JÁ DEU (2)
SÃO PAULO (foi divertido!) – Quando o gato sai, os ratos fazem a festa. Acho que é mais ou menos assim, o ditado. Se não for, é parecido. O gato é Verstappen. Os ratos são os outros. E hoje o gato saiu. Saiu no Q2 e não pôde lutar pela pole para o GP da Arábia Saudita, em Jedá. O rato mais parrudo foi Pérez. Ficou em primeiro no grid. O ratão mais veterano também aproveitou a chance. Alonso larga em segundo. Chutou o ratinho Leclerc, que fez o segundo tempo, para 12º. O monegasco já começou o dia punido com dez posições no grid. Russell, Sainz, Stroll, Ocon, Hamilton, Piastri, Gasly e Hülkenberg formam o time dos dez primeiros no grid.
Verstappen quebrou no Q2. Faria a pole com tranquilidade, creio. Seu tempo no Q1, quando as equipes de ponta não usam tudo que seus carros oferecem, seria suficiente para largar em quarto. Imagine o que ele faria no “modo alegria” da Red Bull na última parte da classificação.
Não deu para saber. Quando fazia sua volta rápida no Q2, o semieixo direito de seu carro moeu. É o que chamamos normalmente de “problema de transmissão”. O semieixo transmite para as rodas a potência gerada no motor. Como trucidou tudo, não transmitiu nada. Assim, Max larga em 15º. “Tudo pode acontecer aqui, mas ganhar vai ser difícil”, disse o piloto, tranquilo porque sabe que ainda tem mais de duas dezenas de corridas para arrebentar a concorrência. Em condições normais, ele deve chegar ao pódio. Em condições não tão normais — entenda-se por “não tão normais” eventuais entradas do safety-car, ou ainda alguma desdita que atrapalhe Pérez –, pode até vencer, sim.
Mas o companheiro Checo não é seu único adversário. Afinal, ¡tenemos a Alonso!
“Não estamos aqui para chegar em segundo. Quando um piloto como Alonso larga na primeira fila, certamente não vai para a corrida pensando em terminar em segundo. Quer algo a mais.” O pronunciamento saiu da boca de Mike Krack, um craque (desculpem) na chefia da Aston Martin. Mas seu otimismo foi amenizado pelo próprio piloto. “Não é realista falar em vitória ainda. A Red Bull está em outro mundo”, disse o espanhol. “Mas nosso carro é muito bom, agradável de guiar, e vamos buscar o máximo de pontos que pudermos aqui.”
Alonso acha que Verstappen “sem dúvida” chegará ao pódio. A Aston Martin confirmou hoje ser a segunda força da temporada, com Stroll conseguindo um bom quinto lugar no grid. Errou no final de sua volta rápida e poderia ter conseguido algo um pouco melhor. Abaixo, à esquerda, os tempos. À direita, o grid corrigido com a punição a Leclerc. Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior.
A tarefa de Alonso será chegar na frente de Verstappen, já que acha Pérez, no mano a mano, impossível de bater. Ele tem sido contido nas declarações e evita criar grandes expectativas. Mas Fernandinho sabe que o mundo estará torcendo por uma vitória dele amanhã. A Red Bull vencer já enjoou. Pérez é um piloto medíocre e sem graça. El Fodón, aos 41 anos, voltar ao degrau mais alto do pódio seria uma grande história para um fim de semana que parecia condenado à mesmice.
Tanto que Verstappen abriu os treinos livres do sábado de novo na frente, e na frente terminou o Q1. A pole de Max era uma questão de tempo até a quebra de seu carro. Embaralhou as cartas. E mesmo que o resultado seja o de sempre — nova vitória do atual bicampeão mundial –, o enredo desta vez será diferente porque ele terá de partir de 15º do grid.
Tsunoda, Albon, De Vries, Norris e Sargeant foram os eliminados no Q1. A dupla da AlphaTauri não tem muito o que fazer. O carro é ruim. A equipe vive um péssimo momento, dizem que está à venda, o chefe Franz Tost xingou os engenheiros, o clima é uma desgraça. Já na Williams, Albon e Sargeant terão desempenho irregular ao longo do ano, e hoje foi o dia de oscilar para baixo.
A posição de Norris se deve a um erro em sua volta rápida. Lambeu o muro e quebrou a barra de direção. A McLaren deu um sinal de vida, pelo que fez Piastri. Talvez o desastre do desempenho no Bahrein não se repita. Mas não convém acreditar muito, não.
O Q2 tirou da disputa Hülkenberg, Zhou, Magnussen, Bottas e Verstappen. A Haas acha que dá para lutar pelos pontos a partir das posições de seus pilotos. O mesmo dizem os cabras da Alfa Romeo. Pode ser que ali no meio a briga seja divertida.
No Q3, Pérez foi absoluto. A Ferrari até ensaiou alguma coisa com Leclerc, mas sem entusiasmar ninguém porque o piloto teria de pagar punição. O tempo de Alonso não arranhou o do mexicano — quase meio segundo atrás. Não houve, na prática, uma briga pela pole. Haveria se Verstappen estivesse lá. E seria contra seu companheiro de equipe. E Max venceria.
