SÁBADOS?
SÃO PAULO (oxe) – Saiu o calendário da F-1 para 2024. Serão 24 corridas, as 22 deste ano mais China e Emilia-Romagna — que estava nesta temporada, mas foi cancelada por causa das chuvas. Novidades: Japão vem para o começo do ano e Azerbaijão vai para o fim; e três provas aos sábados, no Bahrein, Arábia Saudita e Las Vegas.
As datas estão aí. Digam o que quiserem!
snifs .. falta frança e alemanha
Me gusta 14 a 16 carreras !!!!!! Acho 24 um exagero ! Muita corrida ,nada fica marcante ! Fica uma sensação de mesmice , o sol deveria ser pra todos e todo fim de semana só F1 ….hum….as vezes dá no saco.
Putz FG, começa que acho 24 etapas um exagero, meu número ideal seria entre 18 e 20, eventualmente com algumas Sprints (não dá pra negar totalmente as mudanças).
Mas sem dúvidas tem melhores opções do que (minha opinião) as chatíssimas: Baku, Singapura, Jeddah, Miami, Yas Marina… México infelizmente cagou na reforma do circuito.
Dos sportswashing, dá pra salvar o Bahrain e Losail fica sub judice (que seja um baita GP esse ano)…
No mais, enquanto os carros forem deste tamanho GPs em Zandvoort, Melbourne, Montreal e Mônaco tendem a ser burocráticos em si. Imola e Budapeste correm o mesmo risco.
Mas me entorto todo para assistir tudo… E depois ler o blog, hehehe.
Abs!
Acho que Max ganha mais 10 esse ano, 20 em 2024 e umas 15 em 2025. Chegará no novo regulamento em 2026 com 87 vitórias, perto do Schummacher, e pentacampeão, com apenas 28 anos (quando Senna conseguiu seu primeiro) título. Claro que isso é apenas uma projeção baseada no domínio da Red Bull. Torço pra que esse cenário nunca aconteça. Queremos competitividade.
Desde que comecei a assistir F-1, lá o fim dos anos 80, o GP dp Japão era no fim da temporada. Estranho ver eles no início do campeonato.
Gosto de F1, gosto de um monte de corridas no ano, gosto dos textinhos, textos e textoes, tenho pena dos integrantes das equipes, soh acho muito estranho os 3 GPs americanos espelhados no correr do ano e nao seguidos com Canada, Mexico e Brasil, por exemplo. Vida longa ao Blog!
Os países muçulmanos observam o fim de semana na sexta-feira e sábado. Então faz mas sentido ter o GP no sábado.
Seria mais interessante colocarem o GP do Brasil para 15/16/17 de Novembro. Pois a Sexta cairia no feriado do dia 15! A organização do GP poderia pedir essa mudança, já que não tem corrida nessa data.
E ainda haverá a trilogia americana, com Las Vegas prometendo redefinir, ano após ano, o vocábulo “cafona”.
Com 3 bandeiras Americanas , acho que Adretti vai entrar na F1
Eu trocaria Mônaco por Hockenheim , e Las Vegas por Paul Ricard antigo
24 (Vinte e quatro) GP’s é muita coisa, já que está no absurdo que autorize mais quatro novas equipes ehehehe.
Como seria o calendário de F1 2024 se seguisse uma ordem mais coerente com uma logística simples e econômica:
1) 02/03 Bahrein
2) 09/03 Arábia
3) 17/03 Catar
4) 24/03 Abu Dabi
5) 07/04 Brasil
6) 21/04 México
7) 27/04 Las Vegas
8) 05/05 EUA
9) 19/05 Miami
10) 02/06 Canadá
11) 23/06 Mônaco
12) 30/06 Emília Romagna
13) 07/07 Áustria
14) 14/07 Hungria
15) 28/07 Grã-Bretanha
16) 04/08 Espanha
17) 01/09 Holanda
18) 08/09 Bélgica
19) 15/09 Itália
20) 29/09 Azerbaijão
21) 13/10 Singapura
22) 20/10 China
23) 27/10 Japão
24) 10/11 Austrália
Desconfio que haja um motivo ainda mais coerente para Las Vegas, Catar e Abu Dhabi serem o fecho da temporada – com Bahrein e Arábia Saudita abrindo.
