AQUI NÃO PODE (5)





Fotos: Rodrigo Berton/Grande Prêmio
SÃO PAULO (a postos) – Solicito humildemente o perdão de nossos leitores por fazer este primeiro texto do dia com atraso, uma vez que o primeiro (e único) treino livre para o GP de São Paulo, ex-Brasil, acabou faz algumas horas. Tenho outro emprego, na verdade o principal, e nele estava no momento da atividade já acontecida em Interlagos. Mas, clandestinamente, consegui acompanhar pelo celular. Estamos fazendo muitas coisas clandestinas neste fim de semana. Este blog é uma delas.
A sexta-feira está bonita em São Paulo. Muito sol, calor e gente bonita e bronzeada nas ruas. Passei, no caminho do trabalho, por uma escultura conhecida na cidade como “baleia”, porque tem forma de baleia, mesmo. Fica na esquina da Faria Lima com a JK. Ali vivem os “farialimers”, esquisitos espécimes que mesmo no calor de hoje desfilam com patinetes ou bicicletas elétricas vestindo coletes acolchoados. Claro que jamais poderia dizer isso a eles, não compreenderiam. O que é acolchoado?, perguntariam. “Puffer”, responderia, para então ser entendido.
Ali, ontem, parece que expuseram, ao lado da baleia metálica, um automóvel de F-1 antigo, ou uma réplica. Do Senna, claro. Havia uma fila gigantesca e para chegar perto era preciso fazer o check in no celular, receber um e-mail de confirmação, acessar um link, digitar uma senha enviada pelo SMS e baixar um QR code. Hoje já não estava mais lá. Mas vi, sim, e vi mesmo, moças com o boné azul do Banco Nacional, que faliu em 1995. Foi patrocinador eterno de Senna. Mas não serei maldoso em associar os gastos de publicidade com a falência. Bancos não quebram por causa de patrocínios.
O treino, agora.

Vejo esses tempos e fico deprimido. Meu melhor tempo de Lada em Interlagos foi 2min09s6. Eu não invento, apresento provas. Foi nesse dia aí embaixo, em abril. Com asfalto velho. Claro que nesse asfalto novo meu tempo baixaria, sei lá, uns 30 segundos. Seja como for, um minuto pior que a melhor volta de Lando Norris hoje pela manhã.
E foi um dia estranho, o do meu recorde, porque virei 2min09s6 e no balanço do meu aplicativo de cronometragem apareceu outro dado, 2min11s55, com a volta ideal em 2min09s88. Claro que protestei na hora, considerando que o aplicativo “deletou” (pronto, pessoal da Band, usei o lindo verbo!) minha melhor volta. Alegando o quê? “Track limits”? Ah, vai cagar.



Como se nota, naquele distante mês de abril, seis meses atrás, também estava sob uma tenda, por falta de boxes no Campeonato Paulista. Possivelmente no mesmo lugar em que me encontro agora, na sala de imprensa improvisada de Interlagos. Naquele dia, na corrida, bati numa Mercedes e depois rodei pateticamente quando perseguia um Passat. Estraçalhei minha suspensão dianteira. Na corrida seguinte, explodi o motor.
Não tem sido um bom ano nas pistas.
Mas voltemos ao treino.
As voltas de F-1 em Interlagos são muito rápidas, 1min10s em média, porque é uma pista curta, de 4.309 metros de extensão. Considerando o preço de um carro de F-1, em comparação com meu Lada, até que não estamos mal no custo dólares x segundo. Não há números muito precisos, mas parece que um carro de F-1 custa coisa de US$ 12 milhões. Ou seja: cada volta nesta pista sai pela bagatela de US$ 171 mil por segundo, arredondando. Meu Lada, fabricado em 1991 na União Soviética, foi comprado há bastante tempo e também não tenho dados muito precisos sobre seu valor, ou quanto gastei nele até hoje. Talvez uns R$ 50 mil, contando os motores, pneus, a frente nova que tive de comprar uma vez depois de uma porrada na entrada do S do Senna. Para facilitar a conta, digamos que ele me saiu uns US$ 10 mil. Vamos usar a mesma moeda. Dividindo pelos 2min10s, arredondando sempre, dá US$ 77 por segundo.
Em termos de economia financeira, dou um baile nesses caras da F-1. Gasto 0,04% do que eles gastam para fazer uma volta no dobro do tempo. Se dobrar meus gastos, a matemática não me deixa mentir, consigo chegar no tempo deles. Ou seja, com US$ 154 por segundo, faço o mesmo que eles fazem gastando US$ 171 mil por segundo — 1.110 vezes menos. Se este texto chegar a Toto Wolff, receio que nunca mais precisarei escrever aqui.





