LAS JECAS (1)

Hamilton, o mais rápido: surpresa mercêdica

SÃO PAULO (atrasadinho) – Essa corrida de Las Vegas embaralha nosso relógio biológico. Mas teremos de conviver com isso bastante tempo. É a segunda edição. A do ano passado, que começou com o vexame dos bueiros, acabou sendo ótima. A deste fim de semana não teve bueiro voando, mas uma pista suja, empoeirada e sem nenhuma aderência. Para piorar, faz um frio desgraçado: 14°C foi a temperatura média durante a noite na terra da jogatina. O asfalto estava gelado. Mas é capaz de ser ótima, também. Porque, entre outros motivos, pode consagrar Max Verstappen como tetracampeão.

Antes que perguntem, o holandês, para conquistar o título, precisa sair de Nevada com pelo menos 60 pontos de vantagem para Lando Norris. Ele já tem 62. Depois dessa prova, serão 60 pontos em jogo nas duas etapas finais, no Catar (com Sprint) e em Abu Dhabi. As combinações de resultados que lhe dão o tetra são muitas. Fiquem com a continha básica dos 60 pontos de vantagem — em caso de empate, ele fica com a taça por ter mais vitórias. Seja como for, se não ganhar agora ganha na próxima. O show de Interlagos acabou com qualquer esperança do inglês da McLaren.

Já foram dois treinos livres. Um que começou às 23h30 de ontem e outro que terminou às 4h de hoje. Las Vegas está cinco horas atrás do horário de Brasília. A programação de hoje e amanhã é a mesma: 23h30 treino livre, 3h classificação. A corrida acontece na noite de sábado lá, 22h. Aqui, madrugada do domingo, 3h. Virem-se para assistir.

Os tempos do segundo treino: Red Bull no fundão

Olhando para essa tabela, é de se estranhar a Red Bull em 17º e 19º num fim de semana em que seu piloto pode ser campeão. Bem, há algumas explicações. Primeiro, a equipe se concentrou mais em usar os pneus médios pensando na corrida do que em ralar os macios de olho na classificação. Mas o problema, mesmo, foi outro. A Red Bull errou a asa traseira para Las Vegas. Levou um modelo maior do que deveria. Alguém fez alguma cagada, ou a bobagem só foi percebida na pista. O resultado é que não se deve imaginar um Verstappen protagonista como em São Paulo, onde a chuva ajudou e o holandês conseguiu a vitória mais bonita de sua carreira.

Como a pista vai mudar muito para a classificação, vamos evitar prognósticos definitivos. Ficou claro que a Mercedes começou muito bem, ficando com o melhor tempo nas duas sessões. Nas duas com Lewis Hamilton, que disse no início da semana que chegou a pensar em nem correr até o fim do ano, tamanho o desastre da Mercedes em Interlagos.. A McLaren está perto e a Ferrari, não. A Alpine pode surpreender de novo e brigar por pontos. Nada parecido, claro, com o pódio duplo de Esteban Ocon e Pierre Gasly no Brasil. A Red Bull vai tentar reduzir os danos, como se diz. Sem grandes ambições, sabendo que já não tem o melhor carro do grid faz tempo, jogará com o regulamento debaixo do braço.

Falando em regulamento, tem algumas novidades em Las Vegas e algumas notícias merecem caixinhas. Vamos logo a elas.

DIRETIVA – Ah, as famosas diretivas… A FIA mandou as equipes maneirarem nas placas de titânio que colocam sob o assoalho nos pontos de fixação da prancha que não pode ter um desgaste maior do que 1 mm ao fim da corrida. Alguns times estavam usando essas peças em espessura exagerada, para proteger as tais pranchas. São tábuas de 10 mm que vão se desgastando quando raspam no chão. Se terminarem a prova com menos de 9 mm de espessura nos pontos de medição, o piloto é desclassificado. Aconteceu com Hamilton e Charles Leclerc do GP dos EUA do ano passado. Como os carros, com efeito-solo, precisam andar colados no chão, a tendência é que as pranchas desgastem, mesmo. Com o uso dos suportes de titânio, elas ficam protegidas. Daí o excesso de faíscas que temos visto ultimamente. Quem dedurou os espertinhos, vejam só, foi a Red Bull. Aparentemente, McLaren, Ferrari e Mercedes eram as que estavam abusando do recurso.

