SOBRE ONTEM À TARDE
A IMAGEM DA CORRIDA
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SÃO PAULO (só mais uma!) – Pode colocar Guanyu Zhou como “imagem da corrida”? Ah, pode, vai! Afinal, o chinês se despede da F-1 daqui a uma semana e na sua penúltima prova na categoria conseguiu tirar a Sauber do zero em 2024. Esse carro verde e preto apareceu raramente aqui. Na maioria das vezes, para que falássemos mal dele. A resiliência do time, porém, não pode ser ignorada. Esforço, dedicação, paciência… Embora a Sauber tenha ficado em penúltimo e último na maior parte dos treinos, classificações e corridas do ano, nunca foi uma coisa muito discrepante. O pelotão está achatado, as distâncias, no cronômetro, são menores do que eram no passado.
Mas numa F-1 tão competitiva, em que um segundo pode separar o primeiro do último, não dá para ser mais ou menos. Tem de ser bom. Zhou foi bom, domingo. Oitavo lugar, quatro pontos, e os abraços de todos no time. Inclusive Mattia Binotto, chefe recém-contratado que vai comandar o projeto da Audi. Ano que vem essa equipe terá um brasileiro, Gabriel Bortoleto. Por isso, os olhos do país estarão nela.
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Não sobrou muita coisa para falar sobre o GP do Catar, então vamos logo à principal notícia de hoje, já antecipada ontem: Esteban Ocon não vai mesmo correr pela Alpine em Abu Dhabi. É oficial. Seu contrato foi rescindido para permitir que ele participe dos testes pós-temporada com a Haas — devidamente paramentado com as marcas que representará em 2025. São testes que começam na terça-feira depois da prova, no mesmo circuito de Yas Marina. Jack Doohan, que estava escalado para o primeiro treino livre, fará seu GP de estreia na categoria. O australiano será o companheiro de Pierre Gasly no ano que vem.
Ocon chegou à Renault para a temporada de 2020, depois de um ano sabático em 2019. Em 2017 e 2018, emprestado pela Mercedes — sua patroa desde priscas eras –, correu pela Force India. Naquele ano, o da pandemia, terminou o campeonato em 12º e fez um pódio, com o segundo lugar no GP do Sakhir. Em 2021, com o time rebatizado como Alpine, foi 11º e ganhou uma corrida, na Hungria — uma das maiores zebras de todos os tempos. Na sua melhor temporada pelo time azul, em 2022, não levou nenhum troféu, mas fechou o campeonato em oitavo. No ano passado foi 12º e ganhou uma taça em Mônaco, com uma surpreendente terceira colocação. Neste ano, o ponto alto foi o segundo lugar em Interlagos, quase um milagre. Está em 14º no campeonato com 23 pontos. Gasly tem 36.
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Falemos agora da Mercedes e de Lewis Hamilton. Ele deixa o time no próximo domingo, encerrando uma longa jornada de 12 anos — desde 2013 é titular dos prateados. Nas seis primeiras temporadas na F-1, de 2007 a 2012, também correu de motor Mercedes, mas defendendo a McLaren. No ano que vem, pela primeira vez vai acelerar um motor de outra marca na categoria.
Pena que os últimos capítulos sejam tão melancólicos. Ontem, levou duas punições: queimou a largada e não acionou o limitador de velocidade nos boxes. “Foi minha culpa nos dois casos. Eu e esse carro não temos nos dado bem desde o início”, falou. Hamilton terminou a prova de Lusail em 12º. Em todos esses anos de Mercedes, só três vezes tinha recebido a bandeira quadriculada acima da 11ª colocação. A quarta foi ontem.
O NÚMERO DO CATAR
400
…GPs completou Fernando Alonso na F-1, com uma bela sétima posição. O espanhol estreou em 2001 pela Minardi, foi bicampeão em 2005 e 2006 pela Renault, defendeu McLaren, Ferrari e Alpine, e aos 43 anos segue firme e forte na Aston Martin. É um fenômeno de longevidade e talento.
