ÁLBUM (SOBRE RODAS) DE FAMÍLIA

SÃO PAULO (feliz ano novo, muita paz e saúde etc.) – Começando o ano com a mensagem do Anderson Grzesiuk e a foto maravilhosa. E dando uma de instagramer para conseguir “engajamento”, as perguntas insuportáveis… Quem aí já teve um TL? Quem aí já andou num TL? Quem aí quer andar num TL? Quem aí sabe o que é TL?

Prezado Flavio, segue aqui minha contribuição ao “Álbum de Família”: meu pai, Sr. Hipólito Grzesiuk, dirigindo seu reluzente TL 1600 durante a Festa de São Cristovão em Cafelândia (PR), em 1975. O cabeça branca que aparece na janela atrás dele é este que vos escreve!

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo F.
Paulo F.
3 meses atrás

Andei muito de TL. Minha tia era dona de um vermelho. Foi comprado depois de uma Variant que capotou indo de SP para Campinas. Ninguém se machucou , mas foi perda total. A escolha pelo TL era que ele mais estável (?) que a perua. Como o Roberto falou : Tudo é festa quando se é criança!

Roberto Borges
Roberto Borges
3 meses atrás

Bons tempos…
Viajei de São Paulo para o Rio em um do meu tio. Meus primos e eu no banco traseiro, uma farra, tudo é festa quando se é criança!
Fora essa viagem, andei e várias outras oportunidades. Era bem legal e traz boas lembranças!

Leandro
Leandro
3 meses atrás

Meu pai entregava pão em um modelo destes laranja.

Muitas vezes eu comi a casca do pão mandi ali atrás kkkk

Roberto Ceconello
Roberto Ceconello
3 meses atrás

TL significa TERESA LOUCA.

Ricardo
Ricardo
3 meses atrás

TL marrom pra não aparecer a terra vermelha da região!

Thiago Bosco
Thiago Bosco
3 meses atrás

O VW mais lindo de todos os tempos depois do SP2… eu acho até mais bonito que os Karmann Ghia

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
3 meses atrás

Opa… Meu Pai teve, um TL 1.600 Azul Pavão. O carro teve um fim trágico numa batida de média monta (meu Pai não se machucou) em uma esquina numa via de bairro, um infeliz atravessou a sua frente de maneira indevida e o choque foi inevitável. Tive que ir na casa do meu Tio Dilvo ver o carro batido. Faz tempo… preciso fuçar nas fotos de meu Pai, provavelmente temos fotos de Variant, TL, Brasília, Passat, Voyage, Corcel, Escort e outros, até mesmo um Fusca (Itamar Azul metálico- que nunca deveria ter sido vendido).

Carlos Jose Pimenta Franco
Carlos Jose Pimenta Franco
3 meses atrás

O Pai de um calega de infância comprou um TL certa vez, a turma toda ia pra dentro do TL e ficava brincando, mas o que não posso deixar de comentar é a cor desse TL da foto. A famosa OCRE MARAJO (assim mesmo?). Cujo meu pai teve uma Variant (OCRE MARAJÓ RSRS).

Irinaldo Barros
Irinaldo Barros
3 meses atrás

Vamos responder:
Quem aí já teve um TL? Não tive.
Quem aí já andou num TL? Não tive essa oportunidade, mas andei numa Variante, lindissima.
Quem aí quer andar num TL? Gostaria sim.
Quem aí sabe o que é TL? TL (Touring Luxo) é esse simpático carro da VW, Em Agosto de 1970 eles começam a aparecer nas concessionário brasileiras, sendo ANO 1970, MOD 1971, com motores 1.6 ou VW1.600. Em Agosto 1975 sua prudução foi encerrada para o mercado interno e em Dezembro de 1975, terminou para o mercado externo (TL 4 portas).

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
3 meses atrás

Meu avô teve um. 1600, azul calcinha. Acabou ficando na roça, deram baixa no documento e no fim foi vendido a quilo no ferro-velho. Mesmo sem o banco da frente, carregando até porco, eu sempre percebi que era um modelo mais requintado da marca. A carburação dupla, o painel com relógio, coisas que o Fusca de ir na cidade não tinha.

Geraldo Papa
Geraldo Papa
3 meses atrás

Olhando para o fiat Fast Back, não consigo deixar de lembrar do TL … Meu tio teve uma TL Azul, 4 portas ….Quando vendeu, arrependeu até o último fio de cabelo ..

Sergio
Sergio
3 meses atrás

Corrigi a cor dessa foto mas não sei como reenviá-la para quem quiser.

Gilberto H
Gilberto H
3 meses atrás

Saudade do meu TL 1971 azul calcinha frente alta. Foi alagado na tragédia de Petrópolis do ano passado (retrasado?). Não tinha como eu cuidar dele, então vendi para um cara que tem coleção de carros que o restaurou. Tá bonitão de novo.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
3 meses atrás

Eu tive um TL igual a esse, mas 1972. Foi meu segundo carro, o primeiro foi uma Variant 73, que durou pouco, menos de 1 ano, e terminou num acidente besta. O meu era cor de laranja ou cor de abobora (sei lei, feio pra caramba), mas estava pouco rodado e foi o primeiro carro comprado com meu dinheiro.
O VW TL (Touring Luxo), 1600 com 2 carburadores e ventoinha plana, 65 HP, andava direitinho pra época. Não era difícil chegar a 140 km/h no velocimetro, e se houvesse uma descida ou vento a favor (rs, rs) chegava a 150.
Aos poucos fui customizando, retirando os cromados, rebaixei frente e traseira, coloquei rodas de Brasília com pneus radiais. Ficou menos feio e mais gostoso de andar.
As unicas 3 fotos que eu tinha dele mofaram, só sobrou uma, assim mesmo bastante comprometida.
Fiquei 2 anos com ele, assim que terminei de pagar troquei por um Dodge Polara 1976, e um ano depois por um Polara 1978, esse sim, quase novo.
Vendi o TL para um amigo do meu pai, que, pelo que soube, transformou o carrinho em Buggy.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
Reply to  Antonio Seabra
3 meses atrás

Esqueci de dizer: na mesma época meu pai tinha um TL 72 vermelho, muito inteiro, comprado de um cidadão chamado Perlópidas Guimarães Brandão Gracindo, que era o nome verdadeiro do ator conhecido pelo pseudônimo de Paulo Gracindo

O crítico
O crítico
4 meses atrás

Aqui em Belo Horizonte o TL era um dos preferidos dos taxistas, em duas ou quatro portas. Andei muito neles, quando criança, por causa disso. Todos amarelos, que era a cor dos táxis da época na cidade (hoje são brancos).

Wagner
Wagner
Reply to  O crítico
3 meses atrás

No estado do Rio os taxistas gostavam do “Zé do Caixão”. Até o fim dos anos 70 boa parte dos táxis de Petrópolis era desse modelo.