SOBRE ONTEM DE MANHÃ

A IMAGEM DA CORRIDA

O choque da discórdia: que se entendam…

SÃO PAULO (continua no próximo capítulo…) – A foto, esteticamente, não é grande coisa. Mas é a única que me chegou da batida que fará esse GP da Áustria ser lembrado no futuro. Depende um pouco, sua perenidade, de como serão as relações entre Verstappen e Norris daqui para a frente. E se eles serão, no porvir, rivais inconciliáveis. Em caso positivo, a memória dessa corrida será sempre resgatada: foi aí que tudo começou.

As discussões sobre o episódio seguem quentes, especialmente nas redes sociais. Dispenso. Mantenho tudo que disse ontem, aqui e no nosso programinha ao vivo no YouTube. Acontece. Bastante. De vez em quando o caçador abate a caça. Às vezes a presa se livra. É frequente que ambos saiam feridos. A turminha que está aprendendo a ver corrida agora e acha que a vida é igual a um videogame um dia vai entender.

Detalhe que não abordamos ontem. Norris tinha sido punido com 5s por ter excedido os limites da pista mais de três vezes. Se não cumprisse na corrida, perderia posições no grid em Silverstone. A McLaren foi rápida e esperta. Quando ele parou para abandonar, com o carro todo estropiado, ficou no cockpit. Por 5s, ninguém encostou no automóvel. Passado o tempo da punição, saiu do carro e abandonou. Mas como cumpriu mais de 90% das 71 voltas, Norris oficialmente terminou a prova. Quando um piloto cumpre esse percentual, é considerado “classificado” e tem uma posição registrada, ainda que pare antes do número total de voltas. Formalmente, não é um abandono — o que pode ser importante em casos de desempate; nos anais da categoria, Norris foi o 20º colocado na Áustria, e não aparece como DNF (“did not finish”).

Assim, a punição foi cumprida.

Médios usados: erro estratégico

E o que aconteceu com a Red Bull, afinal, que estava tão tranquila na corrida e de repente se viu na iminência de ser atropelada pela McLaren de Norris?

Aconteceu que a equipe tinha guardado, para a prova, três jogos novos de pneus: um médio e dois duros. Essa era a estratégia diante da perspectiva de um domingo quente e ensolarado, como foram a sexta e o sábado, com temperaturas esbarrando nos 50°C no asfalto: largar de médios, para ter boa aderência na partida e fazer bons tempos nas primeiras voltas, e depois trocar para os duros nas duas paradas.

Mas o domingo foi menos quente do que o time esperava, e os pneus duros não funcionaram como deveriam com temperaturas mais baixas. Tanto que o segundo stint de Verstappen foi pontuado por reclamações do piloto. Para a segunda troca, usar o outro jogo de pneus duros novos estava fora de questão. E a equipe teve de colocar pneus usados médios no carro de Verstappen. Já Norris tinha borracha nova.

Ainda assim, a vantagem de 7s que Max tinha antes do segundo pit stop seria administrável nas últimas 19 voltas da prova, desde que Norris ficasse longe da zona de acionamento da asa móvel. Max teria de mantê-lo a mais de 1s de distância. Só que a parada da Red Bull foi ruim, o que é raro. Deu problema numa roda e a troca foi concluída em 6s5. Normalmente, o time realiza a operação em 2s. Na saída do box, Verstappen ainda perdeu tempo numa fritada de pneus e Lando encostou. Daí a reduzir a diferença para menos de 1s o caminho foi bem mais curto. E começaram os ataques na fase final da corrida.

Por isso que Max disse, depois do GP, que “foi tudo uma merda” — a estratégia, os pneus, o pit stop. Inclusive a batida. “Ninguém gosta quando essas coisas acontecem.”

A FRASE DE SPIELBERG

“Se não admitir que errou, vai perder o respeito que sempre tive por ele.”

Lando Norris

Norris disse ontem que o prejuízo da batida com Verstappen não se resume à perda dos pontos e da possibilidade de vitória no GP austríaco. Falou que seu carro ficou bastante danificado, e que talvez não tenha algumas peças novas para a corrida de domingo na Inglaterra.