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O Mundial de Pilotos está decidido desde Las Vegas, mas tem coisa para ser resolvida em Abu Dhabi, domingo. Uma delas, o vice-campeonato. Com o segundo lugar em Lusail, Charles Leclerc se aproximou de Lando Norris e agora a diferença entre eles é de apenas oito pontos. Segundo lugar é o primeiro entre os perdedores, diria o outro. Mas é melhor do que terceiro.
Já o título de Construtores ficou mesmo para a última rodada do ano. A McLaren lidera com 21 pontos de vantagem sobre a Ferrari. É muito difícil perder. O time papaia não ganha uma taça entre as equipes desde 1998. A Ferrari, desde 2008. É a primeira vez desde 2012 que a equipe italiana chega à última etapa de um Mundial lutando pelo título
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A FRASE DE LUSAIL
“Perdi completamente o respeito por ele. Na frente das câmeras é um, por trás é outro. Hipócrita. Ele que vá se foder.”
Verstappen, sobre Russell
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Max Verstappen disse que ficou “puto da vida” com George Russell porque, no sábado, o inglês da Mercedes foi à direção de prova reclamar que o holandês estava lento na sua frente na volta de preparação para a tentativa de fazer a pole. Resultado: os comissários tiraram uma posição do grid do piloto da Red Bull. Que era justamente a pole. E quem subiu para primeiro? Russell.
Verstappen tem razão na queixa. A punição foi absurda. Talvez não tenha tanta razão assim na reação com Russell — acho exagerada, e George não parece ser um “duas caras” daqueles traíras ardilosos que faz tudo pelas costas.
Mas talvez tenha apenas ficado muito puto, mesmo. É bem a cara de Max, um obcecado pela vitória que não desiste nunca (sim, há outros obcecados pelas vitórias que não desistem nunca, não é só o Senna, tá bom, pessoal?).
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E o Sergio Pérez, hein?
O cara rodou sozinho numa relargada. Não dá mais para defender. Contei ontem: é a maior distância entre um campeão e seu companheiro de equipe desde 1994. Verstappen já confirmou o tetra e o mexicano está em oitavo no Mundial. Há 30 anos, pela Benetton, Michael Schumacher ganhou o título e seu parceiro Jos Verstappen terminou o campeonato em décimo. Ele mesmo, o pai de Max.
Christian Horner disse ontem que Pérez “é um grande cara” e que a Red Bull “vai apoiá-lo até a última volta do último GP do ano”. “Depois, o que ele decidir está decidido”, falou. “Checo foi maravilhoso para a gente em 2021, 2022 e 2023. Ele é adulto e sábio o bastante para chegar às suas conclusões.”
A Red Bull espera que ele conclua que deve pendurar o capacete. Não quer demiti-lo porque teria uma multa pesada para pagar — seu contrato vai até o fim de 2026. Hoje, a ESPN americana e o site “The Race” cravaram que o piloto se despede em Abu Dhabi. Vai parar de correr. E que seu substituto será Liam Lawson ou Yuki Tsunoda.
Aguardemos.
GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS
GOSTAMOS do quinto lugar de Pierre Gasly, piloto subestimado nesta F-1 cheio de afagos com a molecada e que fecha os olhos para a turma das equipes médias com um pouco mais de rodagem. Gasly, que foi da Red Bull, estaria hoje fazendo muito mais pela equipe dos energéticos do que Pérez.
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NÃO GOSTAMOS do décimo lugar de Lando Norris, que estava em segundo até cometer um erro bobo sob bandeira amarela e receber um stop & go de 10s. “A equipe me deu um grande carro hoje, o mais rápido de todos, e eu estraguei tudo. Conheço as regras de bandeira amarela, sei que precisa tirar o pé, a gente aprende isso desde o kart. Por alguma razão, não fiz isso. É um soco no queixo… Só me resta pedir desculpas ao time até o fim do ano”, falou.
Estelinha dando chilique de “não quero mais ser amiguinho” é osso duro de roer, hein Flávio?
