O 11º ELEMENTO
SÃO PAULO (finalmente) – Agora é oficial, como dizíamos antigamente. A F-1 confirmou o ingresso da Cadillac no Mundial a partir do ano que vem. A equipe, que vem de uma costela da Andretti (já explico toda essa epopeia abaixo), traz junto a General Motors para a festa, que é tudo que a categoria desejava: uma grande montadora no pedaço, disposta a investir muita grana por bastante tempo. E é americana, o que agrada ainda mais os donos da F-1 e os dinheiristas de plantão, que sempre há.
Nas duas primeiras temporadas, a Cadillac vai correr com motor e câmbio feitos pela Ferrari. A unidade de potência própria está prevista para estrear em 2028. Uma nova empresa, chamada GM Performance Power Units, já foi criada e será instalada em Charlotte, na Carolina do Norte. Russ O’Blenes vai chefiar a produção dos motores. Ele tem um bom histórico com a Cadillac nas provas de protótipos do IMSA.
Agora, vamos explicar como isso tudo aconteceu.



Já havia alguns anos que Michael Andretti, ativo e bem sucedido na Indy, na Fórmula E e em outras categorias, brigava por uma vaga na F-1. Até que em janeiro de 2024, formalmente, as equipes que participam do campeonato rejeitaram sua inscrição — ainda que a FIA tivesse aprovado a criação do time, julgando que a Andretti reunia capacitação técnica e financeira para tal. Nem mesmo a associação do ex-piloto com a GM convenceu os dez sócios do clube do bolinha. Parecia que a coisa era pessoal. E nunca foi bem explicada.
Meses depois do “não” no meio da fuça, Michael passou (perdeu?) o controle de sua Andretti Global para o bilionário Dan Towriss, que era uma espécie de sócio do ex-piloto. Towriss tem como principal atividade o comando do Group 1001 Insurance, uma empresa de seguros com ativos calculados em US$ 66 bilhões. E também é dono da TWG Global, holding que atua em vários setores, entre eles o esportivo com participações em times de várias modalidades — fazem parte de seu portfólio o Los Angeles Dodgers (beisebol), o Chelsea (futebol) e o Los Angeles Lakers (basquete), por exemplo.
No final do ano passado, o empresário resolveu atacar o automobilismo de vez. Depois de comprar a Andretti, colocou sob seu chapéu a Wayne Taylor Racing (IMSA), a Spire Motorsport (Nascar, Truck Series), a Walkinshaw Andretti United (que disputa campeonatos na Austrália) e, agora, a Cadillac F-1. Tudo isso foi jogado no liquidificador para formar a TWG Motorsports.
No pacote da Andretti veio o que Michael já tinha começado a fazer para formar sua equipe de F-1: instalações físicas perto de Silverstone, centenas de funcionários e um projeto de carro que já vem sendo desenvolvido há algum tempo. Até Pat Symonds foi contratado. O chefe dessa maçaroca toda será Graeme Lowdon, britânico, 59 anos, que já esteve à frente de uma equipe de F-1: a Marussia.
E aí voltamos a 2016, último ano em que a categoria teve 11 equipes inscritas. Naquela temporada, a Marussia, que nascera como Virgin (2010-2011) e mudou de nome em 2012, já tinha trocado sua denominação de novo, agora para Manor. Foi sua primeira e última temporada com esse nome, marcando um pontinho solitário com Pascal Wehrlein, que terminou o GP da Áustria em décimo. Seu companheiro de equipe no início daquele ano era o indonésio Rio Haryanto, que desapareceu sem deixar rastros. Ele fez as 12 primeiras corridas do Mundial e acabou sendo trocado por… Esteban Ocon! Ele mesmo, que era piloto júnior da Mercedes, que por sua vez fornecia motores à Manor.
E é isso. Estão todos felizes, menos Michael Andretti, que foi escanteado sem dó, perdeu sua equipe, a chance de voltar à F-1 (foi piloto da McLaren em 1993) e a possibilidade de colocar o nome de sua família, de linda e vitoriosa história nas pistas, na elite da elite do automobilismo.

Pilotos para 2026? Vamos ficar especulando isso por meses a fio. Tanto que até as redes da F-1 já estão falando do ano que vem (acima). Um deve ser americano. Colton Herta aparece como candidato. Mas está cheio de gente sem emprego com vontade de correr. Sergio Pérez me parece nome certo para todas as listas. Valtteri Bottas voltou à Mercedes, mas se puder correr, prefere. Daniel Ricciardo? Sumiu do mapa, mas é um nome ainda fresco.
