SOBRE ONTEM DE MADRUGADA

A IMAGEM DA CORRIDA

Max saúda o público: quatro títulos seguidos

SÃO PAULO (repensem seus conceitos) – Max Verstappen já pode ser colocado, fácil, na lista dos três maiores de todos os tempos. Ao menos na minha. Cada um tem a sua, e não vou discutir isso aqui. Meus outros dois são Michael Schumacher e Lewis Hamilton. Pela ordem? OK, sem muro: Schumacher, Verstappen e Hamilton. Por quê? Porque sim, poderia dizer para abreviar a conversa. Mas se os números não bastarem, pensem em tudo que esses três já fizeram na F-1 (ganhar campeonato de Benetton, tirar a Ferrari da fila, conquistar cinco títulos seguidos, bater recordes de vitórias e poles, estrear aos 17 anos, ganhar corrida aos 18, vencer 19 num ano…) e depois ponderem com as grandes façanhas de seus preferidos, e façam a lista que quiserem.

A minha tem Verstappen.

Entre outros motivos, porque também gosto do estilo mais “cool”, menos afetado, distante de querer fazer da Fórmula 1 algo maior do que é — um campeonato de corridas de automóveis, não uma odisseia de heróis vestindo armaduras que enfrentam demônios e dragões. Uma competição de altíssimo nível em todos os níveis, se é que me entendem. Um esporte que exige talento, alguma coragem, força mental e física. Ganha o mais rápido, e quando não der para ser mais rápido, que seja o mais esperto e inteligente.

Verstappen reúne todas essas qualidades. E a que mais encanta é o jeito de pilotar: preciso, rápido, decidido, criativo quando precisa. Max é um rapaz que gosta de carros que sejam como ele, velozes e eficientes. É um competidor puro-sangue que não tem inimigos imaginários.

O tetra é merecidíssimo. Não foi com o melhor carro do ano, mas quando teve alguma vantagem técnica, no início da temporada, fez o que tinha de fazer: ganhou 70% das dez primeiras corridas. Aí foi só esperar o momento de comemorar. E, de presente, ainda deu aos fãs da F-1 uma das mais lindas vitórias de qualquer piloto em todos os tempos, a de Interlagos.

Acho que não dá para pedir muito mais.

A temporada de 2024 tem sido muito boa. Tem sido, porque ainda não acabou. Há uma boa disputa pelo título de construtores, que está abertíssimo: McLaren com 608, Ferrari com 584. São apenas 24 pontos de vantagem para o time papaia, que anda meio cabisbaixo depois do que aconteceu em São Paulo. As atuações de Norris e Piastri em Las Vegas foram muito discretas, opacas, apagadas. Fizeram, juntos, 15 pontos — contra 27 da Ferrari e 43 da Mercedes.

Faltam duas etapas, no Catar, neste fim de semana (com Sprint), e em Abu Dhabi. E com a vitória de Russell ontem de madrugada, pela primeira vez na história sete pilotos diferentes venceram mais de um GP na mesma temporada: Verstappen (oito), Norris e Leclerc (três cada), Piastri, Sainz, Hamilton e Russell (dois cada). Claro que a fartura do calendário, com suas 24 corridas, ajuda. Mas considerando que no ano passado foram só três vencedores (Max com 19 vitórias, Pérez com duas e Sainz com uma), não dá para reclamar.

Acho que já falamos ontem dos agora cinco pilotos da história que conseguiram quatro títulos seguidos. Verstappen se junta a Schumacher (cinco, de 2000 a 2004), Vettel (2010 a 2013), Hamilton (2017 a 2020) e Fangio (1954 a 1957). Uma galeria e tanto. Perguntaram ao holandês se ele, quando corria de kart, imaginava que chegaria a tanto. A resposta foi simples e direita: “Absolutamente não!”. Disse que sonhava em chegar à F-1, quem sabe fazer uns pódios e ganhar umas corridinhas, mas tanto assim, não.

Abaixo, a lista de todos os campeões desde 1950, para recortar e guardar. É modo de dizer, claro. Basta salvar a imagem no computador.

Todos os campeões: cinco com quatro títulos seguidos

O NÚMERO DE LAS VEGAS

…lugar dá título em Las Vegas. Foi em quinto que Verstappen ganhou o tetra, ontem. A cidade recebeu a F-1 em 1981 e 1982 numa pista montada no estacionamento de um hotel. As corridas fecharam aquelas temporadas. Em 1981, Nelson Piquet, de Brabham, terminou em quinto e Carlos Reutemann, da Williams, foi o oitavo. O brasileiro terminou campeão com 50 pontos, contra 49 do argentino. No ano seguinte, Keke Rosberg, da Williams, também terminou em quinto e garantiu seu único título com 44 pontos. O vice-campeão, Didier Pironi (Ferrari), ficou com 39. Mas ele não participou das últimas cinco etapas do Mundial, depois de sofrer grave acidente nos treinos para o GP da Alemanha. John Watson, da McLaren, também fez 39 pontos. Segundo em Las Vegas, o resultado não foi suficiente para bater o finlandês na pontuação. Naqueles tempos, só os seis primeiros pontuavam: 9-6-4-3-2-1. Das quatro corridas disputadas até hoje em Las Vegas, portanto, três decidiram campeonatos.

Algumas notas rápidas agora, que ontem deixamos passar. Começando com Ocon, coitado, que foi fazer um pit stop e ao entrar nos boxes viu que não tinha mecânico nem pneu esperando por ele. Acabou fora da zona de pontos. Já na Haas, Magnussen reclamou que foi o único com estratégia de apenas uma parada. Deu errado, claro.

E teve uma treta na Ferrari. Leclerc não gostou de ter sido ultrapassado por Sainz no início da prova. E disparou…

A FRASE DE LAS VEGAS

“Eu só me fodo por ser bonzinho.”

