NAS (ENORMES) ASAS
SÃO PAULO (afe) – Um Antonov AN-124 pousou em Cabo Frio levando dois helicópteros para plataformas de petróleo no litoral do Rio. Putz, eu não sabia nem que Cabo Frio tinha aeroporto! E, pelo jeito, aguenta o tranco. Foi o blogueiro Moraes Moreira que mandou a notícia.
FLAVIO, GOSTARIA DE SABER, QUE DIA ESTARÁ POUSANDO EM CAMPINAS -SP O ANTONOV AN-225 (MIRYA) ? ELE VAI TRAZER UM GRANDE GERADOR, QUE SÓ PODE SER TRANSPORTADO POR ELE OU NAVIO.
FLAVIO, GOSTARIA DE SABER QUE DIA O AVIÃO ANTONOV
AN-225 (MIRYA), POUSARÁ EM CAMPINAS-SP ? ELE VAI ESTAR TRAZENDO UM GIGANTE GERADOR.
TCHAU, OBRIGADO.
Aqui..
Foto Recente (Agosto deste ano)… Linda pintura também
http://www.airliners.net/photo/Antonov-Design-Bureau/Antonov-An-225-Mriya/1570591/&sid=8f77d95391ef07861bfbc8d35e6401cd
Marcio Henrique, animal esse AN-225, valeu!
abç Flavio
Belíssimo esse avião, já vi o C5 Galaxi aqui no Galeão, que já achei show, imagina esse.
FG, poderia arrumar uma foto do irmão maior, o 225.
OOOO GOMESS!! Estou em cabo frio e aqui o aeroporto ja era velho, agora tem uma das maiores pistas e ja tem voo internacional, para estimular o turismo ainda mais na região……vc pode por exemplo vir de buenos aires para cabo frio…..eu amo essa cidade aqui!!
E já está no wikipedia atualizadíssimo!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonov_An-124
Tem coisa maior que esse AN-124: o AN-225. Salvo engano, esse sim que é o maior avião (um único exemplar por sinal) em atividade, podendo carregar até 250t de carga.
http://www.flightglobal.com/articles/2009/08/17/331063/video-worlds-largest-aircraft-an-225-emerges-to-set-new-lift-record.html
Outro avião tentou pousar em catalão – vou mandar no seu e-mail….. (ainda aprendo a fazer links…)
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1157936-7823-MAIOR+AVIAO+DO+MUNDO+POUSA+EM+CABO+FRIO+RJ,00.html
Putz, tinha ouvido falar que era o 335…
Vi esse avião em viracopos semana passada.
E lá tem um belo de um pistão!
eu vi esse antonov decolando do Tom Jobim semana passada. Simplismente lindo!!!!!
Na década de 90, um Antonov fez uma escala técnica no antigo aeroporto internacional do Recife. Resultado, talvez desacostumado a pousar em pistas tão pequenas, o piloto “entalou” a ponta de uma asa entre os postes que faziam a iluminação da pista. Eu era repórter e fui lá conferir o estrago. Cara, o Antonov é monstruosamente grande. Os Boeings, perto dele, pareciam brinquedinhos de criança…
Realmente enormes. Justamente esta semana foi apresentado um programa na tv a cabo que falava sobre a criação do Antonov. E uma curiosidade, o 1º AN-224 permaneceu durante um ano parado, abandonado totalmente em um canto, em algum aeroporto por falta de recursos financeiros.
É um aviãotopeia….cacete,quanta roda….
É a primeira vez que esse Antonov vem ao Brasil. Trouxe 2 helicópteros de 15 ton cada para a Petrobrás.
Fala ae FG,
Segue link de uma matéria legal realizada pela Jovem TV sobre o pouso e decolagem deste monstro da aviação no aeroporto de cabo frio.
http://www.youtube.com/watch?v=XmWz0YPhPyk
Abraços
Dentro dá para construir uma pista aonde largariam uns 18 “meianov”, com área de escape,box e tudo…
Em breve os aviões russos vão entrar forte no mercado civil novamente. A Sukhoi, que fabrica pra mim os melhores caças do mundo, está com um projeto em parceria com a Boeing e Alenia Aeronautica (italiana) para produzir um concorrente (o RRJ ou Superjet) do Embraer 170/190 e C-Series da Bombardier (que pra mim o melhor que eles sabem fazer são os quadriciclos, o Outlander parece um tesão). Um jato com 100 passageiros e interior projetado por ninguém menos que a Pininfarina……..Ah, e o primeiro RRJ foi transportado de AN-124 de uma cidade próxima de Moscow para o galpão da fábrica…….Aguardem!
Fala a verdade F.G. esta trazendo e o GERD isso e mais uma pista sua. Você não me engana camarada, um grande do ar transportando um da terra.
Sandro
Isso é que é avião!
O resto é teco-teco.
Sobre a situação da Antonov, eu li na revista “Asas” que depois do fim da União Soviética, todas as empresas aeronáuticas ficaram para a Russia, com exceção da Antonov, que se tornou bi-nacional, Russo-Ucraniana, o An-124 Ruslan da foto era fabricado no território hoje da Russia e é o segundo maior avião do mundo, só perdendo em tamanho para seu irmão An-225 Mriya.
