NÃO RESTA MAIS
SÃO PAULO (e chega) – Pronto, grid montado para 2025. A Red Bull confirmou hoje a estreia do francês Isack Hadjar na Racing Bulls para ser o companheiro de Yuki Tsunoda. Ele tem 20 anos e foi vice-campeão da F-2 nesta temporada. Assim, depois de uma virada de 2023 para 2024 sem mudança nenhuma — todos os pilotos que terminaram 2023 começaram 2024 exatamente onde estavam –, só duas duplas estão mantidas para o ano que vem, as de McLaren e Aston Martin. No mais, um entra-e-sai geral.
Tecnicamente, serão três estreantes: Bortoleto (Sauber), Antonelli (Mercedes) e Hadjar (Racing Bulls). Lawson (Red Bull), Doohan (Alpine) e Bearman (Haas) são “quase” — farão suas primeiras temporadas completas depois de disputar algumas corridas em 2023 (caso de Lawson) e 2024 substituindo titulares doentes ou machucados ou suspensos ou demitidos. Nenhum deles era nascido quando Alonso estreou na F-1, em 2001. Pérez, Ricciardo, Magnussen, Bottas, Zhou e Sargeant, entre os que iniciaram o último Mundial, estão fora. Colapinto, que fez as últimas provas pela Williams no lugar de Sargeant, idem.
É uma chacoalhada e tanto. A média de idade dessa turma no dia 16 de março, quando começar a temporada 2025 na Austrália, será de 26,8 anos, contra 29 do início de 2024. Dois não terão chegado aos 20 anos de idade: Antonelli (18) e Bearman (19). Eram sete com mais de 30 na primeira prova deste ano, em quem não se deve confiar. Serão quatro no ano que vem: Hamilton (40), Alonso (43), Hülkenberg (37) e Sainz (30).
Hadjar é o 19º piloto do programa júnior da Red Bull a chegar a F-1 desde 2001, quando a marca era apenas patrocinadora e ainda não tinha uma equipe própria. Dois viraram tetracampeões, Vettel e Verstappen.
Será o ano de Bernd Maylander pelas inúmeras ocorrências.
Com esse bando de estreantes acredito que teremos o pior grid da história da F1, com 2 campeões-enganações midiáticas como atrações para fisgar audiência e um grid de apenas 20 carros passeando por autódromos nada desafiadores.
Faltou um ….Alonso …42 já deu né.
Stroll tambem , começou mal a carreira , deu uma melhorada,
mas estacionou. Filhinho do papai , teremos que aguentar a dupla.
O engraçado nisso é que a empregadora de ambos, a Aston Martin, aguenta (sim, eu sei que Lance é filhinho do papai Stroll).
Só nos resta esperar por 2025
F1 2025 alvissareiro !! Mal posso esperar !
Com certeza 2025 tera momentos incriveis, nos aqui que frequentamos o blog do Flavio e todos apreciadores de F 1 estamos aguardando, eu to aguardando pra ver Hamiltom no uniforme da Ferrari, sera que vai ornar? e é claro o desempenho dele na Máquina, o relacionameto dele com a equipe Ferrari e com os “TIFIOSE” (?, nao sei se a grafia esta certa) e o racha com Charles LeClerc e as demais comparacoes !
Pra quem gosta de motor:
https://web.facebook.com/profile.php?id=100093626247487&sk=photos
Entre 100% estreantes e agora “full season drivers” temos seis pilotos: Lawson, Antonelli, Doohan, Hadjar, Bortoleto e Berman. Não me lembro quando tivemos tamanha renovação no grid. Vai ser interessante.
Após ler o último parágrafo, comecei a pensar sobre os números da RedBull. E os acho impressionantes.
Nos seus 20 anos, conquistou 8 campeonatos de pilotos e 6 de construtores.
Em 2025, 7 pilotos com seu “DNA” estarão no grid: Verstappen e Lawson (RedBull); Tsunoda e Hadjar (RacingBulls); Albon e Sainz (Williams) e Gasly (Alpine).
Para uma equipe que foi recebida por desdém por alguns, no início da sua trajetória, não é nada mal.
Pois é amigos/Flavio, é interessante que MLaren , Renault, Ferrari, Brawn, Bennetton, Willians, a própria Mercedes Petrona’s etc foram suplantadas por uma equipe pequena a princípio, simples, etc, e com um simples e simpático germanico Sebastian Vettel que venceu a primeira no polêmico ano de 2008 e em 2009 foi vice e seria campeão se o campeonato fosse se estende se ( o Barrichelo que era da equipe principal só foi terceiro….) começou a vencer vencer vencer em 2010, e depois de um intervalo taí !