E aposto que Max não pensou esse tipo de coisa quando ganhou aquele campeonato ROUBADO em 2021.
Abraços.
Concordo. A equipe Mercedes “roubou” o título de Hamilton ao mantê-lo na pista com pneus gastos.
Uma dúvida.Contando a partir de 1950, algum piloto estreou na F1 na última corrida do ano? Ou seja: a estreia de Jack Doohan na Alpine, em Abu Dahbi, será algo totalmente inédito? Só lembrando: participações em treinos livres não contam.
Lusail foi ótimo e Ani Dabi desde 2021 é só festa mas a F1 bem que poderia fazer um circuito (ou mais até) com uma bem extensa, de 20 a 30 km, com retas “infinitas” , tuneis (artificiais, seria chic demais) e até uma area de velocidade média, daí sim as máquinas voadoras iriam chegar ao limite, uns 400 km/h, e teriamos uma atração extra, um diferencial, algo extraordinário seria muito mais atraente que esses circuitos travados e poderiam aposentar pra sempre aquele inconveniente Monaco né, e aqui no Nordeste Brasileiro é fácil achar um local com infraestrutura (aeroporto, hotel, etc e com dimensões suficientes pra isso, coisa que a Europa não tem! O que achas Flavio Gomes? e demais apreciadores de F1 do blog aqui?
So ratificando/retificando ABU DHABI, de tão fácil acabei me enganando, e já houve uma pista extensa, otima, diferentona, excelente para avaliar comparar o nível dos carros de F1 mais apuradamente mas a tonta da F I A não manteve…
Só para agradecer que mais uma vez você lembrou do meu querido amado América mineiro !!!!!!! Temos a camisa se não for a mais bonita chega bem perto . Se interessar podemos fazer uma troca de camisas.
Acredita Coelhão
Mais bonita? Talvez quando era alviverde, as verdadeiras cores do clube. A partir do momento em que colocaram uma faixa preta na camisa e mudaram a cor do calção, também para preto, virou uma cópia mal ajambrada do uniforme do bi vice de 2024.
Desnecessária e até infeliz a declaração do Max, a punição do grid é absurda, porém q apontasse o canhão para os responsáveis de fato, que são os comissários da dona FIA. Criar algo q pode se tornar uma animosidade entre eles é divertido para nós, mas para ele não vejo ganho.
Max vai desmontando seus adversários também psicologicamente fora da pista. Resultado é que concorrentes tiram o pé qdo vão bater roda c ele. Max vence mais uma vez. Torcendo pra Ferrari vir forte ano q vem com Hamilton
Mas o George é isso mesmo que foi dito meu camarada.
Sei lá Franko, tirando isso q o Max falou eu não me lembro de outro episódio com o inglês, então acho um exagero essa sentença… nao me leve a mal o intuito não é te atacar e sim fazer uma constatação…. pelos seus comentários acho q é inegável q vc é muito fã do Max e o lance de ser muito fã é q nem sempre conseguimos separar a idolatria da realidade, ficamos cegos e achamos q aquele ídolo é infalível, lembrando q todos temos os nossos defeitos, inclusive os nossos ídolos.
Parabéns ao Zhou, não apostaria uma bala Juquinha que a Sauber pontuaria neste ano, assim como não apostaria que a Alpine chegou aonde está.
Falando em Alpine, será que vão devolver os freios de Gordini que estavam com o Ocon para o Seixas?
Por pior que seja o Perez, a queda de rendimento dele nessa temporada foi brutal. Será que por conta do teto de gastos a equipe não deixou de atualizar o carro do mexicano para priorizar o Max?
Acredito que Verstappen com uma Sauber classifique melhor que Pérez com a Red Bull na maioria das pistas.
Com carro ruim Bortoleto periga levar vareio do Hulk, bom de treino, que anda tinindo…
Com base em que vc pode cravar o sucesso ou insucesso de um hookie ? Tem bola de cristal ?
