TORTILLAS (3)

Sainz, segunda vitória no ano: aproveitando últimos dias de Ferrari

SÃO PAULO (é isso aí) – Carlos Sainz venceu o GP do México. E foi justíssima, a vitória. Largou na pole, perdeu a ponta para Max Verstappen na primeira volta, mas na nona recuperou. E foi assim até o final. O espanhol está em seus últimos dias de Ferrari. Ano que vem defenderá a Williams. No seu carro vermelho estará Lewis Hamilton. Está aproveitando para fazer o que, a partir de 2025, será quase impossível de realizar. Lando Norris foi o segundo colocado e Charles Leclerc, com a outra Ferrari, ficou em terceiro. Verstappen, depois de levar uma punição de 20s, terminou em sexto.

O inglês da McLaren descontou dez pontos na classificação. Um pouco abaixo da média que precisa tirar, por etapa, para conquistar o título. O placar, agora, aponta 362 x 315 para o holandês da Red Bull. São 47 pontos de diferença. Faltando quatro corridas para o fim do campeonato, Norris precisa, a cada GP, fazer 11,75 pontos mais que Verstappen para ser campeão. Há 120 pontos em disputa, já que duas etapas, no Brasil e no Catar, têm Sprints na programação.

A situação do tricampeão mundial ainda é confortável. E seu maior aliado nesta reta final é o time italiano, que vive seu melhor momento na temporada — são três vitórias nas últimas cinco corridas. Sainz venceu pela quarta vez na carreira, segunda no ano. A outra foi na Austrália, no início do Mundial.

A Ferrari passou a Red Bull entre os construtores e agora é a vice-líder com 537 pontos. A equipe austríaca tem 512 e deu adeus à taça — não tem forças para reagir, ainda mais porque seu segundo piloto Sergio Pérez, tem sido uma nulidade. Na ponta, a McLaren tem 566. São apenas 29 mais do que a escuderia vermelha, que vai lutar pelo título e tem chances concretas de ser campeã. E isso, claro, vai ajudar Verstappen. Sainz e Leclerc têm muito mais chances de tirar pontos de Norris do que ele, Max.

O GP do México foi disputado com o tempo nublado e 20°C. As arquibancadas estavam cheias para torcer por Pérez — 404.958 ingressos vendidos para os três dias do evento –, mas viram seu piloto decepcionar de novo. Já no sábado o mexicano fracassara, com um patético 18º lugar no grid. Sua vaga na Red Bull para 2025 está muito ameaçada, mesmo com o contrato renovado por dois anos. O cara não vai, simplesmente.

Largada: Max na frente, batida de Tsunoda e Albon lá atrás

A maioria dos pilotos escolheu pneus médios para a corrida. Com os duros, apenas os que estavam mais para trás no grid: Liam Lawson, Valtteri Bottas, Franco Colapinto, Pérez, Guanyu Zhou e Estevan Ocon. Este último largou dos boxes.

Na largada, Verstappen, ao lado de Sainz na primeira fila, se agarrou à chance de chegar na frente na primeira curva como se fosse a última boia num naufrágio. Não tirou o pé até o último instante, resistiu aos ataques de quem vinha atrás tentando o vácuo e fez a curva em primeiro. Sainz foi pela grama, passou o holandês e devolveu a posição. E antes mesmo da primeira freada aconteceu o primeiro acidente do dia: Yuki Tsunoda tentou passar Alexander Albon e sua roda traseira acertou o Williams do tailandês. Ambos abandonaram. O safety-car foi acionado.

Pérez, lá no fundão, até que largou bem, pulando de 18º para 13º. Mas tinha parado o carro fora do colchete que marca a posição no grid. O engenheiro avisou pelo rádio: “Nossa largada está sob investigação”. “Por quê?”, questionou o mexicano. “Queima de largada”, respondeu o moço da Red Bull. “Não”, retrucou o piloto autoelogiando-se. “Foi uma grande largada.” Era mais fácil o engenheiro dar a letra: tu parou o carro no lugar errado, cacete! A punição veio minutos depois: 5s, que seriam pagos no pit stop.

