PAMPULHA, 1969
SÃO PAULO (demais!) – O blogueiro Henrique Ferreira mandou a dica. Não tinha visto essas imagens ainda. São de uma corrida na Pampulha em 1969. Tem Simca, Fusca, DKW, Gordini, Karmann-Ghia, Corcel, Opala, e cada um faz um traçado diferente, com uma multidão em volta. E ainda tem estas imagens, de 1972, com os carros da equipe Hollywood e o entorno do Mineirão apinhado de gente.
A blogaiada que se vire para identificar os pilotos!
É interessante como o passado dói!
Vendo fotos e vídeos de uma época que vivi; chego a ter até taquicardia!
O Gordine amarelo nº15 pilotado por Flávio Eduardo. Equipe Rodac. Nesta prova teve problemas de carburador e abandonou.
Estou emocionado! Eu estava lá. Foi uma pena pois tudo acabou.
Tem mais esse aqui Pampulha, 1972
http://www.youtube.com/watch?v=C2R-F7MxbNI&feature=related
Pra quem mora em BH sabe que tem uma placa na avenida que dá subida para o mineirão em homenagem ao MARCELO CAMPOS que faleceu em uma das ultimas corridas da epoca…eta saudade sô!
Flavio,
Não vi no filme de 1972 no mineirão, mas tenho fotos do Protótipo Corcel pilotado pelo Oswaldo Amorim daqui de Juiz de Fora.
Abraços
Estava lé levado por meu pai. Quando um carro apontava na curva, todo mundo forçava a corda para ver melhor, aproximando ainda mais da pista.
Os poucos policiais que faziam a segurança, nem ligavam mais.
Foram várias provas, e, em todas o anjo da guarda, ou o santo protetor do automobilismo estavam de plantão.
Nos boxes, em uma área do estacionamento, o público se misturava com os pilotos e auxiliares.
Com a falta de segurança, as corridas foram suspensas. Entretanto, os famosos pegas, na calada da noite continuaram, com direito a motos também.
De vez em quanfo, a polícia dava uma blitz, cercando tudo e prendia todo mundo.
O Mineirão também foi palco de corridas de carrinho de rolimã, promovidas pela saudosa TV Alterosa.
Há algum tempo atrás, o Toninho da Matta, tentou resgatar o lendário Opala 21, mas desistiu, depois de não conseguir encontrar pistas de seu paradeiro.
Uma curiosidade que pouca gente se lembra. O Marcelo Campos, piloto do Puma 39, patrocinado pela Carbel (revenda Volks), rival do Toninho da Matta, patrocinado pela Motorauto (revenda Chevrolet), era cego de um olho.
Mesmo cego de um olho, acelerava uma barbaridade.
O acidente que causou sua morte, foi com a pista aberta ao tráfego normal, fora dos horários de treino.
Ele foi bem cedinho fazer um teste e, infelizmente, bateu com uma camionete de feira.
A corrida foi a primeira no Minerão e o Puma/Carbel do Marcelo Campos realmente passeou na frente do Opala 21, que ainda era quase standard. Depois recebeu (o 21) um veneno pesado, que o deixou talvez o mais bravo de sua época, com várias vitórias nas mãos do Toninho da Matta, inclusive em outros Estados. Na corrida seguinte, a Carbel trouxe um AC/Volkswagen para reforçar a equipe, carro esse que chegou a vencer no Mineirão, tocado pelo Clovinho Banana, mas anos depois, já na equipe da Retífica Wilson Martini. Agora, o Simcão branco me parece que foi pilotado pelo Rosalvo Melo Franco e não pelo Edu Malavéia nessa primeira corrida.
Fala Flavio!!!
Sou de BH e estou aqui para deixar minha indignação com a falta de “reais” autodromos e infra estrutura para desenvolver um projeto de carros de competição, participo da Formula SAE, e sou piloto do bolido, sofremos muito para conseguir equipamentos de primeira linha, pneus, mas mesmo assim, como amante do automobilismo, estamos tentando divulgar ao máximo nosso projeto, mesmo sendo a única equipe de Minas.
Abraço!!! Procure saber sobre o Formula SAE, chassi tubular, ee qualquer motor até 600cc. Em São Paulo são 5 equipes!!!
Valeu!!!
Abraço!!!
muito show!
“do tempo que a gente era feliz e não sabia”
por falar em “saber”; não sabia que tinha Opala e Corcel em 1969, pensei que eles só existiram a partir de 1971.
