PARQUE DO BETO (2)

Verstappen absoluto: acertou uma volta e foi o bastante

SÃO PAULO (bom sono) – No fim, deu a lógica de novo. Max Verstappen larga na pole para o GP da Austrália, terceira etapa do Mundial de F-1. Mas teve de suar um pouco. O holandês, que lidera o campeonato, só acertou uma volta digna de seu talento na última tentativa no Q3. Então, correu para o abraço. A festa na Red Bull só não foi completa porque Sergio Pérez, em contraste absoluto com o companheiro de equipe, larga em último. Se você quer saber os motivos, mergulhe no relato a seguir. Aqui não tem spoiler.

Vamos, pois, a um resumão da tarde de sábado em Melbourne, alta madrugada para os mortais aqui no Brasil varonil.

Russell no início do treino: ameaça de chuva

Se o último treino livre, liderado por Verstappen (1min17s565) com Alonso em segundo, só teve chuva nos últimos cinco minutos, a classificação começou sob ameaça de água a qualquer momento, com temperatura de apenas 14°C e asfalto úmido em alguns pontos. Nada muito assustador, porém. Todos saíram dos boxes para suas primeiras voltas com pneus macios para pista seca. O risco estava apenas nas zebras molhadas aqui e ali. Traiçoeiras e escorregadias. Todo cuidado era pouco.

As atenções estavam voltadas para a dupla da Red Bull, claro. Especialmente para Pérez, que no terceiro treino livre saiu da pista umas 200 vezes. Tinha algum problema crônico no carro – ele não é tão ruim, evidente.

E não é que logo em sua primeira tentativa de volta rápida, Checo escapou na curva 3 e atolou na brita? A sessão foi interrompida faltando 11min44s para o fim do Q1, com bandeira vermelha. “Precisamos resolver esse negócio”, reclamou o mexicano pelo rádio. “É a mesma merda que aconteceu no outro treino!” Parecia algo nos freios. A roda dianteira direita travava o tempo inteiro. Uma desgraça para quem está no volante.

A remoção do #11 foi rápida. Àquela altura, a única certeza no Albert Park era a de que Pérez largaria em último. Verstappen foi o primeiro a sair dos boxes quando a luz verde se acendeu, autorizando o reinício da sessão. Fez 1min18s063, um tempo apenas razoável, sem arriscar muito — um pouco ressabiado, também, com o problema no carro do companheiro. Além do mais, a pista ainda estava um pouco tinhosa.

Alonso entrou na casa de 1min17s logo depois e Max, mais confiante, devolveu de bate-pronto, baixando seu tempo para 1min17s469 — até ali a melhor do fim de semana. Foi 0s363 mais rápido que o espanhol da Aston Martin. Depois, melhorou mais um pouco e fez 1min17s384. Russell fechou o Q1 em segundo, com Hamilton em terceiro e Ocon em quarto – surpresinhas. Foram eliminados Piastri, Zhou, Sargeant, Bottas e o desafortunado Pérez. Muito mal a Alfa Romeo, nem precisa dizer. O mesmo vale para os estreantes da McLaren e da Williams. Seus companheiros, Norris e Albon, avançaram sem maiores dramas.

O medo da chuva foi embora junto com a própria, que acabou não dando as caras. E o Q2 aconteceu já com a pista sequinha e um pouco mais emborrachada. Com temperatura ambiente baixa, os pilotos conseguiam dar algumas voltas em sequência para aquecer a borracha e melhorar seus tempos sem ter de trocar os pneus, já que o desgaste no asfalto de Melbourne é baixíssimo. Foi assim que Verstappen cravou 1min17s219 e, na sequência, 1min17s056. Alonso terminou em segundo, seguido por Sainz e Leclerc – para quem não lembrava que a Ferrari existia, ali estavam os carros vermelhos. Hülkenberg, atrás deles, surpreendeu com a Haas. Albon, em décimo, idem. Riscados no Q2: Ocon, Tsunoda, Norris, Magnussen e De Vries. Para o piloto da Alpine, foi ruim ver o parceiro Gasly passando em oitavo. Para o veterano da Haas, pior ainda engolir o incrível Hulk em quinto.

Hamilton, terceiro: Mercedes surpreendeu do começo ao fim

A primeira volta rápida de Verstappen, favoritíssimo à pole, não foi lá grande coisa: 1min17s578 – mais de meio segundo pior que seu tempo no Q2. Errou na última curva, permitindo que Alonso, Sainz, Leclerc, Hamilton e Russell o superassem em suas primeiras tentativas. A resposta veio imediatamente: 1min17s262, superando Lewis por 0s009 e pulando para a primeira posição. Ainda não era aquela volta matadora – já tinha feito coisa melhor minutos antes. Nada estava garantido.

Todos foram para os boxes, colocaram pneus novos e partiram para as voltas derradeiras. E, então, Max acertou tudo. Voando, cravou 1min16s732, a volta que vinha perseguindo o sábado inteiro. Foi sua primeira pole na Austrália, 22ª na carreira. Atrás dele, sorrindo de orelha a orelha, ficou Russell, a 0s236 do holandês. Hamilton terminou em terceiro. Depois vieram Alonso, Sainz, Stroll, Leclerc, Albon, Gasly e Hülkenberg.

O herói do dia, sem dúvida, foi o menino Albon, que corre com bandeira tailandesa – embora tenha nascido na Inglaterra – pela hoje pequenina Williams. Mas tinha mais gente plena de alegria no paddock. Um deles chamou a atenção: Hamilton. “Estou muito feliz, é um resultado inesperado para a gente”, falou o inglês, abrindo um raro sorriso, brincando com a torcida e elogiando a equipe. Tinha motivos. Com um carro problemático e praticamente excomungado pelo próprio time, a Mercedes ficou em segundo e terceiro no grid, à frente da sensação Aston Martin.

