PREZINHO (1)

SÃO PAULO (ainda é cedo, cedo, cedo) – Quando viu na TV que a temperatura era de 15°C no deserto, a mãe de Kimi Antonelli ligou imediatamente para o filho e mandou ele “colocar uma blusinha”, em suas palavras. “Fica tranquila, mamma“, respondeu o piloto da Mercedes. “Me deram um casaco e um gorro.” O menino foi escalado para a primeira parte dos testes que abriram a pré-temporada da F-1 hoje no Bahrein “porque tem de dormir cedo”, segundo fonte que tenho no país árabe.
Fez o melhor tempo da manhã.
Aí foi ele que ligou para a mãe para dar a boa notícia, mas antes que pudesse dizer “alô”, levou uma bronca porque “deixou as meias encardidas debaixo da cama” e “se não entregar de novo a lição de geografia vai se ver comigo”. “Outra coisa: quando você vai aprender a não deixar resto de sanduíche na lancheira? Não gostou, joga no lixo!”
A mãe de Antonelli é brava. Nem quis saber em que posição ele ficou.


O primeiro dia da temporada 2025 foi marcado por um apagão no fim da tarde barenita, atribuído à incompetência da Enel. Durante uma hora o autódromo ficou sem luz, o que obrigou a direção do evento a estender o horário de trabalho até o início da novela das oito.
Todos os pilotos andaram e foi impressionante a taxa de quebras ao longo do dia: zero. Não é uma surpresa, porque os carros são parecidos com os do ano passado e ninguém inventou demais, já que em 2026 o regulamento prevê grandes mudanças. Não vale a pena torrar o orçamento num modelo que só vai durar um ano e cuja base, por melhor que seja, não vai servir para nada no ano que vem.


Com 88 voltas, Esteban Ocon foi quem mais andou. Ao lado de Oliver Bearman, ele compõe a nova dupla da Haas, que ficou com as duas últimas posições do dia. O carro tinha ainda alguns sistemas que deviam ser checados, e por isso os dois andaram com algumas limitações. Quem foi para a pista no período da tarde/noite teve a primazia de ficar com os melhores tempos, já que a pista estava mais emborrachada. Os seis primeiros colocados fizeram parte deste grupo.
E teve brasileiro na nova folhinha de cronometragem patrocinada pela TAG Heuer, como não? Depois de longos e tenebrosos invernos, verões, outonos e primaveras, o país voltou a ter um representante como titular na categoria. O último fora Felipe Massa, em 2017. Gabriel Bortoleto pegou o carro de Nico Hülkenberg depois do almoço e completou 59 voltas com a Sauber sem maiores intercorrências. O campeão da F-2 falou que foi um dia “divertido” e que não tinha muito mais a dizer. “Já estou ansioso para voltar a andar amanhã.”





O mais rápido do dia acabou sendo Lando Norris, com George Russell em segundo, Max Verstappen em terceiro e Charles Leclerc em quarto. Um representante de cada um dos times grandes, que tendem a dividir vitórias neste ano. Isso se Verstappen não resolver acabar com a graça de todos. Porque ao final do primeiro teste com o RB21, o holandês, tetracampeão mundial, disse que só teve “boas surpresas” nas 74 voltas que completou. “O carro está fazendo o que eu quero que ele faça”, falou.
Xi.
Norris fez o tempo de 1min30s430 de tarde. Pela manhã, a marca de Antonelli fora de 1min31s428. Lewis Hamilton estreou na Ferrari andando na primeira parte dos testes e voltará à pista amanhã no mesmo horário. Na Red Bull, Verstappen tira folga e só Liam Lawson trabalha na quinta-feira. Max volta na sexta para treinar o dia todo.



E todo mundo queria ver Hamilton na casa nova, claro. O inglês ainda não começou a desfilar seus modelos extravagantes — e lindos, porque gosto mesmo! — e apareceu no autódromo vestindo o discreto uniforme do time. E trouxe de volta a neozelandesa Angela Cullen, sua fisioterapeuta, treinadora, coach, amiga, ajudante e carregadora de capacete.
