SOBRE ONTEM DE MANHÃ
AS IMAGENS DA CORRIDA
SÃO PAULO (felicidade sim) – Vamos, como se diz, quebrar o protocolo. Em vez de uma, cinco imagens da festa de Leclerc e da Ferrari em Monza. Quando essa equipe ganha em casa, é sempre muito especial. Foi a 246ª vitória da história do time de Maranello, que agora está apenas 39 pontos atrás da Red Bull na classificação. O “apenas” é por conta da imprensa italiana, que acredita piamente que os vermelhos podem lutar pelo título de construtores. Eu não acho. Mas que mal tem sonhar?
No GP da Itália, a Ferrari fez 37 pontos. Mais que McLaren (34), Mercedes (16) e Red Bull (12). No placar de vitórias em 2024, sete para a Red Bull e três para cada uma de suas rivais, McLaren, Mercedes e Ferrari. Só que os rubro-taurinos não ganham desde junho, na Espanha.
Sim, temos um campeonato. Talvez dois…
Eis as classificações:
E as “regras papaia”, hein? A McLaren tem o melhor carro do grid pelo menos desde o GP de Miami, vencido por Norris. Se não o melhor em todas as corridas, hegemônico e dominante, pelo menos em condições de vencer. São 11 etapas. E só três vitórias nesse período.
Dá para ser campeão assim?
A verdade é que Norris, para conquistar o título, teria de aproveitar melhor as chances de ganhar GPs. E a McLaren precisa ser realista. Na Hungria, o inglês perdeu sete pontos porque o time mandou inverter as posições para Piastri vencer. E o australiano nem merecia — cometeu um erro e tomou um undercut do parceiro; isso faz parte, sorte de quem não errou e acertou na estratégia. Ontem poderia, no fim, ter trocado as posições dos dois, já que Oscar não iria alcançar Leclerc. Seriam mais três pontos para Landinho.
Hoje, a diferença é de 62 pontos para Max Verstappen. Poderiam ser 52. Se Norris perder esse campeonato por dez pontos, chapéu de burro para todo mundo em Woking. Sempre digo: ordem de equipe é algo bem chato, na maioria das vezes. Mas se justifica em algumas ocasiões. Era o caso em Budapeste. Era o caso em Monza.
Piastri deveria ter atacado Norris na primeira volta ontem? Talvez não. Mas isso é algo que tem de ser discutido antes da corrida. As “regras papaia” terão de ser ajustadas se o time ainda quiser buscar a taça de pilotos — entre as equipes, acho que leva, com regras papaia ou normas tangerina. E Norris precisa ter mais sangue nos olhos, se impor internamente, deixar a mansidão de lado. A F-1 nunca teve campeões mansinhos.
E também precisa estudar o que acontece em suas primeiras voltas. Vejam o quadrinho abaixo, da “Autosport”. Norris tem sete poles, incluindo duas em provas Sprint — que não valem para as estatísticas oficiais, mas cabem aqui para determinar um padrão. Em nenhuma das corridas em que largou na frente o rapaz fechou a primeira volta em primeiro.
Não dá.
O NÚMERO DA ITÁLIA
100.018
…quilômetros percorridos em 348 GPs Lewis Hamilton completou ontem. É o segundo a superar a marca dos três dígitos. Fernando Alonso, na lida desde 2001, lidera esse ranking com 107.086 km em 394 corridas.
Foram dois personagens do GP da Itália, os meninos aí em cima. A Argentina está em êxtase com a estreia de Franco Colapinto, 12º colocado. “Se eu soubesse que ele estava atrás de mim, deixaria passar”, brincou Fernando Alonso, o 11º, que apoiou a carreira do piloto quando ele saiu do kart para os monopostos. O textinho do perfil do “La Capital” não mente: Colapinto conseguiu, em uma corrida, posição melhor que Logan Sargeant em 13 das 14 provas que disputou nesta temporada. O americano teve como melhor resultado em 2024 um 11º lugar na Inglaterra.
Já Max…
Bem, ele falou tanto depois da corrida, que não poderia ser de outro a…
FRASE DE MONZA
“Em seis meses saímos de um carro dominante para um monstro inguiável. É muito estranho. Temos de virar esse carro de cabeça para baixo. Desse jeito, não é realista falar em títulos. Nenhum dos dois.”
