecipado na madrugada deste domingo, conseguiu a pole-position para o GP do Japão. Foi a quinta pole dele no ano e a 18ª na carreira. Com 104 pontos de vantagem sobre o vice-líder Charles Leclerc e 106 sobre o terceiro colocado, Sergio Pérez, ele precisa sair de Suzuka 112 pontos à frente de quem estiver em segundo na classificação para levantar a taça quatro etapas antes do final do campeonato. Numa conta rápida e simplificada, já que há outras combinações de resultado possíveis, se Max vencer e fizer a melhor volta fecha a disputa independentemente das posições de seus adversários.
Em tese, é um resultado que nada tem de anormal. Três de suas 11 vitórias nesta temporada foram conquistadas com o ponto extra da volta mais rápida. É raro, mas acontece sempre, como se diz. O que pode não ser normal é a corrida. De acordo com os serviços de previsão do tempo, a região de Suzuka deve ser castigada com fortes chuvas na hora da prova, que começa às 2h do domingo, pelo horário de Brasília. Dependendo do volume de água, tudo pode acontecer. Até, segundo os prognósticos daqueles mais chegados a um catastrofismo, um GP encerrado antes do tempo por falta de segurança.
É cedo para querer adivinhar o futuro, porém. Melhor esperar um pouquinho para saber o que os céus nos reservam. Teve um ano, não lembro qual, em que ficamos trancados em casa num sábado em Suzuka aguardando a passagem de um tufão. Cancelaram todas as atividades de pista e fecharam o autódromo. Não veio tufão algum. A chuva foi mais fraca que a de ontem à noite em São Paulo.
Mas vamos em frente. Para quem não aguentou acordado para ver a classificação, segue um breve relato, cortesia do blogueiro que está atento e forte. Mesmo de madrugada.
Como já haviam antecipado os meteorologistas, o sábado foi bem diferente da sexta-feira e não caiu uma gota sobre Suzuka ao longo do dia. A temperatura estava na casa dos 19°C assim que os boxes foram abertos. Tudo correu normalmente no Q1, exceto para Pierre Gasly, que passou toda a primeira fase da classificação com problemas crônicos de freio, gritando feito louco pelo rádio.
Verstappen, que já havia sido o mais rápido no último treino livre, ficou com a primeira posição no Q1, com o tempo de 1min30s224. Sainz, Leclerc, Alonso e Pérez vieram atrás dele nas cinco primeiras posições. Nenhuma surpresa entre os eliminados: pela ordem, Albon, Gasly-sem-freio, Magnussen, Stroll e Latifi.
Equilíbrio foi a marca do Q2. Do mais veloz, desta vez Pérez com 1min29s925, ao 13º, Tsunoda, a diferença no cronômetro foi de apenas 0s7. Alonso, Verstappen, Ocon e Hamilton fecharam o grupo dos cinco primeiros. A degola ceifou Ricciardo (por meros 0s003), Bottas, Tsunoda, Zhou e Schumacher. A briga pela pole prometia.
Como de hábito, o Q3 permitiria duas baterias de voltas rápidas para todo mundo – ou quase, porque Vettel foi para apenas uma tentativa. Na primeira saída, Verstappen quebrou a banca com uma voltaça em 1min29s304. Leclerc e Sainz ciscaram ali por perto, a 0s253 e 0s398 do holandês, respectivamente. Houve um momento de tensão quando Max preparava sua volta, aquecendo os pneus. Deu uma ziguezagueada no meio da reta e Norris vinha bem mais rápido atrás dele. Teve de passar pela grama para não partir o Red Bull #1 no meio. (Os comissários avisaram que iriam investigar o episódio e convocaram os dois para dar explicações depois da classificação. Lando ficou bravo: “O que ele fez não pode fazer”, resumiu de forma bem clara. Não houve punição alguma.)
Caberia aos pilotos da Ferrari tentar desbancar o líder do Mundial na segunda rodada de voltas voadoras. Mas a tarefa não era mesmo das mais fáceis. Charlinho até melhorou seu tempo e ficou muito perto: apenas 0s010 de distância. Mas não foi o bastante. Ficou em segundo, seguido por Sainz, Pérez, Ocon, Hamilton, Alonso, Russell, Vettel e Norris. Max nem precisou acelerar para melhorar sua marca. Quando Leclerc fechou a volta e não conseguiu bater seu tempo, tirou o pé.
