MAX RING (3)

Russell vence: segunda na carreira

SÃO PAULO (assim gostamos!) – Tudo caminhava para mais uma vitória de Max Verstappen em 2024, até com certa tranquilidade, quando o GP da Áustria virou de cabeça para baixo a 19 voltas do final. Foi na 52ª das 71 previstas para a corrida que o holandês foi para os boxes fazer seu segundo pit stop. Tinha cerca de 7s de vantagem para Lando Norris, da McLaren, o segundo colocado, que parou junto. Em condições normais de temperatura e pressão, a Red Bull faria a troca rapidinho, como costuma fazer, e Max controlaria a prova até o final.

Mas deu ruim no pneu traseiro esquerdo do carro #1. A parada, que normalmente é feita em coisa de 2s, tomou de Verstappen 6s5. Lembram do coelhinho da Páscoa citado no final do textão de ontem? Pois é. Quem mandou dizer que não existe? Já a McLaren realizou o pit stop sem maiores problemas. Os dois, então, saíram colados dos boxes.

Começou ali uma batalha que durou 12 voltas, deixando mortos e feridos. Morto, Norris: teve de abandonar a corrida. Ferido, Verstappen: terminou em quinto. Na UTI: a amizade entre os dois pilotos, estremecida até eles se encontrarem e falarem sobre o assunto. Se falarem.

E a vitória na 11ª etapa do Mundial caiu no colo de George Russell, da Mercedes, que estava mais de 12s atrás dos ponteiros brigões quando eles se tocaram, na volta 64, um furando o pneu do outro. Max ainda conseguiu voltar à corrida. Lando saiu espumando de seu carro. “Ele vai perder muito do meu respeito se não admitir que errou”, diria o piloto depois da corrida. “Nossa amizade? Se ele reconhecer que fez algo estúpido, vou entender. Se insistir que estava certo, acabou.” Verstappen respondeu: “Nós dois estamos irritados, não é só ele. Ele mergulhou muito tarde para passar e eu sei o que fazer nessas situações. Às vezes funciona, às vezes dá errado. Não me movi na frenagem, eu estava me movendo antes de frear para defender a posição. Vamos conversar depois que esfriarmos a cabeça.”

A direção de prova considerou o piloto da Red Bull culpado pelo incidente e lhe aplicou uma punição de 10s em seu tempo total de prova – inócua, já que o sexto colocado vinha muito atrás e ele manteve a posição em que estava quando recebeu a bandeira quadriculada.

A disputa duríssima entre Verstappen e Norris, a responsabilidade de cada um no toque, o caráter de um e de outro, as comparações com situações semelhantes no passado, a amizade entre os dois que pode ter sido sugada pelo ralo da competição, tudo isso será tema de muita conversa nos próximos dias. E é bom que seja assim. Rivalidades são ótimas para o esporte.

Na minha visão, Max jogou duro para se defender, mas dentro dos limites do aceitável. Norris, da mesma forma, fez o que tinha de fazer: atacar, atacar e atacar. Não coloco nenhum dos dois na fogueira da Inquisição. Verstappen, ontem, foi mais esperto e ágil para passar Norris no começo da Sprint. Lando, hoje, preparou demais a ultrapassagem e não conseguiu surpreender o rival.

Penso que tudo isso faz parte das corridas. Um vai culpar o outro. O outro vai culpar o um. Torcedores de um atirarão pedras nos fãs do outro. Torcedores do outro devolverão tijolos nos fãs do um. A guerra verbal nas redes sociais será intensa, com argumentos ótimos de ambos os lados.

Fico com a impressão – olha lá a pretensão! – de quem de vez em quando disputa corridas de carros de verdade, euzinho mesmo. Nessas disputas, ninguém consegue pensar muito e a maioria das ações é intuitiva. Pedir paciência e contenção dos que estão lá dentro brigando por centímetros é querer demais. Muitas vezes não acontece nada. Alguém freia mais tarde, aproveita uma brecha, dáum drible, se vale uma vacilada, e se manda – podemos usar a própria ultrapassagem de Verstappen ontem na Sprint como exemplo. Em outras, o cara se defende com tamanha garra e disposição que, ao final, só resta ao que está atrás reconhecer o empenho do adversário. Me vem à cabeça Ímola/2005, a batalha épica entre Alonso e Schumacher que parece ter durado dias – o espanhol, então na Renault, se segurou na frente e venceu.

Há aquelas em que os dois se dão mal. Senna x Prost no Japão/1989 é o clássico dos clássicos. Hamilton x Verstappen em Monza/2021 também acabou com os dois fora da corrida, um carro em cima do outro. Tem algumas em que um se dá muito bem e o outro, muito mal. Podemos lembrar de Hamilton x Rosberg na última volta do GP da Áustria de 2016, episódio igualzinho ao que aconteceu hoje, com Nico furando o pneu e Lewis vencendo a prova. Em 2021, Hamilton e Verstappen se pegaram em Silverstone, Max se arrebentou na barreira de pneus e o inglês também ganhou.

Não fico apontando o dedo para pilotos em brigas assim, exceto em casos claros de atos voluntários como o de Schumacher contra Villeneuve em Jerez/1997. Foi o episódio típico em que a vilania sai perdendo e o mocinho acaba se sagrando campeão. Ali foi fácil apontar um culpado sem atenuantes. Mas na maioria das vezes tudo acontece em frações de segundo, tempo em que é impossível processar tanta informação para tomar decisões racionais. Vai no instinto. Pode dar certo. Pode dar errado. Para isso, inclusive, há os julgadores.