NOVO DIRETOR – Suderj informa: sai o alemão Niels Wittich, entra o português Rui Marques. A troca do diretor de prova da F-1 pegou todo mundo de surpresa. Wittich vinha atuando desde 2022, após a demissão do desastroso Michael Masi — que por uma decisão estapafúrdia no GP de Abu Dhabi de 2021 acabou tirando o oitavo título de Hamilton. A FIA disse que Wittich resolveu sair. Ele negou. Alguma treta aconteceu com Mohammed Ben Sulayem, o mala sem alça que preside a entidade. Marques vinha atuando como diretor de provas da F-2 e da F-3. Não se sabe se fica só até o fim do ano ou até o fim dos tempos. Por enquanto, sua escalação está garantida para as três últimas etapas do Mundial.

MARESIA – Para a posteridade: Sergio Pérez e Franco Colapinto reportaram um fortíssimo cheiro de maconha nos boxes de Las Vegas. “Se fizerem antidoping, caímos todos”, brincou o argentino.

Cadillac pode, Andretti não

ERA PESSOAL – E deixei por último a notícia mais importante do dia. A F-1 parece disposta a aceitar, agora, uma 11ª equipe. E já para 2026. Sim, é a Andretti. Mas não pode se chamar Andretti. Cadillac Racing é um nome possível. Michael Andretti, há alguns meses, deixou o comando da Andretti Global. A empresa foi assumida pelo milionário Dan Towriss, um desses caras genericamente chamados de “investidores”. Era sócio de Michael. Papo vai, papo vem, o sujeito convenceu a Liberty e a FOM (empresa que detém os direitos comerciais da F-1 que pertence à Liberty e tem participação das equipes) de que a GM, dona da marca Cadillac, pode ser uma boa para a categoria. Breve retrospecto: a FIA aceitou a inscrição da Andretti em 2023, mas no começo deste ano a Liberty e as dez equipes que disputam o campeonato vetaram sua entrada alegando que ela “não seria competitiva” e “não agregaria valor”. Mas deram uma lambuja: aceitaram a Cadillac, com quem a Andretti havia firmado uma parceria, como fornecedora de motores a partir de 2028. A ideia agora é que o novo time seja oficial de fábrica. Sem Andretti no meio. Parece que a parada era meio pessoal contra Michael, mesmo — não me perguntem por quê. Uma equipe da General Motors, esse é o recado, será bem-vinda. É bom lembrar que a Andretti já construiu uma fábrica em Silverstone, contratou Pat Symonds (que de 2017 até maio deste ano estava trabalhando na Liberty como diretor-técnico da F-1) para chefiar o projeto e fez até um protótipo de chassi usando o túnel de vento da Toyota na Alemanha. Vai rolar, pelo jeito.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
diogo
diogo
3 meses atrás

Nem sabia do Michael. Que pena. Mas por outro lado se era tão apaixonado, como caiu fora? Estranho, lerei mais noticias. Ele tinha tudo, sim, mas por outro lado ele ficava ventilando x e y para repórteres e essa FIA/FOM com seu jeitinho omertá de ser não gostou. Chuto que era isso.

Jbchaves
Jbchaves
3 meses atrás

Flavio, e só uma opinião, mas acho que vc poderia descobrir se pode ser fato: o chefão da Liberty, que detestava o Andretti caiu, ou foi caído, pois os americanos partiram pra investigar a empresa. A pressão veio e arranjaram um jeitinho de parar as investigações, aceitando a equipe com outro nome e ninguém apanha…será que pode ser isso?

