LAS JECAS (2)

SÃO PAULO (já tá de dia!) – George Russell desbancou os protagonistas do Mundial e cravou a pole para o GP de Las Vegas na madrugada de hoje. O inglês da Mercedes fez sua terceira pole no ano (as outras foram no Canadá e na Inglaterra) e quarta na carreira. Uma surpresa para ele mesmo. “Não acreditava nisso e a gente precisa entender por que o carro está tão rápido aqui”, reconheceu. Não há explicações muito claras. Temperaturas baixas, longas retas, talvez. Mas houve outras corridas em pistas parecidas neste ano e nem por isso a Mercedes andou bem. São os mistérios do automobilismo.
Os pilotos que lutam pelo título não brilharam. Max Verstappen larga em quinto com a Red Bull e Lando Norris, da McLaren, ficou em sexto no grid. Russell terá ao seu lado na primeira fila o espanhol Carlos Sainz, da Ferrari. Atrás deles, na segunda fila, o surpreendente Pierre Gasly, da Alpine, e Charles Leclerc, da Ferrari. A prova, que começa às 3h do domingo pelo horário de Brasília, pode decidir o título a favor de Verstappen. O holandês conquista o tetra se, ao final da prova – a 22ª das 24 do campeonato – tiver pelo menos 60 pontos de frente sobre Norris. A diferença, neste momento, é de 62. Para ser campeão, Landinho precisa ir a algum bom terreiro e caprichar nos despachos. Sem garantia nenhuma dos orixás, diga-se. Eles não são bobos de prometer o que não podem cumprir.

Las Vegas é um circuito de rua em formato de porco muito veloz. A pista, não o porco. Por isso a Red Bull teve de recortar sua asa traseira antes do terceiro treino livre, no fim da noite de ontem pelo nosso horário, para diminuir o arrasto aerodinâmico do RB20. A equipe levou o aerofólio errado para a corrida. Alguém foi buscar as asas no almoxarifado para colocar na bagagem e estranhou o novo funcionário, um sujeito alto de rosto comprido, cabeleira farta e sotaque alemão. No crachá, um nome esquisito: Pebolim Lobo. “Aqui estão os asas parra Los Vegas”, disse, entregando as peças ao responsável, um asólogo que trabalha na equipe desde os tempos em que ela se chamava Stewart. Ele achou o volume esquisito, mas antes que pudesse perguntar qualquer coisa, o empregado se adiantou: “Son os asas de circuita de rua, non precisa nem tirrar a plástico bolha”.
Já nos EUA, assim que o pacote foi aberto, alguém desconfiou de sabotagem. O asólogo foi demitido. As câmeras de segurança do almoxarifado de Milton Keynes foram desligadas, uma investigação constatou depois. Mas outras câmeras, de um pub nas redondezas, flagraram um gordinho careca e um sujeito espigado de rosto comprido e cabeleira farta brindando com vários pints e gargalhando a noite inteira. Tudo isso aconteceu na semana passada, pelo que pude apurar.
A Red Bull pegou uma serrinha, uma lixa, rabiscou com giz onde a asa deveria ser cortada, e as coisas funcionaram. O carro de Verstappen passou a andar bem. O de Sergio Pérez, não. Mas essa é outra história.

O Q1 começou com 12°C na capital da jogatina e da cafonice, uma noite gelada com asfalto idem. A Mercedes tinha sido a mais rápida em todos os treinos livres. Na quinta, Lewis Hamilton ficou em primeiro nas duas sessões. Horas antes da classificação, Russell cravou o melhor tempo no terceiro treino livre. Tais resultados autorizavam qualquer um a apostar nos carros prateados para a pole.
E os dois pilotos repetiram o desempenho na abertura da sessão que definiria o grid. Jorginho marcou 1min33s186, com Hamilton em segundo a 0s039 de distância. Verstappen foi o terceiro, seguido por Leclerc, Oscar Piastri, Sainz, Norris, Gasly, Franco Colapinto e Yuki Tsunoda. Foram eliminados o trágico Pérez, o irritado Fernando Alonso, o desafortunado Alexander Albon, o conformado Valtteri Bottas e o amargurado Lance Stroll. O mexicano ficou a 0s8 de seu companheiro de equipe. É um piloto, hoje, indefensável. Se a Red Bull insistir na sua manutenção, com alguém como Colapinto dando sopa, será a maior demonstração de bundamolice de sua história de duas décadas na categoria.
