O PRÉ-SENNA DE SENNA

O novo livro de Américo Teixeira Júnior: um Senna desconhecido

SÃO PAULO (corram!) – E as bibliotecas cada vez mais ricas! Nosso mestre Américo Teixeira Júnior está lançando “da Silva: Ayrton Senna antes da Fórmula 1” pela Gulliver Editora, que está se transformando na maior casa editorial do Brasil quando o assunto é automobilismo.

Américo mergulha na história “pré-Senna” de Senna, quando ele era apenas um “Da Silva”. Eis a sinopse:

Ayrton Senna não era propriamente um desconhecido quando estreou nos monopostos, diretamente na Inglaterra, em 1981. Seu nome já circulava por ter sido um grande destaque no kart. Mas se o Ayrton kartista era uma realidade, o piloto de carros era uma incógnita. Caso fracassasse, não seria o primeiro expoente do kartismo a ficar pelo caminho. Porém, o rapaz conhecido como “Da Silva”, definitivamente, não trocaria o conforto da casa dos pais, em São Paulo, para fazer feio. Foram três anos acumulando vitórias e títulos na Fórmula Ford 1600, Fórmula Ford 2000 e Fórmula 3. Foi essa trajetória que revelou ao mundo do automobilismo um piloto genial, dedicado e obstinado como poucos. Suas marcas ficaram nas pistas e fora delas, pois Da Silva já se mostrava exigente e numa busca sem trégua pela perfeição. Os anos de 1981, 1982 e 1983 ajudaram a moldar o piloto que encantaria o mundo anos mais tarde.

O livro entrou em pré-venda hoje e todas as informações para comprá-lo estão aqui.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo McCoy Lava (ILHA)
Paulo McCoy Lava (ILHA)
1 ano atrás

Todo mundo sabe a trajetória de ex-pilotos de F1 que foram tentar a sorte no certame NASCAR. Portanto, uma duvida para os internautas: na opinião de vocês, Ayrton Senna faria melhor que Raikkonen, J. Villeneuve, Montoya, C. Fittipaldi e Nelson Piquet Jr., caso integrasse times de ponta como Penske, Hendrick e Joe Gibbs? Ainda dentro da pergunta, vocês acham que a Globo abriria espaço na grade para transmitir a categoria dos ‘carrões’, caso A. Senna assinasse, digamos, contrato de dois anos com um ‘top team’? 

Marcus
Marcus
1 ano atrás

Podem me chamar de louco, mas começo a achar que vão rever o campeonato de 2008 e dividir o título do Hamilton com o Massa.

Viriato
Viriato
Reply to  Marcus
1 ano atrás

Meio título para cada semi-campeão. É isso?

Antonio Seabra
Antonio Seabra
1 ano atrás

A editora Gulliver tomou uma vertente interessante ao abrir o caminho para o lançamento de livros sobre automobilismo. Já são vários titulos editados (deem uma olhada no catalogo da editora), acabam de relançar o livro do Moco (mandatório pra quem quer conhecer mais sobre esse excepcional personagem do automobilismo brasileiro dos anos 60-70), e agora vem esse livro do Américo Teixeira Jr. sobre o “Da Silva”, cobrindo uma lacuna da historia do campeão, especialmente pra quem não viveu aquela época.
Sei que muito brevemente virá mais coisa boa por ai, e pelo pouco que conheço o Joubert Amaral, da Gulliver, garanto que esse fluxo de informação automobilística vai ficar cada vez mais forte.
Recomendo pra quem gosta seriamente de automobilismo, especialmente aos mais jovens, que leiam os livros já editados pela Gulliver, pra ficarem muito mais bem informados sobre o esporte que nós curtimos e amamos.

Boa leitura e informação de qualidade só fazem ilustrar, e aumentam o nivel das discussões sobre o assunto, fugindo dos lugares comuns e das frases feitas, baseadas em informações furadas despejadas a esmo na internet.

Antonio

GUs
GUs
1 ano atrás

Leitura interessante para fazer par com “Schumacher”, do dono do blog (apesar da natureza diferente das duas obras).

murilo
murilo
1 ano atrás

Não vai escrever sobre a declaração de Ecclestone de que sabia durante 2008 da treta de Singapura?

Marcus
Marcus
Reply to  murilo
1 ano atrás

Geral da cúpula sabia disso bem antes do Reginaldo Leme revelar em público. E é por isso que acredito que possam revisar e dividir o título do campeonato.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  Marcus
1 ano atrás

A pergunta é…justo isso? Vai ter valor a não ser pra ele mesmo? Senna admitiu que jogou o carro de propósito em Prost. Em 2021 mandaram o cara que decidiu o título embora, sinal de erro. Aquele lance do Schumacher sobre Hill. Sei lá…podem até rever. Pode até acontecer. Sou palmeirense e não acho que o Palmeiras tem mundial. Ele conseguir na justiça o título, vai soar pra mim, como o famoso mundial de 51 do Palmeiras. Tinha que banir o Piquet Jr. das pistas. Banir o Eclestone e quem mais for de qualquer participação em qualquer tipo de corridas, assim como se faz com atleta que se dopou ou puxou votação pra atirar em presidente. 2008 teve um campeão e alguns patifes.

