MAXLÂNDIA (2)

Albon, quarto: grande nome do sábado

POÇOS DE CALDAS (aqui, chuva!) – Max Verstappen larga na pole amanhã na Holanda. Se vencer a corrida, chega a nove vitórias seguidas na F-1, igualando o recorde de Sebastian Vettel, registrado em 2013 com a mesma Red Bull. É a primeira marca de uma série que o holandês deve quebrar no restante da temporada de 2023, se mantiver o ritmo assustador que vem mostrando neste campeonato. Seu domínio é absoluto.

Ninguém, claro, se espantou com a oitava pole de Verstappen no ano. Chamou a atenção, mesmo, o excepcional quarto lugar de Alexander Albon, da Williams. E a confirmação do ótimo momento da McLaren, que colocou Lando Norris em segundo.

Sem mais delongas, como diz o outro, vamos ao que aconteceu neste sábado em Zandvoort.

Pista molhada: começo tinhoso da classificação

Sol e chuva, casamento de viúva na abertura do Q1. Pista molhada, bem molhada, mas com as nuvens mais carregadas se afastando e sol e céu azul aparecendo entre elas. Mas não dava para usar pneus slicks. Assim, foi com intermediários que os pilotos começaram a deixar os boxes.

Albon fechou a primeira volta cronometrada da classificação com 1min31s315. Mais de 20s mais lento que no seco, ontem. Mas os tempos começaram a cair rapidamente na medida em que os pilotos iam encontrando os limites de frenagem e as melhores trajetórias no asfalto escorregadio e traiçoeiro. Para isso, passearam na brita com frequência – inclusive Verstappen, no início da sessão, reclamando barbaridade com a equipe.

O tempo mudou de repente e o sol desapareceu nos últimos minutos do Q1, voltando a chover fraco. Quando a pista esteve em seu melhor momento, as voltas entraram na casa de 1min20s e o mesmo Albon, daquele 1min31s do início, fechou a primeira parte da classificação com 1min20s939, seguido por Verstappen, Piastri e Norris. Zhou, Ocon, Magnussen, Bottas e o estreante Lawson foram os eliminados.

O neozelandês da AlphaTauri ficou em último, a 2s481 do tailandês da Williams. Normal. Nunca tinha andado nesse carro, primeiro GP, chamado às pressas. Não se pode exigir muito, como pouco se exigiu, por exemplo, de Pietro Fittipaldi no final de 2020, quando ele substituiu Grosjean na Haas. Ainda assim, é preciso que se diga: pilotos jovens têm de aproveitar essas chances, que são raras. Não adianta apenas mostrar que sabem dirigir carros de F-1 e devolvê-los aos boxes sem riscos na lataria.

Norris: McLaren bem

O Q2 foi parecido: nuvens negras, algumas gotas, alertas de radar, o sol aparecendo um minutinho, se despedindo e voltando, e nessa situação a pista demorava um pouco mais do que o normal para secar de vez. O trilho ideal não era exatamente perfeito. Spray não havia, porém, indicando que pelo menos no Q3 havia uma chance de o asfalto se oferecer numa condição mais amigável aos pilotos.

Verstappen baixou de 1min20s pela primeira vez no sábado, com 1min19s652 a 5min do final da segunda parte da classificação. E foram os últimos minutos os mais interessantes, porque aí sim a pista melhorou bastante. Quem percebeu o que estava acontecendo e colocou um jogo de pneus intermediários novos começou a subir na tabela: Albon, Piastri, Russell e Alonso entraram na casa de 1min19s também.

Quando a quadriculada foi mostrada, Piastri era o primeiro com 1min19s392. Mas todo mundo estava na pista tentando melhorar. Verstappen foi um deles: 1min18s856, para não deixar muitas dúvidas sobre quem mandava em Zandvoort. E os cinco ceifados foram Stroll, Gasly, Hamilton, Tsunoda e Hülkenberg. Nem é preciso dizer que Lewis foi a grande decepção, com o 13º tempo. E que a Williams, levando seus dois pilotos ao Q3, foi a maior surpresa. Desde o GP da Bélgica de 2021 que o time não ia com dois carros à fase final de uma classificação.

