SOBRE DOMINGO À TARDE

A IMAGEM DA CORRIDA

A 14ª vitória de Verstappen em 2022: recorde histórico

SÃO PAULO (pra cumprir tabela!) – A cobertura do GP do México neste blog foi claramente prejudicada pela concorrência com fato de importância infinitamente maior, mas não vou deixar vocês sem nosso rescaldão. No caso, hoje, um rescaldinho.

Relendo o texto de domingo, escrito no calor da apuração, nem acho que tenha faltado alguma coisa no relato da corrida. Que como não foi grande coisa, não mereceu sequer um acabamento posterior com mais fotos e uma penteada no texto. Vocês compreendem, claro.

Escolhi a foto de Verstappen comemorando porque não tinha outra muito melhor e porque, de fato, é histórico quando um recorde importante é batido. Max chegou a 14 vitórias no ano. Ninguém venceu tanto numa temporada quanto ele. O holandês, bicampeão aos 25 anos, 34 vitórias no currículo, já é um dos maiores de todos os tempos, mesmo se parar de correr amanhã.

E pelo jeito vem mais.

O NÚMERO DO MÉXICO

1″98

Esse foi o tempo gasto pela McLaren no pit stop de Daniel Ricciardo, o mais rápido do ano e o mais rápido da história da equipe. Foi também uma das melhores provas do australiano no ano. Largou em 11º e chegou em sétimo, mesmo punido com 10s pelo incidente com Tsunoda. Norris, que anda constantemente na frente do parceiro, largou em oitavo e chegou em nono. Atuação convincente e combativa de Ricciardo, rara ultimamente. Mesmo assim, ele não estará no grid no ano que vem. E receio que nunca mais.

McLaren comemora parada: pelo menos isso…

E vamos ao breve noticiário dos últimos dois dias em caixinhas coloridas, que eu sei que vocês curtem.

RESERVA DO RESERVA – A Aston Martin, na terça-feira, anunciou a contratação de Stoffel Vandoorne como terceiro piloto para 2023. Ex-McLaren, 41 GPs no lombo, campeão da Fórmula E neste ano pela Mercedes, o belga, assim, deixará para Felipe Drugovich a posição de reserva do reserva. A equipe quer alguém mais experiente para ajudar a desenvolver os carros dos titulares Lance Stroll e Fernando Alonso. Em 2023, Vandoorne continua correndo na F-E, agora pela DS Penske — já que a Mercedes deixou a categoria.

SEGUNDONA – Falando nela, a Mercedes, a equipe alemã ainda sonha com o vice-campeonato entre os construtores. Nas últimas três corridas, marcou 74 pontos, contra 48 da Ferrari. A diferença é de 40 a favor dos italianos. Faltam duas etapas para o encerramento do Mundial, mas é bom lembrar que o GP de São Paulo oferece alguns pontinhos extras da Sprint no sábado.

Pérez persegue Hamilton: de volta à vice-liderança

SEGUNDÃO – A luta pelo vice entre os pilotos segue apertada. Com o terceiro lugar no México, Pérez voltou à segunda posição na classificação com 280 pontos. Leclerc, apenas sexto na corrida, tem 275. Um pouco mais atrás, Hamilton conseguiu passar Sainz e agora está em quinto com 216 pontos, quatro à frente do espanhol da Ferrari. Lewis ficou em segundo e subiu ao pódio pela oitava vez no ano. Tem um troféu a mais que seu companheiro Russell.

NICO LÁ – São cada vez mais fortes os indícios de que Nico Hülkenberg será o segundo piloto da Haas em 2023. Mick Schumacher está cada vez mais distante da renovação, vem errando muito e não entrega resultados. O anúncio oficial poderá ser feito em Interlagos. Onde Nico, hoje com 35 anos, fez sua única pole na categoria, pela Williams, em 2010.

A FRASE DO HERMANOS RODRÍGUEZ

“A Red Bull teve uma estratégia de pneus melhor que a nossa.”

Lewis Hamilton
Hamilton festeja o segundo lugar: erro de estratégia, mas bom resultado

Não teve conversa. Largando com macios e trocando para médios, a Red Bull andou sempre com pneus mais rápidos que a Mercedes, que partiu de médios e trocou para duros em sua única parada (Russell fez um segundo pit stop no fim só para garantir a melhor volta, com pneus macios).

Toto Wolff admitiu que essa combinação macios/médios nunca esteve no radar da equipe, que não acreditava que os mais moles durassem muitas voltas, correndo o risco de ter de chamar seus pilotos duas vezes para os boxes.

Errou.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS de ver Valtteri Bottas voltar aos pontos, ainda que apenas com um décimo lugar meio frustrante para quem largou em sexto. Mas está bom. Ele estava havia dez provas sem pontuar, desde o Canadá, e ajuda a Alfa Romeo na briga pela sexta posição entre as equipes contra a Aston Martin. O placar agora aponta 53 x 49 para o time ítalo-suíço.

Lá no fundo, bem atrás de Russell, as duas Ferrari: coadjuvantes no México

NÃO GOSTAMOS de ver a Ferrari tão longe da briga pelas primeiras posições. Seus pilotos chegaram em quinto e sexto, Sainz a 58s de Verstappen e Leclerc cruzando a linha 1min08s depois do holandês. Um desempenho pífio, como diria o Mauro Cézar. A desculpa da equipe é que já está pensando em 2023.