Marcus
Marcus
Reply to  Marcos Bassi
1 ano atrás

A mim, sob o ponto de vista do Massa, é o certo. Eu teria feito faz tempo o que ele diz que fará.
2008 é diferente das situações que você mencionou: 1989 tinha um regulamento absurdo, o da marcha-ré para obrigar o cumprimento do percurso de pista. 1994 é discutível pela suspeita de descumprimento das regras pela Benetton, algo que ficou no ar. O acidente na Austrália foi mau-caratismo de um piloto, mas algo estritamente dentro da pista. 2021 foi uma má decisão decorrente de um regulamento mal escrito e discricionário.
Em 2008 houve uma conspiração (ô palavrinha) de uma equipe para manipular um resultado e, se verdade o que o Ecclestone disse, da alta cúpula em não tomar medidas que deveria ter tomado a tempo.
Justo? Não sei dizer. É o certo? Para mim, ser insignificante, sim. Ihering escreveu que o homem que não briga pelo seu direito merece ser esmagado como um verme.
Engraçado, porque condenamos uma suposta falta de brio do Rubinho e do próprio Massa na Ferrari, mas zombamos do fato de ele querer contestar um campeonato que todos concordamos ter sido manipulado.
No fim, você tem razão: houve um campeão, um sacaneado e um bando de salafrários.

Grasi
Grasi
1 ano atrás

Obrigada pela indicação!

robertão
robertão
1 ano atrás

respondemdo ao Edu Zeiro e como curiosidade da coisa:
Se for o dedo indicador ou polegar da mão direita (ou os dois) era para dar mais sensibilidade para carburar. Os karts da epoca usavam os carburadores Tillotson que tem duas agulhas de entrada de combustivel. Uma para baixa e outra para alta. Muitos pilotos usavam a luva cortada pois se o carburador fosse bem preparado (Tche ou Rino Genovese) era muito sensivel a regulagem e o dedo enluvado poderia dar uma falsa sensação que vc não apertou a agulha, fazendo com que vc apertasse mais e travando o motor. Lembarndo, 2 tempos; Oleo e combustivel misturados. Faltou gasolina faltou oleo tambem.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  robertão
1 ano atrás

Bacana, não fazia nem ideia, valeu pela informação!

PAULO DANTAS FONSECA
PAULO DANTAS FONSECA
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

vai aprendendo Edu depois voce fala

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  PAULO DANTAS FONSECA
1 ano atrás

Vou sim, sullivan, sou uma pessoa normal, aprendo coisas novas todos os dias. Não sou metido a sabichão como alguns idiotas donos da verdade, verdadeiras pragas que infelizmente infestam esse blog.

Last edited 1 ano atrás by Edu Zeiro
SUL!IVAN
SUL!IVAN
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Ótimo Edu, você tornou-se um exemplo a ser seguido

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Repito: deixe de ser Zueiro e estude mais.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Chupez Alonso
1 ano atrás

Você é papagaio, mesmo. Só fica repetindo as coisas limitadas que você tem capacidade de aprender.

Last edited 1 ano atrás by Edu Zeiro
JAIR PINTO BANDEIRA
JAIR PINTO BANDEIRA
Reply to  robertão
1 ano atrás

Edu Zeiro não seria melhor simplesmente tirar a luva.?

Viriato
Viriato
Reply to  JAIR PINTO BANDEIRA
1 ano atrás

Vocês ainda conseguem ler o que esse zoado escreve?

Pablo
Pablo
1 ano atrás

Lindo lindo lindo amei

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
1 ano atrás

Minha mais profunda solidariedade para os pais e familiares das vítimas de Blumenau. Como pai e cidadão sinto que um tipo de doença se espalha entre nós, um vírus nutrido pela arregimentação de legiões de seres humanos instrumentalizados para uma guerra santa. Olhe para seu aparelho celular. Parece inofensivo? Pense em tudo que viu, postou ou repassou nas suas redes sociais esse ano e olhe de novo. Continua inofensivo? Não faço campanha contra o ecossistema cujo celular é apenas um elo, mas alerto de que estamos usando ferramentas que tem efeitos colaterais muito perversos. Nesse ambiente o Chapeuzinho Vermelho é o Lobo Mau, que essa semana fez o inominável em Blumenau.

Luiz Oliveira 

Markonikov
Markonikov
1 ano atrás

Com certeza comprarei … poderiam fazer um desses para cada um dos gênios da F1 Schumi, do Hamilton, Alonso, Lauda, Clark, Fangio e tantos outros …

Sakamoto
Sakamoto
1 ano atrás

Senna foi explorado pela direita genocida mas no final das contas era um Da SILVA.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Sakamoto
1 ano atrás

Senna não foi explorado pela direita. Ele ERA de direita, malufista e tal… Não o vitimize neste assunto.
Hoje, na ausência de Senna, sua família o representa.

murilo
murilo
Reply to  Sakamoto
1 ano atrás

Sakamoto, aposto meu rim direto que se vivo, Senna seria um tipo de bozozóide light, daqueles que focam no patriotismo de araque, sem se melar na fétida bosta do fascismo.