Hoje, julgaram que Verstappen não podia fazer o que fez. Na freada da curva 3, com Norris tentando passar por fora, deu uma sutil balançada para a esquerda. Lando não aliviou e se tocaram. É uma interpretação. Tão legítima quanto qualquer outra. Na minha visão, os dois lutaram pelo que queriam com as armas de que dispunham. E algumas brigas acabam assim, sem vencedor.

E vou deixar as contendas virtuais para quem quiser esbravejar em seus teclados e celulares, porque agora temos a história de uma grande corrida para contar.

A ela.

Leclerc: mau começo de corrida, zero ponto

Fez sol e calor de novo neste domingo na região de Spielberg, interior da Áustria, onde fica o Red Bull Ring. Estava tudo pronto para uma festa caseira, com Verstappen na pole depois de um sábado de gala – vencera também a Sprint e tudo indicava que faria barba, cabelo e bigode na pista de sua equipe.

A corrida começou seguindo o script, com Max, escolado com o que tinha acontecido na Sprint, pulando feito uma gazela enlouquecida quando as luzes se apagaram. Assim, escapou de qualquer possibilidade de assédio inicial de Norris com sua asa móvel. Foi embora. Na segunda volta, já tinha mais de 1s de vantagem sobre o inglês da McLaren. Charles Leclerc se deu mal na largada e teve de ir aos boxes no fim da primeira volta. Precisou trocar o bico do carro, tocado por Piastri e Pérez. Ali deu adeus à prova.

Na terceira volta, Hamilton e Russell travaram interessante duelo pelo terceiro lugar. Lewis passou, George retomou a posição. Tudo muito civilizado. Na sexta, foi Sainz quem se apossou da posição de Hamilton e avançou para quarto – o piloto da Mercedes foi orientado a deixar o espanhol passar porque na largada tinha levado vantagem sobre ele, extrapolando os limites da pista; melhor fugir de punições, entendeu o time. Mais atrás, Piastri e Pérez brigavam pelo sexto lugar. Oscar se saiu melhor.

Com dez voltas, Verstappen já tinha mais de 4s de vantagem sobre Norris. Na Sprint, foi a diferença que construiu sobre Piastri, o segundo colocado, em 23 voltas. Seu ritmo era muito forte e seguro.

As paradas previstas pela Pirelli começaram na altura da 20ª volta – a dupla da Haas fez seus pit stops um pouco antes, o que daria muito certo para o time americano. Todos os pilotos tinham largado com pneus médios, exceção feita a Guanyu Zhou, que partiu dos boxes com duros. Hamilton e Pérez foram aos boxes na volta 22. Na 23, Sainz e Russell. Na 24, Verstappen e Norris. Piastri assumiu a liderança. A direção de prova saiu aplicando punições: 10s para Alonso, que entrou na traseira de Zhou, 5s para Hamilton, que cortou a linha de entrada dos boxes em sua parada, e mais tarde Pérez tomaria 5s por excesso de velocidade nos boxes.

Hülkenberg: grande corrida da Haas

O #81 da McLaren parou na volta 26. A maioria da turma da frente colocou pneus duros no pit stop. Russell, apenas, optou por um jogo de médios. Na volta 27, com todo mundo já de pneu novo, a ordem era Verstappen, Norris, Russell, Sainz, Hamilton, Piastri, Pérez, Hülkenberg, Magnussen e Ricciardo. Max, que tinha pouco menos de 5s sobre Lando antes da troca, abriu mais de 7s na 30ª volta. Estava tudo sob controle. Aparentemente.

Nessa hora a Ferrari entrou no rádio de Leclerc, que estava em 18º, e mandou uma mensagem curiosa: “Você vai chegar nos pontos, mesmo sem safety-car”, disse a voz. “Quem está falando?”, assustou-se Charlinho, estranhando o sotaque indefinido. Era um coach, recrutado pela equipe para dar uma animada no monegasco. “Vou demitir esse cara. Há limites para picaretagem”, pensou na hora o chefe Frédéric Vasseur, culpando-se pela contratação.

A corrida se estabilizou e parecia rumar para o desfecho mais do que previsível, uma vitória sossegada de Verstappen. Na volta 36, na falta de outra coisa para mostrar, a TV centrou suas câmeras em Ocon e Gasly, que brigavam pelo 11º lugar. Saía faísca entre os dois companheiros que dispensam o companheirismo — se odeiam em francês, ótima língua para xingar os outros. Mas era bom tomarem cuidado. Ambos tinham chances de pontuar, já que a dupla da Haas à frente havia feito suas paradas muito precocemente. E logo depois Magnussen e Hülkenberg foram efetivamente para os boxes, permitindo que os alpínicos entrassem na zona de pontos. Gasly conseguiu passar Ocon na marra e pulou para oitavo. Nos boxes, a direção do time arrancava os cabelos.

Max nos boxes: pneu furou, mas ele continuou

Então as coisas começaram a ficar estranhas. Na volta 40, Verstappen, mais de 8s à frente de Norris, entrou no rádio para dizer que seus pneus, de repente, ficaram ruins. E, de fato, a diferença começou a cair. Na 44, já estava em 6s4. Lando começou a acelerar, sabendo dos problemas do rival. Vai que…

Depois de quase se espancarem na pista, Gasly e Ocon também fizeram suas segundas paradas e voltaram a ficar fora dos pontos novamente, atrás dos dois carros da Haas, Ricciardo e – pasmem! – Leclerc em 11º. “Chamem aquele coach de volta, por favor!”, pediu Vasseur. “Acho que ele tinha razão.”

