FICA EM VEGAS (2)

Norris comemora: 16 poles na carreira, sete neste ano

FORTALEZA (calada noite preta) – Lando Norris fez sua terceira pole consecutiva na temporada, sétima neste ano, e segue dando as cartas (ui) na reta final do Mundial de F-1. Ele larga na frente no GP de Las Vegas, antepenúltima etapa do campeonato. Pode até não ser o favorito na madrugada do domingo (largada para 50 voltas à 1h pelo horário de Ceilândia), mas deve chegar à frente de seu companheiro de McLaren, Oscar Piastri, quinto no grid — o que basta em sua jornada rumo ao título. Já está 24 pontos à frente do australiano. Qualquer pontinho que fizer a mais do que o adversário caseiro tampa de vez o caixão.

Considerando o histórico da McLaren em Las Vegas e as boas performances recentes da Red Bull com Max Verstappen, é lícito dizer que o holandês é o maior candidato à vitória nessa corrida. Ele também tem chances matemáticas de ser campeão, mas são remotíssimas. Está 49 pontos atrás de Norris na tabela e há apenas 83 pontos em jogo até o GP de Abu Dhabi, prova que fecha a competição. Max precisa, por etapa, tirar 17 pontos do rival. Grosso modo, depende de abandonos/quebras/acidentes/hecatombes do inglês em duas dessas três corridas. Não têm sido muito frequentes para o piloto papaia, tais infortúnios. Lando só zerou em duas das 21 provas disputadas neste ano. Piastri, numa só. Aliás, abandonos/quebras/acidentes/hecatombes não têm sido frequentes para ninguém que anda na ponta, ultimamente.

Verstappen cumprimenta Sainz: espanhol da Williams foi a surpresa

A 16ª pole da carreira de Norris foi anotada de noite, com chuva e 11°C de temperatura. Numa pista de rua sem graça, ondulada e com uma reta gigantesca onde se chega a 350 km/h.

Não era o melhor dos cenários, pois, o que se via na abertura dos boxes quando começou a classificação. O asfalto, um sabão. Alguns carros foram à luta com pneus para chuva forte. Outros, com intermediários. Fernando Alonso e Lance Stroll foram os primeiros a marcar tempos, com os pneus “wet”: 2min03s249 para o espanhol, cerca de meio minuto mais lento do que vinham virando no seco.

Estava muito molhado. Então, os que tinham “inters” voltaram para os boxes e colocaram os pneus de faixa azul, mais apropriados para dilúvios. Com os de faixa verde, não conseguiam parar na pista sem rodar.

Oliver Bearman foi o primeiro a baixar de 2min no Q1. Na medida em que os carros percorriam os mais de 6 km do circuito montado na cafonérrima cidade americana, a água ia se espalhando, já que a chuva diminuíra de intensidade. Formava-se o que nós, no automobilismo, chamamos de “trilho”. Não sei se vocês já ouviram esse termo.

Pilotos que não costumam frequentar a primeira posição em treinos ou classificações apareceram lá na frente em algum momento da primeira parte da classificação. Alonso, Carlos Sainz, Stroll e Esteban Ocon foram alguns deles. A única batida naquela situação crítica foi de Alexander Albon, que no finalzinho do Q1 tocou no muro. Estava perto da entrada do box e conseguiu levar o carro para a garagem. Foi quem abriu a fila dos eliminados, que teve ainda Kimi Antonelli, Gabriel Bortoleto, Yuki Tsunoda e Lewis Hamilton. Mercedes, Red Bull e Ferrari degoladas. O brasileiro também, frente a um ótimo sétimo lugar de seu companheiro Nico Hülkenberg no Q1. “Não consegui extrair tudo do carro”, admitiu Gabriel à repórter Mariana Becker, da TV Bandeirantes. Na primeira posição, George Russell, com 1min53s144 – um tempo cerca de 20s pior do que no seco.