Charles Leclerc
Leclerc: irritado com a Ferrari

Para terminar, a notícia do dia: a F-1 aceitou a inscrição da GM, com a marca Cadillac, para ser a 11ª equipe da categoria em 2026. Faltam alguns detalhes, mas o básico está feito. Tiraram Michael Andretti da jogada e a montadora americana se associou ao investidor Dan Towriss, que na prática tomou a equipe do ex-piloto. A marca Andretti vai ficar na Indy.

Mas como as coisas são esquisitas no mundo corporativo, o pai de Michael, Mario Andretti, 84 anos, será o diretor do Conselho da equipe, que deve se chamar Cadillac Racing ou Cadillac F-1 Team. O time americano terá sede em Silverstone (que Michael construiu) e deve usar motores Ferrari em 2026 e 2027. Em 2028, a ideia é ter motores próprios. Michael disse no Twitter (ou X, como quiserem chamar essa merda) que vai “torcer” pelo sucesso da empreitada.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS da Haas, que com o oitavo lugar de Hülkenberg passou a Alpine e agora está em sexto com 50 pontos. Os franceses têm 49 e a Débito ou Crédito, 46. Briga boa para o final do ano.

NÃO GOSTAMOS da demora para a cerimônia de premiação, com aquele passeio ridículo de Rolls Royce para fazer propaganda de hotel.

Subscribe
Notify of
guest

94 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Daniel
Daniel
2 meses atrás

Schumacher só enfrentou pilotos medianos; quando se deparou com foras de série, Hakkinen e Alonso, perdeu.

Marcus
Marcus
Reply to  Daniel
2 meses atrás

Não é verdade. Em 99, Schumacher perdeu quando quebrou a perna naquele acidente em Silverstone. E em 2000, ele derrotou o Hakkinen – apesar de ter levado uma das ultrapassagens mais bonitas da história, em Spa.

franko
franko
Reply to  Daniel
2 meses atrás

E Alonso levou pau do brilhante VETTEL ! e o Alonso nao deve ter saudade do excelente PETrov , de quem ele(ALO) levou pau também

franko
franko
2 meses atrás

Voce está correto, Senna seria tetra SE tivesse um Barrichello da vida ao seu lado ma equipe, mas seria penta… hexa… Os SE sempre dão um sinal de que é difícil opinar e tudo mais , o FG aqui sempre tem uma opinião ponderada, outros que aqui escrevem também …

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  franko
2 meses atrás

Se. – Leônidas respondeu a Xerxes. E a vitória mudou de lado.

franko
franko
Reply to  Paulo Pinto
2 meses atrás

interessante

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  franko
2 meses atrás

É o não acontecido que passa a viver na imaginação.

Danilo
Danilo
Reply to  franko
2 meses atrás

O Senna dividiu a garagem com o Prost quando ainda era “só” um promissor talento – na verdade 2 piloto que chega chegando – porém uma vez campeão a garagem foi dividida com pilotos q não são tão superiores ao Barrichelo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
2 meses atrás

O Lando Nóia (falei primeiro) sentiu o golpe! Resta saber se o inglesinho vai conseguir manter a segunda posição no campeonato.

franko
franko
Reply to  Paulo Pinto
2 meses atrás

Parabéns amigo , “Lando Nóia” foi muito criativo muito legal dei rasada sozinho. Acho que até o Flávio riu … Versttapen, Christian Horn (nem sei a grafia correta ?) o PIAstri, o Dr Marko, LeClerc, Toto W, etc acho que também dariam muitas risadas se ouvissem e entendessem… Valeu.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  franko
2 meses atrás

Você criticou tanto o Veloztappen, que tuas críticas caíram no vazio. Gostou da aula do Mestre Molhado em Interlagos? Uma pintura!
Continue criticando. Eu também dou risadas sozinho.

Bigliazzi
Bigliazzi
2 meses atrás

Melhores na F-1??? Cada um na sua época… tem vários. Quem era melhor que o Piquet de 1981 até a Tamburello de 1987??? Ninguém… Onde estava o Hamilton entre 2009 e 2013??? Fazendo figuração no grid??? A cada tempo temos os melhores de seu tempo. Quem pode dizer que exista cara com maior velocidade, gerenciamento de corrida, gerenciamento de carro, gerenciamento de estratégia, maior eficiência na pista, maior gestão de grupo e mais combatividade do que o Fangio??? Quem foi melhor que o Jim Clark do seu nascimento na F-1 até sua morte em Hockenhein num F-2??? Quem foi melhor que o Schummy na Ferrari? Quem foi mais rapido que o Senna de 1985 a 1994 em classificações?? Podemos criar um ranking de 5 melhores listando uns 20 pilotos…

Bigliazzi
Bigliazzi
2 meses atrás

Seria o Leclerc a versão remasterizada do Alesi???

2025 vai ser bem legal. Fica a pergunta (continuando o tema Ferrari): E se o Mito Hamilton for entubado novamente por seu segundo piloto, o “Alesi remasterizado”??? Quer dizer que está dando a hora de dar um Tchau para a F-1???

Diogo
Diogo
Reply to  Bigliazzi
2 meses atrás

Sim uai, que pergunta. Mas não acho que acontecerá.

Luis Felipe
Luis Felipe
2 meses atrás

Max é excelente, mas essa história de que ele ganhou sem ter o melhor carro é cascata da grossa. A Red Bull teve clara superioridade na maior parte do campeonato. A colocação no campeonato de construtores é fruto muito mais da ruindade do Perez do que talento do holandês.

