MAXLÂNDIA (1)
POÇOS DE CALDAS (paciência!) – Deixa explicar, logo de cara. Estou em Poços de Caldas para o Blue Cloud, encontro de DKWs que acontece uma vez por ano. Quando cai em fim de semana de F-1, me desdobro para fazer tudo: ver treinos e corrida, escrever, fazer vídeo, e cuidar dos meus carros que sempre trago para o evento. Ontem tivemos um problema no meu 67 e não deu para escrever uma linha. Não tem problema, os quatro ou cinco que vêm aqui hão de compreender.
Então, coloquemos as coisas em dia.
Ontem, sexta-feira, na abertura dos treinos para o GP da Holanda, o mais relevante — e triste — foi o acidente de Daniel Ricciardo.
Imagino que a essa altura todos saibam, mas depois de duas corridas pela AlphaTauri o australiano está fora da prova de Zandvoort e também de Monza, no outro domingo. Teve uma fratura na mão esquerda. Pode ser que perca ainda mais etapas.
Tudo aconteceu no segundo treino livre. Oscar Piastri rodou e bateu na curva 3, inclinada e meio cega, e Ricciardo vinha logo atrás. Quando viu o carro da McLaren atravessado à sua frente, jogou o seu no “soft wall” do lado direito. “Era bater nele, ou no muro”, contou depois. Segundo o piloto, não deu tempo de tirar a mão do volante. Aí, quebra mesmo. O impacto é sempre fortíssimo.
Liam Lawson, piloto de testes da holding Red Bull, será seu substituo. Está atualmente disputando a Super Fórmula japonesa. É vice-líder e tem chance de título na rodada dupla de Suzuka que encerra a temporada, no fim de outubro. Neo-zelandês, Lawson tem 21 anos e desde 2019 faz parte da escolinha rubro-taurina. Correu na F-2 em 2021 e 2022. Na primeira temporada, terminou em nono (com uma vitória). Na segunda, foi o terceiro colocado (ganhou quatro corridas), atrás de Drugovich e Pourchaire.
Sua experiência com carros de F-1 se resume a três treinos livres em finais de semana de GP no ano passado, dois com a AlphaTauri e um com a Red Bull. Tem uma boa chance de mostrar serviço, porque Ricciardo não estará recuperado até o GP da Itália. São pelo menos duas corridas. Numa equipe que ainda não sabe com quem vai correr no ano que vem.
O australiano foi ontem mesmo para a Espanha, onde foi operado pelo cirurgião Xavier Mir, famoso por consertar ossos quebrados de pilotos da MotoGP. Seu prazo de recuperação pode chegar a seis semanas.
Quanto aos treinos em si, ontem, nada muito especial. Verstappen foi o melhor na primeira sessão e Norris liderou a segunda. Ambas aconteceram com casa cheia e pista seca — e suja, muito suja da areia da praia. Hoje, sábado, choveu no terceiro treino livre. E a pista estará molhada na classificação.
Nada que o xará Roesner não possa resolver.
Contem-me entre os 4 ou 5….
0 Canguru Terceirizado está na sua 13ª temporada e continua descendo a ladeira. O tempo dele já passou! Chegou a hora de brincar de autorama.
Ricciardo parecia um aposentado na batida.
Sem reflexo pra evitar o acidente e igualmente pra soltar a mão do volante.
Erros ridículos para um piloto do seu nível.
Quem são os outros quatro?
Uma pena essa batida. Com isso, o Riccardo perdeu o bonde. Já não estava rápido, agora então.
Acho que o Ricardo é o Laranja da Alpha Tauri. O carro está no nome dele, mas a vaga pertence a outro.
Igual ao Hamilton na Mercedes.
Melhor corrida do mundo, todas deviam ter esse padrão, as aboboras devem fazer bonito lá,
Boa recuperação ao Ricardão.
Quando vc se refere ao 67, é numeral ou o ano de fabricação? Aliás o último ano de fabricação no Brasil.
O último DKW do meu pai foi um sedã 1967, viajamos bastante de DKW, 1400 km ida e volta, e só me lembro de apenas uma troca de cruzeta no meio da viagem, que ele mesmo trocava, xingando muuuito, hehehe, mas trocava.
Salve, Flavio!!! Bom dia!!! Cara, constantemente você vem dizendo que só 4 ou 5 acompanham aqui. Por favor, não nos abandone! Acompanho este blog desde o início. Adoro! Mas não comento as postagens… meu erro! Entro todos os dias aqui (+ de 1 vez, inclusive nas suas férias), para ver se tem alguma novidade. Por favor, continue! Abraço! Daniel Batista/Limeira