Hamilton (na foto, no terceiro treino livre): vexame inimaginável

Hamilton em último. É isso mesmo que vocês viram aí em cima. Sem bater, sem quebrar, sem ter volta anulada, sem punição, sem nada. Último mesmo. O pior dos 20 pilotos que foram para a pista hoje em Las Vegas.

(Até quando a Ferrari vai tolerar os vexames de Hamilton? Até quando Hamilton vai suportar o inferno que tem sido sua primeira temporada na Ferrari?)

Ninguém arriscou intermediários na abertura do Q2. A chuva tinha parado, mas a pista seguia molhada e escorregadia — mais escorregadia do que molhada. Quando faltavam 5min para o fim, Stroll tentou os “inters”. Naquele momento, estava fora da zona de classificação para o Q3. Não funcionou. Hülkenberg, Stroll, Ocon, Bearman e Franco Colapinto ficaram no Q2. E, de novo, Russell terminou o segmento como o mais rápido: 1min50s935 foi o tempo dele.

Lando na pista molhada: melhor momento da carreira

Avançaram as duplas de McLaren e Usa o QR Code que Passa. Junto com eles, foram para o Q3, avulsos, pilotos de Ferrari, Williams, Aston Martin, Red Bull, Alpine e Mercedes. Oito equipes diferentes, pois. Fora da festa, apenas Haas e Sauber.

Na fase decisiva da classificação, os intermediários foram os escolhidos pelos dez que partiram para a disputa da pole. As condições da pista já eram um pouco melhores e dava para usar os de faixa verde. Difícil era conseguir colocar temperatura nesses pneus, com o asfalto gelado – 12°C na pista, a mais baixa do ano.

Os primeiros tempos com “inters” ficaram acima dos anotados com os “wets” pouco antes. Mas depois foram caindo. Sainz logo virou em 1min50s880, marca melhor que a primeira colocação de Russell no Q2. Norris e Piastri, na sequência, entraram na casa de 1min49s.

A pista seguia melhorando, e como era possível fazer várias voltas sem trocar pneus, os tempos continuaram despencando até os instantes finais do Q3. Sainz e Verstappen chegaram a ficar com a pole provisoriamente assim que receberam a quadriculada. Mas Norris estragou os prazeres de ambos com uma volta em 1min47s934, ficando com a posição de honra na terra dos cassinos. Verstappen, 0s323 atrás, larga ao lado dele na primeira fila. Depois vieram Sainz, Russell, Piastri, Liam Lawson, Alonso, Isack Hadjar, Charles Leclerc e Pierre Gasly.

A previsão para a corrida é de tempo seco. Lando talvez tenha alguma dificuldade para se manter em primeiro nessas condições. O circuito da jogatina não é o melhor do mundo para a McLaren, normalmente. Por isso, Verstappen é uma aposta (ui) mais segura para quem quer jogar alguns cobres nessa corrida. Ele e Russell. O que parece uma certeza é a decadência definitiva de Piastri nesta temporada. O australiano apagou.

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Antunes
Carlos Antunes
6 meses atrás

De certa forma e bom o que esta acontecendo com Hamilton porque so prova que os seus numeros na F1 sao um exagero sem correspondencia com a realidade.
Sao os ” goats” dos tempos modernos, com numeros de centenas mas que no fundo nem nos 5 melhores de todos os tempos entram e que correspondem apenas e so a carros muito superiores.
Por outro lado sempre achei a Ferrari um caso estranho, nao coloco em causa que e a marca mais valiosa mas algo muito errado sempre se passa na Ferrari, recordo periodos como 1979 a 2000 sem um unico titulo, e o fracasso de varios pilotos la.
E mesmo Schumacher teve que esperar 4 /5 anos para vencer titulos la mas esse ao menos lutou por titulos mesmo quando nao venceu, hamilton esta sendo ridiculo.
Quanto a Las Vegas e mais um parque de estacionamento com bueiros a saltar e corridas a noite, e o mau gosto em todo esplendor que a F1 parece gostar muito.
Estou farto de corridas noturnas em parques de estacionamento, saudades de corridas ao sol e com pistas a serio como esta que a F1 destruiu.

https://youtu.be/2CeNMxFBD_0?si=jAeRM0UfiMPSAcZB

O crítico
O crítico
Reply to  Carlos Antunes
6 meses atrás

Acho muito engraçado os especialistas em denegrir Lewis. Todos sem qualquer criatividade nos argumentos. É a mesma papagaia do equipamento de sempre.