Lando x Max de novo: punições para o holandês

Demorou bastante para os fiscais removerem os carros de Tsunoda e Albon. A relargada só aconteceu na sétima volta. Max manteve a ponta. Mas na nona volta, com a asa aberta na interminável reta dos boxes do circuito asteca (asteca?), Sainz passou o holandês e assumiu a liderança. Na décima volta, treta! Norris tentou passar Verstappen no trecho do estádio, um empurrou o outro, o outro empurrou o um, Leclerc, quarto colocado, aproveitou e, duas curvas depois, passou os dois e foi para segundo.

Lando, pelo rádio, disparou impropérios e acusações. “O PCC mandou um ‘salve’ pros comissários aliviarem pra ele!”, gritou. Desta vez, porém, os comissários foram rápidos. Anunciaram um pênalti de 10s para o tricampeão mundial, por ter forçado Norris para fora da pista duas vezes.

Na 16ª volta, uma tristeza. Fernando Alonso, que completava seu 400º GP e esperava festejar de alguma forma, abandonou com superaquecimento nos freios. Sainz, Leclerc, Verstappen, Norris, George Russell e Lewis Hamilton eram os seis primeiros. Kevin Magnussen, Nico Hülkenberg, Pierre Gasly e Lawson completavam o grupo dos que fariam pontos se a corrida terminasse ali. Mas ainda tinha muita coisa para acontecer.

Na volta 18, por exemplo, Pérez mergulhou para cima de Lawson e o neozelandês não quis nem saber. Checo ficou louco da vida. Me contaram que dos presídios mexicanos veio outro “salve”: o cartel de Tijuana mandou sequestrar a família do piloto da Tem a Maquininha?, e juro que é verdade esse “bilete” – que nem o do Tarcísio, aquele vagabundo. Pérez não passou. Xingou muito. Veio Stroll e partiu para a briga com o piloto da Red Bull, também. Mais atritos, mais ações tendo de ser analisadas pelos comissários, mais “salves” das penitenciárias. Agora, para invadir o Canadá.

Pérez parou nos boxes na volta 21. Pouco antes a Red Bull foi avisada de que Verstappen receberia mais 10s de punição por ter levado vantagem sobre Norris por fora da pista. Total 20s. O engenheiro de Max, coitado, comunicou ao piloto com todo cuidado. Sabe como é, muitas vezes o mensageiro paga pela mensagem e o rei manda cortar a cabeça do infeliz. Max apenas bufou.

O holandês foi para os boxes na volta 27. Teve de ficar 20s parado sem ninguém encostar no carro. Pagou o pênalti e voltou em 15º, cheio de ódio no coração. Até o fim da prova, a única coisa que teria a fazer era, como se diz, reduzir os danos: entrar logo na zona dos pontos e ver onde daria para chegar.

Norris parou na volta 31 e colocou pneus duros, fazendo seu pit stop. Era corrida de apenas uma parada, estava muito claro. Na volta 32, Verstappen assumiu o décimo lugar. Na mesma hora Leclerc, segundo colocado, parou e trocou seus pneus. O líder Sainz foi para os boxes na 33ª volta, fez a troca e seguiu em primeiro, tranquilo.

Na 36ª volta, metade da corrida mais uma, Verstappen era o oitavo colocado. À frente dele, Oscar Piastri e Lawson ainda não tinham parado. Virtualmente, pois, o holandês era o sexto. O domingo não seria uma tragédia, afinal, apesar do pênalti pesado e do esperado pódio de Norris. Intimamente, ele agradecia à Ferrari, que dominava a prova e ensaiava a segunda dobradinha seguida.

A prova foi se encaminhando para seu terço final sem muita coisa para acontecer, quando Verstappen, pelo rádio, perguntou para a equipe se não ia chover. “Está ficando escuro”, disse. Pneus de chuva foram preparados nos boxes. Mas não veio chuva nenhuma. Faltando 25 voltas, Sainz, Leclerc, Norris, Russell, Hamilton, Verstappen, Magnussen, Hülkenberg, Colapinto e Piastri eram os dez primeiros. O argentino da Williams era o único que não tinha parado ainda, dessa turma. Pérez ocupava a última colocação. O público nas arquibancadas não sabia bem o que comemorar. E ficou feliz da vida quando o piloto passou Zhou e foi para penúltimo.