Breve momento de emoção foi o retorno de Vettel aos boxes. Agradeceu a todos em japonês e disse que iria sentir muita falta do circuito onde conquistou quatro de suas 53 vitórias na F-1. “Não tem pista nenhuma no mundo igual a essa!”, vibrou, feliz da vida por ter ido ao Q3 e pelo bom nono lugar no grid. Como contente também estava Ocon, com a quinta posição — à frente dos dois carros da Mercedes e de seu futuro ex-companheiro Fernando Alonso.
E nada tendo mais a acrescentar, vou dormir.
Um bom piloto num bom carro é capaz de se tornar um Piloto multi campeão. Um bom piloto num carro médio vai de patrão para funcionário
Está desmerecendo o Hamilton? É isso q vc quer dizer? Pois ano passado ele GANHOU do tilápia, mas foi ROUBADO pela FIA …
Você está esquecendo da vigarice de Hamilton em Silverstone (onde quase ocorreu uma tragédia com Verstappen) e o inglês foi punido com irrisórios 10 segundos, que ele tirou de letra com o foguete da Mercedes.
Vigarice? Eu acho que ele nem deveria ter sido punido, basta ver as curvas anteriores ele fechando o HAM, chegou na Cops, quis fechar, o HAM não aliviou, ocorreu o que ocorreu … o Tilápia jogou o ano todo o HAM para fora da pista, inclusive na prova final (no Brasil então), deu até uma voadora com o carro … se não fosse o halo, HAM teria sido decapitado … tudo com o beneplácio da FIA …
Uma revanche, como diziam os sennistas. O moleque quis mostrar para o pavão enfeitado, que a parada com ele é desse jeito. Não gostou, vá correr de patinete…
Respeite o jeito dele, ele se veste do jeito que quiser e não te deve nada, não vem com racismo velado aqui não … lugar de gado piquetista é na concorrência do motor….
Bicho, não entra na pilha desse papagaio falastrão, não. Ele, inclusive, já foi expulso daqui pelo FG, por causa desse comportamento bovino. Voltou de sem vergonha que é, e destilando o mesmo veneno racista de sempre.
Você vê racismo onde não existe e gado onde não tem.
Verdade, “pavão enfeitado” está mais para expressão homofóbica, também uma prática muito comum entre o gado.
Olha, o papagaio não aguentou e voltou! Repita comigo: silverstone, silverstone, silvestone…
Não consigo entender. A FIA pune quem sai dos boxes de forma insegura e não pune o que Max fez? Não é muito mais inseguro? Qual o antídoto que Max tem?
Ele é um sujeito muito simpático…
Punir os “café com leite” é fácil, os graúdos, nem a pau.
Fosse o Lentiffi ou Tsunada no lugar do Lando e a pancada seria quase certa.
Fazer um miojo, com ou sem ovo ? ovo mole ou bem passado ?
Fosse qualquer outro piloto que fez o que o boca de tilápia fez, tomsria no mínimo 5 posições … mas falar o quê, o intocável já ganhou um título no colo ano passado … eles querem por q querem q ele passe o Hamilton em tudo, não aguentam ter um preto no posto de recordista de tudo …
Buaa
Certeza q é gado, eleitor do canibal genocida
Uma pequena retificação: a largada não é 03h00, é 02h00 e a Band abre a transmissão 01h30.
Surpreende-me o quanto a FIA protege Verstappen. Faça o que fizer, ele não recebe punição ou, quanto recebe, ela é sempre mais branda do que deveria. E olha que, nesse ano, ele não precisa de nenhuma ajuda externa.
O perezba também pegou carona nessa vibe, passou a temporada inteira jogando o carro em cima dos adversários sem qualquer punição. Quando tomou uma, na última prova, não fez diferença alguma em relação ao resultado. A duplinha da rbr é a queridinha dos comissários. E a equipe, da fia.
Deve ser difícil engolir uma previsão que se mostrou contrária, mas o “merdinha holandês” (que jamais seria campeão) voa para o segundo título!
#AceitaQueDóiMenos
Engolir, aceita que dói menos… Putz, mais um aluninho da quinta série querendo tirar onda por aqui…
Some daqui gado …
Eu, gado? Só se for o tipo de gado da Red Bull…
Certeza q é eleitor do anti-cristo …
Fique com sua certeza. Ficarei com minha risada!
Eleitores do saco de buesta não são bem vindos aqui …
Pelo jeito apagaram da memória tudo que a FIA fez pelos pilotos da Mercedes nos últimos anos.
Uai, a palavra é sua. Lembre-nos, por favor. Eu, realmente, devo ter me esquecido, mas agora você me deixou curioso.
Por exemplo? Tipo a Ferrari andando com um motor adulterado e a não ser desclassicada?