Carlos
Carlos
Reply to  Luis Felipe
2 meses atrás

Sobre a pontuação do campeonato de construtores, todos concordam que Perez não ajudou muito.
Mas fico na dúvida sobre qual grande parte do campeonato você considera que a RB tinha o melhor carro.
Sei que é difícil traçar uma linha precisa, mas após o GP da Espanha os resultados dos dois pilotos da RB mudam bastante. E muito para baixo.

Marcos Paiva
Marcos Paiva
Reply to  Luis Felipe
2 meses atrás

Concordo. Se o Perez tivesse feito o básico, eles tinham levado os dois canecos. Metade do campeonato com um carro dominante e a outra com um carro parecido com os demais.
Esses caras são os reis do marketing.

GUs
GUs
2 meses atrás

Minha lista dos cinco maiores sem ordem de grandeza, mas bem parecidos em talento: – Senna, Jim Clark, Fangio, Max e Schumacher.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
2 meses atrás

Max sem dúvida, é um enorme talento, e engloba tudo que se precisa para ser campeão com autoridade. E esse ano, mostrou que mesmo sem ter o melhor carro nas últimas provas, demonstrou sua qualidade. A prova em Interlagos, é comparável com as atuações lendárias de Fangio em 57 e Stewart em 68, em Nurburgring. Sentar num F1 e conseguir domina-lo, não é para qualquer um. Fazer uma lista dos melhores, creio que é muito difícil, pois qual seria o fator, o principal critério? Todas gerações que passaram pela F1 tiveram seus gênios. Fangio, Clark, Brabham, Hill, Stewart, Fittipaldi, Lauda, Piquet, Prost, Senna, Schumacher, Alonso, Hamilton, Max e muitos outros. Alguns não vimos, temos que acreditar no que temos em imagens, dados, narrativas. Outros, estamos presenciando, ao vivo, vendo a história ser feita. No fim, é bom saber que temos chance de apreciar tudo isso, sem precisar entrar em fanatismo por esse ou aquele piloto. É só admitir que todos são bons, num grau maior ou pior. E torcer por mais campeonatos bem disputados no futuro.

Rafael
Rafael
2 meses atrás

O campeonato foi decidido em maio, a nossa expectativa e a mídia que nos iludiram que havia alguma chance.
E Max é tri não é tetra. lágrimas

Fernando
Fernando
2 meses atrás

Meu top five:

1 Schumacher
2 Fangio
3 Verstappen
4 Senna
5 Hamilton

franko
franko
2 meses atrás

Poisé Flavio, o supermegahiper Max Verstappen é, por incrível que pareça, “Simples de Coração” como dizia um belho amigo meu de Porto, exEngenheiro aposentado que ainda faz uns projetos, Humberto , e p intrigante é que com Max é o seguinte : Ou se gosta dele ou se inveja ele ! É tetra e tal , mas o mais importantes é que os ” Chevroleticos estão chegando!!!” e que bom mais competição, só falta a fia se organizar mais e anular resultados manipulados, mas mesmo assim somos fans de F1 !!!! piloto equipe cada um escolhe o seu , não somos fiscais supervisores analistas profissionais somos apenas torcedores apreciadores etc e este blog de Flavio é muito bom tranquilo sem estardalhaços com informações diferenciadas, Flavio Gomes o “caneta fina” (e olha que nem concordo com tudo do FG!) nos ajuda bastante a acompanhar o ‘Circo da Formula Um!

Antropólogo da Mulambada
Antropólogo da Mulambada
2 meses atrás

O cara é campeão do suprassumo do esporte motorizado e tem gente que questiona. Às vezes acho que o brasileiro é frustrado e invejoso pra caceta, achando que é tudo marmelada e que a vida é injusta pra ele.

Alfredo Ramos
2 meses atrás

As viúvas carregam um problema insolúvel: Cada vez que um campeão de F-1 chega ao tetracampeonato, Senna desce um degrau, juntamente com os demais tricampeões.

franko
franko
Reply to  Alfredo Ramos
2 meses atrás

Isso é bem óbvio

Danilo
Danilo
2 meses atrás

Para mim é dificil o Top 3 em razao razao do Fangio que eu nao vi correr, porem pela história contada merece a a dúvida. Mas para entrar na brincadeira eu listo na ordem do Top 3
o Schumacher, Hamilton e Fangio. Mas o Max pode facilmente entrar nela… e acho grande a chance de acontecer. Tbem é difícil o Top 5, pois tem o Lauda, Clark e Senna.

Marcus
Marcus
Reply to  Danilo
2 meses atrás

Eu posso opinar sobre quem e o que vi. No meu caso, 1984 em diante. De forma que no top 3, estão Schumacher, Verstappen e Hamilton (em qualquer ordem) e depois Lauda e Senna.

Fernando Lopes
Fernando Lopes
2 meses atrás

Nessas discussões entre pilotos sempre o que pega para mim é a falta de parâmetros com o mesmo carro.

Exemplo: Hamilton não teria vencido o campeonato em 2007 se o companheiro não fosse outro monstro, Fernando Alonso? O próprio Alonso teria vencido aquele campeonato se o companheiro não fosse Hamilton.

Quem é o companheiro de Verstappen?

Quem foram os companheiros de Schumacher? Exceção aqui foi o Piquet em um completo fim de carreira e por poucas corridas.

Schumacher está em meu top 3, mas Rubinho não poderia sequer estar na mesma frase que Prost e Alonso (adversários que competiram com o mesmo carro que Senna e Hamilton, por exemplo).

Quando Alonso e Raikkonen chegaram ao auge, Schumacher já havia empacotado os 7 títulos. Para mim, amante da F1 e fã do alemão, foi uma pena.

Raikkonen é um piloto que sempre achei fantástico, mas parecia ser somente quando ele queria. Foi um exímio piloto, mas nunca foi um grande atleta com todo o foco, disciplina, paciência e gana que um Schumacher – apenas a título de comparação – teve.

