VAI TE CATAR (4)

Verstappen: 63 vitórias, nove na temporada

SÃO PAULO (falta uma) – Não basta ser campeão. Tem de ser campeão ganhando corrida. Talvez por isso hoje Max Verstappen tenha feito mais festa no Catar do que na semana passada em Las Vegas, quando conquistou seu quarto título mundial. É que lá foi com um quinto lugar. Em Lusail, ele venceu. É mais gostoso, na lógica cartesiana deste holandês que começou o fim de semana com um carro impossível de guiar e terminou alcançando sua nona vitória no ano, a 63ª na carreira. Isso um dia depois de ter sua pole-position tungada pelos comissários esportivos da penúltima etapa do campeonato.

O piloto da Red Bull dominou a prova com a categoria de sempre, passando por duas relargadas e contanto com o infortúnio de seu rival mais direto, Lando Norris, que foi punido com um stop & go e viu ruírem suas chances de um possível ataque na parte final da corrida. O inglês da McLaren terminou em décimo e agora vê seu vice-campeonato ameaçado por Charles Leclerc, segundo colocado no Catar, agora apenas oito pontos atrás na classificação — 349 x 341. A temporada, mais longa da história da F-1 com 24 etapas, acaba no próximo fim de semana em Abu Dhabi.

Lá também será definido o título de Construtores, com 21 pontos separando a líder McLaren, que não é campeã desde 1998, da Ferrari — esta, na fila desde 2008. Os italianos marcaram 35 pontos no fim de semana, contra 32 do time papaia. A McLaren, além de fazer uma dobradinha na Sprint, ontem, foi ao pódio hoje com Oscar Piastri em terceiro.

O GP do Catar teve outros destaques, como os primeiros pontos da Sauber com Guanyu Zhou em oitavo, e a ótima quinta colocação de Pierre Gasly, quinto com a Alpine. Seu companheiro de equipe, Esteban Ocon, provavelmente se despediu do time com o abandono na primeira volta. Deverá ser substituído em Yas Marina pelo australiano Jack Doohan, que será titular no ano que vem. O francês já acertou sua saída para a Haas em 2025.

Foi uma corrida divertida, apesar de alguns momentos de certa acomodação. As paradas para trocas de pneus e as entradas do carro de segurança acabaram agitando uma prova quase amistosa, disputada num certo clima de fim de festa.

Todos os pilotos escolheram os pneus médios para a largada, exceção feita a Nico Hülkenberg, da Haas, na rabeira do grid. A noite em Lusail estava fria, 19°C, bem diferente do ano passado — quando as temperaturas passaram dos 30°C na época da prova, início de outubro. Na largada, Verstappen foi muito bem e pulou na frente do pole George Russell, que ainda perdeu posição para Norris.

O safety-car foi chamado no final da primeira volta, depois de uma lambança de Hülkenberg lá no fundão. Ele tocou em Ocon, que levou junto Franco Colapinto. A corrida dos dois últimos acabou ali mesmo. O argentino vive um péssimo momento, depois de começar bombando sua trajetória na F-1 pela Williams. São quatro corridas sem pontuar com um punhado de acidentes. Não teve culpa hoje, é verdade. Mas quem larga no fundão está sempre mais sujeito a esse tipo de coisa. E o que fica para o cartel é mais um abandono. Ademais, se seu carro não está andando nada é porque a equipe está tendo de recorrer a peças usadas por Alan Jones e Nigel Mansell para reconstruir a viatura destruída em batidas recentes em treinos e corridas.

A relargada aconteceu na volta 5, com Verstappen, Norris, Russell, Piastri, Leclerc, Carlos Sainz, Sergio Pérez, Lewis Hamilton, Yuki Tsunoda e Kevin Magnussen nas dez primeiras colocações. Lewis queimou a largada e pouco depois recebeu uma punição de 5s. Foi a primeira de uma série interminável de pênaltis aplicados ao longo das 57 voltas da corrida, por diversos motivos.