A 15 voltas do fim, Sainz e Leclerc mantinham-se em primeiro e segundo, mas Norris ameaçava uma aproximação. Pela primeira vez, a diferença dele para o monegasco caíra para menos de 3s. Russell e Hamilton, em quarto e quinto, brigavam entre eles de maneira muito civilizada. Verstappen, em sexto, esperava apenas a hora de ir embora para o hotel. Magnussen, Piastri, Hulk e Gasly eram agora os outros quatro da zona de pontos.

E Lando chegou mesmo em Leclerc na 59ª das 71 voltas previstas para o GP mexicano. A diferença caiu para pouco mais de 1s. A dobradinha da Ferrari subiu no telhado. E caiu rapidinho, sem briga. No fim da 62ª volta, Leclerc errou, deu uma rabeada, saiu da pista, quase bateu. Norris passou e assumiu o segundo lugar.

Final no México: Ferrari em seu melhor momento

Hamilton passou Russell só na volta 66, depois de um tempão atrás do companheiro. Sobrou uma luta besta pelo ponto extra da melhor volta. Lawson tinha quebrado a asa num toque em Colapinto, colocou um bico novo e pneus macios e fez o melhor tempo do dia. A Ferrari devolveu, chamando Leclerc para tentar o mesmo. A Red Bull idem, com Pérez. No fim, Sainz, Norris e Leclerc foram para o pódio. Charlinho fez a melhor volta, afinal. Hamilton foi o quarto, seguido por Russell, Verstappen, Magnussen, Piastri, Hülkenberg e Gasly.

Domingo tem mais, em Interlagos.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ron
Ron
8 dias atrás

A Ferrari evoluiu bem nas últimas provas e está na briga pelo campeonato de construtores. Quanto ao de pilotos, Sainz não está nem aí para isso, a Leclerc só lhe interessa que Norris e Verstappen fiquem sem pontuar e ele vença. Fora isso, ambos os ferraristas tanto podem ajudar como atrapalhar a ambos.
Lando, para conseguir o campeonato, está praticamente obrigado a vencer e precisa contar com Piastri e as duas Ferraris como meio de se aproximar/suplantar Max na pontuação, enquanto este só precisa pontuar em posição não muito distante daquele.
Piastri parece não estar com muita vontade de ajudar o companheiro porque provavelmente não lhe agrade a ideia de ter que rediscutir a divisão da equipe, caso o colega seja campeão. A questão dele ajudar também pode depender, indiretamente, se a McLaren fizer questão de vencer o título de construtores, agora contra a Ferrari.
Quanto ao Perez, coitado. Às vezes penso se ele perdeu mesmo o “espírito de corrida” ou se ele está fazendo isso de propósito para ser demitido.

Carlos
Carlos
8 dias atrás

Verstappen é duríssimo. Muitas vezes passa do ponto.
E é justamente essa combatividade que vai colocar o nome dele entre os maiores, principalmente se levar o quarto título.
Independente da polêmica da última prova, daqui quantos anos estaremos lembrando da temporada 2021?

Felipe
Felipe
8 dias atrás

A briga Max x Lando está ótima, tomara que siga assim até a última corrida, com muito drama. Eu quero ver o circo pegar fogo.

Fantástico que a Ferrari também esteja abocanhando algumas vitórias, mas que temporada excelente até aqui.

Ano que vem com o Hamilton em Maranello, quem sabe?