Quando Alonso teve um carro competitivo, levou. E, convenhamos, Schumacher ainda estava no auge…

Já Hill e Villeneuve estão aonde na história da F1? Dois campeões “made Newey e Williams”. O próprio Hakkinen não foi aquilo tudo como piloto.

Prost teria 5 títulos não fosse o fato de ter dividido uma equipe com Senna por dois anos.

Senna seria facilmente tetracampeão seguido – alguém dúvida? – se entre 88/91 se o companheiro de equipe fosse um Rubens Barrichelo da vida.

Rubinho foi vice-campeão pela Ferrari em dois anos. Rubinho nunca foi um péssimo piloto como tentam fazer parecer no Brasil, mas passou longe dos melhores da sua geração como tentou fazer a Globo. E alguém já parou para pensar que o Rubinho seria bicampeão mundial se dividisse aquela Ferrari com um piloto mais ou menos?

Porém, até mesmo isso não é um demérito para o Schumacher, mas sim mérito por ter juntado e magistralmente liderado um baita time.

Nessa história toda ainda tem a questão do lugar certo e na hora certa.

Fernando Alonso não foi/é piloto para “só” dois títulos mundiais.

Raikkonen parece não ter chegado ao seu nível máximo porque sempre foi meio p*rr@ louca.

Verstappen e Hamilton são pilotos que conseguiram chegar ao nível dos maiores, embora eu ache que jamais Verstappen perderia um campeonato para Rosberg.

A geração atual, em minha humilde opinião, é muito parecida com a da metade dos anos 90, onde somente lá na metade dos anos 2000 tivemos Schumacher, Alonso, Raikkonen e, posteriormente, Alonso, Hamilton, Raikkonen, Vettel e o próprio Schumacher de novo.

Last edited 2 meses atrás by Fernando Lopes
franko
franko
Reply to  Fernando Lopes
2 meses atrás

Sim, o Rosberg foi ótimo na F1 com certeza, a pergunta é porquê ele não quis mais pilotar uma Mercedes nem conquistar mais Títulos, na minha opinião a F1 e a Mercedes perderam bastante … E o RAI se era meio ma dele tipo “ice man” (esse termo acho que era só invenção dum tal Galvão…) mas venceu um bi e um futuro campeão com uma Ferrari e encima da Mercedes e da MCLaren ! quero ver alguém fazer melhor … e em 2009 o show foi de Vettel! e a tonta da Mercedes não viu ? Totó tava dormindo só pode.,. enfim F1 é um bate papo muito interessante e como o grande amigo Engenheiro diz “até mais” … aqui com FG os papos são mais inteligentes

Diogo
Diogo
Reply to  Fernando Lopes
2 meses atrás

Opa, opa. hakkinen não foi aquilo tudo. Ai.

Marcos Paiva
Marcos Paiva
2 meses atrás

Oi, Flávio, o cara é incrível. Muito bom!
Mas minha lista é Senna, Hamilton e Schumacher. Em quarto, Verstappen. Fangio, eu não vi correr.
Eu acho que muito gente fala que Alonso está no top 5 mundial e se esquece que o LH bateu o espanhol em seu PRIMEIRO ano. Em caixa alta.
Se não fosse a treta da Mclaren, ele teria ganhado.
Mas, até aí, se meu avô fosse mulher, eu teria três avós.
Michael com vários títulos roubados (pelo menos 3) e a RBR com seus piratas mercenários e sem escrúpulos até mesmo para o mundo da F1.
Mas mesmo assim não tem como negar que MS e Verstapen são gigantes pilotos.
Vida que segue. Aqui, torcendo pra nossa brazuca vingar aos poucos.
Abraços e obrigado.

Julio C Santos
Julio C Santos
2 meses atrás

Polêmica, gosto muito tb…

Melhores de todos os tempos. Difícil. Muitos aspectos. Fora que é muito difícil não levar em conta os sentimentos pessoais. Uns vão levar em conta aquela lembrança de quando assistiam F1 na infância com os pais. Outros de uma ida específica a um autódromo. Outros de terem sido correspondentes em uma determinada década. Alguns vão ter experiências muito bacanas, como tirar uma foto do shumi vestido de noiva. Eu comecei ver (de verdade) F1 no inicio da década de 90, com meu pai…

Por isso eu gosto da friesa dos números. Mas qual escolher? Se quiser falar apenas de efetividade, basta ver o número de campeonatos que cada piloto tem. Eu gosto de ver a gana do piloto em ganhar corridas. Então elegi o número de vitórias dividido pelo número de provas disputadas. Segue o meu ranking. Tirei pessoas com menos de 5 provas.

Gênios, só os 3 primeiros, com aproveitamento muito acima da média.

1 FANGIO Juan Manuel 47.06%
2 ASCARI Alberto 40.63%
3 CLARK Jim 34.72%
4 VERSTAPPEN Max 29.95%
5 HAMILTON Lewis 29.66%
6 SCHUMACHER Michael 29.64%
7 STEWART Jackie 27.27%
8 PROST Alain 25.63%
9 SENNA Ayrton 25.47%
10 MOSS Stirling 24.24%
11 HILL Damon 19.13%
12 VETTEL Sebastian 17.73%
13 MANSELL Nigel 16.58%
14 BROOKS Tony 15.79%
15 FARINA Giuseppe 15.15%
16 LAUDA Niki 14.62%

franko
franko
Reply to  Julio C Santos
2 meses atrás

Os numeros nao mentem, mas as pessoas podem se enganar, contar errado, amostra errada, é difícil pra caramba.