A segunda janela de pit stops para o pessoal da frente começou na volta 47, quando Russell parou. Sainz veio na volta seguinte. Piastri, na pista, passou Hamilton e assumiu o terceiro lugar. Ambos fariam suas segundas paradas, ainda.

Verstappen foi para os boxes na volta 52. Demorou muito. “Eu pedi para parar várias vezes, os pneus estavam ruins, a estratégia foi uma merda, os pit stops foram ruins Tudo que podia dar errado deu hoje”, contaria depois. Norris veio junto. A parada da Red Bull foi problemática: 6s5. O resultado foi que Lando saiu dos boxes apenas 2s8 atrás dele. E para aumentar ainda mais a tensão no autódromo, Max ainda deu uma escapada na primeira volta com seus pneus médios já usados. Norris, que tinha pneus também médios, mas novos, se animou. Socou o pé e foi para cima. O controle que o holandês tinha sobre a corrida foi para a cucuia. Teríamos uma corrida de verdade nas últimas voltas.

Norris chegou de vez em Max na volta 54, já podendo abrir a asa móvel. A disputa se transformou num mano a mano franco e aberto. Lando atacou na volta 55, Verstappen se defendeu. Para ele, era preciso abrir mais de 1s para escapar do DRS. Não estava fácil, porém. Norris não deixava o #1 fugir de seu campo de visão. Na 58, colou mais uma vez, abriu a asa e preparou o bote. Na volta 59, passou. Mas foi para fora da pista e teve de devolver a posição. A briga continuava. Verstappen, com o carro meio desconjuntado, resistia. Era um jogo duro e bonito, à altura dos protagonistas e da história da F-1.

Na volta 63, nova tentativa. Norris mergulhou e passou, Max se jogou para a área de escape para não bater e voltou na frente. Teoricamente, teria de entregar a posição. Ninguém falou nada, ficou onde estava. E na volta 64, finalmente, o inevitável: os dois se tocaram. Ambos furaram seus pneus traseiros. Norris ainda seria punido com 5s por exceder os limites da pista pela terceira vez. Se tivesse passado e chegado menos de 5s à frente de Max, perderia a prova da mesma forma. Verstappen conseguiu chegar aos boxes, colocou pneus macios para tentar a melhor volta (acabou ficando com Alonso) e voltou em quinto. Lando abandonou.

Assim, a liderança inesperada sorriu para Russell, com Piastri em segundo e Sainz em terceiro. Eles acompanhavam a briga pelos telões, torcendo para que os dois líderes se pegassem de tapa. Acabou que se pegaram mesmo. Max, como já mencionado lá na abertura deste relato, levou um pênalti de 10s, considerado culpado pelo incidente com Norris. Mas estava muito à frente do sexto, não perderia posição. O clima ficou bem pesado depois da corrida entre ele e Norris, entre McLaren e Red Bull. Andrea Stella, dirigente da equipe papaia, disse que a culpa de tudo foi a condescendência da FIA em 2021 com as disputas perigosas entre Hamilton e Verstappen. “Não fizeram nada naquela época, não foram rigorosos como deveriam, e deu nisso.”

Final na Áustria: corridaça, com vitória inesperada da Mercedes

Russell venceu pela segunda vez na carreira – a outra foi no Brasil em 2022, também a última vitória da Mercedes na categoria. Piastri e Sainz fecharam o pódio. Hamilton, Verstappen, Hülkenberg, Pérez, Magnussen, Ricciardo e Gasly completaram a zona de pontuação.

Tem muita gente para aplaudir depois dessa corrida. Eu começaria com Norris e Verstappen, inclusive, pela vontade de ganhar que demonstraram o tempo todo. Passaria, óbvio, por Russell – quem espera sempre alcança, diria alguém. E não poderia jamais esquecer a dupla da Haas, com um ótimo sexto lugar de Hulk e um belo oitavo de K-Mag. Só neste fim de semana, o time fez 12 pontos, igualando tudo que marcou na temporada passada inteira. A F1Team/status/1807442210805199109" target="_blank" rel="noreferrer noopener">festa nos boxes foi comovente.

O resultado, ao fim e ao cabo, foi bom para Verstappen, que acabou somando 18 pontos no fim de semana, contando a Sprint e o quinto lugar de hoje. Norris, o vice-líder do Mundial, marcou apenas seis. Na tabela, Max tem 237 contra 156 do piloto da McLaren. A diferença, que era de 69, subiu para 81. Leclerc estancou nos 150 e já vê Sainz pelo retrovisor com 135. Pérez segue num medíocre quinto lugar com 118, tendo Piastri (112) e Russell (111) dando farol atrás dele para passar. Só na Áustria Oscar marcou 25 pontos. George, 30. O mexicano anotou ridículos sete.

Domingo que vem a primeira tripleta da temporada será fechada com o GP da Inglaterra, em Silverstone. Outra pista veloz onde a Red Bull é favorita. Se nada de anormal acontecer, como uma incomum parada lenta nos boxes, Verstappen ganha. Mas nem toda corrida é normal. Hoje não foi. E por isso foi legal pacas.

Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Barreto
Barreto
17 horas atrás

Max fez com o Norris a coisa que Hamilton não fez com ele na primeira ciscada fora do limite.
Galo não deixa frango cantar.
Os pilotos da F1 poderiam fazer um estágio na Nascar.