Adolfo Brás Sunderhus Filho
Adolfo Brás Sunderhus Filho
8 dias atrás

Final de semana que só provou que Max realmente é acima de qualquer suspeita, um dos melhores pilotos da história da F1… Combativo, duro, mas jogando com o regulamento embaixo do braço, conseguiu terminar em sexto lugar mesmo depois de tomar uma punição de 20 segundos… Simplesmetne impressionante! E ainda será campeão com o carro que, no momento, não é o melhor do grid, com chances prováveis da RBR terminar a temporada em 3º lugar no campeonato de construtores… Até hoje, apenas 10 pilotos foram campeões na história da F1 sem suas equipes vencerem o mundial de construtores… Max já está nessa lista e mais uma vez será campeão sem a equipe vencer… Sensacional!

Rogério
Rogério
8 dias atrás

Max sempre que está em vantagem no campeonato, se joga sabendo que não conseguirá fazer a curva e quem tiver ao lado que se vire para não bater. Jogou Norris para fora na corrida anterior e não foi punido. Agora resolveram dar uma basta nisso. Existe uma diferença entre ser arrojado e ser pilantra. Não sou contra arrojo, pelo contrário, mas jogar o outro para fora da pista não é arrojo.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
8 dias atrás

GP CIDADE DO MÉXICO : Lando Norris chegou a frente de Super Max, mesmo assim é praticamente impossível tirar o título de 2024 de campeão da F-1 de Max, quem sabe Lando poderá ter oportunidade para 2025. Carlos Sainz, venceu e vai ser piloto titular da Willians equipe dos pilotos aposentados Massa, Barrichello ,Ralf, Webber, Latifi, Sargent e fim de linha e descer ir para casa e pegar a bolsa de tacos de Golf e curtir a vida ,outras equipes também tem seguido o mesmo rumo como ALPINE em plena decadência, só duas equipes tiveram uma boa recuperação da metade do campeonato até o momento a Haas e a Ferrari.

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
9 dias atrás

A Ferrari acordou tarde nesta temporada, mas ainda pode mudar alguma coisa. Vamos aguardar.

Pedro
Pedro
9 dias atrás

gosto do pérez e torço por ele desde quando entrou na f1, em 2011.

arrebentou na sauber e deu a impressão de que seria um futuro campeão. aí fracassou na mclaren e, de forma muito competente, reconstruiu a carreira na force india/racing point, com muitos pódios e uma vitória brilhante. mereceu a vaga na red bull e foi importantíssimo em 2021.

mas não existe mais nada que justifique a permanência dele por lá, infelizmente. foi humilhado pelo lawson tomando uma ultrapassagem e um gesto obsceno. a expressão do dr. marko quando isso aconteceu diz tudo. acho que não termina a temporada. é uma pena.

Marcio
Marcio
9 dias atrás

Depois da treta de ceder a vitória pro Piastri, o companheiro do Norris não tá ajudando em nada.
Na teoria, Max ficará em 5o em todas as corridas (atrás de Ferrari e McLaren).
Cabe ao Norris vencer

Marcus
Marcus
9 dias atrás

Já faz um tempo, não entendo por que a Ferrari dispensou o Sainz e manteve o Leclerc.

Maurício
Maurício
Reply to  Marcus
9 dias atrás

Também não entendo porque a Aston Martin não foi atrás dele.

Rafael Rego
Rafael Rego
9 dias atrás

Achei bem exagerada a punição ao Verstappen. Talvez o primeiro lance merecesse alguma reprimenda, mas o segundo? Desde quando é proibido se jogar numa freada? Tem muita gte que gosta de reclamar da mesmice da f1, mas quando aparece um piloto ímpar e arrojado como o Verstappen, fazem beicinho e ficam gritando por punição. Merecem pilotos burocráticos.

Gabriel
Gabriel
9 dias atrás

É Vespa, o choro é livre, os fiscais passaram uma mensagem bem clara.

Ricardo Lopes
Ricardo Lopes
9 dias atrás

FG, vc comentou e deixou registrado, mas acho que deu pouca ênfase… que papelão o PER fez ao trocar pneus pra tentar a volta mais rápida e ficar a quase 1s do tempo que fez o LEC com o mesmo expediente!!!