franko
franko
2 meses atrás

Sim Flavio, agora é Max 1×4 ! Ele também está na minha lista top etc que não tem Ham simplesmente porque é o que escolho segundo meus critérios obviamente. Eu particularmente observo que VERstappen é simples humilde sincero “bacana” digamos uma boa pessoa e não faz estardalhaço mesmo com tudo que já fez e arrancou aplausos até da Mercedes ! E as disputas continuam , tô torcendo pro Leclerc ser o segundo colocado, vice campeão ( nem sei certo qual o termo usar ) e tem o pega dentro da MCLaren que agora tão liberadissimos para disputar e o George Russel pode terminar a frente de um multi campeão e to torcendo pelo rapaz ! E as equipes e tudo mais … serão sim dois gps (3 corridas) muito legais, esses embroglios todos de equipes etc é complicado mas penso que entre os pilotos deve haver alguns principios . Esses números e fatos etc também são interessantes e Las Vegas é um lugar meio que extravagante né brega cafono distante sei lá o que mais, mas é um bom lugar pra trabalhar viver tranquilo (sem apostar é claro!) ” Not bad for.a guy from Holland ” foi “cool” ! Quem não quiser ouvir besteira de pilotos que desligue o rádio e eu que pensei que um Rolls Royce fosse muito espaçoso e um piloto andar de carro depois de um gp deve ser “socks” , valeu FG mantenha nos informandos .

Plinio
Plinio
2 meses atrás

Não torço pro Verstappen e acho que ele venceu um título roubado. Embora ele merecece. Essa, talvez, seja a maior contradição que vi na F1.
Mas também gosto do estilo cool do Verstappen. Isso deixa os outros irritados. É divertido.

Danilo
Danilo
Reply to  Plinio
2 meses atrás

2021 só não é a maior temporada da história, pois ficou manchada em razão das decisões do Masi, mas hj eu acho um exagero dizer q foi roubada, apenas merecia um desfecho diferente.

Marcos Paiva
Marcos Paiva
Reply to  Plinio
2 meses atrás

Lembrando que no Ano seguinte teve o estouro do orçamento. Dois anos “fora da lei”.
Esse ano com um mecanismo que podia mexer na altura do carro.
Kkkkkkk
A RBR é um bando de piratas ingleses sem escrúpulos. São um Flavio Briatore da geração Z.
Kkkkkk
Mas não iremos perder nosso sono com isso.
;)))))

Wilson Coutinho
Wilson Coutinho
2 meses atrás

É de se perguntar por que, mesmo dono de 4 títulos mundiais também consecutivos, ninguém coloca Vettel entre os top 10 de todos os tempos. Por quê?

Thiago
Thiago
Reply to  Wilson Coutinho
2 meses atrás

Penso que a decaída pós 2018 tenha contribuído para quem o desmerece. Lembrando que ele foi campeão em 2012 no ano com o maior número de campeões no grid (7,senão me engano).

Danilo
Danilo
Reply to  Wilson Coutinho
2 meses atrás

Ele não está no meu Top 5, porém está fácil no meu Top 10.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Wilson Coutinho
2 meses atrás

Tomou pau do Ricciardo, tomou pau do Leclerc, andava junto do Stroll

Viriato
Viriato
Reply to  Marcelo
2 meses atrás

Quem é Ricciardo? Leclerc? Stroll?

Marcelo Duarte
Marcelo Duarte
2 meses atrás

Não precisa ter visto o Fangio correr pra ver que ele é the best. O cara ganhou 5 titulos, e quando nao ganhava era vice. E correndo em diferentes equipes. Portanto, na minha não modesta opiniao, a lista tríplice seria: Fangio, Hamilton e Schumacher.

Carlos Tavares
2 meses atrás

Desde Interlagos 2016 que eu acho que Verstappen seria um dos maiores. Ainda não é o maior pela questão dos números. Mas eu não acho que tenha havido um piloto melhor que ele na história. Levo isso mais em conta que os números. Pela ordem: 1 Max Verstappen
2 Ayrton Senna
3 Michael Schumacher

Amaro - Recife
Amaro - Recife
2 meses atrás

Sobre a cerimônia brego-cofona-cringe, nunca vou entender a cabeça de certos marqueteiros:
Colocar um carro daquele tamanho que não cabem 3 magricelas sentados no banco, parece espaço interno do Kwid.
Se isso não afastar clientes, não sei o que pode afastar.
Mas como também não conheço a cabeça de quem rasga dinheiro…

Rodrigo
Rodrigo
2 meses atrás

Meu top 3 também tem estes pilotos, na mesma ordem. Mas poderá mudar dada a aposentadoria dos dois últimos.

Marcio
Marcio
2 meses atrás

Na minha opinião, que mais se destaca no Max é a consistência durante 1h30 fazendo voltas muito parecidas.
Ele não dá uma escapadinha, frita pneus, ou outra coisa.
Nível de concentração dele é o mais alto que já vi.

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
2 meses atrás

Dos que vi, Piquet, Prost, Senna. Nao vi Fangio, Ascari, Clark etc.

Nesse seculo, Schumacher, Alonso e Hamilton.

Barreto
Barreto
2 meses atrás

Estás listas de melhor de todos os tempos dão pano para manga. É complicado, é comparar alface com goiaba.
Em termos absolutos, Fangio que em seis temporadas completas venceu 5 e foi vice na restante merece respeito, apesar de ser outra era, outro regulamento, inclusive neste quesito , havia descarte de piores resultados e Fangio descartou vitórias como pior resultado.
Não tenho como avaliar adversários, acidentes, favorecimentos, mas no quesito aproveitamento Fangio seria o melhor de todos os tempos na minha opinião de curioso.

franko
franko
Reply to  Barreto
2 meses atrás

Sim , escolhas criterios disputas paixoes vaidadez tudo se mistura se compara etc etc, Fangio acho que NENHUM DE NÓS CONHECEU e se nao me falha a memoria ele era Argentino .

