SÁBADOS?

SÃO PAULO (oxe) – Saiu o calendário da F-1 para 2024. Serão 24 corridas, as 22 deste ano mais China e Emilia-Romagna — que estava nesta temporada, mas foi cancelada por causa das chuvas. Novidades: Japão vem para o começo do ano e Azerbaijão vai para o fim; e três provas aos sábados, no Bahrein, Arábia Saudita e Las Vegas.

As datas estão aí. Digam o que quiserem!

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
lagerbeer
lagerbeer
10 meses atrás

snifs .. falta frança e alemanha

Jonny'O
Jonny'O
10 meses atrás

Me gusta 14 a 16 carreras !!!!!! Acho 24 um exagero ! Muita corrida ,nada fica marcante ! Fica uma sensação de mesmice , o sol deveria ser pra todos e todo fim de semana só F1 ….hum….as vezes dá no saco.

Fernando (Pai do Clark)
Fernando (Pai do Clark)
10 meses atrás

Putz FG, começa que acho 24 etapas um exagero, meu número ideal seria entre 18 e 20, eventualmente com algumas Sprints (não dá pra negar totalmente as mudanças).
Mas sem dúvidas tem melhores opções do que (minha opinião) as chatíssimas: Baku, Singapura, Jeddah, Miami, Yas Marina… México infelizmente cagou na reforma do circuito.
Dos sportswashing, dá pra salvar o Bahrain e Losail fica sub judice (que seja um baita GP esse ano)…
No mais, enquanto os carros forem deste tamanho GPs em Zandvoort, Melbourne, Montreal e Mônaco tendem a ser burocráticos em si. Imola e Budapeste correm o mesmo risco.

Mas me entorto todo para assistir tudo… E depois ler o blog, hehehe.
Abs!

Eric
Eric
10 meses atrás

Acho que Max ganha mais 10 esse ano, 20 em 2024 e umas 15 em 2025. Chegará no novo regulamento em 2026 com 87 vitórias, perto do Schummacher, e pentacampeão, com apenas 28 anos (quando Senna conseguiu seu primeiro) título. Claro que isso é apenas uma projeção baseada no domínio da Red Bull. Torço pra que esse cenário nunca aconteça. Queremos competitividade.

Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

Desde que comecei a assistir F-1, lá o fim dos anos 80, o GP dp Japão era no fim da temporada. Estranho ver eles no início do campeonato.

ze otavio
ze otavio
10 meses atrás

Gosto de F1, gosto de um monte de corridas no ano, gosto dos textinhos, textos e textoes, tenho pena dos integrantes das equipes, soh acho muito estranho os 3 GPs americanos espelhados no correr do ano e nao seguidos com Canada, Mexico e Brasil, por exemplo. Vida longa ao Blog!

Pablo
Pablo
10 meses atrás

Os países muçulmanos observam o fim de semana na sexta-feira e sábado. Então faz mas sentido ter o GP no sábado.

Fábio Mendes
Fábio Mendes
10 meses atrás

Seria mais interessante colocarem o GP do Brasil para 15/16/17 de Novembro. Pois a Sexta cairia no feriado do dia 15! A organização do GP poderia pedir essa mudança, já que não tem corrida nessa data.

Marcus
Marcus
10 meses atrás

E ainda haverá a trilogia americana, com Las Vegas prometendo redefinir, ano após ano, o vocábulo “cafona”.

Last edited 10 meses atrás by Marcus
Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 meses atrás

Com 3 bandeiras Americanas , acho que Adretti vai entrar na F1

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 meses atrás

Eu trocaria Mônaco por Hockenheim , e Las Vegas por Paul Ricard antigo

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
10 meses atrás

24 (Vinte e quatro) GP’s é muita coisa, já que está no absurdo que autorize mais quatro novas equipes ehehehe.

Gustavo Lucena
Gustavo Lucena
10 meses atrás

Como seria o calendário de F1 2024 se seguisse uma ordem mais coerente com uma logística simples e econômica:

1) 02/03 Bahrein
2) 09/03 Arábia
3) 17/03 Catar
4) 24/03 Abu Dabi
5) 07/04 Brasil
6) 21/04 México
7) 27/04 Las Vegas
8) 05/05 EUA
9) 19/05 Miami
10) 02/06 Canadá
11) 23/06 Mônaco
12) 30/06 Emília Romagna
13) 07/07 Áustria
14) 14/07 Hungria
15) 28/07 Grã-Bretanha
16) 04/08 Espanha
17) 01/09 Holanda
18) 08/09 Bélgica
19) 15/09 Itália
20) 29/09 Azerbaijão
21) 13/10 Singapura
22) 20/10 China
23) 27/10 Japão
24) 10/11 Austrália

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Gustavo Lucena
10 meses atrás

Desconfio que haja um motivo ainda mais coerente para Las Vegas, Catar e Abu Dhabi serem o fecho da temporada – com Bahrein e Arábia Saudita abrindo.

