TRETA À VISTA

SÃO PAULO (vixe) – A FIA acaba de confirmar que na análise dos dados das equipes sobre o teto de gastos do ano passado três equipes apresentaram problemas. Aston Martin e Williams cometeram erros burocráticos e processuais, mas aparentemente não excederam os gastos de US$ 145 milhões permitidos por temporada. A Williams até já apresentou suas justificativas e está livre de qualquer sanção.

A Red Bull, segundo a entidade, incorreu numa “quebra mínima” do teto. Não se falou nada ainda sobre possíveis punições ao time. O regulamento financeiro da F-1 prevê aplicação de multa, diminuição do teto para temporadas futuras, perda de pontos nos Mundiais de Pilotos e Construtores, reprimenda pública, restrições de desenvolvimento e uso de certos equipamentos como túnel de vento ou suspensão por uma ou mais etapas do campeonato.

A Red Bull reagiu com a nota acima, afirmando que na sua prestação de contas ficou abaixo do teto e pede que os números da FIA sejam revistos. E que vai se defender considerando “as opções disponíveis” para fazê-lo.

Isso ainda vai dar confusão, e não será um processo curto. O fato é que o teto de gastos está, neste momento, correndo o risco de ser desmoralizado se nada for feito contra a Red Bull caso a equipe não consiga demonstrar que não fez nada de errado. Vai ter gente — Mercedes e Ferrari, certamente — colocando em dúvida a conquista de Verstappen no ano passado. Toto Wolff já disse que um estouro do orçamento num ano tem reflexos nas duas temporadas seguintes, no mínimo.

Como a FIA vai provar que a Red Bull gastou mais do que devia? Como a Red Bull vai provar que não fez isso? São perguntas que ficam no ar e jogam muitas sombras sobre a F-1 neste fim de temporada. Não tenho resposta para nenhuma das duas.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vai Vettel!
Vai Vettel!
1 ano atrás

Basta o Didi das Latinhas ter uma aula com o Paulo Guedes pra depois ir à FIA com a pizza temperada. E a federação, após saborear a deliciosa explanação, ainda vai pedir desculpas pela suspeita no orçamento.

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
1 ano atrás

Tudo é muito mais simples do que parece. Cumpram-se as regras. As penalizações estão previstas. Torço para o Verstapen e se a Equipe tiver que pagar U$1,00 ou pagar com o titulo que seja paga a fatura. Para não agradar ou desagradar qualquer das partes envolvidas a FIA podia impor a pena que foi dada a Ferrari a alguns anos atrás por causa dos motores que burlavam as regras… simples assim.

Tales Bonato
Tales Bonato
1 ano atrás

A situação para a RB tem a ver com uma das frases preferidas dos brasilerios atuais. E sua apaixonada relativização do que é certo e do que é errado: “Não dá nada!”

lagerbeer
lagerbeer
1 ano atrás

O Tiket Restaurante tá incluso ? Já o Bilhete unico é obrigatorio

ze otavio
1 ano atrás

Vao fazer como sempre, ameacar sairem do mundial ela e a filial, e a FIA e a F1 morrem de medo disso. Vao perdoar e o teto vai acabar, assim como acabou no Brasil. Uma pena a desmoralizacao das leis pelos proprios envolvidos.

SulLivan
SulLivan
Reply to  ze otavio
1 ano atrás

Voce tem razao, uma F1 hoje em dia sem a RBR seriam muito sem graça, um show de amadorismos

Sandro
Sandro
1 ano atrás

Como fazer a auditoria disso? 🤔
Como provar os gastos? Seja pelo lado das equipes, seja pelo lado da FIA? Complicado! 🤔
As equipes vão sempre procurar brechas no regulamento! E fazer o melhoramento do carro gastando o orçamento de “um jeito diferente”!
O cafezinho entra na conta? O uso da impressora vai para a conta? Se a equipe “X” usar o túnel de vento da montadora “Y” de um “jeito diferente testando um carro que não é F-1 mas usará os dados na F-1” entra na conta? Complicado! 🤔

Bruno
Bruno
1 ano atrás

Engraçado é que criam a regra depois ficamos tentando adivinhar qual a penalização. Se regras são feitas para serem cumpridas, que apliquem elas. A FIA gosta de um mimimi de merda.

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
1 ano atrás

Num mundo onde contas nao sao pagas em especie, nao e tao dificil comprovacao., Alem disso coisas que realmente fazem diferenca no orcamento e no desempenho sao facilmente rastreaveis e dificeis de ocultar.