Alfredo Ramos
2 meses atrás

Lando Norris, se não abrir o olho, vai terminar igual ao Rubinho em 2009. De tanto mirar o título, terminou na terceira colocação.

franko
franko
Reply to  Alfredo Ramos
2 meses atrás

Essa foi boa, o segundo colocado foi o brilhante Vettel !

Valmir Passos
Valmir Passos
2 meses atrás

Excelente análise, como sempre. Acompanho F1 há muuito tempo. Vi grandes pilotos, mas concordo com o Flávio. Não sei se na mesma ordem, Schumy ou Hamilton, e depois Verstappen. Admiro muito o holandes, um gênio!

Alexandre Neves
Alexandre Neves
2 meses atrás

Não fiz as contas, mas segundo a Julianne Cerasoli, se contássemos os pontos do GP de Miami em diante, quando o campeonato ficou mais equilibrado, o Max ainda estaria na frente na tabela. Baita piloto!

Etevaldo
Etevaldo
2 meses atrás

Gente, essa discussão dos maiores da história é conversa para muitas cervejas no bar e nenhuma certeza. Depende de gosto, da vivência de cada um e de período histórico. Um critério objetivo de análise não existe. Os nomes citado pelo Flávio são excelentes, todos da fase mais recente, e certamente cotadíssimos em qualquer lista. Porém, só para citar dois que quase ninguém acompanhou, só conhece por ouvir dizer e também poderiam estar na lista: Fangio tem cinco título e ganhou mais de 50% dos GPs que disputou; Jim Clark, quando morreu, tinha todos os recordes do seu tempo (vitória, pole, volta mais rápida), excetuando o de títulos até porque não teve tempo para isso. Até onde o Senna teria ido, se não tivesse morrido precocemente? E por aí vai.

Wbj
Wbj
Reply to  Etevaldo
2 meses atrás

Disse tudo: preferencia em time de futebol, politica, religiao (ou sem religiao) e orientaçao sexual, cada um tem a sua e esse é o tipo de discussao que nao nos leva a lugar algum. Aqueles que nao pensam assim e ficam teimando em bater o pau na mesa impondo suas ideias, eu os deixo falando sozinho…

Marcus
Marcus
Reply to  Wbj
2 meses atrás

Exatamente. Quem considera Senna ou Clark como os maiores tem uma opinião que entendo, mesmo sem concordar. O que todos temos que concordar é que o Palmeiras não tem mundial, porque aí é um fato.

Wbj
Wbj
Reply to  Marcus
2 meses atrás

Pqp…qto a isso nao ha discussao….pinga nao é mundial !

Luiz
Luiz
Reply to  Marcus
2 meses atrás

Azar do Mundial.

franko
franko
Reply to  Etevaldo
2 meses atrás

É desse jeito …

Marcus
Marcus
2 meses atrás

Meu top 3 também tem Schumacher, Verstappen e Hamilton. A ordem, prefiro não atribuir até os dois últimos se aposentarem.
Só menciono que um top 5 já teria o Lauda em 4o lugar. Considero um piloto especial, por sua história.

Last edited 2 meses atrás by Marcus
Celio Ferreira
Celio Ferreira
2 meses atrás

Formula 1 ,não da para se comparar , devido as transformações
tecnológicas dos carros . Como seria Max pilotando um f1 de
cambio manual, como seria Senna num F1 de hoje.Por isso a lista
tem que ser 6 : Fangio, Senna, Prost, Shumi, Max,Hamilton .

Mauricio
Mauricio
Reply to  Celio Ferreira
2 meses atrás

Tem que ser????

Danilo
Danilo
Reply to  Celio Ferreira
2 meses atrás

Cada época tem os seus desafios e dificuldades e longe de mim cravar qual era mais difícil. Apenas não concordo com o mantra q hj é muito fácil, pois é uma infinidade de botões, configurações e engenheiro falando a toda hora na orelha deles… isso tudo para mim é dificultar a pilotagem.

José
José
Reply to  Danilo
2 meses atrás

99% das pessoas que dizem ser fácil pilotar os carros de hoje, não conseguiriam sair dos boxes se lhes fosse dada a chance.

JEFF
JEFF
2 meses atrás

Cada um com sua lista. Respeito a opinião de todos.
Mas na minha opinião é uma façanha maior ser o primeiro piloto negro vitorioso da F1 (não tenho certeza se ele foi primeiro negro no geral) do que tirar a Ferrari, que estava numa fila de mais de vinte anos, mas tem rios e mais rios de dinheiro.
Alem disso há de se considerar que Hamilton tirou a Mercedes da fila, essa de mais de 50 anos, e era uma equipe nova assim como a Benetton.
Se ganhar em equipe pequena for feito o que dizer de Jackie Stewart na Tyrrell ou Jenson Button na Brawn.
É só minha opinião, acho o Schumacher muito superestimado. Contra uma geração de pilotos melhores talvez tivesse ganho 2 ou 3 titulos. Os adversários dele foram: Damon Hill, Jacques Villeneuve, Mika Hakkinen (o melhor mas que suou contra o Irvine pra ser campeão), Kimi Raikkonen com 7 anos de idade em 2003.
É só um contraponto. Te acompanho desde dos tempo de Lance! Abraço

José
José
Reply to  JEFF
2 meses atrás

Nada a ver colocar a cor da pele como diferencial nesse caso. Acho que o fato do Lewis ser negro é louvável ao ponto de um negro chegar à Fórmula 1, um esporte majoritariamente branco. Mas a cor da pele não faz diferença a partir do momento que você compara capacidades. Se eu disser que considero Lewis maior por causa da cor da pele, estou implicitamente dizendo que os negros são inferiores aos brancos. Eles tiveram/tem menos condições de chegar onde Lewis chegou, mas sua capacidade de pilotar é igual a qualquer outra pessoa. Tsunoda não é um gênio, mas está aí pra provar que nem todos os japoneses são “Nakajimas” ou “Katayamas” e assim por diante. Todos as pessoas, de qualquer raça, nas mesmas condições tem plenas capacidades, pois somos todos iguais. Isso que quero me referir, entende?

