LAS BREGAS (3)

Leclerc na pole: chance de vitória, afinal

SÃO PAULO (demorei, mas ninguém lê mesmo…) – Charles Leclerc larga na pole em Las Vegas. Será a 23ª vez na carreira que o monegasco, num grid, vai olhar para a frente e enxergar o nada absoluto. Que, para quem corre de carro, é o que o separa da glória eterna: a vitória.

Só que nosso simpático e educadíssimo Chaleclé só chegou a ela, a glória eterna, quatro vezes em todas as ocasiões em que partiu da primeira posição: na Bélgica e na Itália em 2019, quando a Ferrari estava roubando nos motores, e no Bahrein e na Austrália no ano passado. Ou seja: Charlinho converteu em vitórias só 18,18% de suas poles.

Para comparar apenas com a turma ainda em atividade: Hamilton ganhou 58,65% das provas em que saiu da pole (61 vitórias para 104 poles); Verstappen, 83,87% (26 de 31); Alonso, 63,64% (14 de 22); Bottas, 30% (6 de 20); Sainz, 40% (2 de 5); Ricciardo e Pérez, 33,33% (1 de 3).

A Ferrari, desde o início das atividades deste infeliz GP dos cassinos, tem sido a equipe mais forte na pista. Apesar de Sainz espatifar seu carro numa tampa de bueiro na noite de quinta-feira, a equipe refez o automóvel e ele conseguiu o segundo tempo na classificação, na madrugada de hoje. OK, larga em 12º pela absurda punição — trocou a bateria arrebentada na pancada e, por isso, perdeu dez posições na grelha de partida.

A propósito, vejam logo o grid, para que a gente possa comentar uma coisinha aqui e outra ali:

As posições de largada em Vegas: duas punições

Algumas curiosidades merecem ser destacadas. Como se vê, Verstappen herdou o segundo lugar de Sainz e divide a primeira fila com Leclerc. Disse que a largada será fundamental para suas pretensões de vitória. Ele não vem se sentindo muito à vontade nessa pista. Não porque não gostou dela. É porque o asfalto é liso demais e o carro escorrega o tempo todo. Em resumo, não combina com o carro que ganhou 19 das 20 corridas disputadas neste ano. Tanto que Pérez fez apenas o 12º tempo e larga em 11º. Ficou no Q2. A Red Bull bobeou com ele. Soltou o mexicano cedo demais para fazer sua volta e não tentou outra. Dançou.

Pérez: ficou no Q2

Como dançou Hamilton, outra novidade. Estacionou no Q2, larga em décimo, e decretou: suas chances de lutar pelo vice contra Pérez se tornaram minúsculas. “Só se acontecer um desastre com ele nessas últimas duas corridas”, falou. A explicação para o mau desempenho: pneus. “Nunca chegaram na temperatura certa”, explicou.

Isso porque faz frio em Vegas. Não os 5°C da semana passada, mas ainda assim, frio. A classificação aconteceu com 15°C e 17°C no asfalto. É uma temperatura aceitável, mas como as atividades são noturnas, a pista fica fria o tempo todo. Pneus macios (C5), cuja janela ideal de funcionamento se dá entre 85°C e 115°C, rodaram gelados a menos de 50°C, como se vê abaixo.

Crédito da imagem: @FDataAnalysis

Russell lidou melhor com as circunstâncias e ficou em terceiro no grid, outra surpresa. Mas disse que as primeiras voltas serão caóticas por causa dos… pneus, claro. Os três que ficaram atrás dele também surpreenderam e foram para a cama de madrugada com sorrisos gigantescos: Gasly em quarto, Albon em quinto e Sargeant em sexto. O americano tinha como melhor posição de largada um décimo na Holanda. Fez uma ótima classificação e com a Williams andando muito bem lutará por pontos na corrida. É só não bater em nada nem ninguém.

Por fim, Bottas e Magnussen entre os dez primeiros também merecem aplausos. Notem que no top-10 há pilotos de oito equipes diferentes. AlphaTauri e McLaren foram as únicas que não chegaram nem perto. E, aí, outra surpresa: o mau desempenho de Norris e Piastri, que fazem uma segunda metade de campeonato admirável, mas empacaram em Las Vegas. Não andaram bem em nenhum momento no circuito citadino de Nevada e, segundo Lando, o time errou em não usar um segundo jogo de pneus no Q1. Mas na corrida, segundo o inglês, as coisas tendem a ser diferentes. “Teremos oportunidades de ultrapassagem”, garantiu.