No seco: Max sem adversários

Piastri, Pérez, Verstappen e Leclerc saíram sem enrolar muito dos boxes no Q3 com pneus intermediários, para fazer uma voltinha de reconhecimento do asfalto. Os demais colocaram pneus slicks macios. Já dava. No trilho, a pista estava seca. O sol voltou. Russell fez 1min18s245 com a borracha lisa, e na sequência Albon cravou 1min15s743. Definitivamente, a pista estava OK. Só que, aí, Sargeant, que estava em segundo, bateu na curva 2. A bandeira vermelha foi acionada, faltando 8min13s para o fim da classificação.

Naquele momento, Albon, Sargeant, Sainz e Russell tinham tempos registrados. Demorou um pouco para os comissários arrumarem a barreira onde Sargeant bateu, mas quando a sessão foi reiniciada a pista seguia seca. Para sorte dos que ainda não haviam fechado voltas, a chuva não voltou.

A primeira volta rápida após a retomada dos trabalhos foi de Norris, 1min12s049 – tempo de pista totalmente seca. Piastri foi para a segunda colocação. E Leclerc bateu na curva 9 bisonhamente. Nova bandeira vermelha, a 4min05s do encerramento.

O grid na Holanda: Verstappen na pole

Desta vez a paralisação foi mais curta. Sobrava tempo para apenas uma volta rápida para cada um nos instantes finais do Q3. Max fez sua volta voadora em 1min10s567. Um temporal. Pole-position, mais uma, a 28ª na carreira. Norris larga em segundo, 0s537 atrás. Russell ficou em terceiro e Albon, com a modestíssima Williams, conseguiu um extraordinário quarto lugar no grid. Depois vieram Alonso, Sainz, Pérez (péssimo, em sétimo), Piastri, Leclerc e Sargeant fechando os dez primeiros.

Desde a volta da Holanda à F-1, em 2021, só Verstappen fez poles e venceu. Hoje ele começou a escrever a mesma história.

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Edu Zeiro
Edu Zeiro
8 meses atrás

Prezado Flávio, adoro seu blog, mas o que desanima aqui é o nível baixíssimo de certos comentaristas(?) frequentes. A idiotia predomina entre aqueles que tentam prevalecer (alguns covardes inclusive, que se escondem em outros apelidos, pois já banidos), infelizmente reflexo dos tempos atuais. A solução vai ser deixar de ler os “comentários”, não tenho mais estômago para isso. Imbecilidade alheia tem limite para mim. Mas continuo lendo as publicações e me informando/divertindo com o que vale a pena. Abração!

Artemio Pereira
Artemio Pereira
8 meses atrás

HOLANDÊS VOADOR VOA EM CASA
Cheguei a pensar que o chove nao chove fosse embaralhar mas MAX é muito efetivo e a RBR muito atenta
VER se manteve na ponta, mas os outros compeones ALO e principalmente HAM ficaram masis pra trás.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Artemio Pereira
8 meses atrás

Covarde! Assuma que é o sullivan!

Sandro
Sandro
8 meses atrás

Off topic: há 50 anos (26/8/1973) Armando Marques armando confusão! Como que ele errou na contagem dos pênaltis! ?
Santos e Portuguesa dividiram o título do Paulistão de 73!
0 a 0 no tempo normal; 0 a 0 na prorrogação.
Disputa por pênaltis. Na época era novidade (a disputa por pênaltis foi criada em 1970!).
2 a 0 para o Santos.
Armando “culpou” Pelé pelo erro crasso! Pelé saiu comemorando o título!
Acontece que a Portuguesa ainda tinha 2 pênaltis para bater! Podia empatar!
Fim de jogo! A delegação da Lusa foi embora do Morumbi! Quando Armando percebeu o erro já era tarde!
O jeito encontrado pela FPF foi dividir o título por falta de datas! O Brasileirão ia começar.
Nada disso teria acontecido se Armando não tivesse anulado um gol legítimo da Portuguesa! Gol legal de Cabinho!

