ANOTHER COMMENT
Cinco dos dez primeiros no grid do GP da Austrália são crias de Helmut Marko.


Às vezes é bom contextualizar as coisas… Marko tem sido “acusado” pelos patriotas de “criticar” Bortoleto. Vejam o que ele disse à Servus TV, quando teve de colocar os seis novatos de 2025 em “prateleiras”. Eram três: A para os que ele acha que serão futuras estrelas na F-1; B para pilotos que vão se manter na categoria por um bom tempo, mas sem alcançar o status de grandes protagonistas; e C para aqueles que, na sua opinião, não vão durar muito.
Sobre Bortoleto: “Eu diria que ele entra no B. É um piloto muito inteligente, foi campeão da Fórmula 3, mas com apenas uma vitória. O que fez foi se manter longe de problemas, mais ou menos como na F-2, onde venceu duas vezes. É um piloto que leva o carro até a o fim das provas, bom em estratégia e na gestão dos pneus, mas eu não acho que ele tem aquela velocidade pura [de alguns outros]”.
“Muito inteligente”, “bom em estratégia”, “se mantém longe de problemas”, “leva o carro até o fim das provas”. Na Pachecolândia das redes sociais brasileiras, isso aí é crítica. Estão todos comprando passagens para a Áustria para acampar na porta da fábrica da Red Bull e cantar o hino nacional para latinhas. Em tempo: para Marko, Antonelli, Bearman e Hadjar são A e Doohan, C. Ele tirou Lawson da lista.
Nem sempre esse sistema dele funciona. Verstappen só entrou para o programa na metade da F3, Tsunoda veio de lambuja com o apoio da Honda (e está sendo descartado com a saída desta para a Aston Martin), Albon tinha sido retirado do esquema, fechou com a F-E e só voltou para as fileiras austríacas por falta de opção deles mesmos, dado o famoso “moedor de carne” tanto referido. Mas se de uma forma ou outra rendeu multicampeões, já está mais que justificado. Mas ele também precisa explicar quando seus pilotos perdem campeonatos na base…
Realmente não sei porque os pachecos se doeram com a fala do Marko. Ficar muito tempo na F1 já tá de bom tamanho pro Bortoleto, considerando que o Brasil ficou quase oito anos sem representante na categoria. Ser campeão, como o Bortoleto foi na F3 e na F2, depende muito de estar no carro certo e no momento certo, e já vimos alguns pilotos “B” conseguirem isso. Quem devia estar indignado é o torcedor do Doohan, que foi posto na prateleira “C”. E foi engraçado ver que na classificação, o único novato que Doohan não superou foi o Hadjar.
Mas na corrida, os pilotos “As” Bearman e principalmente Antonelli mostraram que Marko tava certo: foram os únicos novatos a terminarem a prova, com o Antonelli conseguindo um excelente quarto lugar. Falando em Kimi, eu senti que a imprensa merecia ter ouvido umas respostas nível Raikkonen ao perguntar pro Bortoleto o que ele achava do que o Marko achava dele. O finlandês teria dito que não se importava com Marko e provaria que era bom na pista. Acho que esse é o caminho que Bortoleto deve seguir.
Esqueceu de falar que ele mesmo queimou mais da metade desses ai.
Ah sim sobre os que ficaram na prateleira A eu discordo do Hadjar e do Bearman, mas claro só o tempo a dizer.
O Marko gosta e tem coragem de assumir posições, como todos q tem essa característica obviamente as vezes erra, como tbem já errou em algumas apostas e em algumas dispensas, porém acho fácil concluir q ele mais acertou do que errou, o saldo está para lá de positivo e no final das contas o q importa é isso.
É muito louco o recorte ou interpretação q se faz de uma opinião e esse é um bom exemplo de distorção sobre o que de fato foi dito para o q se vendeu… como ver o contexto da pergunta e a resposta na íntegra e não concluir q ele foi extremamente respeitoso – para o padrão Marko – e elogioso no comentário? Eu q sou brasileiro e torço de forma racional para o sucesso do Bortoleto não faria um elogio tão grande ao brasileiro.
Esse caso é um bom exemplo do porque eu acho q o Bortoleto deveria ser protocolar em suas respostas, ele não tem nada a ganhar caindo nessas cascas de banana decorrentes do assédio q ele terá para a “geração de conteúdo”… q ele gaste a sua energia no que realmente interessa que é a pista.
Parece que esse senhor tem um olho bom para descobrir talentos.