Marcelo Saldanha da Silva
Marcelo Saldanha da Silva
10 meses atrás

Gostei. Até tivemos umas corridas interessantes e imporantes, como o GP da Ingalterra de 1981, a primera vitória da McLaren depois de 4 anos, os dois primeiros campeonatos de Piquet foram num sábado o I Caesa´s Palace grand Prix (Las Vegas) em 1981 e o GP da África do Sul em 1983, a corrida do título de Keke Rosberg em 1982 no II Caesa´s Palace grand Prix (Las Vegas) e os primeiros pontos de Ayrton Senna no GP da África do Sul de 1984. Acho que essa foi a última corrida no sábado.

Marcus
Marcus
10 meses atrás

Ver autódromos dispensáveis como Jeddah, Abu Dhabi e Baku no lugar de Portimão e Hockenheim – mesmo mutilado – dá um aperto no coração. E já passou da hora de haver uma prova na África.

Pedro
Pedro
10 meses atrás

deveria haver uma cláusula pétrea pra japão e brasil encerrarem o campeonato. estranhíssimo ver suzuka no começo do ano. enfim, a liberty não liga nada pra essas coisas.

Marcio
Marcio
10 meses atrás

Tem muita bandeira Estadunidense nesse calendário.
Cada vez mais corridas em estacionamento de shoppings e menos em circuitos de verdade.
Limites de pista, carros que não fazem barulho, choros e lamentos pelos rádios.
Volta Bernie!

Carmoly
Carmoly
10 meses atrás

Que grande porcaria, muita perfumaria para poucas corridas de verdades. Mais de 50% de autódromos que nem deveriam ser considerados para formula-1.

Alaor
Alaor
10 meses atrás

Caro Flavio, boa tarde.
Meu nome é Alaor e sempre acompanho este Blog, apesar de não enviar comentários, mas gosto muito do Blog.
Vendo o calendário que a FIA disponibilizou, e como eles estão querendo fazer a tal redução de custos, eu fiz uma simulação de ajuste no calendário para adequar a redução de custos.
Eu acho que poderiam seguir o seguinte calendário:

Período                GP

29/fev 02/mar       AUSTRALIA

07/mar 09/mar      SINGAPURA

22/mar 24/mar      JAPÃO

05/abr 07/abr        CHINA

19/abr 21/abr        BAHRAIN

03/mai 05/mai       ARABIA SAUDITA

17/mai 19/mai       CATAR

24/mai 26/mai       ABU DHABI

07/jun 09/jun         MONACO*

21/jun 23/jun         EMILIA ROMAGNA

28/jun 30/jun         ESPANHA

05/jul 07/jul           AUSTRIA

19/jul 21/jul           INGLATERRA

26/jul 28/jul           HUNGRIA

23/ago 25/ago       BELGICA

30/ago 01/set        HOLANDA

13/set 15/set         ITALIA

20/set 22/set         AZERBAIJÃO

18/out 20/out        CANADA

25/out 27/out        USA – AUSTIN

01/nov 03/nov       MIAMI

21/nov 23/nov       LAS VEGAS

29/nov 01/dez       MEXICO

06/dez 08/dez       BRASIL

Favor notar que agrupei os GPs por região, para ter um melhor deslocamento entre os GPs.
O único problema é em relação ao GP de Monaco, que salvo engano, ele tem que seguir a data ente 24 e 26/05, eu acho bem viável.
O que você acha?

Celio Ferreira
Celio Ferreira
Reply to  Alaor
10 meses atrás

Se não fosse o interesse comercial das datas …SERIA ÓTIMO.

Marcio Klitzke
Marcio Klitzke
Reply to  Alaor
10 meses atrás

Canadá em outubro seria campeonato de Curling ou Hóquei… Três corridas seguidas nos EUA, não vai dar quórum… enfim, existem muitos fatores envolvidos, não é só pegar um calendário e o google maps.

murilo
murilo
10 meses atrás

Enredo 2024: RedBull abrindo 200 pontos de vantagem nos construtores na China após 5 dobradinhas; Demais equipes desistindo das atualizações e focando no carro de 2025; Perez substituído pelo Tsunoda no Canadá; Verstappen campeão na Espanha, com incríveis 14 rodadas de antecedência.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
Reply to  murilo
10 meses atrás

PARABÉNS MÃE DINAH……

Flávio
Flávio
Reply to  murilo
10 meses atrás

Se for pra chutar eu colocaria o Ricciardo substituindo o Perez.