Norris: McLaren decepciona e fica no Q1

Não houve problemas com bueiros ou fichas de pôquer perdidas pela pista, e o segundo dia da F-1 em Las Vegas correu, como se diz, suavemente. Mas é claro que os acontecimentos da véspera continuaram repercutindo. E como Verstappen tem sido o mais bocudo dos últimos dias, claro que a imprensa foi para cima dele. E o holandês não decepcionou na metralhadora de críticas ao evento que a Liberty, dona da categoria, pretende transformar numa espécie de Super Bowl do automobilismo — já aviso: não vai conseguir.

Algumas frases de Max:

FÃS AMERICANOS “Essas pessoas estão em Las Vegas pelas festas, para ouvir música, beber. Isso você pode fazer em qualquer lugar do mundo. Adoro Vegas, mas não para correr de F-1. Venho aqui para comer, beber, me divertir. As pessoas aqui não entendem nada do que estamos fazendo na pista. Ninguém está formando fãs de F-1 aqui.”

MÔNACO X VEGAS“É como comparar a Champions League com uma liga nacional. Mônaco é a Champions League, e qualquer um prefere ganhar a Champions League do que um jogo local.”

VOUCHER PARA COMPENSAR INGRESSOS DE QUINTA“Se me dessem 200 dólares para compra boné e camiseta depois de me expulsarem da arquibancada, eu quebrava tudo.”

TOTO WOLFF“Se fosse o carro dele que tivesse quebrado por causa da tampa do bueiro, ele não diria essas coisas [defender a organização]. Mas já o conheço, não esperava nada diferente.”

O GP de Las Vegas terá 50 voltas e começa às 3h deste domingo. É a penúltima etapa do campeonato. Até agora, a pista não foi esculhambada por ninguém. Nem o evento — com exceção de Max. Uma observação quase unânime é quanto ao asfalto: liso demais. Os pilotos acham que um piso semelhante ao de Jedá, na Arábia Saudita, seria mais apropriado para uma corrida noturna e no frio.

O excesso de atividades promocionais incomoda um pouco, estão todos cansados, mas aparentemente todo mundo está entendendo que tudo “faz parte”.

Este escriba acha tudo exagerado, mas prefere esperar pela corrida para fazer um julgamento. Uma coisa é certa: no embate Esporte x Espetáculo, há uma clara prioridade para o show. Como disse ontem no nosso programete no YouTube, a F-1 não se criou nas últimas sete décadas graças a malabaristas, palhaços, domadores de leão, mulheres barbadas e amestradores de focas.

Que os organizadores de corridas, todas elas, lembrem sempre disso.

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Hoelz
Alexandre Hoelz
6 meses atrás

Eu leio

Antonio Seabra
Antonio Seabra
6 meses atrás

Eu leio sempre !
E (quase) sempre concordo com 100%. Como hoje.

Leon Neto
Leon Neto
6 meses atrás

Normalmente se adestram (amestram) leões-marinhos e não focas. As focas tem movimentação muito limitada fora da agua. São tão inteligentes quanto os leões-marinhos, mas normalmente o que vemos em circos são leões-marinhos. Informação fundamental para esse blog que leio sempre.

Guilherme
Guilherme
6 meses atrás

Leio sim, tambem, continue por favor!
Mas que esta F1 que estao oferecendo eh uma merda, ahh, isto eh! Os pilotos tem que se comportar como freiras, se um olhar de cara feia para o outro eh punido, os resultados da pista nunca sao garantidos, precisam esperar o “sob analise” para comemorar, as ultrapassagens dependem da asa movel, os engenheiros do box sao mais importantes que os pilotos…. nao sei se vou renovar meu contrato para o ano que vem para continuar assitindo!

Formiga
Formiga
6 meses atrás

Eu li…

Marcelo Soutello
Marcelo Soutello
6 meses atrás

Leio sim, mas, calado.

Edson
Edson
6 meses atrás

Mais um humilde leitor desse blog, espero continuar prestigiando o escriba por muito tempo

Marcio
Marcio
6 meses atrás

Max está ficando bocudo. Ui, que meda!
Esses garotos só pensam em pneus, down force, graining e recordes desde as fraldas. Dificilmente fazem uso da própria imagem para falar sobre algo sério e importante para a vida nessa rocha errante superpopulada, exceção honrosa feita a Lewis Hamilton e sua luta contra o racismo.
Alguém se lembra de mais alguém?
Pessoas medíocres falam de pessoas. Pessoas medianas discutem acontecimentos. Pessoas superiores falam de ideias.

Last edited 6 meses atrás by Marcio
Fantástico
Fantástico
Reply to  Marcio
6 meses atrás

Então aplicando a sua frase a você mesmo, podemos te chamar de medíocre, já que em vez de comentar sobre o quê ele falou, falou foi dele mesmo.
Estamos de olho!

