RIO, 1925
SÃO PAULO (inacreditável) – O Jason Vôngoli, d'”O Globo”, é disparado, mas disparado mesmo, o melhor jornalista automobilístico do Brasil. Talvez do mundo. Deem uma lida no material que ele publicou sobre um dos primeiros “salões do automóvel” do Brasil, em 1925 no Rio.
Entre outras coisas, ele revela que a Ford fez uma linha de montagem na exposição e produziu carros diante dos olhos incrédulos da sociedade carioca. Dá para acreditar nisso, há 85 anos? A dica é do Rafael Bruno Pinto.
Corrigindo….onde se le “automobilismo” entenda-se “automobilistico”.
Flavio (não precisa publicar) no caso de reportagens ou algo do genero relativo à produção e sobre carros de passeios usamos “automotivos” e qdo. se fala sobre, especificamente corridas de carro aí sim usamos “automobilismo”. Espero que não se ofenda. Um grande abraço a ti.
Fiz uma galeria de fotos em:
http://tiny.cc/flez4
Não sei quanto tempo ficará no ar.
O que o Heródoto Barbeiro está fazendo nesse calhambeque? Dá uma olhada de relance…..
O evento teve a participação da Ford, General Motors, Chrysler, Gray, Packard, Hudson, Itala, Lancia e Voisin.
Sem cachorras não é Salão do Automóvel.
Agradeço a deferência, Flavio, mas lembre-se que existem o Mahar, o Zé Luiz Vieira, o Bob Sharp, o Nasser, você…
Comparado a essa turma, sou estagiário.
O motorista parece o Heródoto Barbeiro!
E o Herodoto Barbeiro estava lá fazendo a maior pose pra foto.
Quero enviar uma foto de um posto de gasolina. Como faço????
Flavio, bom dia! Me parece que o arquivo do Jason é enorme, tb, tipo o do Panda.
Vc sabe se ele deu andamento no projeto de escrever um livro ou artigo sobre as revistas de automóveis no Brasil?
E chip foose se acha pioneiro…
Caro Flavio e amigos
Essa descoberta do J. Vogel (OGLOBO) é S-E-N-S-A-S-I-O-N-A-L!
O mais interessante disso tudo é como houve justificativa econômica e comercial para que a FORD instalasse tal linha de montagem.
É curioso que décadas depois a mesma FORD tenha sido tão refratária a idéia de produzir veículos no nosso país em atenção ao edital do GEIA.
Postarei no site, ao logo do mês de agosto algumas outras fotos relacionadas a matéria do JV, afinal ele me liga alvoraçado as 11 da noite contando da matéria e pedindo para identificar os prédios e seus lugares. Tem muito detalhe interessante em fotos bem insuspeitas….
Acho q vc se enganou…o nome dele não é Jason Vogel???
Vôngoli.
No jornal impresso hoje está escrito Vogel realmente.
Jaspion Vôngoli
Na verdade é Jasão.
O pessoal da época tinha muita “raça” mesmo!
Grande Ricardo Rossi (Primo Rossi, “pois é”) Seria um dos primeiros carros MONTADOS no Brasil. Artesanalmente já havia outros e até o Fusca foi “montado” aqui em 53. Mas se não contar com o Romi-Iseta, o primeiro a ter sido fabricado com algumas peças produzidas no país foi mesmo o Vemaget. Isto sem falar na Kombi, que, além de pioneira, ainda é produzido. Isto é um caso pro Guinness.
[…] This post was mentioned on Twitter by Paulo Dionísio, Flavio Gomes. Flavio Gomes said: O inacreditável salão do automóvel no Rio em 1925 (matéria de Jason Vogel no Globo): http://tinyurl.com/2fwqrok […]
O carro da foto é de 1920 para baixo. O modelo T de 1925 é diferente..
Sensacional …
estive em Lisboa esse mês e passei em frente a esse pavilhão, que hoje é um museu do esporte, mas estava fechado pra reformas.
O Ford hein… uma linha de montagem em um salão do automóvel. Muito legal!
Maravilha Flavio parabéns pela matéria E A FORD NUNCA USOU ISTO COMO PROPAGANDA DE MARKETING….incrível …mas pode usar ainda….repetir uma simulação da linha de montagem em um lugar fixo para todo mundo ver…algo assim…
Então seria o primeiro carro fabricado no Brasil?
na verdade o carro vinha desmontado – CKD – e era montado , com dois componentes nacionais – o ar do pneu e a água do radiador. A fábrica da Ford ficava na rua Florencio de Abreu , rua das ferramentas, um pouco para baixo do largo São Bento . O meu avô começou a trabalhar lá em 1.921 , e eu tinha em algum lugar uma foto dele na frente do prédio . Depois foram para a rua Solon , no Bom Retiro.
Acho que vou discordar do JAson, porque teve uma exposição no Palácio das Industrias no PArque Dom PEdro, acho que em 1920 ou 21, com a presença de ~vários fabricantes . Lembro-me claramente de uma foto com o stand da Chevrolet.
Vitão,
A reportagem não diz que é o primeiro salão do automóvel Brasil, mas o primeiro do Rio.
Eles sabiam que estavam mudando a sociedade.
Uma nova forma de produzir que necessitava de uma nova forma de consumir. Incrível.
Deu no que deu, mas a consciência dos atores no processo ainda me impressiona.