OS 75 MAIORES
SÃO PAULO (listas, listas…) – Vai ser assim o ano todo: a F-1 vai despejar listas de dez mais isso, vinte mais aquilo. Hoje foi dia dos 75 maiores (preparem-se para a salada) pilotos, carros, inovações, equipes e figuras-chave da história da categoria.
Isso mesmo, juntaram Senna com Benetton, difusor duplo, Tyrrell e Gordon Murray. No fim, 75 nomes, marcas e invenções.
Os critérios para essas coisas são sempre arbitrários e discutíveis. Tanto que a tal lista dos 20 maiores pilotos no site oficial da categoria não estabelece ordem nenhuma. O texto é claro: “Apresentados sem nenhuma ordem particular”. Aí começa a relação, com Michael Schumacher como primeiro nome da lista, seguido por Ayrton Senna, Lewis Hamilton, Max Verstappen… “Sem nenhuma ordem particular”, não esqueçam. Querem todos? OK, vamos lá:


Como se nota, apenas dois deles não foram campeões mundiais: Gilles Villeneuve e Stirling Moss. Foram 34 os pilotos, na história, que ganharam pelo menos um campeonato. Tem 18 aí em cima. Portanto, 16 ficaram de fora. Entre eles um tri (Nelson Piquet) e dois bicampeões (Emerson Fittipaldi e Mika Hakkinen).
Como é que entram dois caras que nunca ganharam títulos e ficam fora três multicampeões? Se Piquet ainda desse entrevistas, possivelmente mandaria alguém tomar no cu. Fittipaldi não revelaria mágoa nenhuma para não ficar mal com o pessoal que vive convidando-o para toda sorte de eventos e jantares. Mika iria para o bar tomar Heineken 0,0%. Mas, na minha lista de 20, os três entrariam. Não dá para entrar Mansell e Piquet ficar fora. Não dá para entrar Andretti e Fittipaldi ficar fora. Não para entrar Villeneuve e Hakkinen ficar fora.
Os campeões esquecidos, além dos três citados, foram Rosberg pai, Rosberg filho, Button, Villeneuve filho, os dois Hills (Damon e Phil, que não são parentes), Jones, Scheckter, Hulme, Hunt, Rindt, Hawthorn e Farina.
Na lista dos carros, o RB19 de Verstappen e Pérez, que em 2023 ganhou 21 das 23 corridas da temporada, encabeça a relação “sem ordem particular”, mas é o maior de todos mesmo. Escolheram 15 carros de várias épocas, estão lá a McLaren de 1988 e a Ferrari de 2002, pingaram dois modelos da Mercedes, não esqueceram da Brawn, está tudo bem. Depois vieram odes à tecnologia (carro de seis rodas, suspensão ativa, câmbio semiautomático), às equipes (as grandes históricas ao lado de algumas lembranças simpáticas, como BRM e Jordan) e a pessoas que nesses 75 anos fizeram alguma coisa de relevante para a F-1. Mas aí enfiaram Stefano Domenicali e Susie Wolff, então não dá para levar muito a sério.
E como todo bom blogueirinho e influencer, pergunto: e vocês? Fizeram suas listas? Coloquem aí embaixo! Pelo menos a dos pilotos, quero muito saber sua opinião!
(É mentira, não quero saber a opinião de ninguém, mas lerei. Eu leio tudo.)
Concordo com você na lista de pilotos. Eu gosto do Mika.
Pilotos: 1) Fangio 2) Clark 3) Senna 4) Hamilton 5) Schumacher
Mas se alguém argumentar que essa é mais correta eu Tb concordo….