Last edited 17 horas atrás by Barreto
TYRRELL
TYRRELL
21 horas atrás

E o Norris que ainda tomou 5 segundos após a corrida rs. O texto do Flavinho? Brilhante, como sempre!

Benito Piccarelli
Benito Piccarelli
22 horas atrás

Lando Norris o cara mais inteligente do mundo…

Cláudio
Cláudio
22 horas atrás

Pra mim o Verstappen forçou a barra na obstrução de espaço pro Norris.

Igor
Igor
23 horas atrás

Todo mundo tem sua opinião da situação, como o Flavio disse, o que é normal numa evento polêmico. Algumas mais apaixonadas outras mais racionais. Mas faz parte no mundo de hoje todo mundo ter uma opinião e apresentar pros outros na hora. Até aí tudo normal… Mas o único que não se contenta em expor o que pensa é o tal do “o crítico”. Esse cidadão fica dando piti nos comentários alheios que não rezam a sua cartilha. O cara é muito mala…

O crítico
O crítico
Reply to  Igor
16 horas atrás

O único é muito pouco, tá cheio de palpiteiro em comentários alheios aqui. E só sou crítico quando o absurdo pra mim (e na maioria das vezes pra qualquer pessoa sensata, algo infelizmente cada vez mais raro) é muito grande.

Carlos Jose Pimenta Franco
Carlos Jose Pimenta Franco
1 dia atrás

Tem um vídeo rolando por ai, com uma tomada aérea do acidente, Lando segue em linha RETA quando Max, desvia o carro para esquerda, lembra muito o “acidente” ente Prost e Senna no Japão, recomendo que não viu, vê-lo. Nesta tomada aérea não há nenhuma dúvida de que houve um culpado.

Paulo F.
Paulo F.
1 dia atrás

Saiu das trevas um Verstappen já conhecido mas que não dava as caras faz algum tempo: o que provoca acidentes quando é confrontado. Esta voltando o Max de 2021….
Na Ferrari alguém deve estar pensando : dispensamos o piloto errado.
Alonso fazendo a melhor volta é um presente pra aqueles que gostam de F1.
E o demitido Canguru Sorridente chegou na frente do National Kid, será que ele só trabalha sob pressão?

Bob
Bob
1 dia atrás

Muito boa a analise do Flavio, isenta e de gente que sabe o que é correr dentro de um carro numa pista.

Tiago
Tiago
1 dia atrás

Excelente análise, Flávio. Nada como uma interpretração de outro piloto como você

Gustavo
Gustavo
1 dia atrás

Verstappen (o filho) pondo em prática técnicas aprendidas com Verstappen (o pai).

Clayton Araujo
Clayton Araujo
1 dia atrás

Bela corrida essa da Áustria, principalmente nas voltas finais. Achei muito infantil a atitude do Noris querer passar o Max por fora, o cara é casca grossa, não vai passar ali nunca, vai bater sempre. Noris tinha o carro mais inteiro e com um pouco mais de paciência passaria facilmente. Na manobra da batida achei que Max foi duro sim, mas duro como quem vende caro a posição, porém ele deixou espaço para um carro ali, o Lando que se precipitou e jogou para a direita batendo e causando o pior para os dois, esperar que Max apenas deixe ele passar e ir embora é acreditar em Papai Noel, O Hamilton que o diga. Espero que tenha aprendido, pois tem um excelente carro e está pilotando muito e menino da McLaren o que nos deixam mais alegres em assistir a cada GP.

Talles
Talles
1 dia atrás

O que passou em branco: Max, bateu, teve o pneu furado, andou 2/3 da pista dessa forma, fez o pit, e voltou à frente do Checo. MUITO à frente, diga-se.

Lima
Lima
1 dia atrás

Enquanto Max tiver vantagem na pontuação, ele jogará o carro pra cima do Norris ou de quem estiver disputando o campeonato com ele. Foi assim em 2021, vai ser assim este ano. E a Red Bull, na pessoa do Horner, já começa a vir com o lero lero de colocar a culpar no adversário. Como nunca houve punição para o garoto em 2021, seja por jogar o carro pra cima dos outros e fazer break test, ele e a equipe se acham acima do bem e do mal. Agora, Norris e os outros garotos term que aprender a bater roda com o Max…amigos, amigos…corrida à parte. Se ele quer bater…deixem bater.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Lima
1 dia atrás

É uma pena que o Max nunca tenha disputado uma corrida com o Antônio Carlos Avallone.
Ia ser um espetáculo!

Edward Fernandes
Edward Fernandes
Reply to  Paulo F.
23 horas atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Paulo Leite
Paulo Leite
1 dia atrás

Ótima corrida a partir da metade do evento. Não haveria celeuma se a batida envolvesse apenas troca de tinta, sem pneu furado. Pelo carro que tem, Lando é 51% culpado por levar tanto tempo ciscando atrás de Max. Lando, ainda falta malícia dos campeões para resolver uma disputa legal como a de hoje, com carro superior, sem delongas.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
1 dia atrás

Bem, vamos lá. “10 doletas” são $55 Lulas, o que pela média dos super chats, não é um mau negócio. Porque eu mando? Porque eu uso o conteúdo. Porque eu interajo ao invés de somente enviar? Porque imaginei que houvesse um respeito mútuo, que essa era a regra do jogo. Mas “fale aí o que você quiser embolsei minhas 10 doletas” tá longe de ser isso. Se a interação for “pague pra concordar comigo ou engula meu sarcasmo” aí complica.
Por certo é minha culpa. Não se faz amigos na Internet.
Sim eu acho que Verstappen é um kzão. É? Sei lá, tô pouco me phodendo pro Verstappen. Mas é o que eu acho.

