VAI TE CATAR (1)

SÃO PAULO (cumprindo tabela) – Sendo bem franco, a conquista do título de Verstappen em Las Vegas deixou nos fãs da F-1 aquela sensação de “precisa mesmo?”, no que diz respeito às duas últimas etapas do ano. Hoje começaram as atividades em Lusail, no Catar. Acho a pista sem graça, sem sal, sem alma, sem nada. E se eu disser que a definição do Mundial de Construtores me empolga amiúde, estarei mentindo descaradamente. McLaren e Ferrari estão na briga.

Mas vamos lá. Hoje teve um treino livre e a definição do grid da Sprint, minicorrida que será disputada amanhã às 11h pelo horário de Brasília. Norris fez a pole e Russell larga em segundo. Piastri, Sainz, Leclerc, Verstappen, Hamilton, Gasly, Hülkenberg e Lawson ficaram com as dez primeiras posições.

Norris na pole: agora não adianta mais

Agora, no entanto, Inês é morta para Landinho. O inglês da McLaren, pode-se dizer, reagiu tarde. E ainda corre o risco de perder o vice para Leclerc, embora eu considere meio difícil descontar 21 pontos em duas etapas. São 60 em jogo, OK, mas o monegasco da Ferrari não anda lá muito animado.

A classificação para a Sprint escancarou mais uma vez as deficiências de Pérez, apenas 16º no grid, e teve como destaque o 13º de Bottas, da Sauber. Para quem tem andado o ano inteiro em último ou penúltimo, um 13º acaba sendo quase um milagre. Sauber que foi notícia com a confirmação de que o QIA, fundo soberano de investimento do Catar, comprou parte da equipe que já é de propriedade da Audi. Uma grana boa, forte, que diz mais sobre o pé no breque que o Grupo Volkswagen meteu no projeto de F-1 do que propriamente sobre as perspectivas do novo time. Audi e QIA (Qatar Investment Authority) serão sócios na equipe. A participação do fundo é, de acordo com as informações oficiais, “minoritária e significativa”.

Um alemão e um catari: novos chefes de Bortoleto

A gente conhece esse fundo mais por ser dono do Paris Saint-Germain do que por qualquer outra coisa, mas os caras têm participações na Volkswagen, na Porsche, em empreendimentos imobiliários de Londres e Nova York, aeroportos como Heathrow, bancos espalhados pelo mundo e sabe-se lá mais o quê. É dinheiro infinito.

O acordo significa que Gabriel Bortoleto terá sheiks como patrões, a exemplo do que já acontece com Neymar, Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo. Boa sorte a todos. A F-1 está empolgadíssima com o dinheiro árabe. Tem corridas no Bahrein, em Abu Dhabi, no Catar e na Arábia Saudita — de onde vem igualmente um de seus maiores patrocinadores, a petroleira Aramco, que por sua vez também é dona de parte da Aston Martin.

Que sejam muito felizes e que Alá abençoe seus negócios. Inshalá.

Depois de vencer o GP de Las Vegas, Russell acabou sendo a surpresa da noite desta sexta em Lusail, andando muito perto da favorita McLaren. “Queremos uma dobradinha!”, vibrou Norris, o pole. Uma animação um pouco fora de hora, mas é o que temos para hoje.

Na Red Bull, além de mais um fracasso de Pérez, chamou a atenção o modelito “sou tetra” de Max, com estrelinhas em profusão nas sapatilhas e no capacete.

Por fim, notícia que vem da Mercedes: Mick Schumacher será dispensado da função de piloto reserva e vai ficar só na Alpine no WEC. Foram dois anos ao lado de Toto Wolff nos boxes, aparecendo na TV. Ninguém se interessou.

Seu lugar deverá ser ocupado por Bottas, que não tem emprego para o ano que vem.