MAX VERSTAPPEN
O domingo só não foi mais trágico para Verstappen porque Norris não venceu nem chegou em segundo. Assim, marcou apenas oito pontos mais que o holandês — 16 x 8, já que fez a melhor volta. Nesse campeonato particular, é como se tivesse ganhado o GP da Itália, com Max em segundo. Combinação que, se for repetida até o fim do ano, dá o título ao piloto da Red Bull, incluindo as três Sprints. Verstappen tem 303 pontos. Se chegar em segundo nas oito provas restantes, marca mais 144. Em segundo nas Sprints, 21. Total: 468. Se Norris ganhar tudo, chega a 465. Nessa conta não entram os oito pontos extras das melhores voltas. Só falta isso decidir o Mundial.
GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS
GOSTAMOS da valentia de Kevin Magnussen, que mesmo tendo de pagar um pênalti por tocar em Gasly conseguiu levar a Haas ao décimo lugar, marcando um ponto.
NÃO GOSTAMOS do rigor dos comissários na punição ao dinamarquês. As consequências foram pesadas: dois pontos na carteira e suspensão por um GP. O próprio Gasly ficou surpreso com a decisão e disse que “não aconteceu nada”. “O que eu puder fazer para ajudar a reverter essa injustiça, vou fazer”, falou o francês da Alpine.
Oi Flávio, que belo texto! Agora, que situação a do Piastri (e que nome de cantor de ópera ele tem rs): se permite que o Norris o passe nas próximas corridas vai se afastando cada vez mais do leclerc, se não permite vai se queimando dentro da equipe
Duas coisas parecem claras nas hostes papaya: 1) Eeles não confiam que Norris tenha aquilo roxo para alcançar Verstappen esse ano; 2) Eles acham que Piastri tem, mas ainda está inibido ou on-the-job trainning. Não privilegiar o Britânico nesse momento só demonstra que preferem manter o Piastri motivado para o ano que vem. Se o Norris não acordar, vai ser engolido pelo Australiano com o aval da chefia.
Andei pensando e acho que o negócio é o seguinte: Norris, que fará 25 anos em novembro em sua sexta temporada, está no seu auge técnico, me parece. Já Piastri, que fez 23 anos em abril e segue em sua segunda temporada, ainda está abaixo, porém em plena evolução. E deve ficar superior ao rival inglês em breve.
E a McLaren percebeu isso. Mesmo sendo inglesa e tendo como primeiro piloto um inglês. O jejum está falando mais alto, e eles pensam no futuro. Se Piastri, um potencial multicampeão, ficar relegado a escudeiro agora, pode não gostar e sair por uma proposta melhor. Norris não tem tanto potencial. Pode até um dia ser campeão “a la Damon Hill”, mas não vejo como um grande vencedor. Assim, a equipe tem dado liberdade ao australiano.
Afinal, Verstappen ainda está vivo e Antonelli esta chegando…
Concordo sobre ordens de equipe serem chatas porém podem decidir um campeonato. Mas discordo completamente de não poder atacar já na largada, ali é um dos momentos mais tensos da corrida e quando tudo pode acontecer.
Piastri passou mas não foi só porque foi agressivo, o Norris dormiu naquela curva e estava deixando a porta aberta. Foi instintivo o movimento do Piastri. Além disso, se ainda não decidiram internamente que jogo irão fazer, a mentalidade do Piastri foi correta.
“Vou fazer minha parte e garantir a melhor largada possível”. Se ele não faz isso, mesmo que tivesse mais ritmo depois, a equipe não ia inverter posições.
Lando Norris tem caso pra ser campeão, mas não está merecendo porque vai largar mal assim lá no caixa prego. E mais, é um piloto bem sem sal durante a corrida, pouco arrojado, parece que sempre se conforma com a posição que está. Inúmeras vezes ele poderia ter sido agressivo com o Max mas pouquíssimos vezes se aproveitou de um melhor rendimento.
Sorriso amarelo foi no pódio da Hungria, no de ontem foi sorriso papaia.
Essa frase do Max, sinceramente, é apenas para jogar para a imprensa e torcida. A Red Bull sabe qual o “problema”. O mesmo que aconteceu com a Ferrari em tempos passados.
