IMOLINHAS (3)

Norris e Verstappen: juntos na chegada e nos abraços

SÃO PAULO (é mais gostoso assim) – Max Verstappen venceu o GP da Emilia-Romagna e chegou a cinco vitórias em sete corridas neste ano. Foi a mais difícil de todas. O holandês viu a bandeira quadriculada em Ímola com menos de 1s de vantagem para o segundo colocado, Lando Norris, da McLaren. Com dificuldades desde os treinos da sexta-feira na pista italiana, a Red Bull desta vez teve de contar muito mais com o talento de seu piloto do que com a qualidade do carro para ganhar de novo. E Max não decepcionou. Fez a pole e venceu, superando as adversidades técnicas com incrível capacidade de adaptação e com a frieza de sempre. Charles Leclerc, da Ferrari, terminou em terceiro, um prêmio de consolo para a torcida local.

Verstappen lidera o campeonato com 161 pontos. Leclerc agora é o segundo, com 113, seguido por Sergio Pérez, com 107. Norris foi a 101 e ameaça o mexicano. Sainz fecha o top-5 com 93. A próxima etapa acontece domingo que vem em Mônaco.

Início de prova em Ímola: Max mantém a ponta, decisiva para a vitória

Se no ano passado o GP de Ímola foi cancelado por causa das chuvas e das enchentes na região, neste ano o clima foi generoso. Fez sol e calor nos primeiros dois dias do evento, e hoje não foi diferente: sol, 25°C, céu azul com uma nuvenzinha aqui, outra ali. Como diriam os antigos locutores de rádio, uma bela tarde para a prática do esporte bretão.

Verstappen mandou o sapato na largada, como de costume, e tentou se distanciar de Norris para fugir da asa móvel do inglês da McLaren na fase inicial da prova. Os seis primeiros colocados se mantiveram nas posições originais. Aliás, dos 20 que largaram 12 ficaram onde estavam no grid. Chamou a atenção o mau começo da dupla da Aproxima ou é Senha?, Tsunoda e Ricciardo. Ambos perderam duas colocações nos primeiros metros, comprometendo seus resultados finais.

As seculares dificuldades de ultrapassagem em Ímola apresentaram suas credenciais nas primeiras voltas. Ninguém passava ninguém, mesmo com o artifício das asas que abrem para dar uma mãozinha. Em sete voltas, Max já tinha 1s8 de vantagem sobre Landinho, o influencer. A fila indiana seguia atrás do líder, sem que alguém arriscasse alguma manobra mais ousada. A ordem geral era esperar pelos pit stops.

McLaren muito perto: faltaram umas duas voltas para Norris atacar

Na turma do fundão, as paradas começaram logo, na volta 8. Todos apostavam num safety-car para ganhar algum terreno. Gasly, Bottas e Alonso foram os primeiros. Albon também trocou seus pneus – duas vezes, porque uma roda ficou solta na primeira parada. Na sequência, Ricciardo e Tsunoda. Com exceção do australiano e do japonês, que lutavam por pontos, os demais eram meros coadjuvantes.

Tirando os ataques – tímidos – de Piastri para cima de Sainz, o quarto colocado, os demais cuidavam de suas posições sem abusar muito. Oscar chegou a se aproximar bem da Ferrari do espanhol algumas vezes, mas sem tentar algo muito concreto que fosse além de colocar a imagem de seu carro no retrovisor do adversário.

E Sainz não se assustou.

Leclerc: longe da vitória, pelo menos levou um troféu

Na volta 18, Pérez, quase dormindo, foi passear na brita. Mas conseguiu voltar e não perdeu posição nenhuma. Seguiu em oitavo, perdendo totalmente o contato com Hamilton, o sétimo. De vexame no fim de semana já bastava não ter passado ao Q3.

Russell, o sexto, parou na volta 22. Como quase todo mundo, estava de pneus médios desde o início e colocou os compostos mais duros – na largada, Gasly e Alonso foram de macios; Pérez, Zhou e Sargeant optaram pelos duros. Norris parou na 23ª. Piastri, na seguinte. Verstappen, na 25ª. O holandês voltou em quarto, atrás de Leclerc, Sainz e Hamilton, que decidiram ficar na pista e esticar um pouquinho mais seus stints. Max recuperaria a ponta tranquilamente quando os três primeiros fossem para os boxes.

E assim foi. Leclerc parou na 26ª volta. Sainz, na 28ª. Hamilton, o segundo colocado àquela altura, veio junto. Era uma corridinha clássica de uma parada só. Verstappen, então, reassumiu a liderança. Nessa brincadeira, quem se deu mal foi o espanhol da Ferrari #55, que voltou bem atrás de Piastri. Nas quatro voltas a mais em que ficou na pista em relação ao jovem da McLaren, Sainz acabou perdendo a posição — bobeada da equipe italiana.