Max procurou abrir logo mais de 1s sobre Norris, para evitar ataques com a asa móvel. E conseguiu. A primeira parte da corrida foi morna. As ultrapassagens se davam mais para trás. Tsunoda começou a ser superado por todo mundo: Magnussen, Gasly, Fernando Alonso, Zhou e Valtteri Bottas passaram o japonês até a 20ª volta. Lá na frente, nada de muito empolgante acontecia. Lusail é um circuito rápido sem freadas fortes, o que acaba reduzindo as possibilidades de ultrapassagem. Por isso todos esperavam pelo momento de trocar pneus para ver o que seria possível fazer.

Antes de abrir a janela de pit stops Piastri resolveu atacar Russell pelo terceiro lugar. Mas George parou na volta 24 para não levar um risco na carenagem de seu carro na batalha direta. E a Mercedes se atrapalhou com um pneu, o traseiro direito, demorando demais para devolvê-lo à pista. Voltou em 11º. Ali suas chances de pódio foram para o vinagre. Na pista ainda, Hamilton perguntava pelo rádio por que estava tão lento. “O carro está quebrado?” “Não, Lewis, é ruim mesmo”, respondeu seu engenheiro.

Na volta 30, as câmeras flagraram um espelhinho retrovisor largado no asfalto no fim da reta dos boxes. Era do carro de Albon. “Um motoboy! Um motoboy chutou meu espelho!”, gritou o tailandês. “Não, Alex, voou sozinho”, informou o rádio. Uma bandeira amarela num painel eletrônico foi indicada ali. Max percebeu, mas a equipe já se antecipou: “Não precisa tirar o pé”.

Piastri: salvando o fim de semana da McLaren

Já estava chegando a hora de todo mundo parar, mas ninguém quis arriscar antes de a direção de prova decidir o que fazer com aquele espelho. Um safety-car virtual, por exemplo, poderia ser acionado. Na dúvida, ficaram todos na pista. E Verstappen socou ainda mais o pé, abrindo mais de 2s5 sobre Norris.

Então, na volta 34, Bottas passou em cima do tal espelhinho, espalhando cacos de vidro e farpas de fibra de carbono por todo lado. Resultado: Hamilton e Sainz passaram por cima e furaram seus pneus. Na volta 35, antes de qualquer safety-car, Piastri se antecipou, parou e fez sua troca. Só então a direção de prova colocou o carro de segurança na pista. E todo mundo foi para os boxes. Inclusive Russell, para um segundo pit stop. A Mercedes colocou um novo jogo de pneus duros em seu carro, o que deixou o inglês abespinhado: “Senhores, por que insistiram nestes pneus mais resistentes e rígidos? Por que não aqueles mais fofinhos, aderentes, mais apropriados para as condições climáticas desta região do planeta? Sim, compreendo o aquecimento global. Não sou um negacionista. Mas está frio, vejam vocês… São esses fenômenos extremos, estamos presenciando catástrofes no mundo inteiro. O que dizer das chuvas na Espanha, da seca na Amazônia, das enchentes no Big River do South?”, questionou, demonstrando grande conhecimento das tragédias naturais recentes. “Precisamos falar sobre isso, claro. Entendo perfeitamente. Mas, voltando aos pneus, CARALHO, POR QUE COLOCARAM ESSES PNEUS DE MERDA DE NOVO?” Não houve resposta.

Enquanto os fiscais tiravam os restos do espelhinho da reta, o pelotão teve de passar por dentro do pit-lane. Com todas as trocas feitas, a ordem para a relargada era Verstappen, Norris, Leclerc, Piastri, Pérez, Gasly, Russell, Sainz, Zhou e Alonso. Na volta 40, bandeiras verdes e pé no porão.

Pérez fora: só passa vergonha

E a corrida, que estava demorando para pegar no breu, animou. Norris mergulhou para cima de Max, que não deu a menor moleza. Agarrou-se à liderança como se fosse uma garrafa de Evian gelada no deserto. Gasly tentou uma freada tardia e quase arrastou meia dúzia de carros com ele. Não bateu em ninguém. Piastri e Leclerc foram para o corpo a corpo e prometeram se pegar de porrada na hora do recreio. E, um pouco mais atrás, Pérez rodou e Hülkenberg foi parar na brita. Os dois se enterraram sozinhos. Uma vergonha. O mexicano, definitivamente, não merece mais a F-1. Safety-car de novo.