E ainda tem Felipe Drugovich. O brasileiro andou de Cadillac nas 24 Horas de Daytona, semanas atrás. Tem vínculos com a marca, mesmo que recentes. Mas é melhor do que nada. Para mim, é sua maior chance de, enfim, correr na F-1. Mas vai ter de trabalhar forte e rápido com seus agentes. Porque vai ter fila na porta dessa equipe a partir de segunda-feira.
Cadillac tá na F1 porque quer entrar no mercado europeu e asiático.
E o Pérez nem o Bottas são bons pra fazer merchandising.
Eles vão atrás de um nome mais pesado.
Estória toda muito maluca. Se o Sr. jornalista não sabe (passou, perdeu?) que dirá um pobre mortal aqui. Mas deve ter a ver com grana, sempre ela, ou todos odeiam esses americanos caipiras (é uma terceira pessoa falando, aqui. Eu pessoalmente prefiro os caipiras, por mais que não tenham finesse – foda-se). Desgostarei dessa equipe por isso, de certa forma. O que fica de bacana é um grid mais cheio, mais chances pra novatos. Tudo tem um lado bom.
“Meu Cadillac bip,bip….”
Quem lembra dessa… tem mais de 50!
Vrum, vrum….
Quem diria que Cadillac seria sucesso novamente…
Vou torcer ” um pouquinho” pra Cadillac e quem devia pilotar Cadillac é o Fernandinho Alonso Dias & Hamilton,
Old times @!!
Não entendo ainda a cisma das equipes com a (ou o [ex-piloto no caso]) Andretti, acho que fica feio pa F1 isso ter ocorrido, mas parece que nem fez muita fumaça… penso que seria muito interessante ter Andretti e Haas no grid.
Eu torço muito para que dê certo, é uma equipe que não em para brincadeira.
Drugo nao tera bala na agulha (leia-se $$$) para competir com Colton Herta e Sergio “Nunca Sairei da Red Bull” Perez. Em tempos de MAKE AMERICA GREAT AGAIN, um brazuca na Cadillac seria zebra. Tempo, senhor da razao.
Que seja bem-vinda então a Cadillac ! E tomara que ela mesma faça seus motores e câmbios em breve.
Quero pedir licença ao Flavio Gomes ( do blog aqui) para dizer ao “O Crítico ” que apesar de tudo entendo seus sentimentos, suas opções, escolhas e experiências, quando o assunto é homofobia, sei que é um assunto que deve ser tratado com o devido respeito, apesar de que aqui é um blog irreverente, mas sei que pra ti Crítico, é um assunto caro, sensível, importante e profundo que toca você profundamente, então sinta-se valorizado e respeitado. E fórmula Um é assistido acompanhado curtido consumido por milhões de pessoas no mundo inteiro então cada jeito de ser precisa ser considerado, respeitado, cada escolha, cada atitude, cada preferência então não é admissível preconceitos. Penso que todo é qualquer mal entendido foi devidamente esclarecido. E vamos curtir as corridas juntos mas cada um na sua . Certo ?
felipete tilapete homofóbico, sem princípios, sem caráter, sem palavra, sem argumentos e sem perfil definido, entendi a ironia, não caio nessa. Seu papinho não engana ninguém, até porque você não respeita as minorias, e já demonstrou isso aqui, na sua persona franko. E combater a homo e as outras fobias, além do racismo, é uma questão cara e sensível para mim, sim, porque tenho simpatia e empatia pelas pessoas que sofrem ataques de imbecis, como muitos daqui mesmo, única e exclusivamente por terem uma opção sexual considerada “diferente” ou pela cor da pele. E, vai me desculpar, mas para eu me sentir valorizado e respeitado por você, primeiro eu teria de lhe respeitar e valorizar. Para que isso ocorra, pra começar você teria de se assumir e revelar de verdade quem você é. Certo?
Agora sei quem é a pessoa que se autodenomina ” O Critico” !, e vou dizer te Sr Crítico, tu te achas melhor do que eu, tu achas que ages a maneira contrária a minha? Então se me acusas sem provas! de que sou homofobico, você é o que? Heterofobico? Diz que sou racista, mas de que raça tu te refere-se? Pois eu não citei nenhuma raça, nenhuma cor de pele nada disso… Claramente você está se promovendo às minhas custas ! Porque então não azucrina a vida de todos que aqui nesse blog são irreverentes, irônicos, só persegue a mim? Se tu tivesse coragem, se tivesse caráter e personalidade você viria a minha presença e me diria essas impropérios pessoalmente…. mas não, não tem moral pra isso… se esconde nesse blog, eu estou indignado e injuriado e penso seriamente em lhe PROCESSAR !