Luiz baldinotti
Luiz baldinotti
1 dia atrás

Só pra constar não assisti ao vivo ,pois se tem uma coisa que passou dos limites em chatice essa é a F1 ,mas sabemos dos ocorridos assisti a reprise toda,e antes que pensem besteira assisto a F1 desde 1972 uma corrida em Monaco a qual Beitose numa BRM ganhou ,a partir daí nunca parei de assistir a não ser quando a F1 entra no modo monotonia!

Last edited 1 dia atrás by Luiz baldinotti
Danilo
Danilo
1 dia atrás

Estou feliz como pint.o no lixo como se diz em alguns lugares, não fiquei mais bonito e nem mais feio, mas é legal quando acertamos aleatoriamente um palpite contra a banca, portanto deixa eu curtir o meu momento, uma pena q o acerto não foi com a mega, aí de fato eu poderia ficar mais bonito ou mais feio. Sobre a treta do GP tendo a concordar com o escriba – é um porre pois parece q sou puxa saco – apenas acrescento a minha impressão de q Max não admite ser superado e se o outro compra a briga é a tal história de q dois corpos não ocupa o mesmo espaço, apenas acho q na atual posição dele isso é desnecessário, um dia se ganha outro se perde, hj uma amizade foi para o beleléu e talvez ele semeou um concorrente q estará disposto a bater roda em qualquer circunstância. Imagino o Hamilton encontrando o Norris… “eu disse”. Dito tudo isso Max não é malvadão, no máximo sem noção e na verdade quem ganha somos nós.

Luiz baldinotti
Luiz baldinotti
1 dia atrás

Não sei se foi intencional ou não,mas não interessa na balançada que ele dá na curva acerta o carro do Norris ,então paciência ele deveria ser punido não só por 10s ,se em outras épocas não o fizeram estavam errados e não devemos repetir esses erros!

Cláudio
Cláudio
Reply to  Luiz baldinotti
13 horas atrás

Não foi intencional, os comissários interpretaram que Max apenas ligou o “foda-se” ao mover o carro pra esquerda. “Foda-se se esse cara insistir em ficar ali!”. Tipo “dolo eventual” no direito, a pessoa não quer mas assume o risco. Daí a punição aplicada a ele. Se fosse intencional, como Villeneuve x Schumacher, a punição teria sido muitíssimo mais severa.
Aliás, totalmente sem noção o que o Horner falou depois… Na manobra na qual ocorreu o choque, quem assumiu o risco pelo pior foi o Max, não o Lando, embora este tenha assumido o risco pelo pior em algumas manobras anteriores, como naqueles mergulhos.

Zebras São Cavalos Terríveis
Zebras São Cavalos Terríveis
1 dia atrás

Max, ao engrossar além da conta hoje, faz exatamente o que Hamilton fez 3 anos atrás, viu seu reinado ameaçado e resolveu apelar, deu no que deu. O holandês é indiscutivelmente o melhor piloto do mundo, mas mostrou hoje que sua parcela Dick Vigarista não é plenamente culpa dos jogos mentais de 2021 e que tb tem o mesmo apego insano por não perder nunca do que seu antigo antagonista.

O crítico
O crítico
Reply to  Zebras São Cavalos Terríveis
1 dia atrás

Blogueiro, esse aí não é um dos que usam e-mails falsos? Ou passou a usar um verdadeiro?

Victor
Victor
1 dia atrás

Max versoaten novo dick vigarista

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
1 dia atrás

Seria legal se alguém informasse ao Boca de Tilápia que pilotos que são dez vezes melhor do que ele, (como, por exemplo, Fangio,Senna, Schumacher e Hamilton) já perderam muitas corridas. É normal não chegar entre os três primeiros. Acontece.Vai ser um saco se ele começar a dar piti toda vez que perder uma corrida.

E tem um fato que anda meio esquecido atualmente, mas lembrarei: Hamilton é heptacampeão.

Wbj
Wbj
1 dia atrás

Minha leitura:

1- da disputa: os 2 nao aliviaram: Max deu uma leve puxada à esquerda e o Norris, vendo que provavelmente passaria reto, jogou sim seu carro pra cima do Max – do contrario ele levaria a 4a punicao por ultrapassar os limites da pista.
2- sobre o Norris: rapido, coisa e tal, gente boa, etc mas ele, Russel e o Sainz sao dos 3 mais chatos do grid que toda corrida ficam narrando e reclamando dos oponentes. Ainda lhe falta muita pegada de campeao, se afobou qdo poderia ter esperado por mais outras tentativas em voltas suficientes com um carro muito mais inteiro que o do Max. Mas nao: bancou o afobado e pôs tudo a perder….lembra de Interlagos 2021 ? Foi exatamente o que o LH fez e que por essas e outras ele tem seus 7 titulos mundiais.

O crítico
O crítico
Reply to  Wbj
1 dia atrás

Flanelinha.

Wbj
Wbj
Reply to  O crítico
7 horas atrás

Nooossaaa….magoou demais !