Champs falei sobre a POSSIBILIDADE do Borto levar vareio do Hulk rapaz…Baseado no que o Hulk fez com a Haas. Num carro ruim como a Sauber o leao de treino deve passar o rodo no rookie…
Eu não tenho muitas duvidas de que o Ocon é mais rápido que o Gasly. Esse ano classificou na frente do co-nacional quase sempre, Na corridas talvez foi menos consistente. Depois que a saída dele foi anunciada, passou a ficar longe de seu desafeto de longa data, o que me faz pensar que o time passou a priorizar o Gasly, dando a ele o melhor material, os mais recentes desenvolvimentos. Isso só não ocorreu no Brasil, onde a chuva eclipsou as eventuais diferenças mecânicas.
De fato, a corrida de Ocon no Brasil foi um show irretocável, chegou em segundo por mérito próprio e não por consequência dos fatos da corrida (safety cars, bandeiras amarelas, etc).
Ja Gasly chegou em terceiro, longe, muito favorecido por tais fatores eventuais e inesperados. Curiosamente, recebeu os mesmo loas oferecidos ao teammate, que fez uma corrida muito melhor. Coisas das corrida.
No caso do Perez, acho que se ficar entre Tsunoda e Lawson, a escolha deveria recair sobre o japones. Nas ultimas corridas ele tem facilmente deixado Lawson para tras. Lawson perderia muito se tomasse um vareio do Max, detonaria a carreira dele em um ano, Tsunoda já tem alguns anos de F1 no lombo, está numa fase de ou vai ou racha. Ou se prova definitivamente, ou aposenta de vez o capacete.
Acredito que o japa não é ruim, Ricciardo falou isso, ” eu não desaprendi tanto assim, se ele me venceu é porque ele é rapido”.,
MAS…se eu tivesse de escolher entre os 2 e o Hadjar, optaria pelo frances com cara e nome de árabe. Além de rápido, o bicho é tinhoso, dá tudo de si em cada centímetro de pista, vibra, grita e esperneia em qualquer embate. Me parece que tem mais fome de resultados. Mais stamina.
Colapínto ??? acho o “hermano” excepcionalmente habilidoso, desde a F4 até as provas que ele fez no WEC, venho reparando nisso. Mas sempre foi, também, muito inconstante, errando muito. A F1 de hoje, com a prevalência do imediatismo, do nada elegeu o argentino como a ultima bolacha do pacote. E, rapidamente, já começou a chamuscar a reputação do rapaz. Franco precisa de um bom Coach, alguém que faça a cabeça dele, modere o seu ímpeto. A velocidade está ali, mais é necessário que seja trabalhada. Infelizmente, acho que ele não vai ter quem faça isso por ele.
Queimar o Hadjar logo na estreia? Não creio… seria um desperdício. Olhem os estreantes deste ano, Bearman, Lawson, Colapínto… impressionaram nas estreias, oscilaram depois, o que é normal. Imagine queimar o Hadjar na equipe principal? Melhor estrear na equipe Junior. Da mesma forma, Lawson precisa amadurecer mais na F1, então a escolha óbvia recairia sobre Tsunoda.
Em termos técnicos, a dupla mais equilibrada da F1 é Gasly e Ocon. E é uma dupla muito boa (e subestimada). Acho que Perre é um pouco superior ainda em termos técnicos, apesar de Esteban ser levemente mais veloz na clasificação. Mas, mesmo assim, disputa bem equilibrada. Só que com vantagem pro campeão da GP2 2016 sobre o campeão da GP3 2015 (curiosidade: ambos os tíutlos precederam os de Leclerc).
A sauber foi KICKando até Gandhu fezar 4 pontos…e aí o Chinês disse: Zhou bom !!! desculpem a piada que só faz sentido no Brasil mesmo , mas parabéns ao feito do ZHO, quem de nós aqui já marcou 1 ponto que seja na F1? será que Verstappen faria o mesmo este ano? Bottas que já andou quase como Lewise Hamiltom (pode se dizer) NÃO FEZ !!!