Por enquanto, não dá para dizer nada sobre relação de forças, surpresas, desempenhos extraordinários, possíveis sucessos e prováveis fracassos. Como tenho dito já há algum tempo, esta temporada deve ser parecida com o que foi a segunda metade do ano passado, com muita gente brigando na frente e pequenas possibilidades de uma supremacia como se viu, por exemplo, em 2022 e 2023 com Verstappen e a Red Bull. O que já estaria de bom tamanho. Nas últimas 12 etapas de 2024, foram cinco vitórias da McLaren, três da Ferrari, duas da Mercedes e duas da Red Bull. Houve uma certa superioridade papaia, mas que esteve longe de ser dominante. E ainda tem um monte de novatos em campo, o que deve aumentar ainda mais o índice de imprevisibilidade deste campeonato.
E dois registros, para encerrar em caixinhas:
SÓ LÁ – A F-1 está estudando (e deve aprovar) uma mudança de regra específica para o GP de Mônaco. Serão obrigatórios pelo menos dois pit stops, para dar uma agitada na corrida. Essa determinação valerá apenas para a prova no Principado, onde normalmente só se faz uma parada para trocar pneus. E isso porque é obrigado, já que a pista desgasta pouco a borracha, o percurso do GP é menor e quem para mais de uma vez não tem chance nenhuma de se recuperar, tamanhas as dificuldades de ultrapassagem.
POR AQUI – O canal BandSports está mostrando os testes da pré-temporada, mas o narrador titular da categoria no grupo Bandeirantes, Sérgio Maurício, não participou da transmissão de hoje. Napoleão de Almeida e Ivan Bruno foram escalados para seu lugar segundo o UOL. Maurício envolveu-se em polêmica no fim de semana ao repostar e comentar postagem transfóbica, racista e escrota de um certo Oliver Noronha no X sobre a deputada Erika Hilton. O locutor chamou a parlamentar do PSOL de “fake news humana” e “essa coisa”. Ou seja: foi transfóbico, racista e escroto como o autor da postagem original. Aliás, deixa eu me corrigir aqui: onde vocês leram acima “envolveu-se em polêmica”, leiam “foi transfóbico, racista e escroto”. As contas do narrador no X e no Instagram foram apagadas. A Bandeirantes ainda não se pronunciou sobre o assunto. Em sua única declaração sobre o episódio, à “Folha”, Maurício disse que a conta do X não era dele. Mas era essa mesma conta que os perfis oficiais da Band indicavam em todas as postagens sobre transmissões no canal. Há anos. Ninguém aqui nasceu ontem. Erika avisou que vai processar o narrador.
Aceito qualquer um narrando, mas o Sérgio Maurício nunca mais.
Não por causa desse caso vergonhoso (que já seria motivo mais que suficiente), mas pela queda de qualidade nos últimos anos, os agradecimentos inúteis a tia que serviu o café pra ele em Votuporanga, aos bordões chatos e a predileção a alguns pilotos (narrador é pra narrar, não pra torcer).
Se ele voltar, o app F1 me espera.
Pois, sobre o locutor afastado. Não eh de ‘hoje’ que ocorre a situação envolvendo pessoas bem posicionadas financeiramente que acham ‘legal’ deixar a zona de conforto e se incomodar (estamos combinados que se ele guardasse para si os comentários e ficasse no conforto do lar assistinado ‘Dallas’ e comendo pasteizinhos de queijo, esse big problema jamais teria acontecido). E nem vou falar que seria muita, mas muita ingenuidade, imaginar que a fala de um assunto polêmico em rede social não teria consequências graves.
Lembrando ou avisando que o (por ora) EX-narrador da F1 em questão que veio com uma versão cibernética do papinho ‘quem me conhece, sabe’ tem uma capivara extensa de cagar pela boca nas transmissões e pelos dedos postando – onde mais? – no chiqueiro do nazi herdeiro do apartheid que agora manda de fato nos Estragos Unidos.