1 Fangio (A lenda)
2 Schumacher ( 7 títulos, 2 equipes diferentes, construiu um time)
3 Hamilton (7 títulos, 2 equipes diferentes mas só pegou carro bom e ainda perdeu 1 pro rosberg)
4 Prost (o cara que ganhou do Senna)
5 Verstappen (o mais cirúrgico mas ainda falta números pra subir no meu ranking)
6 Vettel (menino prodígio que perdeu o brilho na ferrari)
7 Senna
8 Lauda (o tricampeão que ressurgiu das chamas)
9 Brabham (o garage racer completo)
10 Stewart (legado da segurança)
11 Piquet (o mecânico que sabia ler as áreas cinzentas)
12 Clark (o mais dominante mas morreu cedo)
13 Ascari ( só não é tão lenda pq é contemporâneo da lenda)
14 G Hill (rei de monaco e tríplice coroa)
15 Emerson (abriu as portas pro Brasil)
16 Alonso (o fodão azedo)
17 Surtees (4 e 2 rodas é muito foda!)
18 Hakkinen (muito melhor que o Kimi)
19 Nico Rosberg (não é feito do mesmo material mas se esforçou tanto que pelo menos em 1 ano chegou lá e aposentou)
20 Stirling Moss (não foi campeão mas merece menção em qualquer lista)
1 Fangio (A lenda)
2 Schumacher ( 7 títulos, 2 equipes diferentes, construiu um time)
3 Hamilton (7 títulos, 2 equipes diferentes mas só pegou carro bom e ainda perdeu 1 pro rosberg)
4 Prost (o cara que ganhou do Senna)
5 Senna (chato pq achava que correr de carro era missao divina)
6 Verstappen (o mais cirúrgico mas ainda falta números pra subir no meu ranking)
7 Lauda (o tricampeão que ressurgiu das chamas)
8 Brabham (o garage racer completo)
9 Stewart (legado da segurança)
10 Vettel (menino prodígio que perdeu o brilho na ferrari)
11 Piquet (o mecânico que sabia ler as áreas cinzentas)
12 Clark (o mais dominante mas morreu cedo)
13 G Hill (rei de monaco e tríplice coroa)
14 Emerson (abriu as portas pro Brasil)
15 Alonso (o fodão azedo)
16 Surtees (4 e 2 rodas é muito foda!)
17 Ascari ( só não é tão lenda pq é contemporâneo da lenda)
18 Hakkinen (muito melhor que o Kimi)
19 Nico Rosberg (não é feito do mesmo material mas se esforçou tanto que pelo menos em 1 ano chegou lá e aposentou)
20 Stirling Moss (não foi campeão mas merece menção em qualquer lista)
Na minha lista Fangio e Clark tem que estar entre os cinco primeiros, ao lado de Schumacher, Senna e Hamilton. Com Verstappen candidato a entrar no grupo logo logo.
Exatamente a minha lista! Pilotos: 1) Fangio 2) Clark 3) Senna 4) Hamilton 5) Schumacher.
Fazer listinha dos 20 é moleza, agora quer arrumar inimigos?
1- Senna (dick vigarista)
2- Fangio ( sei lá mas nas banheiras que corria devia ser outro tarado. Cinco títulos?!)
3- Shummacher (dick vigarista)
(Até aqui se inverter a ordem tá tudo certo)
4- Prost (dick vigarista)
5-Hamilton (bom moço fake).
…
Verstappen (carregando…)
Mamma Mia, já podem me mandar praquele lugar, tudo bem!
Muito bem pensado , disse tudo sem rodeios
Dos que ficaram de fora os três multicampeões, realmente é uma coisa doida, eles têm que estar. E eu adicionaria Farina. Xô Andretti, Moss, Mansell, Gilles (morreu, morreu. A, mas e se…não). No mais até não tem muito o que dizer, se o cara é multicampeão, já é uma puta credencial, não um Jenson Button da vida.
Fangio, Brabham, Shummy, Senna, Lauda, Piquet, Prost, Max, Hamilton, Stewart, Hakinen, Ascari, Emmo, Clark, Alonso, Bastiao Vetel, Joao Button, Barrica, Rosberg Boy e VilaNova pai.
Passo.Esse negócio de ler listas é um aborrecimento. Fazer uma lista é outro porque vai aparecer alguém para te encher a paciência.
Uma piadinha singela e infensiva, ok Flavio?