A relargada veio na volta 42. Dessa vez, Max foi mais esperto e atento, impedindo um ataque de Norris. Deu uma brecadinha antes de acelerar, ganhando espaço valioso em relação ao #4 da McLaren. Que, por sua vez, teve de se defender de Leclerc.

Nessa hora, surgiu nas telas uma mensagem indicando a punição de 10s com stop & go para Norris. Motivo: não reduziu a velocidade sob bandeira amarela. Tinha duas voltas para pagar o pênalti. Sua corrida acabou. Mais atrás o pau comia com três pilotos que arriscaram colocar pneus macios para as últimas voltas: Alexander Albon, Tsunoda e Liam Lawson.

Leclerc e Sainz: pontos importantes para a Ferrari

Norris parou para pagar a multa na volta 46. Tentou argumentar com o cara da CET — “isso aqui está virando uma verdadeira indústria de multas!”, reclamou –, mas não teve jeito. Voltou em último, acabando com as chances da McLaren de fechar a conta no Mundial de Construtores hoje. Verstappen, Leclerc, Piastri, Russell, Gasly, Sainz, Alonso, Zhou, Albon e Magnussen eram os dez primeiros. Hamilton também foi punido, por excesso de velocidade nos boxes. “Foi a única vez que fui rápido na corrida…”, teria dito depois a alguns amigos. Não tenho confirmação sobre a veracidade da informação. O piloto, para não passar mais vexame, chamou a equipe pelo rádio e pediu para ir para o hotel. “Negativo”, respondeu Bono Vox, seu engenheiro. “Vai ficar aí até o fim, senão a gente desconta o dia.” Ele ficou na pista.

O agito proporcionado pelo espelhinho arrancado pelo motoboy imaginário de Albon durou dez voltas. Na 50ª, as posições se estabilizaram novamente com Verstappen bem à frente de Leclerc. Mais para trás, porém, a coisa seguia movimentada. Magnussen, por exemplo, partiu para cima de Albon e ganhou a nona posição. Nos boxes da Sauber, a aflição era visível: Zhou, em oitavo, estava perto de fazer os primeiros pontos da equipe no ano. Em 11º, Bottas mirava Albon e podia, também ele, se colocar entre os dez primeiros. Gasly, em quinto, era outro destaque da prova, marcando pontos importantíssimos para a Alpine.

Bottas efetivamente passou Albon, cujos pneus macios já tinham acabado, na volta 53. Não teria, no entanto, como segurar Norris. O inglês voltou à zona de pontos ao passar o finlandês. Tudo bem. O time verde e preto, cores inspiradas na camisa do América Mineiro, seguia na zona de pontuação com seu simpático piloto chinês. Que foi recompensado com o título de “Piloto do Dia” pelo amigo internauta. Merecido.

Resultado final em Lusail: cinco abandonos

Ao final das 57 voltas, Verstappen, Leclerc e Piastri foram para o pódio. Russell, o quarto colocado, tomou um pênalti de 5s por infração sob o safety-car, mas não perdeu a posição. Gasly, Sainz, Alonso, Zhou, Magnussen e Norris foram os dez primeiros.

O piloto da Red Bull não vencia uma corrida no seco desde a Espanha, em junho. Subiu a 429 pontos, contra 152 de seu patético companheiro de equipe, Pérez. Que não terá como mudar mais de posição na tabela e vai terminar o ano em oitavo. É a maior diferença entre um campeão e seu companheiro de equipe desde 1994. Naquele ano, Michael Schumacher ganhou seu primeiro título pela Benetton, com seu parceiro em décimo.

Seu nome? Jos Verstappen, o pai de Max.

O mundo dá voltas. E essa história de DNA, sei não…

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Marcelo
Marcelo
1 mês atrás

Se a vantagem do Verstappen sobre o Perez (277 pontos) fosse um piloto, estaria em 5o no campeonato. À frente de Sainz, Russell e Hamilton

Fas
Fas
1 mês atrás

Gostei muito do texto e principalmente da conclusão. As vezes é importante dizer o óbvio: Max é um piloto muito melhor que o pai.