O An-225 Mriya foi construído com base no An-124 Ruslan para servir de transporte para o então ônibus espacial soviético Buram, que voou apenas uma vez, sem tripulação, o que na época, 1988, foi considerado um feito notável até mesmo pela Nasa, pois foi totalmente controlado por computador.
Outro detalhe sobre o Buram é que ele foi colocado em orbita por um foguete chamado “Energia” que pode, dependendo da configuração, superar o Saturno V da Nasa em capacidade de carga
O An-225 Mriya foi construído na época em território Ucraniano, por isso o único exemplar construível pertence hoje a Ucrânia, havia um segundo exemplar em construção mas não foi terminado.
Devido aos atritos entre a Rússia e a Ucrânia, a situação da Antonov permanece instável, recentemente um turbo hélice projetado na parte “ucraniana” da empresa foi rejeitado pela força aérea russa.
É, Gomes, o maior avião do mundo tranportou nas costas um onibus espacial capaz de voar por computador e qu foi levado ao espaço por um foguete capz de superar o Saturno V em capacidade de carga, e tem gente que acha que os russos fazem porcaria.
Quem quiser conferir:
Buran:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Buran
Foguete Energia:
http://www.k26.com/buran/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_(foguete)
FG,
Bom dia.
Este aeroporto foi construído pela iniciativa privada para permitir o desenvolvimento da região. O Administrador do aeroporto é amigo meu, Francisco Pinto, tendo sido no passado, Presidente do Metrô Rio, na época em que era do govêrno. Ele também foi Presidente da Docas Rio de Janeiro.
Abs,
Marco Antonio.
Já vi esse 124 de perto aqui em Brasília. Trouxe duas turbinas para a usina de Corumbá 2. É realmente grande a criança. Imagino o tamanho do 225… Coitado do A380!rs
Uma empresa tecnológica ou tem um bom departamento de pesquisa ou um bom departamento de espionagem, o que explica o fato de fazerem aviões com régua de cálculo.
Muito estranha a reportagem falar no An-124 e mostrar foto do AN-225… seria isso apenas para vender jornais?
Anos atrás vi (acredito que) o AN-124 na rota de pouso do Aeroporto Afonso Pena aqui em curitiba. Simplesmente grande demais! E o mais engraçado é que ele parecia estar quase parado no céu.
A propósito, Flavio, o que preciso fazer para ter o link do meu sítio colocado gentilmente em sua lista de links do blog?
abraços!
1 milhão de dólares por ano.
Doeu até a boca do estômago.
Rsrsrs
Esse é o 124, o 225 tem 6 turbinas e estabilizador vertical duplo e duas corcovas para encaixar o ônibus espacial Buran nas costas.
FG, Antonov pousa em qualquer lugar……..
Claro, já ví vários em Congonhas, Campo de Marte e no Santos Dumont…
DIZEM AS MÁS LINGUAS..QUE PABLIDO DE MEDELIN..TINHA UM……………………………………
Esse tipo de aeronave tem capacidade de pouso em pistas até de terra e bem curtas! Pena que a Antonov não desenvolve mais nada…só aluga, aliás aluga muito é só ver fotos do desembarque para o Paris Dakar por ex…
esse bichão vez ou outra pousa aqui no aeroporto de São Luís – ma.
FG, o peso máximo de decolagem do irmão maior, AN225 Myria assusta: 630t, com 275 de carga!!! E são oito kamaradas com réguas de cálculo, calculadora de bolso e outras traquitanas fazendo o bicho voar! E ainda querem falar de Boeing Boeing parece barulho de queda…rsrsrsrs), Hércules, Galaxy…
E vcs viram quantos “experts” criticando a notícia de Brasília? O pessoal debocha de avião russo sem conhecer….bom deve ser os brasileiros…..
Pra fazer carros esses russos não são grande coisa, mas avião eles fazem bem…
Sim, porque para aviões e material bélico existia concorrência. Agora carros… proporcionalmente quantos foram vendidos fora da fronteira soviética? Quantos produtos eletrônicos soviéticos você usou até agora?
Caro luidhi, aqui no Brasil provavelmente ninguém usou eletrônicos russos, mas eles fazem sim, de uma olhada neste artigo, esta em espanhol mas é perfeitamente legível.
http://www.espacial.org/miscelaneas/computacion/elbrus_mcst1.htm
É sobre um centro de pesquisas em Moscou que projeta processadores, inclusive para PC , compatíveis com Intel x86 , Windows e Linux.
Um dos modelos citados no artigo, chamdo Elbrus, tem clock de 300 Mhz, pouco para os padrões atuais de Intel e AMD, no entando sua arquitetura interna segue um padrão diferente de Intel e AMD, chamada VLIW/EPIC (Very Long Instruction Word/Explicitly Parallel Instruction Computing).