No prédio onde moro tem um xará chamado ” Ayrton Senna Santos “( me desculpem os homônimos aí viu, só coincidência) e o cara nem pensa em mudar o nome, acha divertido, mas nunca vi um “Nelson Piquet Santos” ou algo parecido, então dá pra saber quem é o preferido. E meu colega de serviço tem um filho chamado Hamiltom ( primeiro nome
Boa!!!! Trabalho com clientes e nunca tinha pensado nisso….nunca conheci alguem chamado nelson piquet!!! Mas como vc disse…ayrton senna e hamilton ja foram alguns…lauda…fangio…ate Schumacher🤮!!!kkk
É! O “Queridinho da América Latina” com exceção É claro de México, Argentina, Colômbia e Venezuela, é o Ayrton Senna da Silva, os outros são meros figurantes
Comentar sobre quem nunca vimos correr e exercicio de ficcao.
Dos que eu vi, PIKET com certeza entra, ate no topo.
Unico 2X campeao sem o melhor equipamento.
Melhor acertador de sua geracao, ultimo piloto-mecanico.
Melhor ultrapassagem de todos os tempos, Hungria 1986.
Campeao contra sua propria equipe.
Primeiro companheiro a vencer Schumacher…
Grande PIKET! Agora, se tem caboclo que acha o Villeneuve ou o Lance Stroll melhor, so lamento…vergonha alheia.
Formulaumnisticamente falando concordo apoio e aplaudo
Podemos considerar alguns pilotos que deixaram de ser campeões ou foram uma única vez como obra do acaso , mas de bicampeão para cima não tem como não considerar como um fora de série do volante.
A F1 enquanto instituição fazer lista de pilotos é de uma deselegância sem precedentes … jequisse americana mesmo …
Exato, coisa amadora, babaquice, cada ano é uma situação diferente! Gosto de F 1 ! Mas tem certas fuleiragens que me desanimam … pior que tão sempre inventando moda, comparações grosseiras descabiveis, comparações em fórmula Um não são aplicáveis, às vezes nem dentro de uma equipe dá pra se comparar os pilotos. E ainda tem pilotos que são protegidos preferidos garotos propaganda filho do dono politicamente correto conterrâneos puxa sacos e tudo mais, polêmicas, tretas, piloto pagantes, piloto fantasma, filhos de famosos, marqueteiros, sensacionalistas, oportunistas, fanfarrona, bandoleiros, segundo pilotos assumidissimos, etc… ou seja, a lista é grande e pluridiversificada, não tem como agrupar comparar. Eu acompanho a fórmula a muito tempo e afirmo: cada um assista e tire suas conclusões, torça, vibre, etc como quiser.
Eu odeio o Piquet, bolsonarista de m, mas deixar um tri campeão fora da lista dos 20 primeiros, inclusive estaria entre os 10 primeiros na minha lista, como piloto somente!
Top 5 e top 10 são listas mais difíceis de elaborar. Mas top 20 a possibilidade de erros é bem menor. Levando-se em conta que o nº de títulos é o item mais relevante a ser considerado, não vejo nenhum sentido em quem é bicampeão para cima ficar de fora dessa lista. Então pela ordem cronológica de conquista do bicampeonato temos: Ascari,Fangio, Brabham,Clark, Hill, Stewart, Fittipaldi, Lauda, Piquet, Prost, Senna, Schumacher, Hakkinen, Alonso, Vettel, Hamilton, Verstappen. São 17 portanto.
O 2º item mais relevante a ser considerado são as vitórias.
Assim para as vagas restantes eu vou usar o critério de numero absoluto de vitórias e maior percentual de vitórias para 2 campeões monotitulo. Então temos Nigel Mansell e Damon Hillf figurando em 8º e 15º lugar respectivamente em nº absoluto de vitórias e com um percentual de vitórias maior do que o de muitos dos campeões anteriormente citados.
E na ultima vaga eu colocaria Stirling Moss por ser o 18º colocado em nº de absoluto de vitórias, com um percentual de vitorias superior a 24%, à frente de todos os campeões monotitulo, da maioria dos bicampeões para cima e ter 4 vices nos anos 50.