Polemica desnecessaria. Deveria focar em como irao tirar os 4/10 de desvantagem pra Mc Laren ao inves de criar caso com essas picuinhas inuteis
Gostei da pachecolandia. Previsões se confirmam ou não. Não tem absolutamente nada demais no que Marco disse. Ele já acertou muito e errou também. Pra mim o mérito dele é justamente não ter medo de errar. Quem tem medo de errar também pode deixa de acertar.
Concordo, apenas acrescento que errar é inevitável e o saldo final q importa é se os acertos foram maiores q os erros. E quem não ousa pode até errar menos, porem tbem abre mão de acertar e ganhar. Para mim o maior compromisso com o erro é justamente o medo de errar.
Poxa, Flávio, você diz o que eu penso ou eu penso o que você diz? Agradeço à imprensa da F1, que cria esses babados para o Gomes ter o que publicar para a gente… senão, fica monótono demais entre as corridas. Dessa vez, o Marko, que não isento de dizer bobagens em outras ocasiões, apenas respondeu a pergunta dando a sua opinião… mas como ninguém gosta dele além do Verstappen, era previsível a repercussão sobre as falas. Achei que o Marko está querendo colocar pressão nos “bebês” e proteger o dele. Vemos o ambiente venenoso que é a F1. Mas esse Gabriel, que também respondeu por provocação da imprensa, vem mostrando que realmente é um “menino velho”, com algo como: “quem vai dizer é o tempo”, e não comeu a pressão no treino. Só o fato de o Marko acreditar que Gabriel deve ficar na F1 já é bom demais. Isso lhe dá tempo para ver se vai ter sorte. E olhe que a McLaren o elogiou pela conquista, para não perder a paquera.
Ou seja, para ele, é uma espécie de Emerson Fittipaldi.
É que pediram a opinião do cara né, e ele, que é um Matusalém da F1 tem seu direito de ser assertivo. Talvez esteja certo, só o tempo dirá. Não é propriamente um elogio, o chamou de mediano. Concordo que mediano não é ruim, é mediano, e também não é crítica. Um mediano com uns pontos fortes, é a tradução exata do que disse. (Ele ficará aqui e será um Hulkenberg, ou um Rubinho, melhor, vence mas não terá estofo pra ser campeão). Sinceramente a culpa é do jornalista que sempre põe um A a mais na boca de quem falou. (Você viu que fulano disse de você?) Quem conta um ponto…kkk. Mas obviamente é só trabalho. (Agora levarei um chingão!) E claro, não precisa desse fuzuê todo…povo chatão.
Marko fala demais, mas nessa declaração também não vi motivos para tanta celeuma. Só o tempo irá confirmar quem é quem.
Jura? Pensei que fosse para gritar “Bortolleto livre” em frente ao Red Bull Ring.
Só pra lembrar os nomes de alguns pilotos colocados pra correr na F1 pelo Dr. Helmuth, que eram classe C ou abaixo disso:
Christian Klien
Neel Jani
Sam Gelael
Scott Speed
Juri Vips
Robert Doornbos
Brendon Hartley
Jaime Alguersuari
Nick De Vries
Daniil Kvyat
Vitantonio Liuzzi
E os que poderiam estar na classe B
Sebastian Bourdais
Eric Vergne
Sebastian Buemi
Pierre Gasly
Alex Albon
Yuki Tsunoda
Ainda tem o que falta se provar, Lawson
Fora esses, tem os que venceram corridas, mas não foram excepcionais, como Webber e Perez, e tem o Carlos Sainz, que venceu na Ferrari.
Pilotos de sucesso só mesmo Vettet, Riccciardo e Verstappen.
Logo, não sei a opinião do Dr, Marko é tão abalizada assim
Dois dos acertos dele renderam 8 títulos mundiais… se isso não é bom ou deixa o saldo positivo… então o q será? Eu nem me simpatizo com a pessoa dele, mas tbem não reconhecer que ele tem méritos acho um pouco exagerado.
Didi e Herr Marko gastaram trilhoes de latinhas e queimaram hordas de cocheiros para ter apenas dois campeoes mundiais. Um deles gracas a MASI.
Ao menos, foram 8 titulos mundiais com esses dois, mais que a Williams em toda sua historia…
Pois é, quantos dirigentes conseguiram 8 títulos mundiais? Talvez só o Ron Dennis.
Acho que essa “pachequice” toda que estão montando em torno do Gabriel, tanto a torcida quanto a imprensa em geral, pode acabar prejudicando a carreira do garoto.