Eu estava por lá! Tinha uns seis a oito anos de idade. Opala Motorauro 21 do Toninho Da Matta, Puminha do falecido Marcelo Campos, Simca do Kid Cabeleira, Fittipaldi de Fusca azul e branco…Todo mundo pertinho da pista com uma cordinha “protegendo”! Muito doido!!!
Como dono de um puma não pude deixar de observar que o puma não deu chance aos outros carros na corrida, hehehehehe
Mineirão,1969.
Opala 21 , Toninho da Matta
Puma 39, Marcelo Campos,
Corcel 47, Bóris Feldman
Protótipo 82, Luis Carlos Pinto da Fonseca, o Kid Cabeleira
Simca Rallye 96, Edu Malavéia
Eu nem era um protótipo nesses anos, mas meu pai compareceu em uns pegas no mineirão como espectador.
Sobre o autódromo, ao longo da Linha Verde (MG-010) não faltam locais adequados para recebê-lo. Mas nossos governos…
Nao sei se è verdade, mas meu avo me disse uma vez que ele organizava corridas em volta da Lagoa da Pampulha e que até o Chico Landi chegou a participar de uma delas. Em algum ano morreu alguém e ele parou. Fiquei com isso na cabeça muito tempo, mas por alguma besteira nunca mais perguntei nada pra ele. O velho, infelizmente, morreu ano passado e com ele se foram as històrias. Cheguei a pedir pro meu pai procurar fotos ou recortes, mas ainda nao mexeram nas pastas dele. Se algum dia encontrar alguma coisa posto por aqui…
O video de 1972 é sensacional…BMW esquife e tudo mais….e o som a lá James Bond….magnifico!!!!!!!
o Claudio Loty ja disse tudo, bons tempos e obrigado FG voce com este video fez-me lembrar dos meus 18 20 anos quando tinhamos estas corridas e das arrancadas na subida do Mineirao
Incrível, o fim do mundo vem aí: google, blogspot, gmail, youtube – tudo for do ar!!! Este sim é o maior atentado desfechado contra o sistema capitalista!!
Você tem algo a ver com isso, camarada Gomovski?
Eu comentei, e estou dando a maior força para a campanha pelo reaproveitamento do aeródromo de carlos prates.
Lá ía ser o Centro Administrativo do Estado, o governo de MG já havia acertado com o INFRAERO e tudo mais, mas aí foram fazer a obra lá onde era o hipódromo e kartódromo de serra verde.
Já que fuderam o kartódromo, e o carlos prates tem umas 5 ou 6 pequenas empresas de manutenção aeronáutica, que bem poderiam ir para o aeroporto da pampulha, ou…
Tenho uma sugestão: como em silverstone e outras tantas pistas no mundo todo, que nasceram de aeroportos desativados, estas pequenas oficinas viraram excelentes provedores de serviços mecânicos, fabricação de peças e outras coisas tais, pois toda a tecnologia de aviação leve é aplicável aos carros de competição.
Aposto que ganhariam mais fabricando chassi de aço 4130 que reparando berço de motor de sertanejo… Fabricando carenagens de fibra de vidro para esses chassis ao invés de remendar radome de bonanza… Montando sistemas de freios a invés de governador de hélice… Etc…etc.. Todo o know how que precisamos para desenvolver hardware do automobilismo esportivo já está lá, só falta mobilizarmo-nos.
Pois então, em verdade, vos digo: Mineiros, uni-vos!!! Autódromo já, ou votaremos no macaco tião ano que vem!!!!
Gomes, esta parte aí em baixo você edita, se for (in)conveniente:
Mandem mensagens para nossos digníssimos representantes e divulguem: http://vivaoseven.blogspot.com/2009/03/autodromo-carlos-prates.html
Alguém comentou sobre o projeto do autódromo no Aeroporto Carlos Prates…
Há alguns anos atrás, quando a Stock-car era apenas o chassi do Vectra, chegaram a cogitar uma corrida neste aeroporto. Lembro que chegou até a ser “listada” no site oficial da categoria, mas acabou sendo barrada pelo DAC (Dep. de Aviação Civil), que não permite eventos em aeroportos, assim como fazem o GP de Cleveland na Indy.
Uma pena.
Ah! Lembrei de uma coisa…essa corrida o Toninho ganhou, apesar de ter quebrado o eixo do ventilador faltando umas duas voltas pro final. o carro chegou fervendo.
O Piquet corria escondido com o carro dos outros nessas corridas, usava até pseudônimos para não ser reconhecido. Teve um fim de semana que ele pegou o carro que a mãe do Alex Dias Ribeiro tinha deixado na oficina e saiu escondido para uma prova em Belo Horizonte, ganhou a prova em sua categoria e tudo, mas se esqueceu de tirar a placa antes da corrida e por azar, saiu uma foto de seu carro no jornal que foi visto pela mãe do Alex.