Dos que vi correr (pela TV, sempre), em ordem estritamente cronológica: Emerson, Stewart, Ickx, Peterson, Moco, Lauda, Scheketer, Villeneuve pai, Nelson, Prost, Mansell, Airton, Schumacher, Barrichello, Villeneuve filho, Hakkinen, Raikkonen, Alonso, Montoya, Hamilton, Vettel, Tilápia. Mas pra mim o maior de todos eu não tive o prazer de assistir: Juan Manoel Fangio. Cinco vezes campeão, em quatro equipes diferentes, em um período no qual as corridas duravam mais de três horas e os carros não tinham nem freios à disco, quanto mais cintos de segurança. O homem era muito phoda!
Listas são como nádegas…cada qual tem a sua.
Eu tenho duas que são só minhas! Ninguém põe a mão !
FG, desculpe usar esse espaço, mas como cancelei meu FB e nunca tive Instagram, Tweeter/X, TikTok e outros, não estou conseguindo me segurar.
Será que não tem ninguém no Mundo com poder para se contrapor, de forma clara, direta, objetiva, não só com posições mas também com decisões firmes, contra esse retrocesso nazi-facista, racista, homofóbico, xenófobo, elitista, machista e misógino descarado que está se desnudando na Sociedade Norte-Americana (a qual não se pode negar uma espécie de liderança dos discursos democrata e de tolerância, apesar das suas inúmeras idiossincrasias), e que está começando a se espalhar por toda as Nações onde se acreditava estarem, senão erradicados, pelo menos sob o controle da vergonha e da lei?
Será que os passos civilizatórios terão de retroceder tanto até o próximo salto, com as vítimas de sempre pelo caminho?
A coisa tá tão estranha que um número significativo de negros, gays e etc., imigrantes já legais e uns nem tanto, trabalhadores, pobres e mulheres estão se alinhando com isso.
Por que será que não conseguem ver que, tão logo essa estrutura se firme, vão ser os mais perseguidos e discriminados novamente, sob o argumento da Tradição e Família para justificar os apartheids que já se vislumbram?
Podem a Antropologia e Sociologia explicar isso num mundo inundado de oportunidade de informação e conhecimento.
Talvez a Psicologia e a Psiquiatria consigam.
Ou o obscurantismo religioso.
Ou será nossa própria estupidez que permite esses ciclos?
Infelizmente, Prezado, enquanto as formas de imbecilização da humanidade são muitas e crescentes, as de educação e estímulo ao pensamento crítico estão diminuindo e sendo cada vez mais combatidaa e isoladas. Afinal, ter conhecimento e pensar criticamente é perigoso para aqueles que não têm qualquer sentimento de empatia com as pessoas e que só querem saber de manter sua riqueza, seu poder e seus outros interesses vis. Daí os bovinos são abduzidos por questões menores, ditas morais, como a famigerada “ideologia de gênero”, e por mentiras e outras aberrações como as mamadeiras de piroca. Tudo isso espalhado por gente de péssimo caráter e extremamente mal intencionada, mas que posa de salvadora da pátria e, o que é pior, consegue credibilidade mesmo com esse discurso tão incoerente. A nós, Amigo, resta preservar nossas lucidez e sanidade, bem como tentar buscar formas de barrar esse processo de histeria coletiva e trazer as pessoas de volta à realidade.
Ednaldo eu gostei do seu texto e aproveito ele para dar alguns pitacos do que penso sobre alguns dos seus questionamentos…
Creio q a última liderança política – estadista – não só com visão mas tbem certa influência/poder foi a Angela Merkel o que é grave pois independente de preferências por esse ou aquele, no recorte da história moderna sempre tivemos essas referências… O pior é q isso não é fruto do acaso, esse movimento antipolitica somado ao avanço tecnológico sem regulamentação e freios e a derrocada do jornalismo profissional que não é perfeito, porém tem liturgia para avalisar a informação cria brecha para que qualquer pessoa desqualificada assuma o poder, seja um ex militar classificado pelo próprio exército como inapto, os coach, comediantes, cantores e por aí vai… por mais q gostamos de falar mal dos políticos, o q a sociedade precisa é de pessoas q sejam, vivam e tenham uma trajetória na política e não aventureiros.