O crítico
O crítico
Reply to  Fantástico
6 meses atrás

Estamos mesmo? Vai falar o quê, sobre coisas tão rasas como as que são as declarações de seu queridinho holandês.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Marcio
6 meses atrás

Excelente autocrítica!

O crítico
O crítico
Reply to  Chupez Alonso
6 meses atrás

Algo que você é incapaz de fazer.

Luccas Neto
Reply to  Marcio
6 meses atrás

O Hamiltom parou com aquelas reza braba antes das corridas, felizmente

Ednaldo P.
Ednaldo P.
6 meses atrás

Flávio, deixa de choramingar. “Nós lê mas num comenta”. No mais, parabéns pelos textos e análises. Em tempos de informação via TikTok, um pouco de caractere não faz mal a ninguém. P.s: Sugestão: Lançar em vídeo o mesmo texto escrito. P.s2: Esqueça a sugestão, pois provavelmente os vídeos alcançarão os Bolsominions.

Tales Bonato
Tales Bonato
6 meses atrás

Continuarei não lendo seus textos razoáveis.

SQN

Marcelo Alves de Castro
Marcelo Alves de Castro
6 meses atrás

Lemos sim!!!
Não se atreva a sumir daqui.

Fernando
Fernando
6 meses atrás

Primeiro ainda existe pessoas que gostam de ler, textos com mais de 5 palavras, sem erros de português ou gírias. Então se você ainda tiver vontade, não pare com esse blog, nem sempre consigo ver você no “Vocetubo”, no entanto aqui basta dois cliques e leio tudo. Quanto ao treino foi divertido na minha opinião, mas já sabemos o resultado de amanhã: Max e o resto.
Saudações Araxaenses!!!!!

robertão
robertão
6 meses atrás

Formula 1 e bueiro….. uma metáfora irresistivel

CHAGAS
CHAGAS
6 meses atrás

Olha não querendo pegar no pé, mas impossível não entender o quanto Max esta incomodado com Las Vegas e se esforça cada vez mais em “causar” esse fim de semana. Tanta coisa que o blogueiro esqueceu de mencionar o entrevero entre ele e Ocon no Q1. Quase bateram com direito a acusações de lado a lado.
Como esperado Ocon se queixou via radio por não conseguir passar de fase, e mais esperado ainda o nº 1 do mundo novamente ligando o modo “quinta serie birradinho” se manifestando mais ou menos assim “Ele me atrapalhou então eu logo tratei de atrapalha-lo também. Bem feito, ihuuuu, ficou no Q1, Hahaha.”
Quando falo que o rapaz e um juvenil no microfone as Verstappetes que devem ter o QI de uma ervilha não gostam.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
6 meses atrás

Pensar que Watkins Glen International é no mesmo país e sendo desprezado … se bem que grandes circuitos que ajudaram a construir a F1, sumiram para sempre. Interlagos antigo, na minha opinião, era um dos melhores traçados pra velha F1, assim como Nurbürgring, Spa, Monza, Österreichring, Zandvoort, e claro, o velho Silverstone, não aquele remendo que fizeram lá. Foi-se o esporte e a competição que realmente emocionavam fãs. Hoje é só showzinho.

Vander
Vander
6 meses atrás

Claro que lemos, estava aguardando ansiosamente sua análise Flavinho!

TIAGO DUARTE
TIAGO DUARTE
6 meses atrás

Demorou mesmo! Ainda há leitores diário assíduos, Flávio. Só hoje entrei umas quatro vezes esperando a resenha da qualificação. Jornalistas esportivos que escrevem como você são raros hoje em dia. Obrigado por continuar escrevendo

Victor
Victor
6 meses atrás

Eu leio sim. Abro todo dia o blog pra ver se tem post novo

Luccas Neto
6 meses atrás

Fazer pole é uma coisa, já VENCER CORRIDAS É UM NEGÓCIO BEM DIFERENTE?

O crítico
O crítico
Reply to  Luccas Neto
6 meses atrás

Isso é uma afirmação ou uma pergunta?

Edward Fernandes
Edward Fernandes
Reply to  O crítico
6 meses atrás

Pergunta. Tem ?????????????? no final.

Paula Torres
6 meses atrás

A primeira foto me lembrou a canção THE LADY IN RED. Lec daria prum bom ator já que como piloto não é lá essas coisas.

Rafael Favoreto
Rafael Favoreto
6 meses atrás

Eu sou ninguém!

E o GP só tá completo com a opinião, comentários e sarcasmo do FG! Nada de “jornalismo” a favor e tentativa de emoção em tudo.

José Maurício Nunes
José Maurício Nunes
6 meses atrás

Se entendi bem, o Sainz foi punido por ter atropelado um indefeso bueiro.
Existe algum movimento internacional de defesa aos bueiros, e eu não estou sabendo??