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12 Comentários
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Sérgio Lima
Sérgio Lima
1 ano atrás

Drugovich na AM até agora parece que foi uma furada. Os outros gurís da F2 tudo fazendo TL1 e ele só a assistir. Aí me vem a AM e sapeca o Vandoorne de piloto reserva. A não ser que papa Stroll queira uma dupla totalmente nova em 2024, o Drugovich vai ser apenas figura decorativa na F1.

É Melhor Jair Chorando
É Melhor Jair Chorando
Reply to  Sérgio Lima
1 ano atrás

Concordo plenamente. A contratação de Vandoorme – piloto rápido e experiente – colocou muita água no chope do Drugovich e, pra piorar, ele não tem contrato pra correr efetivamente em lugar nenhum, não tem WEC, Indy, ou qualquer coisa pra se manter afiado. No lugar dele, eu teria priorizado a Indy, depois iria atrás de ser reserva na F1.

E também existe o fato da AM ser uma equipe de um carro só, já que o outro é do filho do dono.

Cristiano
Cristiano
Reply to  É Melhor Jair Chorando
1 ano atrás

Comparando os calendários, apenas 4 corridas coincidem entre F1 e FE, onde Drugovich poderia ser o reserva imediato (GPs de Miami, Imola, Espanha e Bélgica).

É Melhor Jair Chorando
É Melhor Jair Chorando
1 ano atrás

Temporada chatinha, já faz 5 corridas que eu não vejo mais. Começou com uma promessa de revolução no equilíbrio das forças, nas disputas em pista e uma mexida no grid a lá 2009, não rolou. Ai depois tivemos uma promessa de repetição do ano passado, mas com Ferrari e Leclerc no lugar de Mercedes e Hamilton, por excesso de erros dos novos postulantes a título, também não rolou. Sobrou um meio de pelotão disputado, muitas trapalhadas do italianos e Verstappen repetindo o que a F1 tem de pior a oferecer: domínio incontestável

Fernando Amorim
Fernando Amorim
1 ano atrás

Boa noite Flavio
Ótimo texto como sempre, parabéns! Viva o fim dessa era de ódio. Que venha a paz!
Sobre a corrida, o Mateus do canal ressaca F1 trouxe um dado muito interessante: as voltas do Max com os pneus médios foram todas na casa do 1m:22seg, um relógio (exceção feita às duas voltas com safety car virtual)… impressionante
Abraço

Last edited 1 ano atrás by Fernando Amorim
André Keller
André Keller
1 ano atrás

Muito bom!

Edu Zeiro
Edu Zeiro
1 ano atrás

Putz, o sogro do garoto enxaqueca, motorista puxa-saco do agora pato manco, deu mais uma declaração que confirma que da boca dele, assim como da de seu guru, só sai merda. E pensar que esse imbecil um dia foi meu ídolo…

Alfredo Ramos
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Ele vem falando besteiras há décadas! E isso nunca foi segredo.

Jorge Luis
Jorge Luis
1 ano atrás

E o Piquet Flavinho ??? PQP …. Quieto ou dirigindo um carro é show … mas falando …..

Carlos Sato
Carlos Sato
1 ano atrás

Domingo era muito mais importante acompanhar a eleição e a apuração. Felizmente o pesadelo está terminando. Assisti apenas hoje pelo streaming a corrrida. Foi bem chata para falar a verdade. Hamilton no primeiro stint, com pneus macios conseguiu acompanhar no mesmo ritmo Verstappen. Mas como a Mercedes não considerou uma estratégia alternativa largando com macios, Hamilton pouco pode fazer com pneus duros após a parada. Mas isso é um alento para a equipe germânica, que talvez tenha como alvo a segunda posição entre equipes. Masque talvez não seja um grande negócio, pois ocupando a terceira posição no campeonato de construtores terão mais tempo de utilização de túnel de vento e simulações em CFD do que Ferrari e Red Bull.
Red Bull que por meio de Verstappen e Horner anunciaram um boicote contra a Sky por o repórter Ted Kravitz afirmou que o título de 2021 de Verstappen foi roubado. Horner chegou a afirmar que isso estava afetando a saúde mental dos integrantes da equipe. O que é um grande disparate. Já mo acordão com FIA, uma multa e redução no tempo de utlização de túnel de vento e simulações em CFD. Mas nada tão drástico assim. Horner chegou a afirmar que o impacto seria grande, pois o túnel de vento que a equipe utiliza seria uma relíquia da guerra fria. O que em parte é verdade, mas esqueceu-se de dizer que foram várias as atualizações realizadas no mesmo
Ferrari aparentemente já com a cabeça em 2022. Sainz e Leclerc, principalmente, apagadíssimos.
Agora é aguardar a corrida em São Paulo.

É Melhor Jair Chorando
É Melhor Jair Chorando
1 ano atrás

Tem gente que diz que o Schumacher já teria algum pré-acordo com a Audi e estará na Sauber em 2024, mas duvido, não acho que os alemães estejam lá muito impressionados com ele. Piloto rápido e competente na base, ainda é novo, tem nome e um certo carisma, no lugar dele, já estaria visitando paddock e equipes da Indy, WEC, IMSA e talvez até programando uma viagem ao Japão, existe vida fora da F1 e ele tem potencial pra isso.

Adolfo
Adolfo
1 ano atrás

Pensei que a foto do dia seria o FG comemorando a eleição na Paulista !