Leon Neto
Leon Neto
Reply to  Wbj
1 dia atrás

Concordo, cavalheiro de nome impronunciável. Eu nem daria punição ao Max. Acho que foi incidente de corrida. Os dois exageraram um pouco. Como o Flavio disse (ou escreveu), são decisões tomadas em milésimos de segundos; não dá tempo de calcular milimetricamente todas as manobras. Foi uma ótima corrida, isso é o que importa.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
1 dia atrás

Vamos frisar, vamos deixar bem claro quem chegou na 6ª e na 7ª posição:

6- Hulkenberg

7- Pérez

Ednaldo
Ednaldo
1 dia atrás

Corrida magnífica. Mais uma casca pro Norris amadurecer: alma de campeão tem aquele que vende caro suas posições, no limite entre a audácia e a vilania, ora pendendo para um lado, ora para outro. Bonzinho fica sempre bem-visto e adorado, não temido nem respeitado. Tem faltado a ele uma coisa que o Piastri, principalmente, parece já ter nascido com: culhões e sangue-frio. Lição dada se espera lição aprendida, para o bem dele e o nosso também, que gostamos de disputas e competitividade.

O crítico
O crítico
Reply to  Ednaldo
1 dia atrás

Ou seja, pelo que eu entendi na sua opinião Lando é quem deveria ter acertado o boca de tilápia, e não o contrário, é isso?

Wbj
Wbj
Reply to  Ednaldo
1 dia atrás

Disse tudo

Neto
Neto
1 dia atrás

Se “teoricamente teria de entregar a posição” e não entregou. Se Norris já vinha avisando bem antes que Max vinha mudando o traçado na frenagem. Se Max fechou pela esquerda e tirou Norris da pista, provocando a colisão. Se logo à frente, mesmo com pneu furado, Max fechou novamente Norris, empurrando-o para fora da pista, agora pela direita.
Se tudo isso foi apenas coisa normal para quem está acostumado a correr, acho que os limites da regra e da ética andam mesmo bem elásticos. Sou fã assíduo dos textos do Flávio, mas hoje tenho que discordar. Max foi Tião Gavião, de novo. Eu havia deixado de ser crítico a ele, passei a admirar sua técnica e frieza, de verdade. Penso, agora, que foi consequência dele ter ficado tanto tempo sem pressão, pois assim que ela chegou, o sentimento “espertalhão” parece ter dominado a divertidamente de Max.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
Reply to  Neto
1 dia atrás

Ô tal de Neto, falou e disse , concordo em gênero numero e grau contigo,
os números do campeonato mostram que Max não precisava agir assim..

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Neto
1 dia atrás

Os grandes também têm seu(s) dia(s) de vilão. Schumacher, Prost, Senna, Hamilton…

Edson
Edson
1 dia atrás

Acabou a amizade entre Norris e Max. Para a F1 isso é excelente, pode ser o nascimento de uma nova rivalidade. Norris não pode afinar para o Verstapen se tem a pretensão de ser campeão mundial um dia.
Hamilton 20s através do Russell, vexame.
Perez atrás de uma Hass, patético.
Duas Haas pontuando… quase um milagre.

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
1 dia atrás

Norris vai pensar melhor da próxima vez. E Verstappen, idem.
Vida que segue. E o campeonato, idem.

O crítico
O crítico
Reply to  Alfredo Ramos
1 dia atrás

Flanelinha, hein?

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  O crítico
19 horas atrás

Dá pra traduzir?

O crítico
O crítico
Reply to  Alfredo Ramos
16 horas atrás

Não. Se não entendeu prefiro não criar mais polêmica.

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  O crítico
13 horas atrás

Não tenha medo. Eu não mordo.

Wbj
Wbj
Reply to  Alfredo Ramos
7 horas atrás

Sim ! Um desocupado sem ter o que fazer, destrutivo, pesado, inconveniente, desagradavel que vive dando pitacos nos comentarios alheios, como se déssemos bola e importancia àquilo que ele pensa. Um chato profissional.

Afonso
Afonso
1 dia atrás

Quando ninguém esperava, aconteceu algo de interessante.

Renato
Renato
1 dia atrás

Max não sabe perder. Quando perde, apela, xinga a equipe, joga os outros pra fora…não é a 1. vez que acontece, e não será a ultima…Hoje acabou com a corrida do Norris. Ainda vai fazer merda maior. Questão de tempo.

Leon Neto
Leon Neto
Reply to  Renato
1 dia atrás

Todos os grandes campeões odiavam perder.

Renato
Renato
Reply to  Leon Neto
1 dia atrás

Odiar, todos odeiam. Outra coisa, muito diferente, é culpar a equipe, fechar os concorrentes, etc.

O crítico
O crítico
1 dia atrás

Eu disse aqui, um mês e pouco atrás, em contraponto a coleguinha que afirmava que o boca de tilápia estava maduro e sereno (com “wins appeal”), que duvidava muito que o comportamento dele continuaria assim se voltasse a ter uma disputa com um conjunto carro/piloto tão bom (ou melhor) quanto o dele. Pois é, a resposta foi dada hoje, na pista, contra uma Mclaren/Norris claramente superiores. Disputa de prova nada, sujeirada da grossa, isso sim. A pergunta agora passa a ser: vai continuar desse jeito? Porque punição não teve, justa pelo menos.

Alex
Alex
Reply to  O crítico
1 dia atrás

Qual punição justa? Decapitar e expor sua cabeça aos aldeões? Deixa de ser tonto cara. Quando Hamilton quase matou ele em silverstone, foi punido igualmente. Seu ódio não faz sentido nenhum. São pilotos de outros países, admire a corrida e deixe de ser fanboy de gringo. Moleque besta.