Sandro
Sandro
8 meses atrás

Max tem tudo para igualar Vettel: 9 vitórias seguidas! Incrível!
Festa laranja nos Países Baixos! Não vai ser fácil se acostumar a não citar Holanda!

Tales Bonato
Tales Bonato
8 meses atrás

Sem o chato fo Max este campeonato teria graça!

(Para quem eventualmente não tenha entendido: chato neste caso é o mesmo que ridículo. Ridiculamente melhor que os outros…)

Celio Ferreira
Celio Ferreira
Reply to  Tales Bonato
8 meses atrás

Qual o espanto? a F1 sempre teve um chato …..Vettel, Hamilton ,Senna,
Prost, Shumi etc…..

Silmar
Silmar
Reply to  Tales Bonato
8 meses atrás

Nem tanto assim, teríamos Perez campeáo também com certa facilidade não tanta é claro…..

Fernando (Pai do Clark)
Fernando (Pai do Clark)
8 meses atrás

Faltou a “?” no comentário anterior…

Fernando (Pai do Clark)
Fernando (Pai do Clark)
8 meses atrás

FG, reforçando o estoque de queijos aí?

Esses mais de meio segundo num treino até então aparentemente apertado, foi por: setup mais ajustado ao seco, diferença de braço + carro ou (minha suspeita) o DRS da RedBull que fode demais com a concorrência…

Abs!

Alex
Alex
Reply to  Fernando (Pai do Clark)
8 meses atrás

Na chuva, sem drs ele continua muito a frente.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
8 meses atrás

Não há necessidade de enumerar todas as glórias da Ferrari na F-1.Então irei direto ao ponto: Sainz e Leclerc são pilotos de F-2 guiando na equipe mais icônica da história da Fórmula 1.

Bronco
Bronco
8 meses atrás

Bem comentado FLA, espetacular o P4 de Albon, impossivel alguma equipe de ponta nao contrata-lo, eu falo isso desde que ele deu um baile no hamiltinho aí no Brasil. lembram? e a pole do Max? merece na MAXimo um sorrizinho ois nada mais previsivel, abóboras andaram bem, mercedes de Jorge foi bem mais o LM vai tomar todo o estoque de Rivotril hoje, e vai dizer que foi roubado, etc. a velha mania, pista muito legal, vai ser bem interessante a disputa do segundo e terceiro lugares do podio, porque o primeiro, salvo alguma surpresa, já tem dono, e que povo simpatico esses holandeses.

Barreto
Barreto
8 meses atrás

Verstapen brinca com o resto do grid como o gato brinca com o passarinho. Dá dó.

Formiga
Formiga
8 meses atrás

Entrevista de Max: eu tinha pedido um Croquete do Febo, e a equipe me deu ele muito quente, queimei a boca toda na volta e o molho caiu no meu macacão, a Kelly vai brigar quando chegar em casa. Isso complicou minha volta.

Formiga
Formiga
8 meses atrás

Apenas para completar. O Max comeu uma fatia de torta de maça enquanto fazia a volta. E ainda pediu Capuccino quando retornou aos boxes. Com isso só colocou 1.2s no Perez.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 meses atrás

Hamilton larga apenas 7 posições a frente do estreante Lawson.

Parece mentira.

E incríveis 13 posições atrás do Versttapen.

Que azar.

Aliás, na 1ª volta de ambos no Q2, o 33 já enfiou 4 segundos no 44.

Já era um indício do que estaria por vir.

Faltou braço, paciência.

Acontece nas melhores famílias de Londres.

Henrique Martini
Henrique Martini
8 meses atrás

Realmente o Perez muito ruim. A Ferrari é esquisita. Mas seria essa a pior dupla de pilotos da história da Ferrari?

Wagner
Wagner
Reply to  Henrique Martini
8 meses atrás

Que eu tenha visto correr, ruim como essa apenas as duplas Alboreto-Johansson (1985-6) e Alesi-Capelli (1992).