Carlos
Carlos
Reply to  Ricardo Lopes
9 dias atrás

Putz! Não sabia que tinha sido quase 1s. Perez foi uma nulidade durante todo o final de semana.
Eu cheguei a imaginar que teriam pedido para ele levantar o pé. Afinal, Leclerc já tinha tirado de Norris o ponto extra. Mas, olhando a telemetria, realmente Perez tentou o máximo.
O emocional do mexicano deve estar acabado.

Ozzmair
Ozzmair
9 dias atrás

Talvez o Norris teria “brigado” com o Sainz caso o Max não ficasse tentando tirá-lo da prova.

Prof. Nogueirinha
Prof. Nogueirinha
9 dias atrás

Fiz uma busca rápida nos resultados dos Campeonatos de Pilotos e Construtores para encontrar casos de piloto campeão e equipe não campeã. Ocorreu nos anos de 58, 73, 76, 81, 82, 83, 86, 94, 99, 08 e 21. Os casos de equipe com piloto campeão mas nem campeã, nem vice de construtores ocorreram em 1982 com o K. Rosberg campeão com a Williams em quarto e em 1983, com Piquet campeão com a Brabham em terceiro. Grande chance de acontecer de novo…

Marcio
Marcio
9 dias atrás

A Red Bull deve estar arrependida em não ter corrido atrás do Sainz quando ele recebeu o aviso prévio.

Marcio
Marcio
9 dias atrás

Alguma equipe que ficou em terceiro nos construtores foi campeã com piloto?

Thiago Ferreira Querino
Thiago Ferreira Querino
Reply to  Marcio
8 dias atrás

81, Brabham e Piquet

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
9 dias atrás

Red Bull, franca favorita…Termina em 3o lugar nos construtores. Tipo o coach.

Abre o olho McLaren para nao terminar como um Boulos Papaya, depois de liderar pesquisas, vai que a tradicao do status quo de Maranello leva…hihi

Antonio Seabra
Antonio Seabra
9 dias atrás

Dois comentários adicionais:

1- Colapinto, apesar de não chegar nos pontos, fez uma bela corrida !!! Brigou, foi difícil de ser ultrapassado, mostrou agressividade, e quando os pneus já bem gastos não tinham mais aderência, continuou andando rápido, mostrando excelente controle de carro. No fim, ainda ultrapassou Lawson de forma belíssima (a quebra do aerofólio foi culpa exclusiva do próprio Lawson). E ainda arriscou uma melhor volta após a troca de pneus, infelizmente batida de novo pelo Norris…e depois pelos outros que trocaram pneus só pra isso.
2 – Max, não fosse pelos 20 seg de penalty, teria chegado fácil na frente das 2 Mercedes (59 seg – 20seg + 39 seg, contra 44 seg de LH).

PS – embora minha orientação politica seja diferente da sua (aliás procuro sempre me posicionar ao largo da politica), adorei a frase “Tarcísio, aquele vagabundo”. Concordo 100%, e tenho motivos práticos para acreditar nisso.

Paulo Leite
Paulo Leite
9 dias atrás

Impressionante como as corridas estão disputadas, a de hoje foi uma corridaça, principalmente a primeira parte. Sobre Max, pilotaço que tem o defeito de não frear em curva quando o concorrente mais próximo ao título ousa ultrapassar. Lewis sofreu isso, Lando também. Os 20 segundos foram bem aplicado, espero que os comissários continuem agindo assim. Colapinto é um pilotaço, Lewis ainda dá pro caldo, Perez derrete, enquanto as Ferraris estão voando, Lewis parece que tem bola de cristal, não é. Que campeonato, esse ano. Paruano tem tudo para repetir melhor ainda porque a vantagem da RB do início deste ano virou pó.

Vinicius
Vinicius
9 dias atrás

Max Verstappen é sinistro demais. Armou o salseiro todo com o Norris sabendo que se os dois se enroscassem, seria bom negócio pra ele, mesmo se ele fosse o único prejudicado (jogaria uma tonelada de pressão em cima do rival para atacar as Ferrari). Tem cabeça de campeão.

E Hamilton deve estar feliz da vida com o que a Ferrari está mostrando nesse final de temporada.

Talvez ano que vem tenhamos uma temporada ainda mais disputada e interessante do que essa.

