TORTILLAS (1)
SÃO PAULO (ufa!) – Foi uma longa sexta-feira na Cidade do México. A Pirelli escolheu o autódromo Hermanos Rodríguez para fazer os testes com os pneus do ano que vem, esticando a segunda sessão de treinos livres em meia hora. Já vão longe os tempos em que os treinos livres tinham 90 minutos de duração. Hoje, é muito caro andar tanto. E a limitação de motores por temporada, principalmente, não permite isso. Se andar demais, motor gasta e quebra, basicamente.
O segundo treino livre foi o escolhido para ser estendido, fazendo com que as atividades na capital mexicana terminassem às 17h30 pelo horário local, 20h30 de Brasília. O sol já se punha quando a bandeira quadriculada foi mostrada e ninguém aguentava mais andar.
No final do dia, o mais rápido foi Carlos Sainz, da Ferrari, com 1min17s699. Piastri ficou em segundo, 0s178 atrás. Depois vieram, nas dez primeiras posições, Tsunoda, Leclerc, Norris, Magnussen, Hamilton, Bottas, Pérez e Lawson.
E foi uma sessão interrompida por 23 minutos depois de uma batida besta de George Russell no início das atividades. Outro que teve problemas foi o líder do Mundial, Max Verstappen. Depois da primeira sessão, a Red Bull percebeu que seu assoalho estava todo arrebentado. Passou em cima de alguma coisa — uma estatueta asteca, um prato de tacos, uma garrafa de tequila. Já tinha tido problemas no turbo antes. Resultado: seu carro ficou o tempo inteiro nos boxes. Não marcou tempo.
Quem também não fez tempo foi Albon, por conta de uma batida no primeiro treino que estragou bem o carro da Williams (veja nas caixinhas abaixo).
Sem Verstappen, com testes de pneus para 2025, bandeiras vermelhas e muitos novatos no primeiro treino livre, não dá para tirar muitas conclusões desta sexta-feira, não. Além de tudo, o asfalto recapeado em alguns trechos estava muito sujo e empoeirado. Foi um daqueles dias chatos, muito mais agitado do lado de fora do que dentro da pista. Por isso, vamos às caixinhas mágicas.
PRIMEIRO TREINO – Deu Russell, mas a sessão foi interrompida duas vezes. No comecinho, por poucos minutos. Kimi Antonelli, andando com o carro de Hamilton na Mercedes, passou em cima de algum objeto na pista e quebrou a asa dianteira. Mais tarde, a bandeira vermelha foi mais longa: quase 20 minutos. O sinistro ocorreu depois que Alexander Albon, numa volta rápida, encontrou Oliver Bearman lento pelo caminho. Bearman estava treinando pela Ferrari, com o carro de Charles Leclerc. Foi uma pancada e tanto. O carro de Albon ficou bem danificado. Ninguém se machucou.
DRUGOVICH, 18 – Outro novato que andou no primeiro treino livre foi o brasileiro Felipe Drugovich, pela Aston Martin. Foi a primeira experiência dele com o modelo deste ano da equipe. Terminou a sessão em 18º. Drugovich andou com o carro de Fernando Alonso.
ALONSO, 400 – Falando nele, o espanhol completa neste final de semana seu 400º GP. Ele estreou em 2001, pela Minardi. Alonso disse que ainda vai disputar mais umas 50 corridas – deve permanecer no time mais dois anos. Ainda sobre ele, Christian Horner, da Red Bull, contou em entrevista que quase o contratou em 2009 e chegou a conversar com o bicampeão mundial, vejam só, no começo desta temporada. Esta aqui mesmo, a de 2024. “Fernando tem menos títulos do que merece”, falou o dirigente.
MARKO, O INDISCRETO – O guru da Red Bull disse ontem que o empresário de Oscar Piastri, Mark Webber, vive procurando o time austríaco para conversar. Webber foi piloto da Red Bull. Piastri, no entanto, negou que esteja sendo oferecido à equipe rival. “Estou muito feliz na McLaren”, garantiu.