Antonio
Antonio
1 ano atrás

Quando lançaram essa ideia, já dava pra ver que parecia “lei brasileira”, aquelas que só funcionam no papel. Isso é o mesmo que eu tentar controlar os gastos do meu vizinho. Nunca vai dar certo.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
1 ano atrás

Acho que pra manter a honra de todos os envolvidos terá uma multa em
dinheiro ( pesada) , e tudo volta ao normal , qualquer coisa fora disso
a briga vai esticar muito , e não é bom pra F1.

Last edited 1 ano atrás by Celio Ferreira
Formiga
Formiga
1 ano atrás

Aprende com quem faz isso há muito tempo, as ligas americanas. Limita o quanto pode extrapolar (5, 10%) no ano seguinte desconta se passou e pode usar o que não empregou. Se era 140 e gastou 150 no outro ano só tem 130, e vice e versa.

Para fiscalizar controla 3 itens básicos: gastos com pessoal, túnel de vento/simuladores, fabricação de peças. As asas, assoalho, etc seriam aferidas para poderem ser instaladas no carro e teriam um valor tabelado padrão. Se fabricou, pediu emprestado de outra empresa ou comprou no AliExpress, não importaria.

CHAGAS
CHAGAS
1 ano atrás

Alguém lembrará que a Alfa Romeo foi garfada por ter conseguido cumprir a regra do peso mínimo e todas as demais equipes não, e a solução foi afrouxar a regra pra que ninguém fosse punido?
Ahhhhh mas é a Alfa Romeo né?

Sandro
Sandro
Reply to  CHAGAS
1 ano atrás

E a Ferrari em 2019? Motor “suspeito”. A FIA e a Ferrari fizeram um acordo “estranho” para 2020! 🤔

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Sandro
1 ano atrás

Sim, como vários outros casos durante os anos.
Mas como o assunto refere-se as regras impostas pela FIA para este ano, houve a patacoada de “punir” a Alfa Romeo que foi a única que conseguiu fazer um carro competitivo dentro do peso.
Agora, a RBR que provavelmente não sera punida esportivamente, por ganhar vantagem em relação as demais equipes estourando o teto de gastos.
Massi deve estar gargalhando nesse momento.

Cristiano Lopes
Cristiano Lopes
1 ano atrás

Esconde a nota da pizzaria…kkk

lagerbeer
lagerbeer
Reply to  Cristiano Lopes
1 ano atrás

esconde tambem as notinhas do café fotô pós GP Brasil

Welton
Welton
1 ano atrás

F1 tá virando Brasil, onde quem faz o certo é o otário da história.

SulIivan
SulIivan
Reply to  Welton
1 ano atrás

Infelizmente Weiton, é assim como voce falou…. pagar impostos e obedecer leis só no rabo dos trouxas, e quem pode mais chora menos, o importante é levar vantagem, os caes ladram e as caravanas passam e assim por diante.

Paulo Leite
Paulo Leite
1 ano atrás

Nas nossas peladas de infância, o dono da bola estabelecia a regra, e pronto final, quem não seguia a regra, estava fora do jogo. Data venia e a devida proporção, é o mesmo que esperar que meu querido e sensacional Campinense Clube de Campina Grande jogue em pé de igualdade com o Leicester de Liverpool.
Se não houver punição séria e meu nome fosse Paulo M. Benz, amanhã eu sairia do jogo da F1, se o dono da bola não tirar do jogo quem furou o teto.

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
1 ano atrás

No máximo uma reprimenda para a Red Bull e segue o jogo.

sullivan
sullivan
1 ano atrás

tetra ou treta a vista hein Fla ???

As duas eu acho. Será que Ferrrari/Leclerc conseguem eliminar as inúmeras falhas e limitações falhas???

Será que mercedes pega no tranco e rescucita ???? E do resto, será que saí

alguma coisa de (al) bom ????

Zé Alonso e Sebastião Vettel estão com seus números com os dias contados,

principalmente o Zé Alonso, Senna vai durar um ano ainda…..

Zé alonso devia fazer novelas aqui no Brasil pois é ótimo ator, poderia ter participado

da PANTaANAL

Eduardo
Eduardo
Reply to  sullivan
1 ano atrás

O mais engraçado é que esse cara deve se achar engraçado.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Eduardo
1 ano atrás

Esse aí o ideal é ignorar. O que não é nada difícil, diga-se de passagem, porque dali não sai nada que preste.

SulIivan
SulIivan
Reply to  Eduardo
1 ano atrás

obrigado Eder…

sullivan
sullivan
1 ano atrás

A FIA não perde uma oporotunidade para criar confsão e quanto mais confuso mais chance de burlar corromper, etc…., É PRA INGLES VER MESMO !!!!

Barba
Barba
1 ano atrás

Não vai dar em pôrra nenhuma. Durante um tempo vai se falar e escrever uma porrada de babaquice a respeito e no final sai uma nota que isenta todo mundo.