Sobre racismo, xenofobia, homofobia, misoginia e qualquer forma de preconceito para com o outro ou o diferente, eu acho q houve pequenos avanços, porém isso sempre esteve presente na sociedade de forma geral. O q me surpreende é o retorno do nazi-facismo que aparentemente havia sido estirpado a um custo altíssimo, pago com muito sangue e aí sim concordo q é um retrocesso gigantesco para a humanidade. Sobre a derrocada dos EUA eu recomendo a leitura do ótimo livro “Como as Democracias Morrem”, leitura fácil e exemplar q explica muita coisa não só dos EUA mas do que estamos vivenciando no mundo hj. Mas em resumo o enfraquecimento das instituições provoca a perda dos freios necessários q combatem os excessos da nossa natureza… e antes q me acusem de comunista, vale lembrar q o regime em q tudo pode não é a imperfeita democracia e sim a ditadura.
Sim amigo, concordo plenamente contigo, acho uma sandice total tudo isso, também me afastei das redes sociais, que pra mim é tudo uma tremenda fria, uma maneira de controlar pessoas e faturar alto, sou admirador do Dr Arnaldo, do RJ, Teólogo (que não seimpõe ) Doutor em teologia brasileira além de outros tantos trabalhos como o “Pregando do Brasil para as Galáxias ” e ele nos fala que os movimentos sociais, as massas, são por vezes, os negligênciadas ou “manobrads” osmovimentos wokes são reais, existem, devem ser considerados. Na Fórmula Um vemos um reflexo, ou seria uma sombra, sei lá, de tudo isso, neste blog aqui vemos muitas coisas, eu frequentemente a principio pelo interesse em F1, mas obviamente se observa outros fenômenos aqui. Um abração a todos!
Quando soube da lista e que Villeneuve, pai, e Andretti, também pai, estavam dentro dos 20 “primeiros nomes” – nessa hora achei que era por alguma espécie de ordem, em detrimento de Piquet e Fittipaldi, pensei comigo mesmo: listas não valem nada, nem vou me incomodar. Mas como vc provocou . . . Concordo com sua opinião, é o fim da picada essa inversão.
E foram meio sacanas mesmo. Se não tinha uma ordem de “classificação”, que fizessem a lista por ordem alfabética, ano de nascimento.
Não vejo muita diferença entre Villeneuve o o Montoya, por exemplo. A diferença básica está num certo glamour e na nacionalidade.
Flavio, eu te mandei a minha lista em planilha elaborada com a paciência e o extremo rigor científico de um marido que esperava a mulher ficar pronta para sair à noite. Fittipaldi foi o maior dos anos 70, parece injusto não estar nessa lista. Eu montaria com os 2 melhores de cada década e juntaria +6 pelo geral (sem qualquer ordem particular):
1 – Fangio
2 – Moss
3 – G. Hill
4 – Clark
5 – Fittipaldi
6 – Lauda
7 – Prost
8 – Piquet
9 – M. Schumacher
10 – Hakkinen
11 – Raikkonen
12 – Hamilton
13 – Vettel
14 – Verstappen
15 – Alonso
16 – Senna
17 – Stewart
18 – Barrichello
19 – Moss
20 – Brabham
O problema dessas listas é que sempre entram critérios subjetivos. Ou seja, vai ter sempre gente achando um absurdo alguem dentro e um absurdo alguem de fora. Se o critério for puramente objetivo, perde a graça ficar fazendo listas, porque aí não rola a pancadaria (que todo mundo ama e detesta). Acho engraçado dar enfase no “sem uma ordem particular”, mas a lista não vir por exemplo em ordem alfabética, que funciona muito bem para listas “sem uma ordem particular”
Mesmo uma lista com critério puramente objetivo ainda tem caráter subjetivo, pois a subjetividade está na escolha do critério…
Sem ordem:
Verstappen
Hamilton
Alonso
Schumacher
Prost
Senna
Lauda
Stewart
Clark
Fangio
Entendo que Piquet é “ame ou odeie”, mas o quanto ele é subestimado é impressionante. TRIcampeão com 3 motores diferentes, maior ultrapassagem da história, diversas invenções… pra botar John Surtees?? Andretti??? Stirling Moss, o “São Caetano da F1” que só foi vice mesmo sendo grande piloto??? Mansell, que só foi campeão com carro que pilotava quase que sozinho??? Raikkonen, grande piloto, mas que só ganhou por briga interna da McLaren? E Gilles que ok, foi espetacular, mas… Olha, chega a ser sacanagem. E isso tbm vale pro Emerson.