Não houve incidentes no primeiro treino, que teve, como já dito, Norris em primeiro. Vocês devem ter visto na tabela de tempos Oliver Bearman em terceiro com a Haas. O rapaz foi chamado às pressas porque Kevin Magnussen está com dor de barriga. Não sei ainda se vai correr. Está tomando chá de boldo e Floratil, para reconstruir a flora intestinal. Pode comprar sem receita. Pela internet é mais barato.
Foi bem, Bearman, claro, e esses jovens estão verdadeiramente chamando a atenção. Enquanto Lewis Hamilton hoje pedia pelo amor de deus para que o treino acabasse, porque estava com dor nas costas, o diz-que-diz sobre a molecada não cessa.
O Grande Prêmio informou, com exclusividade, que Gabriel Bortoleto está se desvinculando da McLaren para assinar com a Audi, mas para 2026. O brasileiro, líder da F-1, foi muito elogiado ontem por pilotos que, como ele, vieram faz pouco tempo das categorias de base — Piastri e Russell, por exemplo. Verstappen disse que se fosse ele, já tinha contratado. São amigos de jogar videogame. E o jornalista argentino Ruben Daray, que não conheço mas o Roque conhece e diz que é muito bom, afirmou com todas as letras agora há pouco num vídeo em rede social: Franco Colapinto já assinou com a Red Bull para 2025 e será o substituto de Sergio Pérez.
Não temos motivos para duvidar. Christian Horner foi hoje ao escritorinho da Williams em Interlagos provavelmente tratar de sua liberação com James Vowles, chefe da equipe do argentino — que foi escalado este ano para o lugar de Logan Sargeant, mas não tem carro para o ano que vem. “Ele veio tomar café”, disse Vowles, tentando disfarçar e fazer graça com um novo patrocinador do time, que é exatamente uma marca de café vinculada à Gulf — petroleira que também tem uma marca de café, não me perguntem por quê.
Enfim, acho que vai acabar indo, mesmo. Seria um desperdício esse moço não correr no ano que vem. E se a Red Bull for esperta, pega logo.
No mais, foi confirmada a perda de cinco posições de Verstappen no grid por troca de motor. E para fechar nossa primeira participação do dia, mais algumas noticinhas, a saber:
NOME – A filial da Red Bull conhecida como Aproxima Aqui Atrás avisou que no ano que vem quer ser chamada de Racing Bulls. A equipe nasceu como Minardi, foi comprada pela marca de energético e virou Toro Rosso, depois foi AlphaTauri e neste ano passou a se chamar, oficialmente, Visa Cash App Racing Bulls, o que é um nome inviável, daí a adoção, neste blog, desde o início, da alcunha No Crédito Dá Pra Dividir. Ano que vem a gente vê o que faz.
PASSOU – Alonso tomou Floratil e restaurou sua flora intestinal, por isso foi à pista hoje e não será substituído por Felipe Drugovich, como esperava Felipe Drugovich.