Wagner
Wagner
Reply to  murilo
1 ano atrás

Senna era uma espécie de Caio Ribeiro do automobilismo: mauricinho, sem sal e direitaço.

Marcus
Marcus
Reply to  Sakamoto
1 ano atrás

Era um Da Silva de família rica, já de posses antes do sucesso dele. Estivesse vivo hoje, muito provavelmente seria cabo eleitoral do genocida, ou uma espécie de Luciano Huck do automobilismo.

Paula Dantas Fonseca
Paula Dantas Fonseca
1 ano atrás

Vou ler com certeza, foca uma parte não tão conhecida pra mim de
AYRTON SENNA DA SILVA, sempre pensei que SENNA fosse um nome artístico (pelos dois enes)
Da SILVA foi dedicado, não era um playboy, E TAMBÉM NÃO ERA ACOMODADO.
Infelizmente a curva TAMBURELLO de IMOLA tragou-o
TRISTE FIM DE DA SILVA, MORREU CEDO.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
1 ano atrás

Tenho ou tinha uma Quatro Rodas de 1978, acredito que a primeira na qual há uma reportagem sobre ele, ainda no kart. Como curiosidades, a foto mostra uma das luvas furada em um dos dedos e a edição ainda mostra o motorista do capetão em sua escalada na F-3 inglesa.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Taí uma viuvéte das antigas, 78 eu nem tinha nascido e o cara já curtia um A.SENNA, isso que é amor antigo, e deve estar se consolando torcendo HAMILTON agora, sai dessa vida o meu

Pedro Silva
Pedro Silva
Reply to  Paulo Dantas Fonseca
1 ano atrás

Paulo Dantas Fonseca, tem algum problema com o facto de alguém seguir Ayrton Senna antes da F1?
E que parece que para si os outros são obrigados a gostar do mesmo que voce.
Tem alguma problema com a diversidade de gostos?

Se tiveres algum problema vem a Portugal e levas com um cavalo marinho por essas costas abaixo.

Puto charilha…

PAULO DANTAS FONSECA
PAULO DANTAS FONSECA
Reply to  Pedro Silva
1 ano atrás

Tu nem conheces pra falar assim, eu também não te conheço nem quero, agora uma coisa tenho certeza: puto charilha é você seu energumeno. NAO ME DIRIJA MAIS A PALAVRA

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Paulo Dantas Fonseca
1 ano atrás

Esse é o sullivan, mestre em homofobia, velhofobia, idiotia, covardia, falta de empatia, ausência de sabedoria e de se informar no zap da tia. Exemplo maior de quão estúpido pode ser um humano nos dias de hoje.

Igor
Igor
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Engraçado que vc reclama dele, mas vc é intolerante, agressivo, arrogante, e por aí vai…

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Igor
1 ano atrás

Engraçado Igor, você é outro da mesma laia de quem defende, provavelmente por isso mesmo. Mas não vou me dar ao trabalho de resgatar suas postagens antigas, nas quais você destila os mesmos preconceitos que o sullivan e mais tudo aquilo de que me acusa e por aí vai. Você sabe, eu não me esqueci e acredito que outros aqui também se lembram.

Marcus
Marcus
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

É o semi-inimputável do blog.

Dr CAMILO JONES
Dr CAMILO JONES
1 ano atrás

Eu diria uma obra da história

Zé Carioca
Zé Carioca
1 ano atrás

Faltou um Aparelho nos dentes do Da Silva.

Yuri Campos
Yuri Campos
1 ano atrás

Lá vamos nós para mais um livro =)

Pedro Silva
Pedro Silva
Reply to  Yuri Campos
1 ano atrás

Algum problema com isso? se não gosta há biliões de livros para voce ler no mundo…

Yuri Campos
Yuri Campos
Reply to  Pedro Silva
1 ano atrás

Amigo… leia novamente o meu cometário, leia também o sorriso ao final… de onde você tirou que eu não gosto?

Pelo o que eu vi em outros comentários você é de Portugal, então acho que foi uma falha de comunicação entre nós… ;-)

Atualmente estou lendo o livro Cabeça Fria Coração Quente, do seu conterraneo Abel Ferreira que está tendo muito sucesso aqui no BR com a equipa do Palmeiras… recomendo ele também, tá?

abraço daqui do outro lado do Atlantico =)

Last edited 1 ano atrás by Yuri Campos
João Luiz Marques
João Luiz Marques
1 ano atrás

Já garanti o meu!!!!!!!!!!! E foi por causa do seu anúncio no youtube, muito obrigado!!!!!!!

Last edited 1 ano atrás by João Luiz Marques
Flavio
Flavio
Reply to  João Luiz Marques
1 ano atrás

De nada