Pit stops da maioria concluídos, Verstappen, Norris, Leclerc, Piastri, Sainz, Russell, Pérez, Stroll, Hamilton e Magnussen eram os dez primeiros na volta 32. Desses, Pérez, Stroll e Magnussen eram os únicos que não tinham trocado pneus ainda. A vantagem de Max sobre Norris era superior a 6s5. Um verdadeiro passeio, até ali. Piastri, que tinha se livrado de uma Ferrari graças à estratégia de box, se via às voltas com outra, agora, a de Leclerc. Valia uma posição no pódio, talvez fosse o caso de tentar alguma coisa. Não tentou.

A Red Bull chamou Pérez para box na volta 38. Stroll e Magnussen, os últimos moicanos com a borracha da largada, pararam também. O mexicano começou a remar tudo de novo para pelo menos marcar uns pontinhos. E foi passando quem dava até assumir o oitavo lugar, deixando Tsunoda para trás. Dali não passaria, já que Hamilton, o sétimo, estava meio minuto à frente.

A 20 voltas do final, Leclerc, terceiro, se aproximou perigosamente de Norris. Reduziu a distância para menos de 1s e a torcida ferrarista se animou. Piastri, o quarto, tinha ficado para trás e desistido da luta. Mas não era fácil. Lando e Charlinho tinham pneus com vida útil parecida, apenas três voltas mais novos os do monegasco. Leclerc ainda cometeu um erro besta na volta 47, atravessou uma chicane, perdeu tempo e Norris pôde respirar um pouco. A briga que mal tinha começado acabou. Aquela, pelo menos.

Na volta 53, Russell, sexto, fez uma segunda parada. Perdeu apenas uma posição, para seu companheiro Hamilton. A ideia era tentar a melhor volta da prova para somar mais um pontinho para a Mercedes. Era o que restava para a equipe, apagadíssima em Ímola.

E foi mais ou menos nesse momento, a dez voltas do final, que o passeio de Verstappen começou a ficar um pouco menos sossegado. A diferença dele para Norris começou a cair, com o holandês reclamando muito de seus pneus. Na volta 55, Lando, que já estivera quase 7s atrás, baixou essa distância para 3s.

Uma briga pela vitória nas últimas voltas, por que não? Seria uma justa recompensa ao público, depois de uma corrida tão aborrecida. Na volta 57, faltando seis para o fim, o cronômetro apontava 2s entre Max e Lando. O tricampeão tinha dificuldades para segurar seu carro na pista. Ele saía muito de frente e o inglês se aproximava, alucinado. Finalmente o GP da Emilia-Romagna ficou legal.

Mas Norris tinha um problema. Ele só conseguia descontar a diferença à base de migalhas. Precisava chegar rápido, diminuir a distância para menos de 1s e abrir a asa para tentar alguma coisa. E a corrida estava terminando.

Na última volta, Max passou pela linha 1s07 à frente do inglês. Norris colou. Faltavam poucos metros para a bandeirada e a chegada seria muito próxima.

Foi. Verstappen recebeu a quadriculada 0s725 à frente de Norris. No fim das contas, não deu tempo para o inglês atacar de verdade. “Tudo que eu precisava era de mais uma ou duas voltas, aí eu pegava ele”, falou o piloto da McLaren pelo rádio. “Dói muito perder uma corrida assim.”

Acabou sendo na conta do chá para Max. Leclerc foi o terceiro completando o pódio — o primeiro da Ferrari em Ímola desde a vitória de Michael Schumacher em 2006. Depois, nos pontos, vieram Piastri, Sainz, Hamilton, Russell (que fez a melhor volta, afinal), Pérez, Stroll e Tsunoda.

Max venceu pela 59ª vez na carreira. Como ao fazer a pole ontem, comemorou com um pouco mais de entusiasmo que o normal. Sabia que tinha sido uma vitória de piloto, mais do que de carro. “No começo consegui abrir um pouco e com os pneus médios estávamos bem. Mas os duros, no fim, não estavam funcionando bem, meu carro escorregava muito. Por isso estou muito feliz de vencer aqui. A gente mudou muito o carro de sexta-feira para hoje”, disse.

Ímola não foi uma boa pista para ele e para a Red Bull. E, ainda assim, o cara fez a pole e ganhou. Quando falta carro, sobra piloto.

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Antonio Seabra
Antonio Seabra
3 meses atrás

Tenho a impressão de que Max controlou a distancia, salvando pneus para uma eventual disputa no final. Quando foi necessário ele igualou os tempos de volta do Norris. E teria “gás” (pneus) pra se defender, se houvessem mais 2 ou 3 voltas.