Romero
Romero
3 meses atrás

Creio que a ogeriza em relação a Andretti é que ele quebra contratos, estranho pq a F1 tb o faz. Permite a volta de Briatore, que nunca mais deveria pisar num autódromo. Essa FIA…

frank
frank
Reply to  Romero
3 meses atrás

Eu penso que Hamilto “ama” o Briatore pois 2008 Singapure foi corrompido por BriTore e só por isso Hamilto foi campeao (pra mim e muitos que sabem dos fatos nao foi HAM o campeao de 2008!) entao o Hamiltom a Mercedes (quem diria a orgulhosa mercedes metida numa maracutaia dessas com.Briatore !) a MCLaren ! devem ter alguma relacao ou troca de favore com Briatore !!! mas pricipalmente Hamiltom deve ser muito grato ao Briatore né galera !!! E o Briatore tai transuilao no circo da F1 em vegas de bracos dados com a FIA , que safadeza, mas vamos nos atentar pra otima corridaça que sera esta em LAS VEGAS !!! Obrigado Flavio Gomes por este otimo blog, eu sou fan de VER mas vou aguardar o final da corrida pra comemorar 4Xworldchampion F1 seguidamente! e dai só festa compra nova camiseta de Verstappen number one da equipe RedBulls. Otimo isso.

O crítico
O crítico
Reply to  frank
3 meses atrás

Cheio de teorias de conspiração, o coleguinha. Me diga então, já que dá essa ênfase toda a 2008, o que você pensa sobre 2021, hein? E, por favor, outros coleguinhas (juninho, alfredinho e cia ltda), deixem ele responder sozinho. Todo mundo aqui já sabe da opinião de vocês, obrigado.

franko
franko
Reply to  O crítico
3 meses atrás

Simples, em 2021 o hamiltinho e sua mercedinha poderiam ter feito o mesmo que Max/Rebbulls fizeram : pensar rapido e entrar no box e fazer o mesmo procedimento ! so que pros fregueses do Briatore faltou corragem competencia e mais algumas coisas.

O crítico
O crítico
Reply to  franko
3 meses atrás

Certo, obrigado pela resposta. Mas você só se esqueceu de um pequeno detalhe: Lewis estava em primeiro, se ele entrasse nos boxes provavelmente a RBR manteria seu piloto na pista para tomar o lugar dele. Aí a coisa se inverteria, e naquele momento ninguém imaginava, na Mercedes ou RBR, que o diretor da prova agiria da forma como agiu. Nesse outro cenário, certamente a RBR teria pressionado Masi a agir mas da forma como a Mercedes pensou que ele agiria, para que seu piloto fosse campeão vencendo a prova, ainda com o safety car na pista. A verdade é que, quer queiram, quer não queiram, o título só foi ganho pela decisão no mínimo controversa do diretor de prova.

franko
franko
Reply to  O crítico
3 meses atrás

Não seja ridículo rapaz ….

O crítico
O crítico
Reply to  franko
3 meses atrás

Não sou. Tenho minhas opiniões, assim como você tem as suas. E acredito que as minhas são muito mais embasadas, embora tudo esteja na esfera do se.

diogo
diogo
Reply to  Romero
3 meses atrás

Putz desculpa mesmo bancar o pasquale, mas ogeriza é meio aberrante irmão.

FabioBala678
FabioBala678
3 meses atrás

Suderj foi ótima hahahahaha

Marcus
Marcus
3 meses atrás

Hoje, na transmissão do TL, o Verstappen errando curva e o Sergio Mauricio mandando abraço para o seu Zé, para a Chiquinha, para a dona Albina esposa de não sei quem. Difícil.

frank
frank
Reply to  Marcus
3 meses atrás

O Sergio Mauricio sempre tem muito recado e logico que fica dificil, mas o Sergio é gente boa e parou com aquela besteira de “patrao”, o expiloto que comenta ao lado dele tambem é otimo só o Reginaldo é meio letargico.

Marcus
Marcus
Reply to  frank
3 meses atrás

Também gosto dele. Mas isso enche às vezes.

José Fernandes
José Fernandes
3 meses atrás

Parece que a F1 não quer um chefe de equipe “racer” e com automobilismo na veia.. ofensa aos Toto’s, Brown’s, Binotto’s e Horner’s da vida..