Vettel é o maior assombro da história da F1, que não convence o gado midiático contaminados pela omissão de seus feitos para aplaudir Newey e justificar a derrota da farsa Hamilton.
É isso mesmo, a RBull é im Davi que superou vários golias
Davi absolutamente bombado e marombado, né? Tanto que é o único que sustenta duas equipes no grid.
Tomara que esta molecada seja competitiva para “apimentar” o grid da F1. Esperando a temporada começar.
Pimenta nos olhos dos outros é refresco , já ouvi isso, mas que 225 será interessante será mesmo.
+1 para tomar vareio do japones pagante da Honda. +1 vaga a se abrir.
Sucesso a todos esses novatos, lembrando que a F1 de hj e mais ainda a RB, nao têm muita paciencia com novatos que entregam falta de resultados ou de pilotos que destroem os carros. A pressao pra todos eles esta garantida.
No fim, o Bortoleto que ganhou dessa turma toda ficou com o pior carro.
E ainda ganhou um potencial vareio do Hulk em 2025…Presente de grego
Bortolotto ou Bortoloto ? O nome é difícil, os apelidos surgidos são crieis demais : Bortolento, Bortolindo, Borboleta, Bortolefo, Borto- Lóto … Vamos ver na pista nos gps !!!
Bortolerdo, Bortolesma, Bortolouco…
Caramba, a lista só aumenta …
18, 19 anos… Kimi Antonelli poderia confortavelmente ser filho de Fernando Alonso ou de Lewis Hamilton. Fico me perguntando se toda esse juventude não seria um handicap para pilotos de F1… Se o salto não é grande demais e a falta de maturidade não pode ter consequências perigosas. Porque no videogame e no simulador ninguém se machuca ou morre. Não importa o que se faça, ainda é um esporte muito perigoso onde há risco de vida. Além disso, esses meninos estão preparados para a pressão, a competição, e tudo o que elas carregam? O próprio Verstappen, a bordo de seus quatro títulos, tem fraquezas e convém dar uma olhada na trajetória de Sebastian Vettel, que com seus quatro títulos nas costas, sucumbiu em diversos momentos ao volante da Ferrari. Além disso, pilotos de 30, 40 anos, são… velhos??? (olha, sinto falta dos tempos dos vovôs da Indy)
Filho de Hamilton… ou de Alonso… não sei… vamos ver o desempenho dele …de Vettel… pelo critério de idade talvez sim, Seb teve um bom desempenho na Ferrari, claro que não chegou perto do Svhumy mas Sebastian é Tetracampeão e Alonso Diaz só Bi campeão, Massa pode ser considerado Campeão de 2008 (dizem por aí , mas???) e Barrichelo venceu alguns gps, são ex pilotos na faixa de 40 anos mas difícilmente se encaixam como pai de Antonelli. Enfim vamos ver.
Por alguma razão gostaria que deixasem os rádios dos dois carros da Racing Bulls liberados ao público em 2025.
O Hadjar me parece um piloto rápido pelo o que vi na F2, mas precisa ter a cabeça no lugar se quiser ir mais longe. Ao contrário de Bortoleto, ele se descontrola ao passar por momentos de dificuldade.
Ainda é um jovem, temos que considerar isso, mas não sei se a F1 ou Marko terão tanta paciência assim.
Vai ser presa fácil para o Tsunoda.
2025 vai ser bem bacana. Minha impressão é que o Lawson já vai começar com a frigideira, se não acesa, pelo menos já no fogão – se ele não mostrar serviço rápido duvido que dure a temporada inteira, a Red Bull não vai aceitar ser terceira no campeonato de novo (a não ser que o carro seja um desastre).
E ainda tenho desconfianças quanto ao Antonelli. Assisti toda a F2 e ele só fez umas duas corridas realmente boas. Claro que pode ser que ele já estivesse com a cabeça na F1 e passando o tempo todo no simulador… mas os treinos dele na Mercedes também não foram grande coisa. A conferir.
Obrigado por mais um ano de textos excelentes, Flavio! Boas festas.
A frigideira na Red Bull vive acesa…mas em banho Maria….o cara já sabe que está sendo curtido na salmoura…os masterchef’s Marko e, principalmente, Max…é que vão aumentando o fogo e o cozimento. O que a gente vê mesmo…é que todos acabam sendo devorados…seja ao ponto, bem ou mal passados. Max é o Gordon Ramsay de seus companheiros…
Claro né, quer moleza vá pra Ferrari ! já dizia meu velho amigo de cabelo vermelho Ferrari.
Red Bull como terceira forca, Lianzinho nao termina o ano…