Luis Henrique
Luis Henrique
3 meses atrás

Vale a pena destacar que o baixinho Tsunoda tá deixando o grandalhão Riccardo prá trás

Henrique
Henrique
3 meses atrás

O Critico nem deu as caras por aqui…

Junior
Junior
Reply to  Henrique
3 meses atrás

O cara cismou com a decisão de título de 2021.

O crítico
O crítico
Reply to  Junior
3 meses atrás

Só eu, juninho?

Junior
Junior
Reply to  O crítico
3 meses atrás

Meu caro, entenda de uma vez! O resultado do referido GP (e seus desdobramentos) jamais será mudado!

O crítico
O crítico
Reply to  Junior
3 meses atrás

O que não impede que suas causas e consequências sejam discutidas e que eu tenha que aceitar o resultado, ainda que isso não vá afetar em absolutamente nada a minha vida.

Junior
Junior
Reply to  O crítico
3 meses atrás

Fique à vontade.

O crítico
O crítico
Reply to  Henrique
3 meses atrás

Serve?

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Murillo Veiga
Murillo Veiga
3 meses atrás

Imola não deveria estar no calendário da F1. A pista é muito estreita para os carros atuais. Eu até entendo a pista ter sido utilizada de forma emergencial durante a pandemia, mas nunca deveria ter ficado de forma fixa no calendário.

Bob
Bob
3 meses atrás

O Oscar Piastri, 22 anos e no seu 2° ano de f1, só precisa aprender a administrar os pneus, quando conseguir vai papar o Lando Norris, claro, se o pai do Lando deixar e o Zak aceitar. Esse moleque deveria ir para a Red Bull.

Muchacho
Muchacho
3 meses atrás

Max está se constituindo em um dos pilotos mais fodões da história da F1, nunca gostei dos momentos em que passou do limite da responsabilidade da segurança, lembra a parte negativa do estilo Senna. Max está pilotando de forma mais limpa e inteligente a cada dia.

GUs
GUs
3 meses atrás

Faltou umas 3 voltas para ser uma corrida eletrizante; mas – mesmo assim – acho que Max não seria ultrapassado, ele está no auge dos poderes, incrível como tira tudo daquele carro.

Barreto
Barreto
3 meses atrás

A pista é histórica, num local muito bonito e atrai uma torcida apaixonada, mas diante de carros tão grandes quanto uma pickup 3500 ela ficou muito defasada.

Fabio Santana
Fabio Santana
3 meses atrás

Como sempre textos primorosos.

Sandro
Sandro
3 meses atrás

Max tirou dois coelhos da cartola, no quali e na corrida!
A diferença de desempenho entre Max e Sérgio foi assustadora!
Talvez – talvez – se a corrida tivesse mais duas voltas Lando passasse Max. Talvez.
Se Lando forçasse um pouco mais o ritmo no início da corrida o desfecho talvez fosse diferente. Difícil saber. Puro achismo.
Em 2005 Schumacher muito mais rápido que Alonso não conseguiu passar El Fodon de las Astúrias nas últimas voltas daquela corrida. Fernando se defendeu muito bem!
1985: quase a mesma coisa entre Senna versus Prost.

Sandro
Sandro
3 meses atrás

O circuito Dino e Enzo Ferrari falta uma reta longa para que o piloto tenha tempo suficiente para tentar ultrapassar. A reta dos boxes é curta.
Por causa da topografia do lugar e do espaço disponível para o autódromo o traçado é esse, travado.
O ponto de ultrapassagem é (ou era) entre a Variante Villeneuve e a curva Tosa. E mesmo assim já era difícil.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
3 meses atrás

Até que enfim tivemos disputas pelo primeiro lugar, e acho que Mônaco,
será melhor , o braço de Max, e o arrojo de Norris . A sim ,com os
coadjuvantes Leclerc e Piastri.

Lagerbeer
Lagerbeer
3 meses atrás

Assistindo Max estamos vendo historia sendo feita diante de nossos olhos … sem exageros : como quem viu o auge de Cassius Clay, Michael Jordan, Pele … quem viu, viu …

Jao Bom Jovem
Jao Bom Jovem
3 meses atrás

Essa vitória do Max sobre a McLaren mais rápida foi mesmo nível que a vitória de Senna sobre as Williams. Foi talento puro!

Edson
Edson
3 meses atrás

Não daria para alargar um pouco a pista? É muito estreita.
A corrida foi uma procissão, Piastri mesmo bem mais rápido só foi conseguir ganhar uma posição no under cut.

Marcelo Duarte
Marcelo Duarte
3 meses atrás

Pra quem ainda tinha alguma dúvida se o cara é bom mesmo, taí a resposta.

Adriano Reis
Adriano Reis
3 meses atrás

Imola tem um péssimo traçado para a Fórmula 1, gostaria que uma segunda corrida na Itália fosse em Mugello.

