NO BAKU NADA? (1)

Leclerc: bateu num treino, foi o mais rápido no outro

SÃO PAULO (o apocalipse chegou) – Pista muito suja, calor, pressão dos pneus excessivamente alta por recomendação da Pirelli. Resultado: aderência próxima do zero. No fim, o primeiro dia de treinos em Baku mostrou tempos muito acima dos registrados no ano passado. A pole de Leclerc em 2023 foi feita em 1min40s203. Hoje, o monegasco foi o mais rápido do dia com 1min43s484. Na média, a turma foi 4s mais lenta do que na última temporada. A tendência é de enorme melhora amanhã, na medida em que o circuito for ficando mais emborrachado e limpo.

Foi uma sexta-feira normal, sem grandes aberrações na tabela de tempos. Mas não deixou de ser estranho o desempenho de Norris, 17º no segundo treino livre. O inglês da McLaren disse que a pista de Baku, urbana, mostrou que seu carro não é um espetáculo em qualquer tipo de pista, como andam dizendo por aí.

Será? Piastri ficou em quinto. Tive a impressão que Landinho está fazendo graça. Amanhã luta pelas duas primeiras filas fácil.

Os tempos do segundo treino: Ferrari na frente

Quem andou bem foi Pérez, que já venceu duas vezes em Baku e tem cinco pódios no circuito. Se tem uma pista em que dá para dizer que o mexicano tem um desempenho acima do habitual, é essa. Foi o segundo colocado, apenas 0s006 atrás de Charlinho. Verstappen ficou a 0s545 do piloto da Ferrari. Podia pedir umas dicas. Aliás, não se espantem se Pérez fizer a pole. Não está fora de cogitação, não.

Isso porque já deu para ver que a Red Bull não será um desastre no GP do Azerbaijão, como foi em Monza. Ao contrário. Max ficou animado com o primeiro dia e vai mirar em Norris o fim de semana todo. Se ficar na frente dele já estará de bom tamanho. Nem que seja de pouquinho em pouquinho, ao holandês só interessa aumentar a diferença de 62 pontos. E que o campeonato acabe logo. Ainda que não vença mais nenhuma prova.

Equilíbrio mesmo, hoje, só entre os três primeiros. Depois de Leclerc e Pérez veio Hamilton, a 0s066 do líder. Gostou do carro. O mesmo não se pode dizer de Russell, nono colocado. Teve de trocar o motor na segunda sessão e perdeu tempo de pista.

Quem também andou menos do que poderia foi o próprio Leclerc. Ele bateu no primeiro treino e perdeu meia hora de trabalho. Depois, no segundo, reclamou que o carro estava torto e foi para os boxes resmungando. Tinha razão. De acordo com a Ferrari, o problema estava no volante. Ficou mais tempo parado até descobrirem o defeito mas, no frigir dos ovos, conseguiu a primeira posição do dia.

Outro que bateu no primeiro treino foi Franco Colapinto, da Williams. “Erro de estreante”, penitenciou-se. Mas foi bem, o argentino, quando comparado com seu companheiro Albon. Mesmo tendo perdido o final da primeira sessão, ficou na frente do tailandês: 16º, contra 17º do parceiro. No segundo treino, terminou em 14º, uma posição atrás de Albon. No cronômetro, a diferença foi de meros 0s012.

E teve estreia na Haas. Oliver Bearman, que fez seu primeiro GP pela Ferrari em Jedá, no lugar de Sainz, assumiu o carro do suspenso Magnussen. Bearman já está confirmado como titular do time americano para o ano que vem. Andou bem: 11º na primeira sessão, décimo na segunda. Hülkenberg, seu companheiro, ficou em 12º e oitavo.

Fora da pista, as novidades até aqui em Baku são que a McLaren decidiu priorizar Norris na luta pelo título (oh, que inteligentes!) e Helmut Marko disse que a Aston Martin seria um caminho natural para Verstappen no futuro.

E sem mais para o momento, preciso trocar o óleo do meu TL. Nos vemos às 19h no YouTube.

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Danilo
Danilo
23 dias atrás

O bonde já passou Mclaren e não me surpreenderia o Piastri terminar na frente do Norris na corrida.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
23 dias atrás

E o Cola heim , ficou 12 centésimos do tempo do Albon.
Acho que agora a Williams tem segundo piloto.
E o Perez casou com Baku , anda só nessa pista ?

lagerbeer
lagerbeer
23 dias atrás

Na minha época era : “na bunada não vai dinha ?”

Luiz
Luiz
Reply to  lagerbeer
20 dias atrás

Baku pequeno minhoca, Baku grande mandioca!

Last edited 20 dias atrás by Luiz
Edson
Edson
23 dias atrás

Marko já está rodando a bolsinha para a Aston Martin….. que coisa hein.
Só falta o Perez andar melhor que o Max no fim de semana e ter que ceder a posição na corrida. Oh céus, oh azar.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  Edson
23 dias atrás

Pelo conjunto da obra nesses trezentos anos de profissão….pelo contrato renovado sem merecer…ele tem que abrir em todas as corridas mesmo que seja melhor daqui até o fim do campeonato…