No Q2, Max seguiu tirando leite de pedra de seu carro problemático, enquanto a Mercedes, num improvável fim de semana competitivo – lembro que Hamilton teve ganas de abandonar o campeonato depois do desempenho pífio em Interlagos, ele mesmo contou –, continuava firme e forte na frente. O holandês chegou a se colocar no alto da tabela de tempos com 1min33s085, mas o time prateado voltou à ponta com Russell cravando 1min32s881 seguido por Lewis, 0s084 atrás. Verstappen ainda perdeu o terceiro lugar para a Ferrari de Leclerc, o terceiro. Quem não andava nada era a McLaren, claramente baqueada pela surra que levou de Max em Interlagos, perdendo qualquer possibilidade real de título com Norris. Claro, a perspectiva de ser campeã de Construtores era animadora, continua sendo, mas a verdade é que o sonho de Landinho foi ceifado de forma tão contundente que é impossível não mostrar algum abatimento.





Nos últimos instantes do Q2 a Mercedes melhorou ainda mais, com Hamilton pulando para primeiro (1min32s567). Sainz colocou a Ferrari em segundo e deixou Russell em terceiro. Foi quando Colapinto, a quem acabei de elogiar, deu uma senhora porrada ao tocar a roda esquerda na barreira de proteção da curva 15, arremessando-o ao muro da curva 16. Destruiu o carro completamente. Não se machucou, mas causou um enorme prejuízo para a Williams, equipe que vende o almoço para pagar a janta. Barbeiragem que pode custar sua participação na corrida de amanhã. E, sem exagero, comprometer seu futuro na categoria. Qual será o Colapinto que veremos daqui para a frente? O tempo dirá, diria o outro. Bem, quando o tempo disser, saberemos.
Gasly, Leclerc, Piastri, Verstappen, Tsunoda, Norris e Nico Hülkenberg passaram ao Q3. Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Guanyu Zhou, Colapinto e Liam Lawson ficaram fora da fase decisiva da classificação. Que demorou bastante para ser retomada: os fiscais tiveram de limpar a pista, que ficou emporcalhada com restos mortais de carro e espuma, e ainda arrumar o guard-rail e a barreira de proteção.
Depois de tudo limpo e consertado, o Q3 começou com Verstappen sendo o primeiro a ir para a pista, porque precisava de pelo menos duas voltas para aquecer seus pneus antes de partir para a briga com o cronômetro.

A primeira bateria de voltas rápidas colocou Russell em primeiro com 1min32s811. Hamilton errou em sua tentativa, abortou a volta e foi para os boxes. Sainz fez o segundo tempo e Verstappen, o terceiro. Norris e Piastri vinham atrás deles nas cinco primeiras posições.
Pausa para o cafezinho e nova jornada de voltas rápidas para fechar os trabalhos da sexta-feira. Cada um com suas ambições e problemas, sonhos e pesadelos, expectativa e realidade. A Ferrari acordou, mostrou suas garras e chegou a ficar em primeiro e segundo. Mas Russell confirmou o grande momento da Mercedes em Las Vegas e cravou uma linda pole-position com 1min32s312. Sainz ficou em segundo, 0s098 atrás. E o terceiro lugar… Bem, aplausos de pé para Gasly, terceiro no grid com a Alpine. Ficou a 0s352 da pole, mas na frente dos grandões de Red Bull, McLaren e Ferrari. Leclerc foi o quarto, com Verstappen em quinto (a 0s485 de Russell), Norris em sexto, Tsunoda em sétimo, Piastri em oitavo, Hülkenberg em nono e Hamilton em décimo, depois de cometer mais um erro na sua segunda tentativa de volta rápida.