Ps: parece que a influência de 2 corridas, 2 equipes agora, e do grupo de mídia forçaram um Andretti ali pra fingir que a história dos EUA na F1 é mais relevante do que é de fato. Única explicação.
Surtees é o único campeão mundial em 2 e 4 rodas. Só por isso já deve estar na lista. De F1 e de MotoGP. De resto concordo.
Respeitosamente discordo meu amigo. Por ser uma lista específica de F1 creio que feitos em outras categorias – mesmo inigualáveis como esse – devem ser desconsiderados, tal como Indy, Rally e Endurance. Fosse uma lista sobre esportes a motor, bom, aí sim concordo que teria cadeira cativa.
Lella Lombardi fora de qualquer lista, é uma piada.
Lella participou de mais corridas de F1 do que qualquer mulher da história.
Muitos marmanjos pilotos comeram poeira dela.
Sou feminista radical.
O que leva alguém a negativar esse comentário, a não ser uma estupidez e insensibilidade sem tamanhos? Provavelmente, se não todos, a maioria dos que negativaram nem sabe de quem se trata. Pois eu concordo plenamente com o Paulo. A Lella, além de ter participado de um ambiente extremamente masculino, provavelmente machista, (ainda mais em sua época), foi, sim, muito mais pilota do que grande parte dos marmanjos contra os quais competiu.
1. Fangio;
2. Hamilton;
3. Schumacher;
4. Senna;
5. Lauda;
6. Verstappen;
7. Prost;
8. Piquet;
9. Stewart;
10. Fittipaldi;
11. Vettel;
12. Brabham;
13. Clark;
14. Alonso;
15. Ascari;
16. Moss;
17. Reutmann;
18. Hakkinen;
19. Surtees;
20. G. Hill
Lista sem critério sério …. ridícula. Qualquer lista dos melhores da história que não tenha Nelson Piquet nela, não vale nada.
Saindo dos pilotos, ninguem falou mesmo do Colin Chapman? Ninguem acha que ele contribuiu com o desenvolvimento dos carros?
Em ordem
1º Fangio (5 titulos em 4 equipes diferentes)
2º Schumacher
3º Senna (provavelmente teria 1 ou 2 titulos a mais)
4º Hamilton (gênio beneficiado pelo carro)
5º Prost
6º Verstappen
7º Clark (quantos titulos a mais se nao tivesse falecido?)
8º Brabham (campeão com a própria equipe)
9º Lauda (morreu, voltou, foi campeão)
10° G. Hill (tríplice coroa)
11° Piquet (3 títulos, 3 motores diferentes)
12º Stewart
13º Alonso
14º Fittipaldi (se não andasse de copersucar teria quantos titulos a mais?)
15º Vettel (Ótimo piloto ajudado pelo carro)
16º Hakkinen
17º Mansell
18º Ascari
19º Reutemann (Se fosse inglês estaria na lista da F1 igual o Moss)
20° Surtees (fez pouco na F1, mas só o fato de ter ganho com 4 e 2 rodas tem que estar na lista)
Menções honrosas:
Barrichello
Moss
N. Rosberg
Raikkonen
Rindt
O Piquet é um escroto, mas a lista deveria inclui-lo, dado o contexto dela. Listas sempre geram debates/discussões e com esta não seria diferente…
O que me chamou a atenção em vários comentários abaixo é a turma excluir o Kimi Raikkonen… por mais q as listas são critérios e opiniões pessoais eu acho q o conjunto da obra do finlandês não deixa muita margem para contestação em ficar entre os 20. O título dele foi meio sem querer, pois a Ferrari não tinha o melhor carro e foi beneficiado pela carnificina Alonso X Hamilton, porém antes disso ele deixou de ser campeão contra uns tais Schumacher e Alonso mais em razão dos azares da Mclaren do q por sua culpa. Pós Ferrari ainda fez bonito em uma equipe média com pódio e vitória, foi curtir a vida adoidado, voltou e ainda continuou representando bem em um pequena. Acho uma sacanagem deixarem o Mika de fora – por mais q tinha uma das bruxarias do Newey em mãos, foi bi em cima do Schumi… e nem tenho opinião contundente de qual dos dois finlandeses foi melhor, apenas acho q ambos tem cadeira cativa entre os 20.
