NÃO RESTA MAIS

SÃO PAULO (e chega) – Pronto, grid montado para 2025. A Red Bull confirmou hoje a estreia do francês Isack Hadjar na Racing Bulls para ser o companheiro de Yuki Tsunoda. Ele tem 20 anos e foi vice-campeão da F-2 nesta temporada. Assim, depois de uma virada de 2023 para 2024 sem mudança nenhuma — todos os pilotos que terminaram 2023 começaram 2024 exatamente onde estavam –, só duas duplas estão mantidas para o ano que vem, as de McLaren e Aston Martin. No mais, um entra-e-sai geral.

Tecnicamente, serão três estreantes: Bortoleto (Sauber), Antonelli (Mercedes) e Hadjar (Racing Bulls). Lawson (Red Bull), Doohan (Alpine) e Bearman (Haas) são “quase” — farão suas primeiras temporadas completas depois de disputar algumas corridas em 2023 (caso de Lawson) e 2024 substituindo titulares doentes ou machucados ou suspensos ou demitidos. Nenhum deles era nascido quando Alonso estreou na F-1, em 2001. Pérez, Ricciardo, Magnussen, Bottas, Zhou e Sargeant, entre os que iniciaram o último Mundial, estão fora. Colapinto, que fez as últimas provas pela Williams no lugar de Sargeant, idem.

É uma chacoalhada e tanto. A média de idade dessa turma no dia 16 de março, quando começar a temporada 2025 na Austrália, será de 26,8 anos, contra 29 do início de 2024. Dois não terão chegado aos 20 anos de idade: Antonelli (18) e Bearman (19). Eram sete com mais de 30 na primeira prova deste ano, em quem não se deve confiar. Serão quatro no ano que vem: Hamilton (40), Alonso (43), Hülkenberg (37) e Sainz (30).

Hadjar é o 19º piloto do programa júnior da Red Bull a chegar a F-1 desde 2001, quando a marca era apenas patrocinadora e ainda não tinha uma equipe própria. Dois viraram tetracampeões, Vettel e Verstappen.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sergio Vauduro
Sergio Vauduro
13 dias atrás

Será o ano de Bernd Maylander pelas inúmeras ocorrências.
Com esse bando de estreantes acredito que teremos o pior grid da história da F1, com 2 campeões-enganações midiáticas como atrações para fisgar audiência e um grid de apenas 20 carros passeando por autódromos nada desafiadores.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
23 dias atrás

Faltou um ….Alonso …42 já deu né.
Stroll tambem , começou mal a carreira , deu uma melhorada,
mas estacionou. Filhinho do papai , teremos que aguentar a dupla.

O crítico
O crítico
Reply to  Celio Ferreira
22 dias atrás

O engraçado nisso é que a empregadora de ambos, a Aston Martin, aguenta (sim, eu sei que Lance é filhinho do papai Stroll).

franko
franko
27 dias atrás

Só nos resta esperar por 2025

lagerbeer
lagerbeer
27 dias atrás

F1 2025 alvissareiro !! Mal posso esperar !

franko
franko
Reply to  lagerbeer
26 dias atrás

Com certeza 2025 tera momentos incriveis, nos aqui que frequentamos o blog do Flavio e todos apreciadores de F 1 estamos aguardando, eu to aguardando pra ver Hamiltom no uniforme da Ferrari, sera que vai ornar? e é claro o desempenho dele na Máquina, o relacionameto dele com a equipe Ferrari e com os “TIFIOSE” (?, nao sei se a grafia esta certa) e o racha com Charles LeClerc e as demais comparacoes !

Daniel Perrenoud
Daniel Perrenoud
28 dias atrás
Alexandre Neves
Alexandre Neves
28 dias atrás

Entre 100% estreantes e agora “full season drivers” temos seis pilotos: Lawson, Antonelli, Doohan, Hadjar, Bortoleto e Berman. Não me lembro quando tivemos tamanha renovação no grid. Vai ser interessante.

Carlos
Carlos
28 dias atrás

Após ler o último parágrafo, comecei a pensar sobre os números da RedBull. E os acho impressionantes.
Nos seus 20 anos, conquistou 8 campeonatos de pilotos e 6 de construtores.

Em 2025, 7 pilotos com seu “DNA” estarão no grid: Verstappen e Lawson (RedBull); Tsunoda e Hadjar (RacingBulls); Albon e Sainz (Williams) e Gasly (Alpine).

Para uma equipe que foi recebida por desdém por alguns, no início da sua trajetória, não é nada mal.

franko
franko
Reply to  Carlos
28 dias atrás

Pois é amigos/Flavio, é interessante que MLaren , Renault, Ferrari, Brawn, Bennetton, Willians, a própria Mercedes Petrona’s etc foram suplantadas por uma equipe pequena a princípio, simples, etc, e com um simples e simpático germanico Sebastian Vettel que venceu a primeira no polêmico ano de 2008 e em 2009 foi vice e seria campeão se o campeonato fosse se estende se ( o Barrichelo que era da equipe principal só foi terceiro….) começou a vencer vencer vencer em 2010, e depois de um intervalo taí !

Sergio Vauduro
Sergio Vauduro
Reply to  franko
13 dias atrás

Vettel é o maior assombro da história da F1, que não convence o gado midiático contaminados pela omissão de seus feitos para aplaudir Newey e justificar a derrota da farsa Hamilton.

franko
franko
Reply to  Carlos
26 dias atrás

É isso mesmo, a RBull é im Davi que superou vários golias

O crítico
O crítico
Reply to  franko
25 dias atrás

Davi absolutamente bombado e marombado, né? Tanto que é o único que sustenta duas equipes no grid.

