LA CUCARACHA (1)

Verstappen na frente: tudo normal

SÃO PAULO (chega de brincadeira) – Max Verstappen colocou ordem no galinheiro e foi o mais rápido do dia na abertura dos trabalhos para o GP de Miami, a quinta etapa do Mundial de F-1. Depois de perder a corrida de domingo passado para seu companheiro Sergio Pérez, em Baku, o líder do campeonato pretende retomar as rédeas da temporada o mais rápido possível. Ele tem apenas seis pontos de vantagem sobre Checo. E não quer ser importunado com conversinha de “sí, se puede” – coisa típico de latinos, mais ainda dos dramáticos mexicanos, mesmo sabendo que no, no se puede.

Pérez, aliás, foi o quarto colocado no último treino livre, atrás do parceiro e da dupla da Ferrari – Sainz em segundo, Leclerc em terceiro.

A volta dos que não foram: Mercedes liderou TL1

Se o primeiro treino livre foi surpreendente, com a volta dos mortos-vivos da Mercedes (Russell em primeiro, Hamilton em segundo), a sessão que fechou o dia teve resultados mais condizentes com a realidade. Russell, no TL1, tinha ficado um tempão nos boxes trocando a caixa de direção. Seu melhor tempo foi ainda mais espantoso por causa disso. O único incidente aconteceu com Hülkenberg, que bateu a pouco menos de meia hora do encerramento. Outra anotação que fiz no meu caderninho: De Vries em último, 4s5 atrás de Russell. Quatro segundos e meio.

O treino do fim da tarde foi realizado ainda com sol, temperatura de 28°C e 40°C no novo asfalto de Miami – a outra novidade do circuito foi o paddock montado dentro do estádio. A patética marina de mentira, onde alguns iates estão “ancorados” no cimento pintado de azul para parecer água, segue tão fake e ridícula quanto no ano passado.

Leclerc foi o primeiro no fim de semana a fazer uma volta abaixo de 1min29s, no que foi seguido imediatamente seguido por Verstappen e Pérez. Max o superou, Checo ficou logo atrás.

Os tempos começaram a cair rapidamente, pela melhora de condição da pista – mais emborrachada e esfriando na medida em que o sol descia — e com o uso dos pneus macios. Norris, já vestindo a borracha mais aderente, entrou rapidinho na casa de 1min28s com 20 minutos de sessão. A diferença de rendimento entre os pneus macios e os médios, em Miami, é brutal. A questão é: quantas voltas eles aguentarão?

Quando colocou macios, Verstappen fez uma volta 1s melhor que a que tinha com médios. Pulou para primeiro com 1min28s255, deixando Norris meio segundo atrás. Na sequência vieram Sainz e Leclerc, se aproximando do holandês.

Max, então, baixou mais um pouco, para 1min27s930. Parecia sobrar no circuito da Flórida. Faltando dez minutos para o encerramento do treino, Leclerc bateu e a bandeira vermelha foi acionada. Naquele momento, a maioria estava já fazendo simulações de corrida, com sequências longas de voltas. Charlinho entrou direto na barreira de contenção da curva 7, onde há uma generosa área de escape antes do encontro com o muro – que é macio. Quebrou bico, asa dianteira, suspensão.

Leclerc no muro: batida no final do treino

Quando o carro foi removido e a barreira terminou de ser ajeitada, já não havia tempo para mais nada. O treino até foi reiniciado com três minutinhos de pista, mas a classificação ficou como estava: Verstappen, Sainz, Leclerc, Pérez, Alonso, Norris, Hamilton, Stroll, Ocon e Albon nas dez primeiras posições. Fiz outra anotação mental: De Vries em penúltimo, agora 1s998 atrás do líder. O que acontece com esse moço, que era tão bom? Só sei que já andam dizendo que a AlphaTauri (leia-se Red Bull) já pensa em substituí-lo se as coisas não melhorarem logo.

Amanhã sai o grid a partir das 17h. Agora vamos à live no canal youtúbico!

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
sergio
sergio
1 ano atrás

De Vries continua bom. Não desaprendeu, O carro e a equipe é que são uma merda…

Alfredo Luciano
Alfredo Luciano
1 ano atrás

Texto bem escrito.

Pablo
Pablo
1 ano atrás

Vamos comer poeira denovo rapazes, disse o experiente Hamilton

zurrilho money
zurrilho money
1 ano atrás

Opa. Bom dia. Trago um vídeo da melhor engenharia soviética transformando um lada 6 cilindros. https://www.youtube.com/watch?v=weo7vED_080&t=633s

Chagas
Chagas
1 ano atrás

Dois treinos movimentados. Pista muito divertida, escorregadia, desafiadora.
Dezessete carros dento do mesmo segundo.
Teremos uma ótima corrida domingo.