O crítico
O crítico
Reply to  Alex
1 dia atrás

Filhinho, você está muito histérico, muito histriônico! Isso tudo é porque seu ídolo demonstrou, mais uma vez, ter pés de barro? Mostrou, de novo, o verdadeiro caráter quando desafiado? Se acostume a isso, caso, já cansei de dizer, ele tiver de enfrentar conjunto carro/piloto tão bom ou melhor que o dele de novo. Ou então, como dizia meu falecido pai, está nervoso? Tire as calças e pise nelas!

Alex
Alex
Reply to  O crítico
21 horas atrás

Nervoso eu? Vejo corrida desde 82. Vi Ayrton tocando em prost. Prost tocando em lauda. Lauda batendo no Piquet. No final, todo mundo ia beber e esperar a próxima corrida. Esse teu discurso de ódio só mostra como essa geração é doente por “likes”. Não amo max. Não odeio Hamilton. O último piloto para quem torci foi Felipe (advinha o motivo). Se o Max está pilotando muito, ótimo pra ele! Se o Hamilton é o maior de todos, parabéns pra ele! Mas ficar dando piti e odiando os outros na net só mostram o quão bobao vc é!

O crítico
O crítico
Reply to  Alex
15 horas atrás

Olhe, que bom que você me enxerga assim, estou me sentindo 40 anos mais novo. Já eu lhe enxergo como um velhote deprimido e ressentido, pois gasta seu precioso tempo tentando dar lição a um jovenzinho bobão. E, se não estou enganado, nem é a primeira vez, me lembro perfeitamente do “moleque besta” anterior (não o acima, outro há algum tempo, que respondi com a ajuda dos Novos Baianos), expressão, aliás, bastante condizente com sua idade mental.

Daniel Pires
Daniel Pires
1 dia atrás

E parece que o Max não consegue digerir disputas mais parelhas. É um gênio da F1, com certeza dos maiores, mas pqp, muitas vezez que o caldo engrossa ele faz dessas.

E já são 4 equipes e 5 vencedores diferentes na F1 2024. Quem diria, no início do ano.

Valmir lopes
Valmir lopes
1 dia atrás

Disputas são bem vindas. Mas não cabe ser canalha. Max, pressionado, vira um menino mimado que ignora as regras. Todavia, é um pilotaço. Estou começando a acreditar que em carros nas mesmas condições, Norris pode bater o galego beiçudo.

Plinio
Plinio
1 dia atrás

Caro escriba, me permita discordar. Verstappen foi culpado. Só que ele fez de maneira bem discreta. Habilmente ele espremeu Norris e praticamente renunciou à curva.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
1 dia atrás

GP AUTRIA 2024: Max jogou duro com Lando , foi para tudo ou nada, perdeu o pódio certo, decepcionou a torcida laranja, a disputa de liderança da corrida caiu no colo de RUSSEL, Piastri e Sainz, um pódio improvável, acredito que ninguém acertou o bolão do Lito Cavalcanti. O destaque fica por conta da equipe Hass marcando pontos com os dois carros. Do que não gostei o resultado da equipe Aston Martin foi pífio . El Fodón fechou em décimo nono , com uma volta atrás do líder, o que parece duas equipes em crise ALPINE, e Aston Martin . Vamos aguardar as boas surpresas para Silverstone.

Sandro
Sandro
Reply to  Paulo Dantas Fonseca
1 dia atrás

El Fodón de la vuelta más rápida!
Zero ponto por estar fora do top ten.
É a regra. Fazer o quê, né!

Last edited 1 dia atrás by Sandro
O crítico
O crítico
Reply to  Sandro
5 horas atrás

Eu penso que a regra deveria ser mudada e qualquer um pontuado, não importa a colocação.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
1 dia atrás

Bem…eu acho que ele move o carro na freada…e se ele está atrás…principalmente de um Hamilton…ele solta os cachorros. Mas…gostaria que tivesse isso mais vezes. E estou comentando só pra dizer, que uma das coisas mais chatas da F1 atual…é o tal limite de pista…se não batessem ..era capaz de Norris passar Max e não levar a corrida por ter passado dos limites…e aí não importa se ele não tinha saída..se foi jogado…se escorregou na maionese….coisa chata do baralho…

Edson
Edson
Reply to  Marcos Bassi
1 dia atrás

Morte aos limites de pista. É uma coisa absolutamente imbecil

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Edson
1 dia atrás

Limites de pista é a pior coisa que aconteceu na F1 nos últimos 20 anos! Track limits: o que Gilles Villeneuve diria sobre essa palhaçada?

guest
guest
1 dia atrás

E, apesar de tudo o que aconteceu, o Max chegou à frente do Checo… ou o Pérez é muito ruim ou o Max, no braço, está compensando a ruindade do carro.

Marcio
Marcio
1 dia atrás

Arranca rabo de corrida. Mas se o Alonso foi punido por breaking test, o Max fez isso também hoje não só uma vez. Ele tentou provocar erro do Norris, só que bateu.

Katia Chaves
Katia Chaves
1 dia atrás

Primeiro de tudo e depois também … Parabéns! Como sempre ótimo texto.
Hoje passei todo o tempo do briefing do Grande Prêmio pensando… hoje eu tenho que ouvir o Flavio. No meio da acalorada discussão do site, do Vi, da Ev e do PP continuava pensando o que diria o Flávio, sempre tão justo, centrado, racional… e você nesse texto não me decepcionou. Já mudei de opinião várias vezes depois de ouvir suas colocações sempre sensatas, mas hoje depois de 20 anos vou discordar. O Max foi sujo, não durante o tempo que defendia sua posição, ali ele foi duro, mas quando ele espalha o carro já fora da pista fechando o Norris mesmo depois da furada de pneus, voltando a ser o Max de 18 anos. Mas enfim sou só uma torcedora apaixonada por F1 a quase 50 anos e você mais uma vez tenha razão e talvez por tudo que foi essa corrida eu continuo amando esse esporte.