Pessoalmente? A que pessoa você se refere, quando se esconde em vários perfis, e nem se dá ao trabalho de disfarçar? Eu nem deveria me dar ao incômodo de lhe responder novamente, mas você sentiu o golpe e veio posar de “indignado e injuriado”, mesmo sendo quem postou ironias e insinuações rasteiras, de caráter totalmente discriminatórias, com intenção clara de me provocar. Você fala em respeito, então se faça respeitar. Eu lhe chamo pelas características que você demonstrou e atitudes que adotou desde que apareceu com sua persona franko por aqui. Se precisar, justifico cada uma. Quanto a perseguição, já reparou nas negativações que qualquer comentário seu tem aqui? E nos meus? Quem tem mais? Se a galera aqui não gosta de críticas, não sou eu que deixarei de fazê-las, a você e a quem mais eu achar que merece, sendo negativado ou não. Você posta mais, vai receber mais, quando eu pensar que deve.
Olhe só, felipete tilapete homofóbico, sem princípios, sem caráter, sem palavra, sem argumentos e sem perfil definido, não caio nessa. Seu papinho não engana ninguém, até porque você não respeita as minorias, e já demonstrou isso aqui, na sua persona franko. Mas em uma coisa você está certo: combater a homo e as outras fobias, além do racismo, é uma questão cara e sensível para mim, sim, porque, por motivos parentais (mas não só por isso) tenho muita simpatia e empatia pelas pessoas que sofrem ataques de imbecis, como muitos daqui mesmo, única e exclusivamente por terem uma opção sexual considerada “diferente” ou pela cor da pele. E ainda tem os piores idiotas, que são aqueles que fingem valorizar e respeitar essas pessoas, mas utilizam de uma ironia rasteira para demonstrar toda sua falsidade e desprezo no trato com elas. Certo?
Achei injusto o que fizeram com M. Andretti, mas enfim, é importante ter mais um time na F1.
Vettel
Eu gostaria, eu acho que ele é que não!
Lembrei daquela musica regravada pelo Clash, “BRAND NEW CADILLAC”.
Retrofit.
Imagino que deva haver alguma cláusula que a impeça, mas e se a Cadillac resolver vender a equipe para os Andretti depois de alguns anos? Depois de tudo o que aconteceu, achei estranho que o Michael Andretti tenha se afastado tão diligentemente.
Legal termos mais equipes concorrendo, mas Cadillac leva o meu cérebro a enxergar “barcas” de tiozão.
Olha aí a renovação do público alvo, Flávio chorando Gomes.
Para assanhar a pachecada, eu acho q a dobradinha Drugo/GM tem até mais alcance do q Bortoleto/Porto – me refiro a mercado e posicionamento de marca e bla bla bla – e o Perez só não entra se não quiser, os filhos do Slim devem fazer terapia para assimilar o amor incondicional do pai pelo Checo.
Drugovich vai ser titular na F1 se e somente se o Adulto Ney ganhar a Copa no ano que vem e for o melhor do mundo. O pior é que existe quem acredite.
Kkkkk ótimo comentário Marcus… O pior não é que exista quem acredite, mas sim que eles são muitos…
Gostei, não que eu deseje o mal alheio, mas é que tá meio óbvio…
Calma, que a pachecada virá forte pelo “nosso Drugo” logo, logo.
Ótima notícia Flavio Magliar Gomes . Obrigado por postar, mais uma equipe deve significar um aumento de 10% nas emoções, teoricamente.
Mas pensei um pouco e, desculpem minha franqueza e não quero ser desmancha prazer, mas será uma espécie de sub-Ferrari por enquanto… vai ter só o nome Cadillac ( vamos apelidar de Rita Cadillac!), e pilotos, Bottas e Richiardo não por favor, Sérgio Pérez até que vá. Mas por outro lado teremos a Audi fake também me parece…. Afinal, que Fórmula Um é essa ?
E querem saber ? Na minha opinião o campeão anual de Fórmula 1 deve ser o piloto que mais venceu no ano, os pontos de segundo lugar em diante serviriam apenas pra desempate !!! Que lhes diz esta proposta . O Felipeto tem chances? Ótimo, sensacional. O Drugo merecia algo assim. Outra coisa urgente que tem que acontecer, aliás já devia ter acontecido, é o fim do monopólio de pneus, isso é uma sandice, uma treta sem tamanho, um negócio muito mal explicado e muito mal cheiroso
Mas vamos ver 2025…. o que realmente acontecerá nas pistas, que ninguém seja favorecido ou prejudicado, essa é a máxima.
Eu sou a favor do monopólio dos pneus, pois acho q essa variável não deveria ser determinante para o resultado de uma corrida e o campeonato. As variáveis para uma equipe já são imensas tendo o mesmo fabricante… O único apelo para concorrência da borracha é comercial, esportivamente pode causar distorções enormes.
Nem me fale, aquele GP ridículo de Indianápolis que o diga.
O cardápio vai ser texmex. Entendedores entenderão.
Será? O requentado???