Entendo a grandeza de um negro chegar onde Lewis chegou, mas não posso usar isso como diferencial de capacidade.

JEFF
JEFF
Reply to  José
2 meses atrás

Como assim não tem a ver? O mundo da formula é extremente exclusivo e racista.
Ele é o unico campeão negro da historia da categoria, isso é uma façanha maior do ganhar de Ferrari. Foi isso que eu disse. Não falei que ele dirige melhor que ninguém por preto.
Além disso, pessoalmente eu acho o Hamilton um piloto melhor do que o Schumacher. Não digo que Schumacher era ruim, era excepcional, na sua era o melhor. Só que pra mim Hamilton é um piloto mais expetacular.
Várias corridas Schumacher venceu com ultrapassagens no boxes e eu não me lembro de grandes ultrapassagens dele. Talvez em cima do Alesi em Nurbugring 95, acho ou no Brasil 2006.
Schumacher dominava de uma forma bem chata com inúmeras voltas mais rapidas etc… eu respeito…
Só pontei que em termos de FAÇANHAS é mais dificil ganhar sendo um piloto negro, que enfreta varios preconceitos e dificuldades pessoais em um ambiente elitista do que vencer na Ferrari, a equipe mais vitoriosa e tradicional da história da F1.

Danilo
Danilo
Reply to  JEFF
2 meses atrás

Eu acho que a caminhada do Hamilton até chegar a F1 foi mais complicada, porém a partir do momento que ele chegou chegando na posicao de segundo piloto, batendo de frente com um bi campeão q reconhecidamente é muito bom e uma carne de pescoço, a questão da raça não foi mais levada em consideração… tanto é que a Mclaren optou por ele e não acho q foi apenas em razão da nacionalidade.

Marcos Paiva
Marcos Paiva
Reply to  JEFF
2 meses atrás

Vocês estão falando a mesma coisa.
Com palavras e focos diferentes. Mas a mesma coisa.
É uma façanha ser um preto campeão em um universo de playboys brancos. E o talento não tem raça.
Parabéns para ambos!

José
José
Reply to  JEFF
2 meses atrás

Entendo teu ponto de vista, mas continuo não concordando. Qual dificuldade Hamilton teve a mais do que Button ou Rosberg quando correram juntos? Acho que chegar à F1 sendo negro, sim, é uma façanha. Como foi pro Schumacher que era branco e catava pneus usados pra andar de kart. Mas a partir do momento que ele chegou à F1 (inclusive apadrinhado pela McLaren à época), apenas o seu talento fez diferença (e é nesse ponto que digo que a cor da pele não fez diferença, pois ele poderia ser de qualquer cor que o talento estaria ali).

Quanto ao Schumacher fazer ultrapassagens nos boxes, é um argumento subjetivo. Senna é até hoje idolatrado por sua última volta nas classificações. Schumacher para executar as inúmeras ultrapassagens que fazia nos boxes, necessitava fazer voltas de classificação em sequencia. E aí? Será que não era mais difícil? Outro ponto, a esmagadora maioria das ultrapassagens da última década foram com DRS, que Schumacher não tinha à disposição à época. E aí?

Todo piloto top se destaca justamente por sua capacidade acima da média de adaptação. Schumacher maximizou o que pode de acordo com as regras da época, assim como Senna, Lewis ou Max agora. Reduzir ás ultrapassagens de Schumacher “aos boxes” é não enxergar a beleza do extremo domínio, concentração e perícia para executar voltas seguidas à perfeição, algo que muitos não conseguiam sequer executar uma única vez isoladamente em um treino.

José
José
2 meses atrás

Bela e justa lista o teu “pódio dos pódios”, Flavio. Mas já vi você colocar Hamilton como o melhor da história, já vi colocar Schumacher, já vi colocar Vettel acima de Senna (comparando os inícios de carreira de ambos) e claro que tudo isso é justificável pois nada é imutável. Mas uma curiosidade, colocar Max acima de Hamilton tem influência por ser recente? Ou porque os últimos anos mostrou um declínio do Lewis? Ou porque realmente acha que Max hoje já está acima de Lewis?

Eu também coloco na mesma ordem, e acho que Max tem potencial pra desbancar Schumacher, mas o que ele fez com a Ferrari ainda considero o maior feito de um piloto na história. E não me refiro apenas aos anos de título, o que ele andou em 97 e 98, apesar da batida em Villeneuve, é coisa de outro mundo.

Danilo
Danilo
Reply to  José
2 meses atrás

Vc mencionou uma coisa que geralmente não é levado em consideração mas que para mim tem muito valor. Virou praxe desqualificar os feitos do Schumacher em razão da hegemonia ferrarista, porém o que não levam em consideração é que essa hegemonia demorou para ser construída e a pressão era proporcional à tradição e recursos que a equipe tinha. Trabalho feito de forma silenciosa sem pits e inclusive trabalhando a favor do 2 piloto – Irvine – naquele campeonato em que ele se acidentou. Eu não vi nada parecido com o q ele fez na Ferrari.

Paulo Teixeira
Paulo Teixeira
2 meses atrás

sem muita explicação(acompanho f! desde 1964,Surtees campeão na Ferrari azul e branca mas já era fã de Clark pois torcia pela Lotus),minha percepção é a mesma olhando sua classificação dos 3 melhores(mais qualificados num sentido mais amplo, menos ficção como comentado)

só queria fazer uma observação transcendental: será Vegas uma conexão ou um portal do Quinto Círculo do Inferno , do Dante?