Marcio
Marcio
1 mês atrás

Bottas estraçalhou um espelho, espalhou o azar e salvou uma corrida que transcorria na temperatura de Lusail. Bem fria.
Em uma pista que possui áreas de brita que se estendem alhures, a FIA procura pelo em ovo para justificar dezenas de punições, já que a pista se encarrega de punir aqueles que extrapolam seus limites. Triste.
Enquanto Max estiver na F-1, Norris será sempre vice.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
1 mês atrás

Williams correrá a última etapa com apenas um carro. Motivo: só tem 3 espelhos!

franko
franko
Reply to  Carlos Henrique
1 mês atrás

Essa eu ri bastante

Marcelo Duarte
Marcelo Duarte
Reply to  Carlos Henrique
1 mês atrás

Ja retiraram um espelhinho do carro do Nigel Mansel… o parafuso é o mesmo.

franko
franko
1 mês atrás

Flavio eu concordo com a recente declaração do Verstappen em que ele disse que perdeu todo respeito e confiança no George Russel pela reclamação descabida desnecessário e traicoeira para abocanhar a primeira posição na largada, que falta de ética desse rapaz ! e nem adiantou essa apelação ridícula porque “Jorginho’ se deu mal pacas ! Eu ate estava torcendo por ele nesse finalzinho de campeonata, estava….mas agora não mais e tomara que o Lewuise o supere na última corrida de 2024 ,

Renato
Renato
Reply to  franko
1 mês atrás

Perder o respeito de um cara com o caráter do Verstappen é um fato positivo, não negativo. Verstappen não sabe perder, joga a culpa nos outros quando algo não da certo, joga os outros pra fora da pista sempre que pode, aplica “Brake test ” frequentemente….respeito……. sorte do Russel.

franko
franko
Reply to  Renato
1 mês atrás

Perder o respeito de qualquer pessoa é sempre uma grande perda, mesmo mais simples do que a gente, no caso do Russel é muito pior, muitissimo pior pois ele nao tem mais o respeito de alguem que lhe é muito superior, é o que eu acho.

Gui Stresser
Gui Stresser
1 mês atrás

olha, tive a nítida impressão que o Perez rodou sozinho com Safety Car hein. A transmissçao não mostrou, mas durante a última volta do SC, antes da relargada, nas posições momentâneas que são mostradas no canto da tela ele foi caindo de posições até último. Não tem como os caras terem previsto isso, ele rodou naquela hora mesmo.

Enio Peixoto
Enio Peixoto
1 mês atrás

seu carro não está andando nada é porque a equipe está tendo de recorrer a peças usadas por Alan Jones e Nigel Mansell para reconstruir a viatura destruída em batidas recentes”
Eu ri muito!

A3moura
1 mês atrás

O DNA do Max vem da mãe!

franko
franko
Reply to  A3moura
1 mês atrás

A metade pelo menos vem sim

Luis
Luis
Reply to  A3moura
1 mês atrás

Pai é quem cria.

Barreto
Barreto
1 mês atrás

Ontem na Sprint quando Pérez dormiu na luz verde e Verstappen não conseguiu passar uma Haas eu pensei que a Red Bull já estava de férias, mas no domingo Max voltou ao domínio absoluto que tem sobre o restante do grid.
Hamilton fez de tudo para ser o pior do quarteto de ferro, uma prova bisonha do início ao fim, mas Pérez não deixou que tirassem este título da sua galeria.

Danilo
Danilo
1 mês atrás

Até tive a impressão que o Russel tracionou bem na largada, porém como sempre acontece o Max conseguiu se colocar na melhor trajetória – méritos dele e azar dos outros q sempre vacilam – da mesma forma q é impressionante como ele consegue melhorar o carro ao longo do fds e tem uma leitura de corrida irretocável e sempre toma as melhores decisões. Sobre o Perez, a Red Bull renovou antes e vi em algum lugar q ele não abre mão da multa no caso de despacharem ele, assumam o erro da renovação antecipada e se for o caso paguem a multa… sobre o chinês eu paguei a língua depois da crítica feita do q vi em Interlagos, ainda assim feliz pela Sauber não zerar. Para eles – pilotos – o q importa é ser campeão, porém não tem como desprezar o vice q é mencionado no rodapé, mas ainda assim é mencionado… ao contrário do terceiro colocado e o q o Lando dirá em casa se perder o vice para o Leclerc por uma diferença de 1 ponto? Eu nem acho q vá acontecer, mas o inglês dá brecha para o imponderável. Sobre a F2, não acompanhei, mas ao menos as declarações do Bortoleto que eu li mostram uma boa personalidade, óbvio q isso não é determinante para o sucesso ou insucesso na F1, onde o sarrafo é maior, mas é um alento após as últimas referências nacionais que tivemos… acabei de assistir os 3 primeiros episódios da série do Senna, ao menos por enquanto estou gostando, eu tinha o receio de q fosse mais uma peça de santificação, mas até agora isso não aconteceu e até resgatou o meu sentimento de fã para com um ídolo.