Se o que vale na madrugada do domingo é a luta pelo título, e é, Max larga campeão, já que se chegar à frente de Norris garante o tetra. Mas nenhum dos dois deve brilhar amanhã. Verstappen é capaz de comemorar o tetra longe do pódio, a julgar pelo que estão andando Mercedes e Ferrari, principalmente.
Mas…
Mas a Red Bull andou treinando muito os longos stints, pensando na corrida. Que ninguém se espante se Max acabar fazendo uma de suas mágicas de novo. Seja como for, vale a pena o esforço para a assistir à prova no meio da madrugada. É aquela coisa de ver a História sendo escrita ao vivo e em cores.
Como diria Christian Fittipaldi naquele antigo comercial, eu recomendo.
Mais uma batida do Colapinto e ele se aproxima muito do nivel do Schumachinho
Flavio, quem disse “eu recomendo” foi o Emerson.
GrudaPika, Sargento Argentino, Las Veganas, Las Jecas, só por esses termos o gp f 1 dessa noite será ótimo , com ou sem Briatore que ajudou muita gente a ser campeão em 2008 (Singapure gate), Flavio Existe por acaso possibilidade de chuva aí no deserto mesmo que mínima???
Williams vai ter problema com o seguro em 2025, já zerou a franquia e a classe de bônus faz tempo. É mais provável que deixem de correr com um dos carros mais pela falta de peças do que pela saúde do Franco.
Da mesma forma que fiz hoje na qualificação, seguirei na tocada de acordar tranquilo no domingo e assistir a corrida antes de ler esse blog e o noticiário. Esse é um dos confortos que a F1 TV oferece.
Tô achando que Lando e Max vão se enroscar na primeira volta.
Se a Mercedes estiver com o carro acima da média, espero que o Hamilton deixe o marasmo de lado e parta pra cima pra dar uma alegria para os mecânicos e pra gente. Pra quem fica nesse discurso de “time isso, time aquilo, pessoal da fábrica etc”, não pega bem fazer corpo mole por estar saindo da firma. Ainda mais que foi ele quem pediu as contas.
Muito bem amigo, é isso mesmo, nada de lero lero.
Tava na cara que uma hora isso iria dar em m….em qquer lugar do planeta manter um funcionario de aviso previo trabalhado, vai dar em corpo mole
Verstappen fazendo o dever de casa com uma asa cortada na micro retifica e Pérez fazendo o de sempre. Caindo no Q1.
Nesse ritmo de quali Hulk vai esmagar o Gabriel em 2025…
O Prost iria esmagar o segundo piloto da Mclarem em 1988…
Se o Colapinto continuar nessa tocada, daqui a pouco irao é colar sim nele o rotulo de Neo Andrea de Cesaris – um piloto rapido mas destruidor de bolidos e de orçamentos, o que se vier a acontecer, sera uma grande pena. Mas o meio nao tolera pilotos “batentes” assim por muito tempo nao, o Logan que o diga
Pra mim, salvo devaneio meu, começa a fazer sentido a tese de que a RB mantém o Checo no time pque:
1- ele é o piloto pagante que mais traz dindim pra uma equipe na F1 com seus patrocinios pessiais da Kit Kat, Claro, Telcel e Infinitum. E assim eles conseguem cobrir seu salario anual de US$ 10M e mais outros 30M pra cobrir os custeios da equipe, alem dos gastos das mais variadas pancas do mexicano. Nenhum piloto entregou ou entrega à equipe alguma de F1 US$ 40M anuais e dos US$ 135M anuais de teto de gastos de uma equipe, ele sozinho entra com US$ 30M desse custeio (o piloto, salvo engano meu, fica fora desse custeio).
2- é notorio que nenhum time de ponta da a minima pelota pro Mundial de Construtores pois o que conta mesmo como status, no final, é o Mundial de Pilotos. Desra forma se a RB chegar em 3º ou 4º lugar nesse ano como isso ira ocorrer, o tempo precioso a mais de tunel de vento que terao pra 2025, se comparado por exemplo com os tempos da MClaren e Ferrari, ainda mais num ano de desenvolvimento de novos bolidos pra categoria de 2026, será fundamental à equipe em 2025. Muito mais do que em anos anteriores de regulamento estavel e inalterado e a grana perdida por terem chegado em 3o ou 4o neste ano estara garantida e sera coberta com sobras via Checobank.