A explicação do Norris é pior do que ele fez na pista me parece, e o Max Verstappen chamar o G Russel de hipocrita, mascarado, ******** foi merecido, o conceito geral que Russel tem baixou muito!!! E nem era uma volta lançada etc, é claro que tudo que Max perdesse seria lucro pro George mas pouco adiantou pois o cara se f*deu na largada já… esse Max é f*da !!! tomara que L.Hamiltom termine a frente dele e que LeClerc seja o vice campeão, JOS & MICHEAL … (daria até uma dupla sertaneja universitária) há quanto tempo né Flavio ! E vamos pra Abi Dabi !
A RedBull vai colocar o Tsunoda. Mais fácil enterrar o Japonês, caso ele vá mal, do que ser obrigado a derreter uma jovem promessa.
3 australianos em uma mesma temporada. Piastri, Riccardo, Doohan. E + Lawson neozelandês.
Intrressante mesmo
Na minha opinião o cara certo pra Red bull seria Sainz , que bateria de frente
com Max , mas acho que não quiseram melindrar o Tri campeão mais um
titulo doado a êle por um tal de masi. ( agora tetra ) .Agora o tal de Perez só
da prejuizo : o que a Red Bull perdeu por não ganhar o titulo de construtores
mais a pesada multa que deve pagar a Perez se manda-lo embora , daria
uma grana preta …
Mas pra quê a Red Bull iria querer alguém pra bater de frente com o Verstapen, eles precisam de alguém que termine as corridas, só isso.
O Perez por um bom tempo conseguiu cumprir essa tarefa, mas nessa temporada desandou.
Sainz fora !!! Redbulls nao é pra ele
Pérez “é um grande cara”: grande cara a gente chama para tomar um chopp, não para pilotar F1. Desconfio que até mesmo o combalido Riccardo teria feito melhor que o Pérez. Mas, como se diz, a fila anda.
Independentemente de quem seja que vá dividir os boxes com Max, acredito eu, que está se sujeitando a uma destruição mental, e de carreira. Deve ser extremamente difícil tentar a todo custo, ao menos, andar perto do tetra campeão. Será comparado à ele a todo momento. Perez deve estar sentindo-se assim.
Não necessariamente. Se não tem bala pra ser um Senna, que seja um Berger. Ou, vá lá, um Perez da Force India. O que não dá é o cara ter o carro do campeão da temporada e ficar batendo roda com Haas e Williams.
Foi um declínio muito brusco.
Exato. A Red Bull não vai querer ninguém batendo roda com o Max, mas pontuando o máximo possível, fazendo dobradinhas… Pérez mal tem passado do Q1 e agora nem chega na zona de pontos. Indefensável.
Stroll tiraria de letra. Eu apostaria nele para companheiro do Max. Certamente com sua perícia, o menino prodígio do Canadá colocaria o galego no lugar dele. É só lembrar a ele que a parte escura é que é a pista e pronto, problema resolvido.
400 GPs de um piloto apenas. Para efeito de comparação, o 400o GP de F1 foi em Zeltweg 1984, quando a F1 estava com 34 anos.
Essa é a questao dos mumeros e analises e cronologia, se de 1950(acho que foi quando comečou F1, to com preguiça de guglar e guglar é pros fracos…) ate 84 o velhote Alonso, o tiozão da f1, Fernandonho… etc yeria que correr 34 anos mas acho que ele só tá uns 24 na F1 (?), diz aí Flavio
23 anos. Só o Schumacher, de uma geração anterior, chegou perto disso.
Ok, obrigado pela resposta
Alonso será lembrado pela vitória roubada do Massa e pelo Singapuragate.
E por arrumar confusão em todas as equipes que participou. Entrou amado e saiu odiado. Inteligência emocional zero.
Exato, aquilo ali foi feio, desonesto, etc etc nem vamos falar pq chega a ser desagradavel mas repercute ate hoje pra F Massa do Brasilll , pro Hamiltom, pra FIA, que lastima isso na F 1 !
Por essas e outras, o Alonso não figuraria no meu top 10. Mas é inegavelmente um grande piloto, campeão com méritos, não à toa com 400 GPs no cartel.