Paulo Leite
Paulo Leite
6 meses atrás

Estou trabalhando freneticamente em mais um sucesso nas paradas, o mote é:

“O senhor usou alguma coisa para queimar isso aqui?”. Ele responde: “Eu meti ferro quente aí. Curiosidade”.

É um rock super pesado, aguardem sintonizado na sua AM favorita.

Last edited 6 meses atrás by Paulo Leite
Paulo Eduardo
Paulo Eduardo
6 meses atrás

Eu acho que o motor do Flavinho apagou hoje, de tanta felicidade……❤️😀👍🏾

Romero
Romero
6 meses atrás

Não acredito que Piastri desaprendeu ou está desmotivado. Alguma coisa aconteceu. Especialmente depois da ordem de troca de posições

Paulo Leite
Paulo Leite
6 meses atrás

Meti o pau em Lando quando ele pilotava como um perdedor. Virei a casaca, ele está pilotando como um campeão e tem minha torcida para ser campeão.

Luiz
Luiz
6 meses atrás

Flávio, hoje tem festa no pavilhão do Setor Policial Sul, no fim da Asa Sul, em Brasília!

Luciano K
Luciano K
6 meses atrás

Hamilton na Ferrari não está devendo nada ao Ivan Capelli na Ferrari de 1992. Não duvido que faça um acordo com a Ferrari e sd aposente na última etapa desta temporada.

WBJ
WBJ
Reply to  Luciano K
6 meses atrás

Com a diferença que o Ivan tinha status e salario de Capelli enqto que o LH, de Capelli mesmo, so ta carregando o status

Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 meses atrás

Hamilton chegou ao fundo do poço.

O lado positivo: não pode piorar mais.

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
Reply to  Chupez Alonso
6 meses atrás

Sempre da Champs.

Ja imaginou ele levando uma volta do Monegato em Las Vegas?

Ou…do doidinho Max?

Beijo no Valtteri Bottas!

O crítico
O crítico

Como diz o ditado, gambás se cheiram.

O crítico
O crítico
Reply to  Chupez Alonso
6 meses atrás

Por que deixou esse sujeitinho ressuscitar? Não havia sido banido? Mau exemplo pra outras pragas que sumiram daqui quererem voltar e poluir o blog de novo com as idiotices deles. Como essa pérola acima proferida.

Hilton Vaz Pezzoni
Hilton Vaz Pezzoni
6 meses atrás

Magic Max P2! Dá gosto de ver. E de ler.

Felipe
Felipe
6 meses atrás

Inacreditável o que passa com Hamilton.

Carlos
Carlos
6 meses atrás

Realmente, lugar chinfrim da porra!
Menos pro babão narrador da (quase) ex transmissora da F1 no Brasil, e arrisco dizer que o moço que “adora” a deputada Erika Hilton, deve ter mesmo alguma vez ido curtir o paraíso da cafonice.
No mais, dia muito, mas muito MAGNITSKY!!!

Edison
Edison
6 meses atrás

Hamilton perdeu o time da aposentadoria… tá passando vergonha

Fernando Lopes
Fernando Lopes
6 meses atrás

Estava eu relembrando, em minhas curtas memórias, as temporadas de F1 que passaram pela minha já cambaleante vista.

Pipocada igual a essa do Piastri, talvez, a depender dos parâmetros de comparação, lembro somente daquela do Hamilton em 2007.

A diferença é que Hamilton definhou mais no final do campeonato, em uma sequência absurda de erros nas últimas provas.

Piastri se apagou depois da ordem de inversão de posições da equipe. Apagou, não. Amarelou mesmo.

Parece sem confiança até para andar de bicicleta.