Emerson Francisco Alves
Emerson Francisco Alves
1 dia atrás

Suas crônicas, será que é assim que podemos chamar o gênero textual, pós-corrida sempre são fantásticas, principalmente, em corridas inquietas.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
1 dia atrás

Escrevi isso na corrida passada, e vou me repetir: Pérez é um piloto de F2 que pilota, ou melhor, dirige, o melhor carro da F1. Até uma criança de 4 anos sabe a explicação para ele ainda estar na Red Bull:MUITA grana do patrocinador que, salvo engano meu, ainda é a Claro.

Leandro Batista
Leandro Batista
1 dia atrás

Agora, a RBR cagou no pau. Gerenciaram mal os pneus pro fim de semana. No TL1, todo mundo rodando com pneus duros enquanto Max e Perez destruiam um jogo de pneus medios. Depois veio o SQ1 com a obrigatoriedade de usar um medio e a corrida sprint com medios. E hoje, quando a corrida exigia dois jogos de medio e um hard, a RBR nao tinha. Norris sim. Por isso conseguiu atacar o Max no fim.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
1 dia atrás

FG escreveu:

“Max se jogou para a área de escape para não bater e voltou na frente. Teoricamente, teria de entregar a posição. Ninguém falou nada, ficou onde estava.”

Meu comentário: foi um ABSURDO, UM ERRO GROSSEIRO não obrigar o Garoto Enxaqueca, o Boca de Tilápia a devolver a posição. Se isso tivesse acontecido, Norris poderia ter vencido a corrida!!!

O crítico
O crítico
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
1 dia atrás

É verdade, teve isso, também. E acredito que, sim, no caso, Norris teria vencido

Leandro Batista
Leandro Batista
1 dia atrás

Lance de corrida. Mas a pergunta que fica é: o que passou pela cabeça do Norris achando que daria pra passar por ali? Max fez o certo. Se toma um passadão daquele, seria humilhante, ainda mais em frente da torcida. Quer se jogar por fora? Recolha senao vai bater. E bateu.

Murillo
Murillo
Reply to  Leandro Batista
1 dia atrás

Norris colocou de lado pra ter mais tração na saída da curva, não pra passar ali.

Rogatti
Rogatti
1 dia atrás

Queremos mais sangue nos olhos … que se peguem, saiam na porrada automobilística.

Assim como filme (de ação) bom , tem que ter um vilão estupendo.

A história mostra…

F1 boa, tem que ter perseguidores implacáveis, um campeão , “soberbo e odiável” … rs.

Os ingredientes já temos… 😈😈

Megas Alexandros
Megas Alexandros
1 dia atrás

Max percebeu que a McLaren evoluiu e já está melhor que a Red Bull, e essa diferença tende a aumentar até o final da temporada. Temos um campeonato, enfim.

Etevaldo
Etevaldo
2 dias atrás

Parece-me que, ameaçado, Verstappen retomou o hábito que tinha no início de carreira de mover o carro na freada para prejudicar perseguidores. Foi considerado culpado pelos fiscais, mas é mais uma das punições contra ele que, quando é atribuída (o que é raro), não o prejudica. E ele nem precisa mais dessas ajudas, é um excelente piloto, e mostra a sua qualidade cotidianamente.

Valmir Passos
Valmir Passos
2 dias atrás

Sou fã do Max, mas achei que ele foi culpado. Já vinha mudando de trajetória nas voltas anteriores. 10 segundos saiu barato. Enfim a equipe de 1 piloto só continua na liderança. Enquanto Sergio “pede pra sair” Peres…
… se não tem lugar na F1 para o Ricciardo não deveria ter para o mexicano

Adriano
Adriano
2 dias atrás

Na minha opinião, o Max forçou a amizade, mas concordo sua lavra e não acho que seja o caso de sacrifícios aos deuses do esporte. Max não foi sujo, embora acho que tenha passado de alguns limites. Deveria ter tido uma reprimenda na primeira vez em que mudou o trajeto na freada, já que isso não é permitido pelo regulamento. Mas, o que mais me incomoda é o duplo padrão dos defensores ardorosos do tri(virtualmente tetra)-campeão. O Max, quando era pedra, se atirou diversas vezes na vidraça do Lewis, da mesma maneira e com o mesmo ímpeto do Lando fez hoje. Tinha muito a ganhar e pouco a perder. No fim, o resultado foi injusto para o Lando, pelo fato de não ter terminado e o Max ainda ter voltado, conquistado pontos e ampliado sua vantagem no campeonato… mas, as coisas nem sempre sao justas. Paciência!

Valter
Valter
2 dias atrás

Ayao Komatsu trabalhando muito bem na Haas.

Last edited 2 dias atrás by Valter
Paulo Teixeira
Paulo Teixeira
2 dias atrás

ví a mesma corrida que você viu,Flávio

apostei que ,antes da batida,uma volta antes ,que Max aguentaria a pressão ,justamente pela impulsividade do Norris,apesar de estar com o carro um pouco mais na mão,por poucos voltas ,pois Max se adapta muito rápido

de qualquer maneira ,Ma x ganhou de todos…