Ele está indo muito bem, mas precisamos dar tempo ao tempo.
Excesso de “esperança” antes da hora, logo se reverte em critica ferrenha por parte da maioria dos brasileiros. Veja o caso do Rubinho, no passado.
Quanto ao Marko, é preciso não dar muita bola pro que ele fala. A maioria das falas dele é pura provocação.
Eu teria respondido: “Dependendo do prisma pelo qual se olha, Classe B tá bom”. Mas vou me esforçar para ascender a Classe A. Se não conseguir, ainda vou estar melhor que o Dr. Marko, que como piloto de F1 nem a Classe C chegou”.
Tsunoda nunca foi piloto da base da Red Bull e simnda Honda. Mas não vamos deixar os fatos atrapalharem o argumento.
E o Bortoleto respondeu. Atitude errada! A resposta é na pista. Não existe outra resposta.
Como o Flávio Gomes escreveu, pediram para ele colocar os pilotos em prateleiras A, B, C. Ora, por mais que ele possa estar errado, é a opinião dele.
Queriam o quê? Que um Sr. de 81 anos ficasse com receio do cancelamento nas redes sociais e dissesse que todos os novatos são fantásticos, terão carreiras longas na categoria e vão disputar títulos entre eles?
Na transmissão da BAND também colocaram essa análise do Marko como um desacato. Ao menos fiquei com essa impressão.
Hora, hora, temos um “adevogado” do nazista, xenófobo, racista Dr. Marko na internet. “Menas” Escriba, “Menas”.
Rélmuti acertou 1 vez e meia (Vettel foi imposição do Dietrich Markwart Eberhart Mateschitz) e errou todo o resto. Mas como errou? Albon, Sainz… Pela grana investida….
Não é nem uma questão de ser pacheco (olimpíadas são o evento mais pachequista do mundo, todos entram uniformizados, fardados com as cores do seu país e EUREKA na F1 eles tocam o hino do país do vencedor) O sujeito foi rude e deseducado, (ignorante, grosso, boçal, idiota) pra quem é dirigente de uma das maiores equipes do grid em qualificar os estreantes (os da academia dele são coisinhas puras, imaculadas, classe A, 5 estrelas com florzinhas) com rótulos A, B e C. Levando em conta que RedBull enche o kool dele de grana pra descobrir estrelas como Jean-Éric Vergne, Daniil Kvyat, Scott Speed, Dan Ticktum… Tem que valorizar o que tem, pra justificar o contra cheque.
É um velho bundão, caquético, palhaço e não digo isso por causa do que ele disse do Bortoleto, mas também por isso.
Mas vamos ver o que a pista diz. Um já tomou tempo do Tsunoda, que é um piloto meia boca, o que significa que a tal Racing Bulls tá um foguete perto da combalida Sauber. Já o Filho-Da-Lei nem se viu, tava no qualy?
Um abraço Escriba
PS: O VocêTube Copperfieldiou você. Desapareceu da subscription list.
Não vou polemizar, mas Daniil Kviat foi excelente piloto poderia ser multicampeao!! O Fernando Alonso que o diga do Petrov que foi outro excelente piloto!!! E eu acho Alfredo que você usa umas palavras pesadas nos seus comentários, pra mim são um espelho do que você é!!! ou pelo menos da sua cultura, da influência que você sofreu e com certeza você está muitíssimo mais errado do que certo !!! Tá certo que aqui é um blog livre, descontraído mas exagerar, desrespeitar, ter preconceitos já te fazem um perdedor! Há muitos e muitos anos aquilo que se chama “esporte” é movido a dinheiro e interesses, não importa a modalidade, lembre-se se que o dono da bola ou o dono do campinho nunca ficavam de fora das partidas. Eu assisto F1, sou torcedor (não importa pra quem) e posso dizer que nós “torcedores” somos quase que otârios , os outros todos ganham dinheiro…. e também não se julgue tão esperto, justo, honesto e sabedor das coisas pois você não é !!!
…
E o Bortoleto entrou na pilha, respondeu, disse que é campeão disso e daquilo etc. Teria sido melhor simplesmente ignorar e ficar quieto. HM, o senhor mais adorável da F1, deixasse o homem falando sozinho.
O pior é que desses 5, três ele descartou e um ele não leva a sério.
São crias, mas 3 deles foram fritos pelo próprio HM.
Haja DNA ! O Markão, Dr Helmut para os íntimos, é phoda !