Gostei. Até tivemos umas corridas interessantes e imporantes, como o GP da Ingalterra de 1981, a primera vitória da McLaren depois de 4 anos, os dois primeiros campeonatos de Piquet foram num sábado o I Caesa´s Palace grand Prix (Las Vegas) em 1981 e o GP da África do Sul em 1983, a corrida do título de Keke Rosberg em 1982 no II Caesa´s Palace grand Prix (Las Vegas) e os primeiros pontos de Ayrton Senna no GP da África do Sul de 1984. Acho que essa foi a última corrida no sábado.
Ver autódromos dispensáveis como Jeddah, Abu Dhabi e Baku no lugar de Portimão e Hockenheim – mesmo mutilado – dá um aperto no coração. E já passou da hora de haver uma prova na África.
deveria haver uma cláusula pétrea pra japão e brasil encerrarem o campeonato. estranhíssimo ver suzuka no começo do ano. enfim, a liberty não liga nada pra essas coisas.
Tem muita bandeira Estadunidense nesse calendário.
Cada vez mais corridas em estacionamento de shoppings e menos em circuitos de verdade.
Limites de pista, carros que não fazem barulho, choros e lamentos pelos rádios.
Volta Bernie!
Que grande porcaria, muita perfumaria para poucas corridas de verdades. Mais de 50% de autódromos que nem deveriam ser considerados para formula-1.
Caro Flavio, boa tarde.
Meu nome é Alaor e sempre acompanho este Blog, apesar de não enviar comentários, mas gosto muito do Blog.
Vendo o calendário que a FIA disponibilizou, e como eles estão querendo fazer a tal redução de custos, eu fiz uma simulação de ajuste no calendário para adequar a redução de custos.
Eu acho que poderiam seguir o seguinte calendário:
Período GP
29/fev 02/mar AUSTRALIA
07/mar 09/mar SINGAPURA
22/mar 24/mar JAPÃO
05/abr 07/abr CHINA
19/abr 21/abr BAHRAIN
03/mai 05/mai ARABIA SAUDITA
17/mai 19/mai CATAR
24/mai 26/mai ABU DHABI
07/jun 09/jun MONACO*
21/jun 23/jun EMILIA ROMAGNA
28/jun 30/jun ESPANHA
05/jul 07/jul AUSTRIA
19/jul 21/jul INGLATERRA
26/jul 28/jul HUNGRIA
23/ago 25/ago BELGICA
30/ago 01/set HOLANDA
13/set 15/set ITALIA
20/set 22/set AZERBAIJÃO
18/out 20/out CANADA
25/out 27/out USA – AUSTIN
01/nov 03/nov MIAMI
21/nov 23/nov LAS VEGAS
29/nov 01/dez MEXICO
06/dez 08/dez BRASIL
Favor notar que agrupei os GPs por região, para ter um melhor deslocamento entre os GPs.
O único problema é em relação ao GP de Monaco, que salvo engano, ele tem que seguir a data ente 24 e 26/05, eu acho bem viável.
O que você acha?
Se não fosse o interesse comercial das datas …SERIA ÓTIMO.
Canadá em outubro seria campeonato de Curling ou Hóquei… Três corridas seguidas nos EUA, não vai dar quórum… enfim, existem muitos fatores envolvidos, não é só pegar um calendário e o google maps.
Enredo 2024: RedBull abrindo 200 pontos de vantagem nos construtores na China após 5 dobradinhas; Demais equipes desistindo das atualizações e focando no carro de 2025; Perez substituído pelo Tsunoda no Canadá; Verstappen campeão na Espanha, com incríveis 14 rodadas de antecedência.
PARABÉNS MÃE DINAH……
Se for pra chutar eu colocaria o Ricciardo substituindo o Perez.