Foi apenas a segunda pole da carreira de Pérez. A outra foi lá mesmo em Jedá no ano passado. Terminou a prova em quarto, sem brilho. Verstappen, que largou em quarto, ganhou.
E os demais? Na Mercedes, reações esquisitas de um e de outro. Russell saiu saltitante do carro parecendo a noviça rebelde cantando “My Favorite Things”. Elogiou o carro, o trabalho dos mecânicos, engenheiros, almoxarifes e porteiros da Mercedes. Larga em terceiro. “Ficar na frente de uma Ferrari e um Aston Martin foi mais do que esperávamos”, exultou, dançando como Julie Andrews. Hamilton, sétimo, foi mais sombrio. “Não consigo me conectar com esse carro”, disse. Tinha as feições do Coringa. Animadíssimo.
A corrida começa às 14h de Brasília. O problema de Verstappen vai ajudar a fazer dela um bom espetáculo. Vamos torcer.
Vergonha, vergonha, vergonha! Safakety car, claramente acionado para facilitar a corrida do garoto enxaqueca! FIA, desde 2021 ao lado da escuderia mandrake e seu pilotinho bi(?) campeão.
Não vai dar pro Pérez. Única chance seria se ele abrisse confortável diferença no cronômetro, mas além de ficar brigando com o Alonso por algum tempo, qualquer diferença pode ser anulada por um safety car. As circunstâncias que isso vir a acontecer vai ser determinante.
Sendo frio eu acho que o Verstappen ganha
Acredito que o enredo desta corrida será algo como Senna em 1988, nos GPs do Brasil e do Japão. Max é um dos gênios do grid e tem um carro muito superior aos demais. A questão é saber em quantas voltas ele aparecerá nos retrovisores de Alonso e Pérez. Se ainda tivéssemos os simpáticos Latifi e Mick no grid, pra destruir os carros nos muros e garantir a entrada de SC, talvez a tarefa fosse até mais fácil.
Já que, no Barein, o holandês ganhou a corrida no modo “piloto automático”, agora vai ter um pouco de diversão, pois terá que “jantar” os concorrentes volta a volta, o que não será um grande desafio com o carro que tem nas mãos. Não terá dificuldades em superar Alfa, Haas, Alpine, Mercedes e Ferrari na pista pelo que se viu no final de semana.
Que seja uma corrida divertida e que possamos ter um duelo por posição entre Alonso e Verstappen.
Ninguém falou ainda mas Txeko, também conhecido como Sergio Michel Perez Mendoza, pode se tornar hoja o Líder (momentâneo) do Campeonato Mundial de F1, atropelando um monte de estrelas como VERSTAPPEN, LECLERC, ALONSO HAMILTON SAINZ RUSSEL. Arri arriba arriba muchacho , o CHAPOLIN COLORADO vai gritar: SIGAM-ME OS BONS!!!! txeko txeko que é bom.
Eu não consigo lembrar um corrida, entre 2021 e 2022, em que o VER começou lá atrás e não acabou em primeiro. Eu sei que cada pista em cada ano é um caso à parte, mas eu tb sei que o VER ganha aprox 10 posições nas primeiras voltas da corrida e que chega em condições de brigar por pódio e pela ponta antes da metade da prova. Baseado no que vimos desde 2021, não sei porque ele não seria aposta certa pra vitória.
Qualquer corrida que o Hamilton se dê mal já é legal, mas essa com Charlinho e principalmente o Max vindo de trás promete boas disputas, ao menos na primeira parte, espero uma boa briga entre El Fodon X Checo, e o que parecia uma corrida chata vai se desenhando como a melhor parte do domingo.
Bora pra praia!!!
Certeza que enquanto Hamilton fazia cara de Coringa, seu pai deve ter perguntado:
Why so serious, son?
Na torcida pelo Decano Dom Alonso!
Prezado FG: Teremos um domingo diferente na F-1, Checo Perez é marrento e larga ao lado do El Fodón, que vai dar um colorido a mais neste GP da Arábia Saudita. Últimos informes do clube dos boatos e rumores foi que Lewis Hamilton chamou UBER, e que a temporada de 2024 vai para FERRARI.
Fazer o que na Ferrari? O nível de Ferrari e Mercedes não muda muito hoje. O problema que a Ferrari, tirando o período Michael, Brown e Cia, passa períodos absurdamente longos, atrapalhados e sem carros pra ganhar títulos. Já disse..se for um sonho de criança..faz sentido…se for pra voltar a ganhar, sem lugar na Red Bull, faria muito mais sentido ir pra Aston Martin que tem motor Mercedes mas sabemos que também não vai. Se tem que apostar fichas numa equipe, faz muito mais sentido ficar onde está.
Duvido que vá pra Ferrari
Ontem buscando na minha memória, Pérez fez corridas lindas sempre largando do fundo. Ele lá na frente não tenho certeza do que será. O “ministro da defesa mexicano” de cara pro vento, com Alonso com vontade de jovem estreante. Sei la. A corrida vai ser maneira
Corrida começa às 14 daqui, Flávio.