Foc
Foc
Reply to  José Maurício Nunes
6 meses atrás

Olá, não. Ele foi punido por troca de equipamento. E o regulamento diz que se trocou tem punição. Não existe julgamento de mérito ou motivo.
Claro que o FG pode discorrer melhor sobre isso.

Isaac
Isaac
6 meses atrás

Sempre leio, caro escriba, não duvide de nós, leitores, que não temos tempo para os vídeos. Leclerc, infelizmente, vai se acidentar sozinho, entregando a corrida para… Sainz! Verstappen, seria favorito se o Sainz não estivesse tão bem neste circuito e se não tivesse uma ou duas bandeiras amarelas que devem acontecer durante a corrida. Nelson Gonçalves apostaria no Hülkenberg, 27, apesar do carro dele não ser vermelho, e se o número do carro do Russel fosse 17 eu apostaria nele. Abraço!

Marcos Bassi
Marcos Bassi
6 meses atrás

Tenho vontade de conhecer vários lugares no mundo…esse não. Quem gosta de Elvis, e eu gosto, sabe que ele teve uma carreira até 1970. Depois foi só ladeira abaixo na cafonice e Vegas ajudou. E nada mais constrangedor para um fã, do que sósias de Elvis. Se é pra ficar no cafona, vamos de original. Luzes neon…eita anos 70. E dizer que eu assistia Vegas, um seriado só para os mais velhos, e pensava, deve ser legal essa cidade. As corridas nos EUA de F1, deveriam ser permitidas só em Austin, eu gostava de Indianápolis (desculpem…mas gostava) e deveria experimentar Laguna Seca. O resto é Fórmula Indy…

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo
6 meses atrás

VER só disse verdades. Ponto para o holandês.

Chupez Hamilton
6 meses atrás

Verstappem é um dos raros desportistas que demonstra educação e inteligência ao falar, mas ele tá irritado com Vegas acho que a filha do Piquete tá dando uma dura nele, Max é o melhor piloto da F1 e também o mais sortudo já se livrou do Sainz e é só olhar pro lado no grid que o pangaré LecLec vai se virar de medo e abrir as pernas na primeira curva, a corrida ainda mas se não acontecerem mais merdas como as do bueno, digo, bueiro, será umas das provas mais maravilhosas da história da Fórmula Um. E Max desmascarando Tottó Wolf não tem preço.

Last edited 6 meses atrás by Chupez Hamilton
O crítico
O crítico
Reply to  Chupez Hamilton
6 meses atrás

Racista assumido é isso aí! E quero ver seu queridinho desmascarar é o marko.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  Chupez Hamilton
6 meses atrás

Vixi…um Chupez genérico…

Plinio
Plinio
6 meses atrás

Vendo os carros andarem a pista não pareceu ruim. Em todo caso, a F1 atual em pistas de rua pode ser bem problemática. Talvez uma certa agitação torne a corrida interessante. O que não deve mudar é o Max sumindo na frente.

Tiago Tertuliano
Tiago Tertuliano
6 meses atrás

👏👏

Lucius Périssé
Lucius Périssé
6 meses atrás

Eu leio sempre….

Luis Claudio M Oliveira
Luis Claudio M Oliveira
6 meses atrás

A escolha de pistas de rua em detrimento de circuitos tradicionais, assim como a espetacularização de tudo ligado à F1 ainda vão cobrar seu preço nos quesitos qualidade e segurança do esporte.

Last edited 6 meses atrás by Luis Claudio M Oliveira
Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 meses atrás

E na roleta da Corrida, vou de 1 vermelho.

IMG_6565.jpeg
Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 meses atrás

Calma que tem mais…

Last edited 6 meses atrás by Chupez Alonso
Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 meses atrás

E deu 16 preto!

Bingo!!!

Menção honrosa também para o Hamilton, que na luta pelo vice, vai largar na frente do Pérez.

Pena que atrás do Russel, Gasly, Albon, Sargeant, Bottas, Magnussen…

Acontece nas melhores famílias de Londres.

IMG_6575.jpeg
O crítico
O crítico
Reply to  Chupez Alonso
6 meses atrás

Racista enrustido é assim mesmo.

André
André
6 meses atrás

Como assim, “ninguém lê”?
Leio desde o início e sempre aguardo a postagem.

Rodrigo David Nascimento
Rodrigo David Nascimento
Reply to  André
6 meses atrás

Eu também

José Esteves
José Esteves
Reply to  Rodrigo David Nascimento
6 meses atrás

Eu também! 👍

Baumann
Baumann
Reply to  André
6 meses atrás

É que o Flávio anda carente, aí diz que ninguém lê só para nós dizermos que lemos!!!