Jóinha, bicho!! Acho que até vi um antepassado do mighty MEDIANUEV, não? Rsrsrs
BOM RAPAZIADA……….E..DEPOIS OS CARAS DE HJ EM DIA DIZEM Q SAO PILOTOS……….AI AI AI!!!!….PILOTOS SAO ESTES AI…..ANDANDO NESSAS CADEIRAS ELETRICAS,,,,,KKKK…..E…NO MAIS….SEMPRE…UM 96 QUERENDO APARECER….KKK…….E…A..TURMA TODA ASSISTINDO SEM MEDO DE SER FELIZ…E…SEM MEDO DE SER ATROPELADA…RSRS…
Muito bom mesmo era o quesito segurança… Jesus, só por ele mesmo… um que escapa, 50 pra vala!! Mas, muito louca, os pilotos então, deviam tomar gardenal no café da manhã. Bons tempos!
Eu de entrometido aqui gostaria de saber se algum de vcs sabe onde ( e se) tem kartodromo em Belo Horizonte. Obrigado!
meu brother…existe o Kartodromo RBC em vespaziano…. Pista profissional….extrutura de causar inveja…..siga em direção a Lagoa Santa ….apos a cidade de Vespasiano estara a pista……boa sorte.
Na década de 70 eu corria, mas de velocípede. De qualquer forma, esse vídeo me lembrou que uns 15 anos depois disso, já garoto, eu costumava ir assistir as corridas do campeonato pernambucano no extinto circuito de rua que existia no Recife e, logo em seguida, colócavamos na pista nosso bólido. Um Chevettinho 82 TÁXI!, para tirar rachas com quem aparecesse. O chato era aguentar os engraçadinhos dando a mão e pedindo parada a cada curva….
Nao sei se foi para essa prova, mas o Toninho trouxe o Opala 21 pra Sampa, e o Camilo fez o motor, depois ele trouxe o carro para a Fittipaldi e fizemos o resto , fibras e plasticos, alivio de peso em geral, escapamento e suspensão (o Brizzi sabia tudo de molas), no ultimo instante, ja a noite o Toninho saiu rodando direto para Minas, levando o Ricardo “Ingles” sentado no chão do carro. Demais!!
a promessa do governador playboy esta feita de fazer o motorspeedway
a federacao esta de acordo pra apoiar todo e qualquer movimento de construcao da pista
o vice gov que provavel sera o futuro gov tem interesse nesta pista e pelo visto gosta de automobilismo
o terreno a 100 km debh ja existe em condicao de fazer um circuito com ate 6 km de tracado numa area muito interessante com vista panoramica da pista
o que falta e iniciativa da atividade privada em consorciar e fazer uma pista pois ja esta provado que como empresa e viavel e nao e como acertar na loteria mas paga os custos e representaria minas nocenario nacional
outro dia fui a um evento com os ban ban bans do business em bh e toquei neste assunto,nunca ouvi tanto asneira pois os caras acham que automobilismo e coisa de porra loka
estamos trazendo a etapa do brasileiro de rallye no prox 6 de junho e so deus sabe o que tomamos pela cara ao temtar captar algum patrocinio
isto e nossa terra minas gerais
mas sou felis aqui
jose carlos
sete lagoas
Muito bom ver esse video.
HJ o automobilismo em BH é inexistente, o que existe de concreto, é um kartodromo internacional em Betim ( o qual bato ponto todo mes) e uma pista de arrancada (lixo) em Santa Luzia, o tal do mega-Space, que tem mais serventia com suas festas trances.
Está em fase de construção o Kartodromo internacional de Vespasiano, que será mais uma opção.
A Ideia do autodromo no Carlos Prates é muito boa, mas dificil de se concretizar.
Enquanto isso, um povo apaixonado por automobilismo como nós Belo-horizontinos, temos de nos contentar em ver corridas pela Tv.
Simplesmente fantástico.
Fabrício,
Uma vez, meu pai me disse que houve corrida em volta da lagoa da Pampulha. Acho que nos anos 50.
Mas parece que um cara morreu ao bater numa árvore ou poste.
Depois nunca mais teve.
De qualquer forma, hoje isso seria impossível.
O Paulão detonou duas Bm no fds, semanas depois o Luizinho tbm. detonou mais no sul.
Só o Jan para guiar aquilo!
Flavio Gomes e Fabio Seixas no grid?
é
Kart em Betim (sim a pista é ridícula)
e Arghrrancada em Santa Luzia
Grande BH gente, qualquer coisa que venha a ser construída de autódromo a estádio de futebol hoje dificilmente será na capital e sim nas cidades que fazem parte da região metropolitana.
