IMOLINHAS (1)

Tempos em Ímola: finalmente Red Bull mal!

SÃO PAULO (gostamos) – Finalmente uma novidade. Abro o resumão de hoje com os tempos, em vez de uma foto linda, porque é nessa tabela que está a chave para o GP da Emilia-Romagna em Ímola. A Red Bull foi mal! E muito mal. Verstappen em sétimo a mais de meio segundo de Leclerc é coisa demais. Há explicações? Várias.

A começar pela Ferrari. O pacotão aerodinâmico que a equipe inaugura na Itália funcionou. Verdade que Sainz ficou longe de Charlinho, mas a referência tem de ser o mais rápido, não o mais lento. E deu Leclerc nas duas sessões livres — este fim de semana não tem Sprint, é treino para valer, andar o máximo possível, avaliar tudo que der.

Muita gente está com novidades em Ímola, e Ferrari e Mercedes foram as que saíram mais otimistas depois de duas horas de prática, testando tudo que foi trazido para a abertura da temporada europeia de 2024. A Red Bull também atualizou o carro, mas Verstappen odiou tudo. Não conseguiu encaixar uma volta boa, falou que o carro dança para todos os lados e está muito fácil cometer erros. E ele cometeu vários, passeando na brita mais de uma vez. Resumo de seu dia, em suas palavras: “Temos de trabalhar muito se quisermos ser competitivos aqui”.

O que fez a Red Bull andar mal? Talvez as características de Ímola, um circuito muito ondulado que exige que os carros fiquem um pouco mais altos em relação ao solo. O RB20 parece sofrer mais que os outros nessa situação. E ainda tem o vento forte, de rajadas, que atrapalha. Mas o vento está lá para todo mundo, alguém há de argumentar, com razão. Só que carros mais sofisticados em termos aerodinâmicos acabam sendo mais afetados.

Sainz: não tão bem quanto Leclerc, mas otimista com a “nova” Ferrari

O tempo de Leclerc na segunda sessão foi de 1min15s906. O monegasco foi o único a andar abaixo de 1min16s, deixando o segundo colocado, Piastri, a 0s192 de distância. É bastante, por se tratar de uma pista com voltas curtas no cronômetro.

Surpresa do dia foi Tsunoda em terceiro. A cada corrida o japonês da Vai Querer Sua Via? reforça a impressão de que seu futuro está garantido na categoria, seja onde está, seja na Aston Martin no futuro, com o apoio da Honda. Outro que andou direitinho foi Oliver Bearman com a Haas, no primeiro treino livre. Está sendo preparado para assumir um carro da equipe no ano que vem, com o apoio da Ferrari, dona de seu passe.

A Mercedes foi bem com Hamilton e Russell em quarto e quinto. Lewis elogiou o carro, falou em “direção certa” nas atualizações e sonha com pódio. Algo que está distante da Aston Martin, porém. Alonso disse que ainda tem de avaliar direito as modificações feitas nos carros verdes, mas descartou brigar lá na frente.

A classificação amanhã é muito importante, porque Ímola não é um circuito de ultrapassagens fáceis. A torcida da Ferrari, depois do resultado de hoje, estará em peso nas arquibancadas do velho autódromo empurrando seus pilotos, festejando Hamilton — que estará de vermelho no ano que vem — e zicando Verstappen.

Vamos ver se o holandês será capaz de tirar algum coelho da cartola. Mas ainda que a Red Bull não faça a pole e ande mal no fim de semana, cuidado antes de decretar a decadência da equipe. É apenas a sétima etapa do Mundial. Max ganhou quatro das seis disputadas. Ano passado, foi mal em Singapura. No resto, foi bem em todas. E não teve GP da Emilia-Romagna. O time tem uma cota de pistas onde não será dominante neste ano, é normal. E são poucas. Pode ser que Ímola seja uma delas.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jader
Jader
1 mês atrás

Pelo jeito teremos emoção nesse final de semana. Previsão de corrida boa.

Wellington
Wellington
1 mês atrás

Flávio,

Com os atuais níveis de audiência, por mais quanto tempo vc acha que a Band vai conseguir manter a transmissão da F1 em TV aberta?

Edison
Edison
Reply to  Wellington
1 mês atrás

Vou dar o meu pitaco, acho que quando terminar o contrato eles não renovam

Luis Felipe
Luis Felipe
1 mês atrás

Engenheiros da Red Bull no zap do time depois do treino de hoje:
“Adrian? Adrian?”

Adrian left the chat.

Junior
Junior
Reply to  Luis Felipe
1 mês atrás

Tenho a impressão que Adrian respondeu.

Luis Henrique
Luis Henrique
1 mês atrás

Mas eu estu torcendo pruma vitoria do Sainz…pra Ferrari ver denovo a besteira que fez..,

Edison
Edison
1 mês atrás

Aí amanhã na hora do vamos ver o Verstapen consegue uma volta daquelas inexplicáveis e faz a pole, o leclerc erra e fica em décimo.
Tomara que não dessa vez.
Quanto mais atrás a Red Bull ficar melhor para a corrida

Junior
Junior
Reply to  Edison
1 mês atrás

Jogue na Mega-Sena… Senna?