Em resumo, sentiu.

Em 2021, quando parecia que Hamilton viraria o campeonato, o Verstappen em nenhum momento amarelou. Pelo contrário, fez o que pode com o que tinha em mãos. Era uma questão de diferença no material (leia-se, a troca de motor e melhora de performance da Mercedes), não de desempenho entre os dois.

Ficou feio demais para Piastri.

Paulo Leite
Paulo Leite
6 meses atrás

Ótimo texto como sempre.
Sou fã e torço apenas por Lewis porque gosto dele como piloto e como pessoa.
Mas bicho, a atual situação de Hamilton lembra demais Schumacher na Mercedes: cara, é a porra da idade, chega a hora que o peso é demais e não aguenta mais, por mais que tente.

Max PS
Max PS
Reply to  Paulo Leite
6 meses atrás

Acho que o papel e a atitude do Schumacher na Mercedes foram diferentes. Ele não chegou botando a banca, como o Hamilton fez na Ferrari.
Também torço para o 44, mas não dá para negar que essa atitude de estrela mais atrapalha sua reputação do que ajuda.
Acho que a fala do chefão da Ferrari – e não entro aqui no mérito do comentário, vem também nesse sentido. O cara só fica na pose disso ou daquilo mas, como diziam, tá faltando “sangue no zóio”.
Se bobear, vai chegar ao final do campeonato atrás do Kimi Antonelli, que desde a Hungria finaliza à sua frente.

Leandro Vaz
Leandro Vaz
6 meses atrás

O Disjuntor do Piastri caiu

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
6 meses atrás

Negacionistas Climaticos, Negacionistas Diplomaticos e Negacionistas Traumaticos,

Enquanto vosotros viam chover no deserto de Nevada, um dos integrantes da OCRIM de 8-1-23 fugia como um hamster para onde? Para a terra de Trump!

Teria saido por um bueiro em Vegas? A conferir.

Enquanto Belem arde na fogueira das vaidades diplomaticas e da classica incompetencia dos governos federal, estadual, local no pais tropical, a invencivel Papaya desmatou mais uma ilusao de Mad Max e seu cortejo de fabricantes de fake news, factoides e energeticos.

Landinho rapidinho mandou para as cucuias Verstappens, Markos e Laurents.

Para alegria do Papa Papaya Zak, que chamou o Boi Vermelho de incompetente dias atras. Sagradas palavras!

Eles ja sabem, basta olhar a tabela de Construtores.

Vosotros ja sabeis que Oscarito espertito tem medo de chuva, e assim foi.

Ja sabeis que Carlitos Sainz e rapidito, com carro bom, ruim e feio, como essa Williams-Simtek. E assim foi.

Ja sabeis que, faca chuva ou faca sol, BORTO = LENTO, e assim foi.

Ja sabeis que Antonelli = Kimi so no nome, e assim foi, Jorjao la e ele Q1.

Ate mesmo as ararinhas e ariranhas da Amazonia ja sabiam:

Na Scuderia Enzo, quem manda e o Monegato.

Como vosotros ja sabiam, em Maranello tem piloto 1-A e piloto 1-B (by Barrichello).

O piloto 1-B esta dando um vexame historico esse ano mas e um negacionista.

Um negacionista da mudanca performatica.

Entao o vexame vai continuar ate Abu Dhabi, mas depois, quem sabe, Hollywood esta logo ali do lado de Nevada.

De piloto B para ator coadjuvante nas comedias de Adam Sandler.

No mais, que bonito o Boizinho Holografico la em cima com Slowson e o grande Hadjar. Outra vez mostrando qual e o lugar de Yuri TikTok na F1.

Don Alonso Sin Medo mostrando que etarismo so se aplica a Lewis Hamilton.

E para alegria geral de todos que nao choraram lagrimas de chuva e vaias,

PAPAYA INVICTUS VINCIT

Tempo, senhor da Meteorologia

Last edited 6 meses atrás by Carlos Frederico Pereira da Silva Gama