Curiosamente, as mesmas emissoras que consideram o escriba “perigoso”, nunca pareceram se incomodar em ter “essa coisa” reacionária no seu quadro de funcionários, dando-lhe voz por centenas, talvez milhares de horas acumuladas na programação. O que será que isso indica sobre os ‘patrões’ destas emissoras, hein?
Sempre achei o cara fraco, com bordões medíocres como “no capricho!” e “‘cê tá loko!” E conhecimento técnico quase zero…
Agora, além de fraco, é transfóbico, racista e escroto!
De minha parte, não sou obrigado a ouvir Sergio Mauricio. Como gosto de F1, caso ele permaneça, vou comprar a transmissão da F1 oficial, mas desse escroto já estou com nojo até de lembrar da voz.
Tava vendo comentários num vídeo sobre o treino de hoje no YT, valha-me Deus. O Bortoletto que se prepare. O cara vai lá e faz um tempo melhor que o Hulk de duros, sem falar que sabe Deus nesses treinos, ninguém nunca sabe, e os povo “bostoletto”, kimi é o cara. “Se a Williams fez esse tempo no treino tá muito mais rápida né?” Hahahaha. Esses leigos, pra não dizer outra coisa, que lástima. Nem todo mundo sabe tudo, mas porque não pensam pra…ah, que deprimente.
TAG Heuer …
Sempre gostei desse nome,
DIA e Hora ! ou hora do dia ..
A Língua/Idioma Germânico é complicadissimo … melhor nos focarmos no português mesmo…
Treino é treino, Corrida é Corrida, já falavam desde o século passado.
A RedBull conhece muito bem o jogo FormulaOne. O LH não tá morto ainda… Leclerc é muito querido, MCLarem tá no embalo de 24 ainda, A ASTom Martem tá sempre melhorando, e Fernando reinando, dizem também que a mãe de Lance é uma mulher muito rica e dá
a ele tudo o que ele quer… O quinto elemento deverá ser a Willians (teoricamente) , esses devem ocupar as 10 primeiras posições no grid e nas chegadas, podios ? deve se manter constante, esta é a previsibilidade, agora só acrescentar erros de pilotagem, de equipe, chuvas, Acidentes naturais,
acidentes provocados, jogo de equipes… intervenções nada legais da FIA, FOA, patrocinadores…. enfim, veis a Fórmula para 25, já pensando em 26…
Não tinha nada contra as narrações. Ai fui ver o figura nas redes, depois dessa história, achei essa do “Magacu”. Só minion fica nessa de insultar a Trajano. Vix…como narrador ok, (bem ok…) mazum baita de um bolsoloko de m…E vamos que vamos. E o Hamilton hoje hein? Tempo de pole do ano passado, quase, com a pista meia bomba? Eita. Sei q pré temporada única coisa que medimos de verdade é confiabilidade, o resto é esconde-esconde, mas fiquei animado!
Foi apenas o 1 dia em circunstâncias diferentes q as equipes esperavam encontrar, ainda assim a impressão q tenho é que 2025 será mais 2023 do q 2024… Max só não será penta se for abduzido. Com relação ao SM, para mim não fará falta, sempre achei ele fraco no ofício de narrar corrida.
Por mais q a opniao dele seja essa, que pense isso…estando certo ou nao….nao passou em nenhum momento na cabeca dele a repercussão q isso causaria e ele sairia como vilao???? Eu acho q ele eh meio bipolar!!! Ja tentou a desculpa de q o perfil n eh dele..nao colou!!! Querem apostar q vai falar q nao tomou remedio ou tomou remedio demais e nem lembra do q fez ????
Maravilhosos testes que servem, como nas 74 temporadas anteriores, para absolutamente nada sobre o que vira depois.
Maravilhosos. Carros lindos, dando centenas de voltas sem nenhum objetivo alem de dar essas milhares de voltas para deleite dos olhos.
Quem nao gosta, vai retweetar o Sergio Mauricio no Rumble.