Sandro
Sandro
Reply to  Adriano Reis
3 meses atrás

Curva Arrabiata!

guest
guest
3 meses atrás

Dizia-se que o Schumaker ganhava 0,5 segundo por volta em relação ao rendimento de seu carro… nesta corrida, o Max tirou quase 0,9 segundos por volta em relação ao Perez.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
3 meses atrás

Escriba. Corridaço, o 2nd evento mais emocionante que assisti hoje, o primeiro foi uma luta de sumô. Tinha uns véinhos jogando dominó lá na praça, mas eu não sei se aguentaria tanta emoção. A idade bateu (ou seria a noitada regada a álcool e muita dança?) e acabei dormindo 3/4 da corrida, acordei com o narrador berrando sobre a batalha épica pela vitória, comecei a ver aquele roda com roda, mas aí coloquei os óculos e foi meio broxante, nem no DRS o inglês estava. Dizem que ia chegar, mas aí o Verstappen gritou pelo rádio que SE a mãe dele tivesse bolas, seria pai dele. Então eu lembrei da corrida “chata” de Miami. Admita Amigo Escriba.
Bom, tava falando do consumo de álcool antes de assistir esses eventos, tá fazendo muito mal. Tive alucinações de que Vettel, o Vettel, VETTEL POHA, tinha estragado a pintura de uma McLaren e feito um culto evangélico no meio da pista pra um santo novo de uma tal igreja da 6a marcha, aí se ajoelhava, feito os Maias (ou seriam Incas? Astecas quem sabe?) para essa divindade, acho que eu tava dormindo e tive um pesadelo. Não bebo mais.
PS: Um arraso essa Ferrari EVO. Acabou pra RedBull.

Edson
Edson
Reply to  Alfredo Aguiar
3 meses atrás

Nossa… que talento para escrever, vc devia tentar a sorte no stand up

Eder Félix
Eder Félix
Reply to  Alfredo Aguiar
3 meses atrás

Pra ser chato, tem que melhorar muito

Marcos Sousa
Marcos Sousa
3 meses atrás

Se Leclerc não tivesse vacilado talvez fossem 3 disputando na última volta.

Emerson Mossolin
Emerson Mossolin
3 meses atrás

O melhor resumo do fim de semana todo “Quando falta carro, sobra piloto” !!!

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
3 meses atrás

Por essa e por tantas outras, que o apelidei de VELOZTAPPEN.

Luis Henrique
Luis Henrique
3 meses atrás

Classificação bela e disputadíssimo
Mas a corrida foi “meio chata”, aquele 0x0 do futebol sem emoções, mas foi assim porque a pista tem essas cacarteristicas de poucas chances de ultrapassar, não choveu, ninguém bateu provocando safety car, estratégias similares, ninguém fez grandes besteiras, o LEC saiu da pista no mesmo ponto e noesmo momento que há dois anos atrás, não perdeu posição desta vez mas perdeu a chance de lutar com Lando….mas a corrida foi intensa sim disputada palmo a plamo centesimo por centesimo de segundo, que o diga VER pois mais meia dúzia de voltas e ele poderia ser ultrapassado poNOR. o PIA conseguiu recuperar uma posição já foi um feito.
Acho que foi nesse circuito que MaXX Verstappen deu um trepada sobre o carro do L Hamiltom quase o matou…. Depois disso Leuiz Hemiltom mantém uma distância “saudável” de Maxx ….
Abraços, vamos apostar tudo em Mônaco, onde Charl Lecler corre em casa!

Oto
Oto
Reply to  Luis Henrique
3 meses atrás

Não, não, foi em Monza, em 2021.

Luis Henrique
Luis Henrique
Reply to  Oto
3 meses atrás

Exato amigo, terrivel pros pilotos e um expetaculo macabro pro publico, obrigado colega.

Oto
Oto
Reply to  Luis Henrique
3 meses atrás

Por nada Luís

Leandro Batista
Leandro Batista
3 meses atrás

Apanharam o fim de semana inteiro pra achar um acerto razoavel para voltas rapidas. Na corrida o carro era uma incognita. Tanto que se mostrou nao tao bom quando calcou os sapatos mais duros. Mas ai surgiu o braço do piloto.
Mas isso acende um sinal de alerta. Ferrari e McLaren encostaram. E agora, mais do que nunca os touros irão precisar de algo que não tem: um segundo piloto minimamente competitivo.

Plinio
Plinio
3 meses atrás

As questões de segurança tornaram o traçado atual de Ímola pavoroso e a pista ainda é estreita. É uma pista muito ruim para a F1 atual.

Oto
Oto
Reply to  Plinio
3 meses atrás

Horrível, essa e a próxima semana que vem, só Jesus na causa.

Alex
Alex
3 meses atrás

Quando falta carro, sobra piloto. Simples assim…