O carro não ficou estranho…ele ficou dentro das regras.
Até o fim do campeonato, a dupla Horner/Marko, vai encher o noticíario com frases de efeito contra as equipes adversárias e pilotos para dar manchete que não seja da queda de rendimento do carro nº 1, pq o outro já era ruim ou normal, melhor dizer.
O ponto a observar é que a equipe papaia tem carros para fazer 1-2 e a Redbull não tem carro para ir ao pódio.
Eu acredito que depois daquele arranca rabo todo que foi tirar o o Piastri da Renault/Alpine pra ter ele na McLaren, o rapaz deve ser muito bom de contrato, além obviamente bom de volante. Dito isso: Deve ter um contrato que não dá a chance da equipe colocar um adesivo da bandeira Tupiniquim no carro dele e escutar que fulano is faster than you.
Mercedes, RedBull, Ferrari e até Aston Martin se vingar, são equipes que devem ter vagas em poucos anos e é bom lembrar que a McLaren não é equipe de fábrica. então duvido que um garoto com o histórico de campeão e o talento do Piastri, vá se sujeitar a dar passagem pro Norris, que além de tudo é frouxo. Temos que lembrar que se AmareLando não está mais perto do 1o colocado, é porque tremia de medo quando via Max no retrovisor e abria caminho como se fosse um retardatário.
“Colapinto conseguiu, em uma corrida, posição melhor que Logan Sargeant em 13 das 14”. Também vi a distância de tempo de chegada comparando Albon com Colapinto. Nada astronômico como antes c sargeant. Parabéns ao estreante, q que continue assim!
Que a Mclaren deve priorizar o Norris para ter uma mínima chance de levar o mundial de pilotos é favas contadas, a questão é se o Piastri assumirá bovinamente o papel de escudeiro. Eu acho que o Piastri não irá se rebelar, porém acho q ele vai dificultar até o limite. Será divertido acompanhar as cenas dos próximos capítulos. Estou com a ideia fixa q se acontecer a improvável perda do título, o Max irá repensar seriamente a continuidade na Red Bull já para 2025. Contratos existem mas volta e meia são rasgados.
Esse campeonato está tão maluco que dá pra Ferrari sonhar sim, vejamos: a Red Bull está de mal a pior, ao invés do Perez se aproximar do Verstapen, agora é o Max que anda perto do mexicano, desse jeito até para conseguir um pódio vai ser difícil.
A Maclaren tem um carro melhor, mas precisa definir melhor as tais regras papaias, do jeito que vai logo logo norris e piastri vão se trombar na pista e a equipe vai sair zerada da corrida.
Creio que o Magnussem está sendo punido pelo conjunto da obra — horrendo bordão. Tem se metido em tanto enrosco…
Norris parece não acreditar que merece vencer corridas e ser campeão. Se sabota o tempo todo. Mto amigão
Se a Haas , fosse uma equipe top 4 . Magnussen não seria punido.
Só um tri campeão , pode falar mal. da equipe como Max , sem
nada acontecer com êle. Vendo a corrida do Colapinto , agente vê
como era ruim o tal de Logan , e como um piloto assim ficou tanto
tempo na F1?.
007
Sobre campeões mansinhos, lembro do Button em 2009 como mais recente e talvez único desde os anos 90 (quando comecei a acompanhar F1).
Boa recordação e o q explica o título dele é q o outro q poderia fazer frente a ele naquele ano – o Rubinho – era mais manso do q o Button.
Button é um “falso manso”. Era um dos caras mais difíceis de ultrapassar, dividia cada curva mesmo quando vinha alguém mais rápido para passá-lo.
Vale lembrar que em 3 temporadas “dividindo” a McLaren contra o futuro heptacampeão Hamilton, Jenson fez mais pontos e até terminou vice-campeão (2011), coisa que Lewis não conseguiu nesses anos.
Em todos os lugares vejo pessoas comentando da necessidade do piloto se impôr e mostrar dentro da McLaren quem é que manda, isso tá acontecendo, mas é o Piastri o responsável.
Ele, ainda que mais jovem, tem se mostrado com um psicológico bem melhor do que o do Norris.