Edson
Edson
3 meses atrás

Então vão autorizar a Andretti a fazer parte do circo, desde que a equipe não se chame andretti. Interessante

frank
frank
3 meses atrás

Flavio boa tarde.
Com certeza será uma ótima corrida!
A Cadillac hein!.que seja bem-vinda! Mas que motor vai usar, que chassi etc… ou sera como a Alfa Romeu pra qual eu torci a toa pois era só um nome anunciado na carenagem… tomara que não!
E trocar um diretor experiente nessas alturas do campeonato por um zeruela de inexperiência total isso pode ser um desastre!!! Certamente muitos gostaram e outras não ou sera que o gajo vai desagradar a todos … vamos ver, e FG “alemão” é um termo erroneo latino fraco usado só em Brasil e outros…
Na minha humilde opinião o Hamiltim só tem no máximo 6 titulos isso devido todo esforço e investimento pesado mesmo de Mercedes&cia ltda através do Tot… visando o politicamente correto na mídia etc com joelho dobrado e tudo mais…”santa paciência” , mas 2008 é nosso é de Felipe Massa do Brasil!!! os ingleses que revejam e anulem singapura 2008 ! Vou tentar assistir a classificação (formação do grid) mas a corrida não perco.
Valeu Flávio, acho que se Max não vencer a corrida a decisão fica pro próximo gp, mantenha nos informados ok FG.

O crítico
O crítico
Reply to  frank
3 meses atrás

Felipe Massa, do Brasil? Hahahahahahaha, até parece, só se for do bozil.

frank
frank
Reply to  O crítico
3 meses atrás

Pelo que me comsta Felipe Massa é brasileiro nato! Paulistano ! 100% BRASIL, só nao sei pra que time ele torce.

O crítico
O crítico
Reply to  frank
3 meses atrás

Ser nascido no Brasil não necessariamente leva a pessoa a ser brasileira, no meu entendimento. Felipe Massa está se danando para o Brasil e para os verdadeiros brasileiros, a partir do momento em que dá apoio ao ignóbil chefe da familícia e em que busca um título, que na minha opinião não foi, não é e nunca será dele, única e exclusivamente para benefício próprio. Só quem acredita em duende, em papai noel ou na inocência do bozo imagina também que ele quer o título por pensar que seria muito importante para o país e para nossa população. Vergonha é isso.

Viriato
Viriato
Reply to  frank
3 meses atrás

É mais fácil um burro voar do que anularem um GP que aconteceu há mais de 15 anos.

Last edited 3 meses atrás by Viriato
frank
frank
Reply to  Viriato
3 meses atrás

Entao a vergonha vai permanecer

Viriato
Viriato
Reply to  frank
3 meses atrás

Que vergonha, meu caro? Hamilton participou da safadeza? E os demais que pontuaram, com exceção de Alonso, sabiam do que estava acontecendo?

Fabio Amparo
Fabio Amparo
3 meses atrás

Cartada de mestre: GM entra como equipe oficial, e coloca Michael Andretti como chefe de equipe, só pra dar aquela provocada na FIA.

Guilherme
Guilherme
3 meses atrás

Porr…, flavio, achei que voce estivesse em greve, ou seu post estaria passando por um parto complicado… mas o importante eh que o post nasceu, e para variar, bem nascido! :-)

Junior
Junior
3 meses atrás

Max na 17ª colocação? Huuum…

WBJ
WBJ
3 meses atrás

Teremos ainda mais 3 corridas pela frente e 1 sprint, o que estara em jogo pra quem faturar essas 3, a sprint e as 3 melhores voltas dessas corridas, 86 pontos maximos. Se o Max tem 62 de vantagem ele precisará conquistar ate o final, caso o cenario acima seja 100 % realizado pelo Lando, mais 24 pontos nessas 3 etapas + sprint pra ser campeao no pior cenario pra ele.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
3 meses atrás

E um absurdo total que a entidade que comanda o “circo” possa vetar uma equipe apenas por razoes “pessoais”, como parece ser o caso da Andretti.
Ainda mais num campeonato em que se permite a presença de um pústula como Flavio Briatore no comando de uma das 10 equipes participantes.

Não é só no Brasil que as coisas acontecem ao largo do Bom Senso.

frank
frank
Reply to  Antonio Seabra
3 meses atrás

No fim das contas pensando bem o tal Briatore deu o titulo de 2008 ao Hamilto por corromper o resultado de Songapure 2008… por isso Felipe Massa nosso bravo Brasileiro fui injustiçado em 2008 o título de campeão do mundo de Formula Um é dele!

Magno Calixto
Magno Calixto
3 meses atrás

Que venha a GM!