Falando nisso, como será a recepção dos torcedores ingleses a Verstappen no próximo fim de semana? Melhor ficar de olho nisso.

Já nas hostes mercêdicas, só festa. A segunda vitória da carreira de Russell foi daquelas inesperadas e muito bem-vindas. O inglês contou que quando Toto Wolff disse a ele pelo rádio “nós podemos ganhar essa, George!”, quase bateu o carro. “Me deixem dirigir, cacete!”, respondeu, gritando.

Foi a primeira vitória da Mercedes desde o GP do Brasil de 2022, em Interlagos. Também de Russell.

Para a posteridade: primeira vitória da Mercedes desde Brasil/2022

O NÚMERO DA ÁUSTRIA

300

…GPs com pontos completou Hamilton na Áustria, dos 343 que já disputou. Isso dá uma taxa de 87,5% de eventos pontuando de alguma forma — nas corridas e Sprints. Mas ele continua sem saber o que é uma vitória desde o GP da Arábia Saudita de 2021. O jejum chegou a 56 corridas.

SORRISOS & ABRAÇOS – A reação dos três primeiros à batida entre Verstappen e Norris foi, primeiro, de espanto. Depois, Sainz, Russell e Piastri deram boas risadas na salinha pré-pódio. Oscar, então, se tocou que não pegava bem se divertir com a desgraça do companheiro. “A gente não tinha de rir disso”, censurou os amigos. Lá embaixo, indo para o pódio, o sempre simpático Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, amigo de todo mundo, foi abraçar Toto Wolff.

CAMPEÃ DA SEMANA – Ao final do GP da Áustria, o terceiro com Sprint neste ano, a Mercedes se sagrou “campeã” da semana. Marcou 45 pontos, mais do que todas suas rivais. A Red Bull fez 25, a Ferrari marcou 21 e a McLaren, 31. Na classificação, porém, segue em quarto com 196 pontos. Red Bull (355), Ferrari (291) e McLaren (268) seguem à frente.

CAMPEÃO DA SEMANA – E o piloto que mais pontuou na Áustria foi Russell: 30. Piastri veio a seguir, com 25, e Verstappen, apesar de tudo, marcou 18. Para ele, cair de primeiro para quinto na corrida não fez muita diferença quando se considera a disputa com o (distante) vice-líder. Norris marcou apenas seis. A diferença de 12 é maior do que ele faria se tivesse vencido, com Lando em segundo. A conta é simples. O inglês perdeu 18 pontos de um eventual segundo lugar. Max faria 25 se ganhasse, e acabou ficando com 10 da quinta posição. Perdeu 15, pois.

Sainz: aproveitando os pódios enquanto pode

MERCADÃO – “Quero desfrutar dos pódios, porque não sei quando terei de novo”, disse Carlos Sainz depois do terceiro lugar com a Ferrari. O espanhol sabe que seja qual for seu destino em 2025 — Alpine, Sauber/Audi ou Williams –, vai ficar longe das taças por um bom tempo. Para atualizar a situação do mercado: tudo depende daquilo que Sainz decidir. O cenário mais provável neste momento é sua transferência para a Alpine, que lhe ofereceu um ano de contrato e a possibilidade de sair se surgir uma chance na Mercedes ou na Red Bull em 2026. A Audi quer três anos e acorrentá-lo em Igolstadt. A Williams está cada vez mais longe e conversa com Ocon e Bottas. A Haas tem um lugar vago e também fala com ambos. A grande interrogação é a Audi. Como já contratou Hülkenberg, não descarta a possibilidade de ter um piloto jovem ao seu lado. Lawson, Drugovich e Doohan têm sido citados.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS da Haas, claro! A equipe tinha feito 12 pontos na temporada passada inteira. Ontem marcou os mesmos 12 com Hulk em sexto e Magnussen em oitavo. Ayao Komatsu tem feito um bom trabalho como chefe da equipe. A gente adorava as travessuras de Günther Steiner, mas o fato é que ele tinha perdido a mão.