Alexandre Hamada
Alexandre Hamada
1 mês atrás

Se a Red Bull mantiver o Perez para 2025, podemos começar a chamá-lo de piloto pagante?

Renato
Renato
1 mês atrás

Duas palavras definem essa corrida (e essa temporada): simply lovely. Bordão do tetracampeão Verstappen que tomo emprestado para definir minha opinião sobre esse GP do Catar. Foi muito bom ver Verstappen voltar aos velhos tempos, com uma bela ultrapassagem sobre Russell na largada, uma grande defesa contra Norris e um excelente domínio pelo resto da corrida. A propósito, andaram saindo faíscas entre Verstappen e Russell, com o holandês dizendo até ter “perdido o respeito” por ele. Eu não sei, mas acho que essa rivalidade pode ser mais intensa do que a de Verstappen x Norris e até do que Verstappen x Hamilton, vai depender de que tipo de carro a Mercedes vai entregar pro Russell em 2025.

Sobre o resto da corrida, não é legal ver a direção de prova aparecendo mais que os pilotos, mas eles não se ajudaram nem um pouco hoje, da mesma forma que o Bortoleto na F2, com o brasileiro jogando fora uma vitória que poderia ter facilitado sua vida para a última etapa. Mas pelo menos Bortoleto admite quando tá errado, ao contrário de Pérez, que segue dando desculpas cada vez mais esfarrapadas para suas gritantes falhas. As desse final de semana foram de nível amador, será vergonhoso para a própria Red Bull se eles insistirem em renovar com o mexicano.

Para concluir, quero falar de Zhou Guanyu, o cara da corrida, que ganhou merecidamente o prêmio piloto do dia por ter tirado a Sauber do zero a zero. Zhou sofreu muito com as limitações desse carro, mas pelo menos, ele deixa a F1 (momentaneamente, acredito eu) de alma lavada, por ter feito sua melhor temporada. Sobre a Sauber, é bom vê-la melhorando, mas acho que esses pontos vieram mais por causa da queda da RB e principalmente, da Williams, que voltou a ser aquela carruagem de antes.

Vitor Rodrigues
Vitor Rodrigues
Reply to  Renato
1 mês atrás

Bem, vamos ter que esperar a Mercedes acertar o carro para confirmar, mas não vejo Russel como páreo para o Verstappen. Parece ser o mesmo caso do Norris, bom piloto, mas sem aquele algo a mais, embora o veja ao menos mais combativo que o piloto da McLaren.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
1 mês atrás

Ah…a corrida foi chata na maior parte do tempo. No terço final é que virou alguma coisa. De longe…a cena mais legal do dia, os mecânicos da Sauber saindo do boxe pra comemorar a chegada sem saber direito o que fazer…comemorando sem jeito mas emocionados…

Wbj
Wbj
1 mês atrás

Perez, Stroll e o bajulado do superestimado Norris sao as verdadeiras piadas prontas da F1

Paulo Pinto
1 mês atrás

E o Lando Nóia corre o risco de perder o vice. Leclerc vem chegando aos poucos no inglesinho.

Tales Bonato
Tales Bonato
1 mês atrás

Max faz a F1 parecer profissional contra juvenis.

Rodrigo
Rodrigo
1 mês atrás

Cacete. Perez then versus Perez now deve ser o maior abismo em termos de performance nos últimos tempos na F1. O motivo por trás disso só é menos curioso que a sobrevida que a carreira dele está tendo na categoria.

Pena pro cara. Mas pilotos melhores já foram fritos por muito menos, com ou sem cláusula de contrato.