Esta arquitetura permite que ele tenha um desempenho equivalente a um Pentium 4 2GHz mesmo tendo um clock de apenas 300MHz.
A pista de Cabo Frio tem um pouco mais de 2.500 metros de comprimento… espaço suficiente para um pouso (militar) de um Antonov ou mesmo de um C-5 Galaxy.
Já vi o avião em São José dos Campos (devia estar sendo carregado de “balas e doces” e por duas vezes em Viracopos.
Acho o Galaxy mais invocado… principalmente ao vivo… as pinturas da USAF atualmente carregam algo de sinistro.
Estava em Brasilia quando da ultima visita do Bush por lá e deu para ver pelo menos dois deles parados no Patio do Aeroporto…
Abraços
Imperador
Não sou muito fã dos produtos da Mãe Russia, mas esse avião é uma das exceções. Talvez por ter qualidade superior devido ao projeto para fins militares.
esse Antonov ainda é pequeno perto do que eles queriam construir veja:
http://www.rusring.net/~levin/k7/k777.htm
http://www.aeroportocabofrio.com.br/
Pista de de asfalto 2.550 x 45 metros.
Condições operacionais: IFR e VFR
Terminal de passageiros: 30.000 m2
Só que é sub-utilizado. Quem mais utiliza é a Trip com poucas freqüencias p/ Rio e BH.
FG, esse aeroporto de Cabo Frio é bem interessante. Tem uma área alfandegada bem grande, alternativa pra quem quer ir pra Buzios. No verão desce vôo direto da Argentina pra lá. Além de uma baita possibilidade de exploração de aviação executiva.
Ao meu ver um aeroporto subaproveitdo (é junto?), apesar de uns probleminhas de estrutura que a pista teve.
Como já disseram, esse troço aí desce em qquer canto!
Não se iluda Flávio, o An124 Ruslan foi projetado para pousar até em pistas de terra e gelo, a grande quantidade de rodas é justamente para igualar o peso do avião no pouso, dando assim “um carinho” no solo…
Os spoilers e flaps, superfícies aerodinamicas das asas, são largos, dando a possibilidade da aeronave voar em baixas velocidades e ter um alto poderio de frenagem… sem falar dos reversores dos motores Lotarev D18 e do fantástico sistema de freios-sem-frescura. Então, CFB é fichinha para essa maravilhosa aeronave.
Viva a aviação soviética !
tenho um amigo na infraero q tirou umas fotos de um Antonov q pousou em Sao Luiz-Ma no começo do ano pra deixar uma turbina pra Vale.
Me contou q foi um aparato grande e q envolveu permissao ate de ministro de estado!!
Ainda tem fotos do antonov aqui em slz?
Este é dos meus! Dentro dele, cabe a fuselagem de um 747. É mole?
putz…. “acho”.
axho o Antonov uma bela máquina voadora. vi um em Guarulhos uma vez.
mas o C5 Galaxy me deixa mais emocionado.
Em 1971/2 eu guiei o Opala SS para um comercial (McCann Erickson), o do lancamento do carro.
Foi na Base Aerea de S. Pedro da Aldeia (Cabo Frio), e o roteiro consistia na arrancada entre o Opala SS e um Lear Jet, ficou legal.
FG, voce que tem acesso a essas coisas, sera que nao localiza dito comercial com o povo da GM ou da McCann? Nao me lembro qual foi a produtora, mas na Mc Cann deve constar.
Abc
Aqui tem foto das aeronaves: http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?s=a8a970d1ed10d8a5a56b4155ceccb7be&p=41939520&postcount=8
Opa, aqui tem a foto das aeronaves que a Clean Air pode (se a notícia for verdadeira) usar: http://www.skyscrapercity.com/showpost.php?s=a8a970d1ed10d8a5a56b4155ceccb7be&p=41939520&postcount=8
Ah, e o Antonov 225 é um mito da aviação, hexa-motorizado e diedro negativo, já transportou até onibus espacial, a cabine dele tem milhões de relógios analógicos pra piloto ficar 1 ano aprendendo a mexer…………………..até pouco tempo atrás ainda podia fumar em vôos na Rússia, a fileira da esquerda podia fumar e a da direita não…brilhante !! :)
Olá, Gomes! Ainda sobre aviões russos, algumas notícias dão conta de que no final do ano uma nova companhia aérea vai usar os pássaros da Ilushyn (IL-96) e Tupolev (Tu-204) aqui no Brasil, para rotas nacionais e internacionais. Imagine só, que jóia voar nas maravilhosas aeronaves russas! http://tinyurl.com/l5mor8
Cabo Frio tem um aeroporto que foi construido para aterrisar a turistada internacional de Búzios, a Gol andou uma época voando pra lá, mas parou por algum motivo. Eu sei que tem uma briga ambiental na região, a pistou andou afundando também no começo, e outros problemas…………….Ali do lado também vai sair o maior parque eólico da América Latina, o Parque Quintanilha Machado
sem duvida uma super maquina o pior que existe o Antonov 225 é maior ainda seis motores mais cumprido, e mais largo o verdadeiro gigatnte;