NÃO GOSTAMOS da Aston Martin, que nas últimas quatro corridas deixou de pontuar em três. Stroll e Alonso se arrastaram nas últimas posições. O espanhol ainda acertou Zhou e foi punido. Fez a melhor volta no final, com um jogo de pneus macios. Mas como ficou longe dos dez primeiros, nem ponto extra levou. A equipe desandou.

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Wbj
Wbj
6 horas atrás

Sera que nao tem ninguem na Mc Laren pra dar um basta nessa “amizade” entre o Norris e o Max que sabiamente faz desse jogo algo ao seu beneficio ? Ninguem la pra dizer: “eu mando aqui nessa porra e chega de pegar carona de aviaozinho particular do Max , frequentar a casa dele, etc !” Ta na hora tbem do Lando parar de ser juvenil, acordar e perceber que nesse mundo nao existe e nunca existiu amizades, e sim somente interesses. O Max soube identificar o oponente ha seculos e fez esse jogo pra capitalizar ao seu favor, agora a ruptura sera dolorosa mas, para nós expectadores, sera extremamente divertida de se assistir daqui pra frente

Paulo F.
Paulo F.
12 horas atrás

Fico imaginando uma equipe com Verstappen e Briatore.
Dick Vigarista ficaria vermelho de vergonha.

RODRIGO BEZERRA
RODRIGO BEZERRA
13 horas atrás

O mais curioso é que raramente eu vi Toto e Horner concordarem tão rapidamente sobre alguma coisa. Neste caso foi em não condenar o jovem Verstappen, um pois quer mantê-lo na equipe e o outro pois insiste em levá-lo consigo.

lagebeer
lagebeer
1 dia atrás

Campeonato já tem dono, mas Habemvs Disputas !!

Edson
Edson
1 dia atrás

Esse ano já tivemos vitórias de quatro equipes diferentes, o campeonato está melhor do que o esperado, em que pese o Verstapen continuar favoritasso para ganhar o título.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
1 dia atrás

O piloto Carlos Sans Jr. vai procurar o melhor acerto financeiro, uma vez que seu espaço na F-1 poderá ter algumas alternativas muito diferente do que desejava, seu sonho era buscar a vaga de Lewis Hamilton na Mercedes-Benz que pensa em buscar Max. Sainz tem alto risco se caso assine o contrato com a AUDI, ( Não existe a menor possibilidade de acontecer o sucesso que foi a Brawn ) porém a compensação financeira e a janela de opção para 2026 de optar por outra equipe é um contrato de risco médio, as outras duas opções são um retumbante fracasso ALPINE, sem qualquer horizonte de planejamento ou estratégia e com relação a Willians só existe duas alternativas no momento atual : a eventual venda da equipe para terceiros (Andretti ), ou a falência do fundo de investidores que banca a equipe.

Otávio
Otávio
1 dia atrás

Vacilo, para mim, foi a RedBull não ter se ligado na punição do Norris. Era só deixar passar. De resto, é coisa que acontece quando os carros estão muito próximos. Pessoal joga duro mesmo, vide antigas rivalidades.. nem Sena escapou de ser apontado como perigoso algumas vezes..

Wbj
Wbj
Reply to  Otávio
6 horas atrás

Mas sera que passando o Max o Lando nao iria sumir la na frente nas voltas finais ? Carro para isso ele tinha e antes disso ele tava tirando 0.7-1 segundo/volta

Fernando
Fernando
1 dia atrás

Do lado de fora é difícil saber o que rola entre pilotos. Mas a minha impressão era que qdo um piloto entrasse na briga por vitórias c verstapen, o caldo iria engroçar. Se leclerc, qdo tinha carro, tivesse sido duro e não recuado em algumas disputas c max, tb estaria na mesma situação.

Leon Neto
Leon Neto
1 dia atrás

Muito interessante a explicação sobre como a McLaren lidou com a punição de Norris. Ninguém mencionou isso na transmissão da Espn+. Obrigado pela explicação, Flavio! Momento Chapolin Colorado da McLaren.

Marcelo
Marcelo
1 dia atrás

Meu “não gostamos” vai pro Perez que de Red Bull não conseguiu passar uma Haas.