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato
Renato
1 mês atrás

Verstappen provando mais uma vez que treinos livres não significam nada, só que os carros da F1 estão na pista. Russell já é o líder da Mercedes e vai continuar sendo em 2025, Antonellli não foi bem na F2 e se Bottas for mesmo o reserva, vai ser mais para ficar de conselheiro da equipe, acho pouco provável ele voltar a correr, a não ser que seja em uma etapa ou outra, como substituto de alguém. Na minha opinião, essa vaga deveria ter sido do Vesti ou do Aron, que está fazendo uma temporada bacana na F2 e foi precocemente descartado da academia de juniores da Mercedes. Pelo menos, a Alpine reconheceu seu valor, e eu acho que ele será o reserva mais bem posicionado em 2025. Tudo vai depender de como Doohan vai se sair e por quanto tempo Briatore e Gasly vão conseguir se aturar.

Max PS
Max PS
1 mês atrás

Leclerc x Norris, acho que aí vai um pouco além da lógica matemática, diria que a chance é de 50% para cada lado. Os dois são bipolares.

Depois de Las Vegas, estou curioso pela disputa Leclerc x Sainz. O Sainz tá com cara de quem chutou o pau da barraca. Como a Ferrari depende dos pontos dos dois para subir no campeonato, não devem fazer muita coisa para privilegiar o Leclerc.

Essa do Mick é osso, parece que colocá-lo na vitrine teve o efeito contrário. O questionamento do Binotto sobre a razão da Mercedes não colocá-lo ao lado do Russel em 2025 deixou isso bem claro.

E essa “queda de braço” GPDA x FIA? Coloco entre aspas porque, ao que parece, a FIA não dá a mínima para GPDA. Nunca vi a GPDA se pronunciar tanto assim contra a FIA, será que o camarada Russel conseguiu unir os pilotos? Ou estão nessa como massa de manobra da Liberty e equipes contra o ben Sulayem?

Barreto
Barreto
1 mês atrás

De tanto falarem que o campeonato estava disputadíssimo, que os pontos da troca de posição com Piastri fariam falta, que Leclerc estava chegando e outras elocubrações mirabolantes, o fechamento do campeonato foi uma ducha de água gelada.
Ainda tem o fato das provas que não valem quase nada serem disputadas em pistas “sem alma”.

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
1 mês atrás

Mick Schumacher eh tipo o Bruno Senna. Tem griffe, tem otimas redes sociais, tem bons parentes headhunters,..E so rapaziada. Bate que eh uma beleza…Menos chassis rompidos em 2025 rs

franko
franko
1 mês atrás

“Landinho” FG tu mandastes bem nessa! E o Landinho que não bobeie senão pode acabar em terceiro ou quarto, aí sim iremos rir. Eu acho esse GP interessante, mas não sou realmente um entendido, Lusail é um nome bonito também embora eu não saiba o significado, e Catar também é interessante. Max já tá pensando em 2026 , vinte e seis gente !, por hora tá só desfilando e comemorando, “ganhando só umad corridinhas” como ele falou, Fla. se me permite só uma observação: “Alemão” é um termo um tanto quanto vago, termo latino/romano, e “Alemanha” é tipo a esquina do mundo ou encruzilhada, terra de todos, etc… embora seja correto, é usado no Brasil e alguns países latinos mas acho que na Itália se usa Germânia, Germany, e os “alemães” se denominam Deutsch e o país Deutschland, mas isso tudo é dependente de onde se está falando, pra nós brasileiros serve Alemanha/Alemão….

franko
franko
1 mês atrás

Pelo jeito o Max Verstappen já tá só (como dizem por aí) só batendo o ponto, quem tem que mostrar serviço são os outros !!! Ah o doce sabor refrescante da vitória. Mas a luta continua companheiros , e tem Lec x Nor o único problema do Lec é a Ferrarilenta… Já George Russel tá com tudo na Mercedes e se Norris (o “Noia” como foi dito aqui, só achei engraçado viu gente) der aquela bobeira de sempre perde pro Lec e pro Pia de uma vez só… Acho Russel um cara legal, quando ele bateu acidentalmente foi lá ver se tava tudo ok mas tem gente que bateu PROPOSITALMENTE nem deu satisfação e a FIA, a FIA!, fez de conta que isso vale mas o cara que fez isso perdeu prestígio até na torcida do seu país ….