BAND – Repasso o que acabei de receber pelo correio eletrônico: “Após reuniões nesta semana com a Liberty Media, a Band informa que cumprirá o contrato de exibição da Fórmula 1 em sua integridade até o final de 2025. A emissora continuará levando aos brasileiros todas as emoções da principal categoria do automobilismo mundial.” O que se diz que é que a emissora paulista fechou com uns chineses para criar uma bet própria, a BandBet, e essa empresa vai pagar o que deve e patrocinar as transmissões no ano que vem. A Globo não falou nada. A Liberty também não.
Pra mim, a notícia que a BAND irá cumprir o contrato de transmissão até o final de 2025 foi uma ducha gelada na cabeça. Eu estava ansioso demais para ver as corridas sendo narradas pelo Everaldo na GLOBO. A equipe de transmissão da F1 na BAND já está fazendo hora extra. Narrações ruins e informações desencontradas durante TODAS as corridas do ano.
esta série de textos está uma delícia de ler, gomes. desde o “aqui nao pode” inicial até a notícia do quadro verde… nada como uma boa narrativa pra tornar até o corriqueiro interessante!
Será bacana a confirmação do Colapinto na Red Bull, o rapaz em pouco tempo está fazendo por merecer continuar no grid e em uma boa equipe, mesmo q venha a cometer erros dificilmente entregará menos q o Perez. A confirmação do Bortoleto tbem seria legal até para a pachecada sossegar e parar de falar q o mundo conspira contra os brasileiros. Eu só não entendo pq em 2026 e não 2025, obviamente 1 ano como piloto reserva traz algum desenvolvimento, porém acho q é mínimo… nada como a fogueira para se saber q tipo de piloto ele será…
Desculpa aí, mas na minha opinião, essa notícia do Bortoleto é um balde de água fria em todo mundo que quer vê-lo na F1. Esperar até 2026? Esperar pra quê? Se ele fosse mesmo esse cara talentoso que os outros pilotos do grid dizem, ele não deveria estrear já em 2025? Talvez isso explique o furo do Nelsinho Piquet, que disse que Bottas continuaria na Sauber no ano que vem. Se for verdade, ficará ainda mais nítido que Toto Wolff é um empresário de pilotos infinitamente melhor do que Fernando Alonso, pois o austríaco conseguiu fazer Antonelli chamar a atenção de todos mesmo sem ele ter sido tudo isso na F2 e ainda vai manter o decadente Bottas por mais um ano, que podem ser mais se abrirem vagas em outras equipes.
Eu continuo achando que não é uma boa pro Bortoleto esperar até 2026, pois as coisas podem mudar muito até essa temporada começar, e pode ser que a Audi mude de ideia, que apareça um novato sensação na F2 com muito mais dinheiro e um passaporte dos EUA, da Austrália ou de algum país europeu que impressione os chefes de lá, ou mesmo que a crise na Volkswagen piore e a Audi perca verbas, ou mesmo desista de estar na F1.
Por outro lado, faz sentido ele se desvincular da McLaren. Havia chances de ele estar lá em 2026? Sim, mas também há chances de Norris e Piastri continuarem por lá até 2027, 2028 e etc. De qualquer forma, isso casa com a minha intuição de que se Piastri ou Norris deixarem a McLaren, o substituto de qualquer um deles será Pato O’Ward.
Renato eu concordo com o seu comentário, se o acerto for para 2026 há um 1 ano inteiro q pode colocar esse acerto em risco, o staff dele deveria ser mais duro nas negociações.
Impressionado com as trajetórias de Bearman e Colapinto, eles estavam esquecidos na F2 até que caíram de paraquedas na F1 e agora estão cotados para serem as próximas sensações da categoria. Bearman já vai para o seu terceiro GP no ano, e tem gente querendo que ele encerre 2024 na Haas, apesar da melhora de Magnussen. Mas ninguém supera Colapinto, que de “apenas mais um rapaz latino americano sem dinheiro no banco”, passou para candidato potencial a uma das vagas mais cobiçadas do grid, desbancando gente como Carlos Sainz.
É como costumam dizer por aí, quando alguma coisa tem que acontecer (correr na F1, por exemplo), tudo dá certo, as portas se abrem facilmente, como vem acontecendo com Bearman e Colapinto, e como não vem acontecendo com Drugovich. Acho lamentável esse rapaz insistir em ser reserva de uma equipe e jogar fora uma carreira potencialmente boa em outras categorias, como Indy, WEC e Fórmula E. E ainda mais lamentável é ver que ele, e principalmente os fãs dele ficam torcendo para que coisas aconteçam com Stroll e Alonso, para que uma vaga abra na Aston. Talvez até seja por isso que Stroll (que dizem que nem gosta tanto assim de correr na F1) faça tanta questão de estar na pista mesmo com o pulso danificado, e o mesmo para Alonso, que também fez questão de estar nesse GP mesmo com problemas intestinais.
Sobre isso, há outro ditado popular que diz que as coisas boas não acontecem para quem fica tentando derrubar os outros e despejando energia negativa por aí. Não que eu acredite que esse ditado em específico seja real, pois o mundo tá cheio de gente ruim se dando bem, mas acho que em alguns casos (como o do Drugovich), isso atrasa e muito a vida da pessoa.
Será que a RedBull vai estampar o amarelo Mercado Libre em seus carros ano que vem?!
Aqui não pode dizer, mas com seu relato me parece que você entrou nos planos da RBR para o lugar do Perez…
Será que o Perez finalmente dançou? E esss fim de semana não deve ser fácil para o Max!
Pode ser interessante receitar ao Magnussen tbm muita hidratação… Problemas intestinais levam a muita perda de líquidos e sais minerais…
Agora, esse burrito estragado do México já derrubou dois… Será que derruba mais alguém até domingo?
Outra fé que foi abalada hoje foi a da “Santa Igreja do Pódio ao Vivo”. Que teve sonegada a entrevista do pole para ter de assistir ao educador Brasil Urgente.
Bandbet… daqui a pouco teremos a GLOBET, o SBeT, a Recordbet (talvez os bispos vetem, não querem concorrencia)
Será memo o Colapinto no lugar de Perez?! Seria uma boa, trazer gente nova!
Autonomia do 69 durante uma corrida inteira deve ser excelente. Nao quebra, gerenciamnto de pneus simples, robusto, etc custo beneficio deve ser excelente..rsrs
O piloto da “Santa Igreja do Brasileiro Honorário” caiu no SQ2. Tristeza no paddock.
O Brasileiro turista que vem mais a trabalho pra cá.