Valerio
Valerio
2 meses atrás

Já li por aqui há alguns anos,que o Vettel era o top das galáxias, que já tinha feito feitos maiores que outros.mas foi só pegar um carro mais ou menos pra não fazer mais nada e deixar de ser o bam bam bam .depois que o Verstappen pegar um carro meia boca saberemos realmente o seu nível. Tivemos uma amostra este ano e depois que o carro dele deixou de ser o melhor ,ele não demostrou está genialidade toda ,não mesmo

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Valerio
2 meses atrás

Vettel, como terceiro piloto, pontuou na primeira corrida que disputou. Foi para a Toro Rosso, equipe filial da RBR e venceu em Monza debaixo de um temporal. Subiu para a RBR e passou por cima de Hamilton, Alonso e Cia., faturando quatro títulos seguidos, sendo dois sem ter o melhor carro. Foi para a Ferrari e conseguiu ser o único piloto não mercêdico a chegar ao vice e por duas vezes durante a hegemonia da Mercedes.

Last edited 2 meses atrás by Vai Vettel!
José
José
Reply to  Valerio
2 meses atrás

Pois é, pegou um carro inferior de Miami em diante e fez mais pontos que todos nesse intervalo. Aí sempre vão usar o argumento de que correu contra ninguém, como fazem com Schumacher. Schumacher corria contra ninguém ou ele mesmo fazia os outros parecerem uns “ninguéns”? Eu sempre lembro do Garrincha, que chamava qualquer outro marcador de João, “Pra mim são tudo João”. Sempre vai ter um argumento furado pra desqualificar alguém.

Carlos Tavares
Reply to  Valerio
2 meses atrás

Max Verstappen correu de 2015 à 2020 com carro meia boca. E ganhou 10 corridas numa era de domínio Mercêdico. E, como o próprio Hamilton disse, no auge dele e da Mercedes: “Esse jovem tá sempre no nosso rabo incomodando”. Na hora que teve carro, como tantos outros tiveram, foi mais dominante do que qualquer outro piloto. E esse ano, de Miami pra cá, ainda estaria na frente do campeonato sem o melhor carro. Acho que já são dados suficientes para ter uma ideia…

Jorge Luis
Jorge Luis
Reply to  Valerio
2 meses atrás

Me mostra um piloto que ganhou campeonato com um carro meia boca ???

Wbj
Wbj
Reply to  Jorge Luis
2 meses atrás

Roeberg 82 ganhou de motor Ford V8 qdo os turbos ja eram dominantes. 91 com o Senna o cenario foi bem parecido com o Max deste ano.

Renato
Renato
Reply to  Jorge Luis
2 meses atrás

Vários, mas de memória:

1973 Stuart
1974 Emerson
1976 Hunt
1979 Scheckter
1982 Keke
1983 Piquet
1991 Senna
2024 Verstappen

todos esses não tinham o melhor carro da temporada…

Last edited 2 meses atrás by Renato
Marcelo Duarte
Marcelo Duarte
Reply to  Valerio
2 meses atrás

Acho que Vettel ficou na F1 tempo além da conta. Seus ultimos anos acabaram fazendo a gente quase esquecer o piloto espetacular que sempre foi.

Viriato
Viriato
Reply to  Marcelo Duarte
2 meses atrás

Automobilismo é o binômio Homem/Máquina.

Wbj
Wbj
Reply to  Marcelo Duarte
2 meses atrás

Exato…goste ou nao, a juventude pede passagem. Espero que o Hamilton nao siga por este mesmo caminho e isso me faz lembrar, saindo um pouco da F1, o Rogerio Ceni e o Cassio que nao largavam o osso e que de alguma forma, por melhores que tenham sido, arranharam suas historias e façanhas insistindo na decadencia com suas falhas. A hora de passar o bastao é uma sabedoria pra poucos.

Marcus
Marcus
2 meses atrás

A Ferrari realmente dispensou o piloto errado.

Wbj
Wbj
Reply to  Marcus
2 meses atrás

Os 2 atuais sao bem medianos e bem mimizentos, portanto penso que se dispensassem 1 ou outro no cara & coroa, no final teria sido a mesma coisa

Eduardo Salgado
Eduardo Salgado
2 meses atrás

Não faz essa lista lista de melhores Flávio, tem muita viúva que vai ficar nervosa…

Marcus
Marcus
Reply to  Eduardo Salgado
2 meses atrás

A Igreja da Sexta Marcha já o excomungou faz tempo. Mas acredito que ele não se importe.

Last edited 2 meses atrás by Marcus
Wbj
Wbj
Reply to  Eduardo Salgado
2 meses atrás

Desapega….esquece o cara e olha pra frente, criatura !

franko
franko
Reply to  Eduardo Salgado
2 meses atrás

Isso mesmo , elas vao tomar muito rivotril juntamente com as “Hamildetes” …
.

Fas
Fas
2 meses atrás

Sobre construtores: se o Perez não tivesse sido tão horroroso, a Red Bull estaria na briga.

Pedro
Pedro
2 meses atrás

tenho 36 anos e me considero privilegiadíssimo por ter visto schumacher, hamilton e verstappen enfileirarem títulos e construírem suas dinastias. sem dúvida são os maiores e melhores.

franko
franko
Reply to  Pedro
2 meses atrás

Tu é cego é ? COMO NAO VISTES O VETTEL !!!

Filipe
Filipe
2 meses atrás

Gosto do seu top 3, Flavio. De minha parte, acrescento Ayrton, Prost e Don Fodon de las Asturias para um top 6 estrelado.