Um espaço decente para construção de um autódromo de verdade teria sido na região do serra verde, onde havia o kartódromo e o hipódromo, mas o Sr. Aécio resolveu construir ali a nova sede administrativa do governo.
Menção honrosa ao guincho Dodge patachoca 1942 (1:08)!!
Gostei do Pace Car…….show de bola essas imagens. Abs a todos
Gostei da solução de refrigeração do porsc… Fusca….
O Puma 39 era do Marcelo Campos, que faleceu pilotando esse puma nos 500 km de BH. Era ao mesmo tempo grande amigo e o grande adversário do Toninho da Matta.
Estou chorando até agora de tanta emoção. Não sabia destes vídeos. Também estava nesta de 1972 (Acho que foi 1971????). Também acho que Piquet estava nessa também, Luiz Coelho (meu primo com certeza), Aramis Silva e Boris Feldmann. E nosso autódromo continua apenas da esperança!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu estava lá…. Fantástico Toninho da Matta no 21 e o Boris Feldmann também (não sei o número)….
Grandes tempos. Piquet (com certeza em um Fusquinha) e “acho” que Emerson também….
Alguém confirma???????
O Avião é um T-6.
Simplesmente fantástico…e o que anda o Corcelzinho hein???Os Fusquetas fazendo curva bonito….que maravilha….
Muito legal. Este é o automobilismo que vivi intensamente quando fugia de casa e saía às ruas para acompanhar as provas que eram realizadas aqui em Brasilia e Goiânia e para mim, a melhor fase do automobilismo brasileiro, quando a criatividade rolava a solta, com carros saindo das garagens, muitas vezes, na base da improvisação, como os gordinis, dkws, fuscas com suas entradas de ar por cima do teto, simcas, a mimha grande paixão, pumas, opalas e um monte de protótipos.
Uma raridade em imagens muito boas e as melhores que vi até agora e que, pela música, devem ser do Sidney Cardoso.
Jovino
…muito legal, até a trilha sonora, bem coisa da época…E o Simca fazendo a curva com a porta aberta??!! Que é aquilo???!!
O Boris Feldman (Vrum) e o Emerson Fittipaldi corriam nestas provas com Ford Corcel.
O Simca de porta aberta era pilotado pelo Kid Cabeleira, e o Puma vermelho pelo grande Marcelo Campos, que faleceu alguns anos depois treinando no Mineirão, na véspera de uma prova. O Marcelo era o único piloto que conseguia acompanhar o Toninho da Matta. Bons Tempos.
Não muito a ver com o assunto, só como curiosidade, ontem no Canal Brasil passou um filme nacional de 1980, chamado, se não me engano, “Os Campeões”, com o Armando Bogus (o “Zé das Medalhas” original) e o José de Abreu bem novinho, com a temática do automobilismo. O Bogus fazia um piloto da Divisão 3, correndo de Gol recém-lançado, e o filme começa com cenas do GP Brasil de F-1 daquele ano, com os personagens do filme contracenando com o Emerson, o Jabouille, o Arnoux, Patrese, etc. Engraçado que o primeiro piloto que aparece no filme é o Prost, que não era absolutamente ninguém naquele momento, já que estreava naquele ano, e pela McLaren, que estava mal das pernas. É sensacional ver como era a F-1 da época: os pilotos provavelmente nem sabiam que estavam entrando num filme (talvez exceto o Fittipaldi), conversando/”contracenando” descontraidamente com os atores. Hoje em dia, com os tais “direitos de imagem”, contratos, etc, não dá nem pra imaginar colocar pilotos fazendo ponta num filme, ainda mais filme brasileiro.
Meu pai ia em várias dessas corridas….
Senão me engano tem até uma foto lá num álbum desses dele, do lado do Toninho da Matta…..
Essas corridas na Pampulha são célebres….
Flávio!!!!
Tá faltando vc colocar aí umas imagens do nosso Schumacão!!!!! Esses vídeos são bacanas, mas nada como GP Brasil 2006 ou Japão 2000!!!!!
Saudades de ver o melhor jornalista de F-1 do Brasil comentar sobre o melhor piloto de todas as galáxias!!!!!
Abração!!!!!!
Caraca, muito louco… hoje acho que nem em sonho os caras deixam fazer uma prova dessas ali, com aquele monte de gente ali do lado, prontos para embarcar no JK abrindo a porta a cada passagem, parecendo busão, hehehehehe…
Tempos de muitos culhões para botar as baratas para andar assim…