Sandro
Sandro
1 mês atrás

Olho no Lanceeeee!
Em alguma pista a Red Bull não seria dominante.
A pista ondulada parece ter afetado o desempenho da Red Bull.
E a Ferrari muito bem.
E esperar o que vai acontecer no TL3 e, claro, no quali.
E as homenagens para Roland Ratzenberger e Ayrton Senna.

Adriano
Adriano
1 mês atrás

Mais um ponto que pensei… “SE” a Red Bull começar a enfrentar dificuldades com maior frequência — mais em função da melhora de Ferrari — observar o comportamento do Verstappen será intrigante. Não me recordo dele passar por um “perrengue” muito longo desde que atingiu a ascenção em que se encontra.

Vai ser interessante ver como o jovem se comporta e como uma totalmente expeculativa fase-não-muito-boa-da-red-bull vai inclusive impactar qualquer decisão restante na movimentação de pilotos para 2025.

Uma “temporada” de dificuldades seria uma ótima oportunidade para o Verstappen “provar seu valor como piloto”, como líder em situações adversas, ainda mais, rumo a um futuro que pode ser ainda mais brilhante.

O crítico
O crítico
Reply to  Adriano
1 mês atrás

Ah, eu também gostaria de ver o comportamento do boca de tilápia ao enfrentar de novo piloto/carro competitivos, como em 2021, mas segundo coleguinha aqui do blog isso não o afetaria em nada, porque agora ele tem muito “wins appeal”.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  O crítico
1 mês atrás

Caro coleguinha! Max, pelo visto, também tem “poles appeal”.

#RumoAoTetra

O crítico
O crítico
Reply to  Vai Vettel!
1 mês atrás

“Poles appeal” é maisi lindo do que “wins appeal” Ti bunitinho o coleguinha bolando em ingrês. Por isso, fica a sugestão: já que sua razão de ser aqui nesse blog por enquanto só vai de McLaren antiga, mude seu apelido e homenageie seu novo ídolo, e ainda em ingrês típico do seu. Passe a se chamar de Go Tilapia Mouth!

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  O crítico
1 mês atrás

O meu apelido será mostrado até não haver mais chances de Vettel voltar. E quanto ao teu ídolo: os poucos recordes que ainda restam, estão sendo igualados e serão superados por um simples motivo… não existem recordes imbatíveis! Vide o cinco títulos de Fangio e as 65 poles de Senna.

O crítico
O crítico
Reply to  Vai Vettel!
1 mês atrás

OK, que tal então mudar para “Go Vettel!”? Você está se dando tão bem com o ingrês, vai ser um new appeal (se me permite) pro seu apelido! Quanto a ídolos, desculpe, mas não os tenho, sou muito crítico em relação a isso. Tenho, sim, admiração por muitas pessoas, mas nunca a ponto de usar seus nomes em meu apelido. Airton, eu o reconheço como o piloto que foi, assim como os outros de mesmo nível que vi e vejo correr, inclusive o boca de tilápia. Mas não sou um admirador de ambos, não, por questões comportamentais deles e até dos seus fãs. Por isso, também não tenho qualquer preocupação com recordes de x, y ou z, algo a que nunca fiz menção aqui, ao contrário do que uns ou outros querem fazer crer.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  O crítico
1 mês atrás

Vai Vettel possui mais arranque!
Explique, então, porque tanta aversão em relação a Verstappen, que está surpreendendo e encantando tanta gente? Isso parece coisa de viúva.

O crítico
O crítico
Reply to  Vai Vettel!
30 dias atrás

Olhe, não posso ter qualquer simpatia por quem vive na órbita do motorista do capetão. Isso seria suficiente para você? E, digo mais, amiguinho, se a minha aversão parece coisa de viúva, os seus encantamento e deslumbramento parecem coisa de esposa, concubina, amante, namorada…

Last edited 30 dias atrás by O crítico
Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  O crítico
28 dias atrás

Calma…

Adriano
Adriano
1 mês atrás

Vai ser interessante acompanhar os treinos e a corrida. Pista estreita, mais áreas de escape com britas, muros relativamente próximos. Acho que pode haver safety-car na corrida, o que pode embaralhar um pouco a ordem das forças, como aconteceu em Miami.

Leandro Batista
Leandro Batista
1 mês atrás

Acho que será mais um fim de semana pros touros minimizarem perdas. O carro tá horrivel e achar meio segundo de um dia pro outro é praticamente impossivel. Eu nao diria decretar falencia, mas que o energetico ali esquentou não da pra esconder….

Edison
Edison
Reply to  Leandro Batista
1 mês atrás

Será que a marmita azedou?