Alpine, so de estar na pista ja paga o ingresso.
Ja o Comendador dizia que carro bonito era o vencedor.
Por essa logica estetica, Lewis vencera aproximadamente 0 corridas esse ano.
Deram uma das Ferraris mais lambisgoientas para o icone fashion.
O que falta em beleza, digamos, tem que ser compensado de algum modo.
Vai que o Monegato bota a Bota e o negocio vai…
Make Ferrari Great Again…e so pintar aquela faixa com spray rubro.
Sergio Maurício: bom narrador, péssima pessoa.
Se foi tirado das transmissões, já foi tarde…
Bom, pelo menos o Galvão não vai mandar abraço para o seu Ernesto de Japiraca do Oeste enquanto uma vitória é decidida numa ultrapassagem.
Não dá pra saber se esses testes podem ser levados a sério, porque cada equipe tem o seu próprio cronograma de invencionices, mas é revelador ver Verstappen confortável com o carro e Kimi Antonelli marcando melhor tempo. Se as outras equipes não estiverem “blefando”, teremos 99% de chances de ver Verstappen conquistando o quinto campeonato consecutivo. Mas acho que já dá pra cravar que Antonelli deve vencer pelo menos uma corrida nesse ano, o que o colocará como melhor rookie de 2025.
Mais de um pitstop obrigatório em Mônaco vai servir só pra deixar a corrida mais maluca. Acredito que será difícil pro pole vencer de ponta a ponta, como nos anos anteriores. Talvez isso ajude a tirar o rótulo de “corrida chata e sonolenta” que ficou grudado no GP de Mônaco ultimamente, mas eu também penso que vai ter muita gente que não vai gostar dessa novidade.
Não tenho muito o que falar sobre o episódio lamentável do (ex) narrador da F1 na Band, mas vou exercer o direito à liberdade de expressão que eu e todos nós temos: na minha visão, ele foi tolo por ter caído num post tipicamente “rage bait“, ou seja, feito unicamente para incentivar o ódio contra uma pessoa, no caso, a deputada esquerdista. Mas o narrador não teria caído nessa se ele não fosse preconceituoso e não estivesse tão cheio de ódio por dentro. Fica a lição para as nossas vidas: quem odeia gratuitamente só perde. Mas acho que ele não vai ficar muito tempo fora, porque tem muita gente igual e pior que ele entre executivos da emissora e anunciantes, assim como entre os fãs da F1, e até aqui mesmo nessa seção de comentários.
Prezado, só é bom deixar claro que liberdade de expressão é uma coisa; já distorcer fatos e dados, criar e divulgar mentiras, bem como praticar racismo, homofobia, transfobia, etarismo e outras formas de desumanização de pessoas, tudo isso é crime, deve ser tratado como tal e o criminoso tem de ser exemplarmente punido.
Espero que a mãe de Kimi seja leitora do blog porque é hilário…
Quanto ao dito locutor?, a boa notícia veio com a eleição do elemento nos EUA, pois o fato convenceu a sair armário os certos admiradores da Alemanha de trinta, até então enrustidos.
Estão certos de tentar alguma coisa em Mônaco. Se der errado que tentem outra coisa. Que fiquem tentando até conseguirem algo que funcione, nem que seja mais ou menos. Sergio Maurício teve um comportamento deplorável. Mereceu o afastamento. Será que volta? Acho que sim. Teremos que encarar Galvão Bueno? Ai Jesus. Só falta isso. Galvão Bueno transmitindo F1 é insuportável.
Eu acho q o Galvão não tem mais voz pra isso. E tem algo que o impede por contrato e bla, bla, coisa que o valha.
Daqui a pouco inventam do piloto descer do carro e tomar um café. Não vai adiantar , pois o problema é pista estreita e carros gigantes.
O narrador “sêtaloko-akeleabrasso” não fará falta, apesar de desconfiar que rodou pelo que falou da Trajano do Magalu.
Quanto aos testes, aguardemos pelo menos até sexta-feira para chegar à alguma conclusão.