No placar das classificações, cinco pilotos estão invictos frente a seus companheiros de equipe nas três primeiras corridas do ano: Alonso, Russell, Hulk, Albon e Tsunoda. O grid definido hoje foi apertado, com 0s943 separando os nove primeiros colocados. A Austrália costuma oferecer boas corridas, e embora a tendência amanhã seja um sumiço de Verstappen na frente, o pega-pra-capar atrás dele deve ser bem divertido. Alonso vai querer mostrar que a Aston Martin é, sim, a segunda força do campeonato. Os dois mercêdicos estão loucos para dar alguma resposta aos seus incrédulos torcedores, que ainda não entendem como um time tão dominante por oito anos pôde fazer carros tão ruins em 2022 e 2023. E a Ferrari é sempre garantia de emoções – para o bem e para o mal.

Sendo assim, dê um jeito de estar acordado às duas da madrugada do domingo. Creio que valerá a pena.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Robertom
Robertom
1 ano atrás

Vou tentar assistir ao vivo, mas se a corrida não for tão interessante assim vou acabar roncando na frente da TV, e ficarei com torcicolo. O Bandsports vai transmitir o VT às 9:30 do domingo…

Afonso Muzzo
Afonso Muzzo
1 ano atrás

Vou tentar ficar acordado. Caso não consiga, retorno ao blog para ler a história da corrida.

Fernando
Fernando
1 ano atrás

Acredito fortemente em mais um pódio para o Alonso amanhã. Tem carro pra isso e o trato com a borracha é melhor nos carros da AM. Podem rir, mas digo mais, se Stroll não fizer bobeira, é capaz de até ele chegar em alguma das Mercedes.

Marcos Sousa
Marcos Sousa
1 ano atrás

Agora eu me animei para ficar acordado.

Artur
Artur
1 ano atrás

Boa

Barreto
Barreto
1 ano atrás

Precisam dar um toque para o Perez que a disputa para ele é não deixar de ser vice mais uma vez com um foguete nas mãos, já que chegar no Max é coisa para super humano.

Luis Cláudio M Oliveira
Luis Cláudio M Oliveira
1 ano atrás

Essa corrida promete, salvo alguma surpresa absurda, refletir o que ocorrerá a temporada toda, Fórmula Red Bull e atrás a F1 propriamente dita.

Fernando (Pai do Clark)
Fernando (Pai do Clark)
1 ano atrás

Lemos blog! Sempre

Edison
Edison
1 ano atrás

A disputa pela P2 amanhã deve ser acirrada…

Emerson
Emerson
1 ano atrás

Parabéns Flávio pelo ótimo resumo.
Sei que nesses tempos modernos de rede social não é fácil manter um blog ,além do mais um de automobilismo,mas acompanho seu trabalho desde a época da JP,se não estou enganado a primeira vez que q te ouvi vc entrou no plantão esportivo do Milton Neves direto de Spae ele o cumprimentou pelo nascimento do seu filho ,que vc não pode acompanhar,devido ao trabalho isso deve ter sido em 98 ou 99. Enfim acompanho seu trabalho a muito tempo.

Luciano
Luciano
1 ano atrás

Muito bom FG, na terra do canguru vai ter “show” da perereca mexicana. O Peres tem que correr muito para mostrar alguma coisa. Acredito também que o Alonso vai fazer das suas e vai chegar bem no podium. Acho q as Ferraris vão disputar uma boa corrida com as Mercedes. Boa corrida para todos . Até as 19 horas no YouTube!!! Abcs

Livio Parrini
Livio Parrini
1 ano atrás

Será uma grande surpresa se e somente se as Mercedes fizerem P1, P2 e a Ferrari n° 16 no P3. Sonhar não paga ainda.

André
André
1 ano atrás

Max na pole. Em segundo, uma Mercedes. Nem vou perder o meu sono.

murilo
murilo
1 ano atrás

A RedBull é cruel demais. Baixaram o fluido de freio do Perez na cara dura pro menino Max brilhar solo.

Igor
Igor
Reply to  murilo
1 ano atrás

Com certeza. Além do Max precisar disso, a Red Bull vai arriscar o mundial de construtores a troco de nada.

Emerson Mossolin
Emerson Mossolin
1 ano atrás

O que será que o Flávio quis dizer com “ele não é TÃO ruim” quando falou do Perez, he, he… Nas 2 últimas semanas li sites mexicanos e vi que Pérez está se tornando um “herói” das pistas, injustiçado quando perde e um superpiloto quando vence… história similar a do Senna se repetindo em outro país

Fernando Luiz Lopes
Fernando Luiz Lopes
Reply to  Emerson Mossolin
1 ano atrás

Bem parecido com o Ayrton Senna mesmo…

Jesus, Maria, José e um camelo também.

Luciano Brito
Luciano Brito
1 ano atrás

Já podemos igualar Perez a Barrichello? Até o azar, é o mesmo!

Last edited 1 ano atrás by Luciano Brito
murilo
murilo
Reply to  Luciano Brito
1 ano atrás

Atolar na brita sozinho não é azar, é braço duro mesmo.

Fernando Luiz Lopes
Fernando Luiz Lopes
Reply to  Luciano Brito
1 ano atrás

Daí a comparação faz mais sentido.

Apesar de achar o Rubinho lááá atrás, antes da Ferrari, mais piloto que o Perez de hoje.

Leonisio Barroso
Leonisio Barroso
1 ano atrás

Deu uma pequena embolada… Do 2º em diante será uma corrida interessante.