MAXLÂNDIA (1)

POÇOS DE CALDAS (paciência!) – Deixa explicar, logo de cara. Estou em Poços de Caldas para o Blue Cloud, encontro de DKWs que acontece uma vez por ano. Quando cai em fim de semana de F-1, me desdobro para fazer tudo: ver treinos e corrida, escrever, fazer vídeo, e cuidar dos meus carros que sempre trago para o evento. Ontem tivemos um problema no meu 67 e não deu para escrever uma linha. Não tem problema, os quatro ou cinco que vêm aqui hão de compreender.

Então, coloquemos as coisas em dia.

Ontem, sexta-feira, na abertura dos treinos para o GP da Holanda, o mais relevante — e triste — foi o acidente de Daniel Ricciardo.

Imagino que a essa altura todos saibam, mas depois de duas corridas pela AlphaTauri o australiano está fora da prova de Zandvoort e também de Monza, no outro domingo. Teve uma fratura na mão esquerda. Pode ser que perca ainda mais etapas.

Tudo aconteceu no segundo treino livre. Oscar Piastri rodou e bateu na curva 3, inclinada e meio cega, e Ricciardo vinha logo atrás. Quando viu o carro da McLaren atravessado à sua frente, jogou o seu no “soft wall” do lado direito. “Era bater nele, ou no muro”, contou depois. Segundo o piloto, não deu tempo de tirar a mão do volante. Aí, quebra mesmo. O impacto é sempre fortíssimo.

Liam Lawson, piloto de testes da holding Red Bull, será seu substituo. Está atualmente disputando a Super Fórmula japonesa. É vice-líder e tem chance de título na rodada dupla de Suzuka que encerra a temporada, no fim de outubro. Neo-zelandês, Lawson tem 21 anos e desde 2019 faz parte da escolinha rubro-taurina. Correu na F-2 em 2021 e 2022. Na primeira temporada, terminou em nono (com uma vitória). Na segunda, foi o terceiro colocado (ganhou quatro corridas), atrás de Drugovich e Pourchaire.

Sua experiência com carros de F-1 se resume a três treinos livres em finais de semana de GP no ano passado, dois com a AlphaTauri e um com a Red Bull. Tem uma boa chance de mostrar serviço, porque Ricciardo não estará recuperado até o GP da Itália. São pelo menos duas corridas. Numa equipe que ainda não sabe com quem vai correr no ano que vem.

O australiano foi ontem mesmo para a Espanha, onde foi operado pelo cirurgião Xavier Mir, famoso por consertar ossos quebrados de pilotos da MotoGP. Seu prazo de recuperação pode chegar a seis semanas.

Quanto aos treinos em si, ontem, nada muito especial. Verstappen foi o melhor na primeira sessão e Norris liderou a segunda. Ambas aconteceram com casa cheia e pista seca — e suja, muito suja da areia da praia. Hoje, sábado, choveu no terceiro treino livre. E a pista estará molhada na classificação.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato Soares
Renato Soares
7 meses atrás

Nada que o xará Roesner não possa resolver.

Hilton Vaz Pezzoni
Hilton Vaz Pezzoni
8 meses atrás

Contem-me entre os 4 ou 5….

Paulo Pinto
8 meses atrás

0 Canguru Terceirizado está na sua 13ª temporada e continua descendo a ladeira. O tempo dele já passou! Chegou a hora de brincar de autorama.

Chagas
Chagas
8 meses atrás

Ricciardo parecia um aposentado na batida.
Sem reflexo pra evitar o acidente e igualmente pra soltar a mão do volante.
Erros ridículos para um piloto do seu nível.

Foc
Foc
8 meses atrás

Quem são os outros quatro?
Uma pena essa batida. Com isso, o Riccardo perdeu o bonde. Já não estava rápido, agora então.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 meses atrás

Acho que o Ricardo é o Laranja da Alpha Tauri. O carro está no nome dele, mas a vaga pertence a outro.

Igual ao Hamilton na Mercedes.

Silmar
Silmar
8 meses atrás

Melhor corrida do mundo, todas deviam ter esse padrão, as aboboras devem fazer bonito lá,

Adilson de Souza Lima
Adilson de Souza Lima
8 meses atrás

Boa recuperação ao Ricardão.

Quando vc se refere ao 67, é numeral ou o ano de fabricação? Aliás o último ano de fabricação no Brasil.
O último DKW do meu pai foi um sedã 1967, viajamos bastante de DKW, 1400 km ida e volta, e só me lembro de apenas uma troca de cruzeta no meio da viagem, que ele mesmo trocava, xingando muuuito, hehehe, mas trocava.

Last edited 8 meses atrás by Adilson de Souza Lima
Daniel Batista
Daniel Batista
8 meses atrás

Salve, Flavio!!! Bom dia!!! Cara, constantemente você vem dizendo que só 4 ou 5 acompanham aqui. Por favor, não nos abandone! Acompanho este blog desde o início. Adoro! Mas não comento as postagens… meu erro! Entro todos os dias aqui (+ de 1 vez, inclusive nas suas férias), para ver se tem alguma novidade. Por favor, continue! Abraço! Daniel Batista/Limeira