MAX FILÓSOFO – À ESPN americana, frase de Max Verstappen comentando a longevidade de Alonso: “Eu poderia correr até os 40 anos, mas não vou. Não quero chegar aos 80, olhar para trás e perceber que passei 40 anos da minha vida correndo. Quero aproveitar bem o tempo que tiver nas pistas, e quando chegar aos 80 olhar para trás e saber que vivi uma boa vida”.
CADILLAC FRANCESA – A Cadillac, que teve sua proposta para ser fornecedora de motores da F-1 aceita – mas só a partir de 2028 –, está conversando com a Renault. Como a marca francesa desistiu de desenvolver motores para o novo regulamento, que entra em vigor em 2026, os americanos querem comprar a propriedade intelectual do que já foi feito até agora. Assim, não partiriam do zero absoluto para tocar o projeto de suas próprias unidades de potência. Pegariam o espólio da Renault e trabalhariam em cima. A Renault, dona da Alpine, vai usar motores Mercedes a partir de 2026.
RECURSO – A McLaren pretende recorrer da punição de Norris em Austin. A equipe diz ter “fatos novos” para reverter os 5s que o piloto levou por ultrapassar Verstappen por fora da pista. Se conseguir provar alguma coisa, Lando fica com o terceiro lugar e Max cai para quarto. É pouco provável, porém.
BAND X GLOBO – A Bandeirantes divulgou comunicado ontem dizendo que não atrasou pagamentos à Liberty e que pretende continuar transmitindo a F-1 no ano que vem, cumprindo o contrato em vigor. A Liberty não se manifestou, nem a Globo. Mas o fato de ambas negociarem indica que a Bandeirantes está mentindo. O mercado todo (e a Liberty também) sabe que a emissora do Morumbi está inadimplente. Ou estão todos malucos. Em todo caso, apurou o Grande Prêmio, a Globo continua tocando seus planos para retomar os direitos da categoria. Só não está falando nada publicamente. Gato escaldado tem medo de água fria, como se diz.
Li em algum lugar que o motor da Alpine/Renault nas novas configurações é bom, então a Cadillac pode fazer um bom negócio.
Bom treino dos novatos, acho uma pena que a F1 não dê tantas oportunidades aos jovens, para mim, é tudo culpa dessas equipes, que além de impedir que outras marcas entrem no pedaço, ainda ficam travando vagas com pilotos como Stroll e etc. Na minha opinião, a corrida dos novatos deveria acontecer já nesse ano, e acho até que seria divertido a F1 ter um campeonato alternativo só de novatos.
Sobre os treinos, achei que os melhores foram Andrea Kimi Antonelli e Pato O’Ward, foram bem consistentes e velozes. O último, aliás, é mexicano que nem Perez, eu sendo a Red Bull, colocaria o piloto da Indy no lugar do Checo pra manter a torcida mexicana feliz. Já os piores foram Bearman e Shwartzman, que conseguiu a proeza de ser punido antes mesmo de estrear. Drugovich também não foi lá essas coisas, mas na minha visão, a culpa nem foi exatamente dele, e sim do carro da Aston, que está muito pior do que o do ano passado, e do trânsito. Se ele dependia desse treino para chamar a atenção das equipes da F1, sugiro que ele vá pra outra categoria o quanto antes.
Fora Antonelli e Bearman, que já têm contratos para 2025, o novato que treinou hoje e desponta com boas chances de aparecer no grid no futuro é justamente O’Ward. Algo me diz que a McLaren está bem interessada em dar mais chances para ele, aquele rádio que a FIA publicou após o treino foi bem interessante e revelador. E se somarmos isso com os rumores de que Piastri estaria interessado em uma vaga na Red Bull… De qualquer forma, O’Ward é uma excelente opção para a McLaren, embora eu ache que Palou nunca deveria ter saído do radar.
Webber de olho em uma vaga na Red Bull para o piastri, com certeza o plano dele é colocar o piastri como um possível substituto do Max.
Bem legal o que o Max falou. Mas acho que o Max ja ganhou talvez até mais do que esperava, ja ta naquela fase relax, sabe que é o melhor e que não precisa provar mais nada pra ngm, está com o foda-se ligado. Já sobre o Alonso sempre pairou a impressão que deveria ter mais que dois titulos, então de certa forma talvez isso mantenha a motivação dele em alta pra correr e tentar ganhar mais alguma coisa.