Gustavo Castor
Gustavo Castor
1 dia atrás

Flavio, uma coisa não ficou claro pra mim. O Verstapen sabia (foi avisado) que o Norris teria a punição de 5s?
Conta da perda de pontos perfeita, no fim a batida favoreceu duplamente o VER.

Não me espantaria o Alonso pedir o boné no fim da temporada e ir pra WEC / Indy etc.. Deve ser muito frustrante ter o talento dele e ficar brigando pra tentar pontuar,

Leon Neto
Leon Neto
Reply to  Gustavo Castor
1 dia atrás

Gustavo, me parece que a punição do Norris saiu pouco depois do acidente. Não daria tempo de avisar.

GUs
GUs
1 dia atrás

Também acho que a batida foi incidente de corrida, Max moveu um tiquinho o volante para a esquerda, mas esse tipo de coisa creio que é meio instintivo…se nos karts de aluguel a gente faz isso (e muito mais rsrsr), não é porque a coisa é totalmente diferente na F-1 que os sentimentos e as sensações de competição/preservação mais profundas do ser humano serão totalmente esquecidas, né? Faz parte, Norris quem sabe faria o mesmo, dar aquele dificultada no detalhe, no pelinho. Tomara que esse Sazon nas corridas continue na próxima, em Silverstone, a gente quer ver as verdadeiras batalhas, os limites físicos e até éticos sendo provocados a cada volta, o flerte marginal com os incidentes; é Fórmula Um, não nado sincronizado.

Everaldo
Everaldo
1 dia atrás

Mesmo o Max andando uma volta inteira com pneu furado e ter levado 10s de punição o Perez chegou atrás dele.

Eder Félix
Eder Félix
1 dia atrás

Era pra ser uma corrida enfadonha, a única graça eram as Alpine por 2/3 do evento. O chororô verstapênico de sempre, iludindo adversários e expectadores e ganhando fácil. Foi necessário o imponderável aparecer: erro de Pit stop de quem não erra, erro na pista de quem não erra e a diferença evaporou. Daí começou outra corrida, com 2 “vencedores” convictos, mas um foi afobado e outro não sabe perder. Disputa dura, desleal para alguns, mas nada que fosse incisivo 100% esclarecido, típico lance que o VAR não agrada ninguém, independente da decisão tomada. Verstapen foi sujo na sequência, sim, jogando em cima já com os pneus furados, esse é pênalti indiscutível.

Barreto
Barreto
1 dia atrás

O que acontece com Pérez?
Deixou o posto de o pior do quarteto de ferro que consegue completar dignamente para um cara que toma da Haas.

Wbj
Wbj
Reply to  Barreto
6 horas atrás

De fato ele ja ta no estagio passando vergonha

Paulo Leite
Paulo Leite
2 dias atrás

Não sabia da malandragem da mclaren ao parar o carro bichado por 5 segundos.
As tentativas de ultrapassagens de Lando foram, amadoras e bobas, parece que ele contava com Max puxar o carro pro acostamento pra ele passar.
Max dirigiu meia-volta a 10km/h, com diversos pneus furados, jantes empenadas, limpador de para-brisas sem funcionar, para-lama amassado, cano de escape riscando asfalto, chegando 3 posições e 17 segundos na frente de Perez: será que a RB tá piando o carro de Perez ? Ou será que Perez tá piado mesmo ? Para fechar o dia, ainda conseguiu a proeza de chegar atrás de uma Haas.
Otimo resumo, como sempre.

Marcelo Duarte
Marcelo Duarte
Reply to  Paulo Leite
1 dia atrás

Norris foi muito bobinho ao pensar que iria passar o Max por fora…

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
2 dias atrás

Perder o respeito, meu caro Lando? Não me faça rir! A maioria dos campeões não se importa com isso.

Danilo
Danilo
2 dias atrás

Será interessante acompanhar como ficará a relação deles, lembrando que pelas pretensões que Norris deve ter em ganhar corridas e títulos batem de frente com as do Max que ainda é conhecido em nunca aliviar, portanto não creio em relação amistosa entre eles daqui para a frente, aliás isso é uma característica da F1.

O crítico
O crítico
2 dias atrás

Mantenho também. E assisto corridas há mais de 50 anos, além de nunca ter jogado vídeo game.