So não esqueça de um dos maiores vexames que um piloto já passou na vida. A Ferrari PAGOU para ele ficar em casa e ela poder contratar o Alonso pra correr.
Pagou!
Como um piloto que passa e se sujeita a isso pode estar entre os 20 melhores pilotos da historia da F1?
1 Ayrton Senna
2 Max Verstapen
3 Lewis Hamilton
4 Michael Schumacher
5 Fernando Alonso
6 Juan Manuel Fangio
7 Alberto Ascari
8 Alain Prost
9 Emerson Fittipaldi
10 Nelson Piquet
11 Jim Clark
12 Mika Hakkinen
13 Niki Lauda
14 Jack Stewart
15 Stirling Moss
16 Gilles Villeneuve
17 Graham Hill
18 Nígel Mansell
19 Kimi Raikkonen
20 James Hunt
Apesar de ter virado esse ser insuportável, Piquet não pode ficar fora da lista, afinal esse cara ganhou 3 títulos. Torci demais por ele em 1986 e 87, e não torço mais.
Concordo com você Flavinho e acho o Kimi um exagero nessa lista. O título dele de 07 foi menor que o Rosberg em 16
Anderson eu concordo que o título do Rosberg foi “maior” que o do Kimi, porém ele ainda entra na minha lista pelo conjunto da obra e sei lá acho ele mais piloto que o Rosberg. Não deixa de ser engraçado que o Kimi q teve tantos azares na Mclaren tenha se sagrado campeão meio que “sem querer” na Ferrari.
Gilles Villeneuve acima de Stirling Moss? Piada! Moss é o ÚNICO piloto da F-1 a VENCER em 5 (cinco) equipes. E possui 4 (quatro) vices.
Pelos relatos e levando em consideração o azar dele de correr contra um certo Fangio, eu acho que o Moss é o não campeão que merece estar em todas as listas dos maiores pilotos da história.
Com certeza!
Flávio , não tinha percebido a ordem “ aleatória “ do Schumacher depois o Senna seguido dos demais , quem faz essa lista faz bem segundo seus interesses e pensam que só existem leigos mundo afora !!!
Quando vc não comentou nada imaginei que não tivesse visto a publicação e te mandei
7 britânicos em 20 indicados, dá bem a dimensão de que a lista foi feita pro ingleses.
Fica fácil corrigir essa lista, basta tirar Surtees, Mansell e Raikkonen e substituir por Hakkinen, Piquet e Emerson.
E eu ainda pensaria em tirar Stirling Moss e colocar Ronnie Peterson.
Afinal, não campeão por não campeão, Moss quando foi companheiro de equipe de Fangio, tomou um banho do argentino. E Peterson foi, inegavelmente, um dos mais rápidos de todos os tempos.
7 britânicos entre os 20 é uma pachecada britânica, mas tem um comentário abaixo que coloca entre os 12 o Barrichelo e o Massa, enfim…
Surtees é u único campeão mundial em 2 e 4 rodas. Diga outro aí que fez isso ?
Vale mesmo pela curiosidade, e uma bela desculpa pra uma discução sem compromisso em uma mesa de bar. Alguem pode ser campeão na sorte? acho dificil, ser bi ou tri campeão na sorte, muito improvavel. Ainda bem que tal lista não tem ordem, ficaria mais ridiculo ainda. Porque na minha opinião não existe o maior. Na verdade a tendencia sempre ajuda o ultimo melhor de todos os tempo o Versttapen , todos sempre acham o ultimo o melhor. meus sais ,please!!! como diria o inesquecivel Veloz HP !!!