Last edited 1 mês atrás by Rodrigo
Edson
Edson
1 mês atrás

O diretor de prova demorou uma eternidade para acionar o safety car, a FIA está perdidinha, e o seu presidente preocupado com os palavrões proferidos pelos pilotos. É um fanfarrão.
Quanto ao Max, faltam adjetivos , o cara é muito fora da curva , mas tenho uma dúvida, o carro da Red Bull é ruim e ele que faz a diferença, ou o carro não é tão ruim assim, mas o Perez é que desaprendeu a dirigir?porque é muito absurda a diferença de rendimento entre eles.

Vitor Rodrigues
Vitor Rodrigues
Reply to  Edson
1 mês atrás

Sobre a pergunta, creio que seja um pouco dos dois.. o carro da Red Bull não é uma carroça, mas está abaixo das outras equipes de ponta, e aí, o Max compensa o déficit. Já o Pérez, está fazendo hora extra.

franko
franko
1 mês atrás

Flavio do Céu , que VERstappen é esse…!!! Ele surpreende até quem já torce pra ele ( eu no caso) imagina os outros. E olha que ele nem precisava fazer nada aém de “bater o ponto”, e que Corrida!!! Emoção até o fim, Lusalil e Catar pra mim são excelentes , talvez por melhorarem a pista, mas ficou sensacional, e que campeonato hein !? mesmo com o campeão ainda tem muita emoção pra próxima e última corrida, tô torcendo pro LEClerc e pro PIAstre e pra Ferrari!!! E a corrida justificou o final de semana: quem fez realmente a pole ficou em primeiro lugar: VER, quem ganho a pole final ficou lá pra trás no fim da corrida e quem entregou a vitória no sábado hoje no domingo não ganhou nada e PIAstre mostrou que não precisa nada manipulado! E vamos pra Abu Dabi !!!

Antonio Seabra
Antonio Seabra
1 mês atrás

O DNA prioritário do Max, como dizem, deve ter sido recebido da mãe: ela era Kartista de elite.
O pai, quando se autodenominou Jos the Boss esqueceu 2 letras no final do apelido: TA.

Edson
Edson
Reply to  Antonio Seabra
1 mês atrás

Kkkkkk

franko
franko
Reply to  Antonio Seabra
1 mês atrás

Inveja mata ou pelo menos te faz muito mal viu Sr Seabra .

Jader
Jader
Reply to  Antonio Seabra
1 mês atrás

Bomba: Max é filho do Schumacher. Mick é o filho do Jos. Foram trocados. Informação extraoficial.

Vitor Rodrigues
Vitor Rodrigues
Reply to  Antonio Seabra
1 mês atrás

Forçando bastante a barra para o pai, pelo que lembro, a única coisa que o Max pode ter herdado Jos é o talento na chuva. Lembro dele ter boas apresentações na pequena Arrows em pista molhada. De resto… deve ter sido a mãe mesmo.

Last edited 1 mês atrás by Vitor Rodrigues
Plinio
Plinio
1 mês atrás

O Norris não divide pra valer uma curva sequer com Verstappen. E ainda consegue tomar um stop and go. Será que ele cometeu um assassinato? Faz um milhão de anos que ninguém toma stop and go na F1. Um piloto tira o outro da corrida irresponsavelmente e recebe 10 segundos. Entendi foi nada.

Edson
Edson
Reply to  Plinio
1 mês atrás

Norris não tem culhao para dividir a curva com o Verstapen

Adolfo
Adolfo
Reply to  Plinio
1 mês atrás

Norris, o novo Coulthard…

Paulo Pinto
Reply to  Adolfo
1 mês atrás

David Coulthard assumia integralmente o papel de segundo piloto. O Lando Nóia ainda está em dúvida.

Last edited 1 mês atrás by Paulo Pinto
Renato
Renato
Reply to  Paulo Pinto
1 mês atrás

o primeiro seria quem? O Piastri??

Paulo Pinto
Reply to  Renato
1 mês atrás

É o que a McLaren tem no momento, mas não é o correto. O Lando Nóia ainda está disputando o vice, apesar dos pontos doados ao Oscar Pilastra…

Fernando
Fernando
1 mês atrás

Prova monótona com pilotos q tiram o pé qdo vão bater rodas com Max. E qdo talvez pudesse haver uma disputa, Max x Lando, aparece a direção da prova pra estragar. Desliguei a TV.