Danilo
Danilo
9 dias atrás

A Red Bull terminar em terceiro é uma boa punição pela injustificável insistência com o Perez. Para o Lando ter uma mínima chance de conquistar o de pilotos, só se o Max deixar de pontuar em alguma prova e mesmo assim o favorito ainda é o Max.

Rogério
Rogério
9 dias atrás

Infelizmente Max perdeu a cabeça nessa corrida, e à toa. Tivesse brigado pela posição com menos afã, terminaria pelo menos em quarto…

Zé Carlos
Zé Carlos
9 dias atrás

E pensar que a McLaren pediu pra o Norris trocar de posição com Piastri em duas corridas…quando aquele liderava! Pode ter custado o campeonato de pilotos ao rapaz.

Last edited 9 dias atrás by Zé Carlos
Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 dias atrás

Até que enfim , apareceu gente de coragem ,para punir
Max, que não é de hoje que apela quando é ultrapassado.
Quanto a Perez , acho que hoje a Red Bull decidiu o seu futuro.
E a Ferrari deve deitar e rolar em Interlagos pelo tipo de pista.

Edson
Edson
9 dias atrás

O fim está próximo. Os fiscais puniram o Verstapen não é possível. É o Apocalipse.

Igor
Igor
Reply to  Edson
9 dias atrás

Que exagero. No próprio Grande Prêmio tem um reportagem sobre essa “agressividade” do Max e a maioria foi punida. Brasileiro torce abertamente pros outros e não consegue fazer uma análise isenta sobre o piloto. Olha depois no YouTube a coletânea de “cagadas” de todos os outros pilotos e as punições e depois volta aqui…

Julio Santos
Julio Santos
9 dias atrás

Seguindo minhas teorias loucas..

2026 vem regulamento novo. É importante ter tempo de simulador e túnel de vento para desenvolver o novo projeto.

A Red Bull não depende do dinheiro do campeonato de construtores para se financiar (ajuda, mas não é obrigatório). Tem teto de gastos que impedem as concorrentes de gastar mais que ela no desenvolvimento do carro.

Com isso, onque será que vale mais para a Red Bull hoje? O campeonato de construtores (e o gordo prêmio que vem com ele)? Ou maior tempo em simulador e túnel de vento para manter a hegemonia?

Imagino que teremos a resposta para essa pergunta se o Perez for mantido como piloto…

Last edited 9 dias atrás by Julio Santos
Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
9 dias atrás

Alonso, logo após faturar dois títulos seguidos (o segundo título derrotando Schumacher), parecia mostrar que veio para bater recordes. As derrotas e as vigarices mostraram o contrário. Mas, nem tudo foi perdido! O espanhol detém o recorde de GPs disputados e acaba de chegar ao seu 400º GP. Uma invejável marca!

Last edited 9 dias atrás by Alfredo Ramos
Juliano Adolfo Fenólio
Juliano Adolfo Fenólio
Reply to  Alfredo Ramos
8 dias atrás

Pode ser que esse recorde de GPs seja quebrado pelo Cmte. Hamilton. E Alonso é vigarista, sim. O Nelson Piquet das Astúrias.

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Juliano Adolfo Fenólio
5 dias atrás

Vai depender do tempo de permanência de Alonso na categoria. Se o espanhol esperar um milagre do projetista, vai demorar.

jader
jader
9 dias atrás

Hamilton deve estar feliz vendo a Ferrari vencendo corridas e melhorando a olhos vistos. Será que vem mais um título?

Maurício
Maurício
Reply to  jader
9 dias atrás

Merece, para compensar o que lhe garfaram em 2021.

Last edited 9 dias atrás by Maurício
Igor
Igor
Reply to  Maurício
9 dias atrás

“E ninguém calaaa… esse chororôôô…”

Junior
Junior
Reply to  Maurício
7 dias atrás

Não acredito! Mais um chorão lamentando o resultado de Abu Dhabi / 2021?
A mais eletrizante disputa de final de campeonato?

Last edited 7 dias atrás by Junior