Plenamente de acordo com você FG. Apesar do Piquet ter destruído sua imagem nos últimos anos, não tem como não incluir nesta lista assim como o Hakkinen e Fittipaldi. Em relação ao Villeneuve, era um piloto muito destemido e corajoso pensando na carnificina da F1 da época, mas não basta para incluí-lo nesta lista de maiores da história da F1.
É, a gente chega um pouco mais tarde e o assunto já ferveu aqui! rsrsrs
Acho que assino embaixo o que o Flávio colocou, incluir Piquet, Mika e Emerson, tirando Andretti, Giles e Mansell.
Não tem como tirar Sir Stirling Moss, pessoa e piloto incrível.
Das inovações, já disseram tudo por aí.
Mas alguém falou que listas servem para criar burburinho e realmente.
O “alguém” foi o Plínio!
O melhor é o Fangio.
Senna pra mim nem entre os cinco.
Depois do Fangio coloco Schumi, Hamilton, Clark, Stewart, Prost, Max, Piquet, Lauda e Senna.
Uma lista só dos que eu vi:
Eu acho o Barrichelo um grande piloto talvez o melhor brasileiro q nao foi campeão na F1 e infelizmente é desvalorizado aqui no Brasil – um pouco por culpa dele próprio – e o Massa tbem merece respeito, porém eles não estariam na minha lista. Para mim tanto o Button quanto o Rosberg fizeram mais do q os “nossos” brasileiros.
Danilo, Barrichello é o melhor brasileiro sem título então tu já consideras o Massa o Campeão de 2008!(isso em breve, em outubro 2025, será confirmado) , aí sim, agora Felipe Massa é muito superior ao Rubinho Barrichello sem dúvida
E volta o felipete tilapete homofóbico, sem princípios, sem caráter, sem palavra, sem argumentos e sem perfil definido com o delírio dele, pra surpresa de ninguém aqui e mais um chute no nosso saco. E ainda opina pelo colega, o que torna o comentário ainda mais ridículo.
Para deixar bem claro franko, eu não considero o Massa como campeão e acho o Barrichelo melhor q o Bom Felipe Massa.
20 é muito. Vamos ao top 10, na ordem:
Sobre o quesito Carros, consultei Malba Tahan, o Homem Que Calculava:
RB19 em 2021 – 21 vitórias em 23 corridas = 91,3%
MP4/4 em 1988 – 15 vitórias em 16 corridas = 93,7%.
A McLaren MP3/4 1988 permanece imbatível.
Concordo . Partindo da análise das 2 corridas perdidas pela RB e a perdida pela Mclaren em 1988, se não fosse o enrosco do Senna com um retardatário (Schlesser) a 5 voltas do fim em Monza quando era líder, o MP4/4 teria 100% de aproveitamento.
Em ordem
Fangio
Schumacher
Senna
Clark
Hamilton
Prost
Lauda
Jack Brabham
Ascari
Max Verstappen
Nelsão Piquet
Vettel
Stewart
Alonso
Hakkinen
Graham Hill
Emerson Fittipaldi
Raikkonen
Rindt
Gilles Villeneuve
Um dia alguém irá fazer a lista das listas mais esdrúxulas de todos os tempos.
A presença do Moss não é um absurdo…F1 quero acreditar é mais do apenas números.
Incluir o Mansell, o “idiota veloz”, e excluir o Piquet é piada de muito mau gosto.
Tô feliz da vida que a f1 voltou. Assim posso voltar a ler seus textos.
Não vamos discutir o ser humano(???) Piquet. Mas como piloto, estar fora dos 20 não dá.
Vimos pilotos brilharem em determinadas eras (carro asa, turbo, suspensão ativa, etc.), e depois desaparecerem quando a F1 mudava de era.
Piquet foi campeão por três eras diferentes.
Primeiro campeão da era turbo e Primeiro usando suspensão ativa. E o primeiro título nitidamente com carro inferior às Williams e Renaults.
Uma lista dos maiores segundões: Barrichello, Patrese, Berger, Bottas, Nanini, Weber, Perez…
Naninni não entraria nesta lista, sempre bateu seus companheiros de equipe e com Piquet na Benetton fez um duelo equilibrado.
O Webber era inferior ao Vettel, mas acho q nunca vestiu a carapuça de segundo piloto.