Barreto
Barreto
28 dias atrás

Tomara que esta molecada seja competitiva para “apimentar” o grid da F1. Esperando a temporada começar.

franko
franko
Reply to  Barreto
27 dias atrás

Pimenta nos olhos dos outros é refresco , já ouvi isso, mas que 225 será interessante será mesmo.

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
30 dias atrás

+1 para tomar vareio do japones pagante da Honda. +1 vaga a se abrir.

Wbj
Wbj
30 dias atrás

Sucesso a todos esses novatos, lembrando que a F1 de hj e mais ainda a RB, nao têm muita paciencia com novatos que entregam falta de resultados ou de pilotos que destroem os carros. A pressao pra todos eles esta garantida.

Marcio
Marcio
30 dias atrás

No fim, o Bortoleto que ganhou dessa turma toda ficou com o pior carro.

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
Reply to  Marcio
30 dias atrás

E ainda ganhou um potencial vareio do Hulk em 2025…Presente de grego

franko
franko
Reply to  Marcio
29 dias atrás

Bortolotto ou Bortoloto ? O nome é difícil, os apelidos surgidos são crieis demais : Bortolento, Bortolindo, Borboleta, Bortolefo, Borto- Lóto … Vamos ver na pista nos gps !!!

Marcus
Marcus
Reply to  franko
29 dias atrás

Bortolerdo, Bortolesma, Bortolouco…

franko
franko
Reply to  Marcus
28 dias atrás

Caramba, a lista só aumenta …

Alexei
Alexei
30 dias atrás

18, 19 anos… Kimi Antonelli poderia confortavelmente ser filho de Fernando Alonso ou de Lewis Hamilton. Fico me perguntando se toda esse juventude não seria um handicap para pilotos de F1… Se o salto não é grande demais e a falta de maturidade não pode ter consequências perigosas. Porque no videogame e no simulador ninguém se machuca ou morre. Não importa o que se faça, ainda é um esporte muito perigoso onde há risco de vida. Além disso, esses meninos estão preparados para a pressão, a competição, e tudo o que elas carregam? O próprio Verstappen, a bordo de seus quatro títulos, tem fraquezas e convém dar uma olhada na trajetória de Sebastian Vettel, que com seus quatro títulos nas costas, sucumbiu em diversos momentos ao volante da Ferrari. Além disso, pilotos de 30, 40 anos, são… velhos??? (olha, sinto falta dos tempos dos vovôs da Indy)

franko
franko
Reply to  Alexei
30 dias atrás

Filho de Hamilton… ou de Alonso… não sei… vamos ver o desempenho dele …de Vettel… pelo critério de idade talvez sim, Seb teve um bom desempenho na Ferrari, claro que não chegou perto do Svhumy mas Sebastian é Tetracampeão e Alonso Diaz só Bi campeão, Massa pode ser considerado Campeão de 2008 (dizem por aí , mas???) e Barrichelo venceu alguns gps, são ex pilotos na faixa de 40 anos mas difícilmente se encaixam como pai de Antonelli. Enfim vamos ver.

Raul
Raul
30 dias atrás

Por alguma razão gostaria que deixasem os rádios dos dois carros da Racing Bulls liberados ao público em 2025.

TIAGO
TIAGO
30 dias atrás

O Hadjar me parece um piloto rápido pelo o que vi na F2, mas precisa ter a cabeça no lugar se quiser ir mais longe. Ao contrário de Bortoleto, ele se descontrola ao passar por momentos de dificuldade.
Ainda é um jovem, temos que considerar isso, mas não sei se a F1 ou Marko terão tanta paciência assim.

Marcus
Marcus
30 dias atrás

Vai ser presa fácil para o Tsunoda.

Fabio Ribeiro
Fabio Ribeiro
1 mês atrás

2025 vai ser bem bacana. Minha impressão é que o Lawson já vai começar com a frigideira, se não acesa, pelo menos já no fogão – se ele não mostrar serviço rápido duvido que dure a temporada inteira, a Red Bull não vai aceitar ser terceira no campeonato de novo (a não ser que o carro seja um desastre).

E ainda tenho desconfianças quanto ao Antonelli. Assisti toda a F2 e ele só fez umas duas corridas realmente boas. Claro que pode ser que ele já estivesse com a cabeça na F1 e passando o tempo todo no simulador… mas os treinos dele na Mercedes também não foram grande coisa. A conferir.

Obrigado por mais um ano de textos excelentes, Flavio! Boas festas.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
Reply to  Fabio Ribeiro
30 dias atrás

A frigideira na Red Bull vive acesa…mas em banho Maria….o cara já sabe que está sendo curtido na salmoura…os masterchef’s Marko e, principalmente, Max…é que vão aumentando o fogo e o cozimento. O que a gente vê mesmo…é que todos acabam sendo devorados…seja ao ponto, bem ou mal passados. Max é o Gordon Ramsay de seus companheiros…

franko
franko
Reply to  Marcos Bassi
30 dias atrás

Claro né, quer moleza vá pra Ferrari ! já dizia meu velho amigo de cabelo vermelho Ferrari.

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
Reply to  Fabio Ribeiro
30 dias atrás

Red Bull como terceira forca, Lianzinho nao termina o ano…