Por esse conjunto da obra começo a levar em conta que o Checo na RB é algo mais do que conveniente e satisfatorio pra todos envolvidos, bem como tbem nunca é demais lembrar que ele no final nao enche nem um pouco o saco do Max. E se nao for isso que penso, qual seria entao a razao de insistentemente permanecerem com ele entra ano, sai ano ?
Por fim e se eu nao estiver viajando demais na maionese com minha tese caso ela seja mesmo valida, vai saber se a RB deliberadamente nao agiu e age assim com seu 2º carro pra chegar no Mundial de Construtores 2024 aonde ira chegar ? Que o mexicano é um pé de rato todos nós ja sabemos disso mas a diferença existente entre ele e o Max no final, mesmo o Checo sendo fraquinho como é, beira o vergonhoso e injustificavel.
3 da manhã. Se a pista ajudasse e com um campeonato mais emocionante eu até colocaria o despertador pra tocar.
Max já é campeão, sim ou com certeza? Sei lá, vai que Norris realmente consegue um terreiro dos bons. Mas tem que ser uma praga não permita ao Verstappen nem sentar no carro. Convenhamos, já era!
A corrida “vegana” vai ser ótima sim Sr Flávio !
Russel tende a sair com tudo e se perder ru acho que será só pra Sainz! Esta é a minha achiologia…
Que Gasly é esse na terceira posição? Ele vai dar trabalho durante a prova… O MAX tá de boa na posição que tá, tá com a roça limpa… quem vai ter que mostrar alguma coisa, se é que pode , é Lando… oa demais serão figurantes a não ser em casos de safe car, etc… mais isso é imponderável. Destaque ao NICO incrível HUCKemberger sempre fazendo o melhor com o que tem!
Hoje dormir cedo né Flavio… ou nem dormir emendar noitada com corrida. Penso que VERstappen até ganhe só pra ter o luxo de conquistar o título com uma vitória e não pela fraqueza dos outros.
Hamilton tirou de cavalo paraguaio, andou na frente em todos os treinos e ficou na garagem tendo só o 10 tempo, esperando fazer uma volta mágica no final. A volta não veio (por culpa 100% dele) e em 10o ele ficou. Vasseur deve estar coçando a careca preocupado.
Gasly mostrando que sempre foi subestimado na categoria.
GrudaPika mostrando que é só um Seargent argentino, bateu atrás de um safety car no Brasil, hein mas tava chovendo… Tava chovendo pra todo mundo e só ele se estatelou no muro. Já tinham colocado ele na RedBull, só se for pra passar pretinho nos pneus do carro do Verstappen. Agora deu mais um “total” na Williams, desse jeito vão cancelar o seguro.
Por fim, “las jecas” dando mais um show de como deve ser uma corrida de F1. Pista fenomenal e um agradável perfume de incenso jamaicano pelo circuito. Las phodas.
Estou começando a achar que superestimaram o Colapinto, ele é rápido e tal, mas bate em toda corrida. Aí é complicado.
A reencarnaçao do Andrea de Cesaris
FG, Vc esqueceu de dizer que esses dois que estavam bebendo no Pub como vc mencionou, estavam usando a camisa do St.Pauli os dois , e os mesmo chegaram coincidentemente em uma Mercedes SL 300 asa de gaivota ano 1955, FG ia esquecendo de dizer “SEM ANISTIA” e “FIM DA ESCALA 6 POR 1.
SEM ANISTIA! FIM DA ESCALA 6×1!
Na cotação das seguradoras, o que tem o valor mais alto é o da Williams
Cada classificação é um Deus nos acuda para o James Vowles. O coitado já vai contando com o prejuízo.
Triste final de carreira para Checo … se arrastando, se derretendo a cada corrida .. coitado …
Se Max for campeão amanhã, será a terceira vez que Vegas decide um título. Também será a oitava vez que o título é decidido num sábado, e a segunda vez em que o campeão é o Max.
Decido num sábado?
Sim, lá