GRANDE, O DKW-VEMAG
SÃO PAULO (já atrasado) – Bom dia, macacada. Viram o “Limite” ontem? Então aí vai o link para a matéria contando a história do primeiro sedã fabricado no Brasil, o Grande DKW-Vemag. Era o nome oficial do carro em 1958.
SÃO PAULO (já atrasado) – Bom dia, macacada. Viram o “Limite” ontem? Então aí vai o link para a matéria contando a história do primeiro sedã fabricado no Brasil, o Grande DKW-Vemag. Era o nome oficial do carro em 1958.
tenho um decave
Boa Tarde!
Gostaria de saber onde posso encontrar, ( Cabo seletor de Marcha DKW ) Em São Paulo.
Flávio, bom dia!
Tem como você me mandar o Link desta reportagem pois para mim é uma das melhores suas da Vemaguete.
E aproveitando gostaria de saber aonde posso conseguir as Miniaturas da Vemaguete e Belcar aqui em SP.
Abraço.
CARA SAUDADE E BOM TER. POIS E MEU PAI TEVE UMA VEMAGUETE AZUL CEU. LINDONA. ACHO QUE ERA 68. EU TINHA 10 ANOS. E MEUS AMIGOS A APELIDARAO DE PIPOQUETI. EU MORRIA DE VERGONHA, QUANDO MEU COROA IA CHEGANDO NO QUARTERAO. SE VE NE, AGORA MORRO DE SAUDADES DAQUELA EPOCA TAO ROMANTICA. O CARRINHO BOM… ECONOMICO E ESPASOZO. TAMBEM MNHA FAMILIA TINHA 7 IRMAOS E UM CACHORRO AINDA. EU IA LA TRAS NO XIQUEIRINHO. COM A MIMHA IRMA E O KIKO, CACHORO DE ESTIMACAO. ERA FELIZ E SABIA… BOM DIMAIS.
O DKW 58 FOI O NOSSO PRIMEIRO E UNICO 4 PORTAS DA AUTO UNION
Muito lindo o teu DKW, impecável nos detalhes. Eu tenho um ano 1958 modelo 59 e me chamou a atenção o detalhe do motor de 900 cc pois tenho guardado um bloco de 900 cc, vou verificar o numero e conferir com o da plaqueta. Um abraço.
Muito simpático teu Dexavê Flávio.
Deu inveja mesmo, hehe.
Parabens pelo carro, Flavio, muito lindo
E voce tava um charme com esse Raybann
Tá certo, Flávio. O carro ficou lindo, parabéns.
Flávio, segundo carro a ser fabricado, 5 de setembro de 1956 foi lançada a Romisetta fabricada aqui, em Santa Barbara D’oeste SP., a questão de quantidade de porta, pessoas etc, é outra coisa, mas que ela foi fabricada e lançada antes, admita foi. Sei que seu coração de 2 tempos não permite, mas não podemos mudar a história.
A Romi-Isetta, pelos critérios do GEIA, não era enquadrado na categoria “automóvel”. Para mim é uma bobagem, mas foi assim. Portanto, a Vemag é considerada a primeira fábrica de automóveis do Brasil. A Universal, o primeiro carro. O Grande DKW-Vemag, o primeiro sedã. A Romi-Isetta tinha apenas uma porta, capacidade para apenas duas pessoas, nenhum espaço para bagagem. Um veículo encantador, eu amaria ter uma, mas a história registra a Vemag como a primeira. Além do mais, as Indústrias Romi faziam (e fazem) outra coisa. Usaram seu espaço para produzir veículos, deu errado, pararam e seguiram a vida. A Vemag, não. Foi constituída como montadora de automóveis. A primeira do Brasil.
Vc tem mesmo motivos de ser orgulhoso dele… mas ele é um espelho do seu capricho!
Sds
Parabéns, Flávio, pela matéria e pelo carro.
Só uma observação: não achei adequado teu comentário sobre cinto de segurança. Não tenho dados, mas acho que morria gente pela falta dele, sim. E você, como formador de opinião que é, não deveria fazer piada pela falta do cinto.
E tenho certeza de que jamais você alinharia para uma largada com o Meianov sem estar bem afivelado no seu 6 pontos. (ou são 5?),
Mais uma coisa: tenho várias fotos antigas que podem servir para seus posts; como faço para enviá-las?
Abraço,
LuizGuima .
Justamente, o 1º carro do mau pai no Brasil foi uma perua 1959, azul marinho, estofamento vermelho, placa 2-2449 (sp1).
eu tinha 9 anos e aprendi a dar a partida neste carro. Inclusive, creio que você deixou de falar da roda presa / roda livre. Detalhe importante. E o freio de mão. Era aquela alavanda do lado direito com uma bola branca. Detalhes. Detalhes.
Abraço e parabéns pela tua coleção. Inveja branca.
Sem dúvida o carro mais lindo fabricado nestas terras…
Muito legal também você ter elogiado o grande Mino Carta durante o programa, realmente o jornalismo brasileiro deve muito a ele.
Abraços
Concordo. Era (e ainda é) tão lindo que foi lançada a versão sedã: o ‘Fissori”.
Morri mesmo de inveja, FG! Dirigi uma 59 , saia e blusa, verde e branca e porta dexavê. Saudades demais! Meu pai teve duas Vemaguet 67. Faz mais matérias com todos os seus DKWs !!
Muito bom o Indiana de ontem.
Realmente esse exemplar de 58 é o mais charmoso dos DKWs brasileiros.
Os frisos na tampa do portamalas e a porta traseira pequena, davam um charme todo especial ao carro.
Importante e histórico: O primeiro carro de passeio fabricado no Brasil.
Saiu no dia 13 de Maio de 1958.
Bem por isso, nessa data comemora-se o dia do Automóvel no Brasil.
E vc ainda me esquece a tampa do bocal do tanque no posto!!!!!!!
Mais uma vez, parabéns pelo belo trabalho e pela bela viatura.
Parabéns pelo carro e pela história que anda!!!
Lindo carro, parabéns!!!
Parabens FG, esse seu DKW tenho certeza q varios amantes da marca queriam de um. Sem duvida, é carro que vale a pena ser cuidado para vida toda.
Muito legal a matéria, principalmente qd foi andar na rua, comecei a rir qd vi como era “estranho” usar aquela alavanca de câmbio no volante. E valeu em explicar o porque de portas suicidas (tinha ouvido falar mas não sabia o motivo).
Beleza de matéria, carro IMPECÁVEL (mereces os elogios, com certeza!), faltou contar do macete de tirar a borracha do filtro de ar e tampar a “boca” do carburador com a mão enquanto alguém dava a partida, senão não pegava de manhã cedo (acho que só nos dias mais frios, agora deu um branco. . .) meu pai teve 3 Vemaguetes em seguida, 65 bege, 66 marrom café e 67 bordô e eu, menos de 10 anos, sempre curioso e “pescoçando”!
Pô! Lindão teu Das Klein, Flavinho! Só faltou mostrar o rádio e o porta malas! O banco do motorista é ajustavel da distancia, ou o banco dianteiro é inteiriço?
O DKW 1.967 que o meu Pai teve, um Vemag Belcar 4 portas, que dirigi muito, o banco do motorista era inteiriço e todo ele corria no trilho, indo para frente e para traz ao gosto do motorista.
Flavio fiquei muito feliz em saber que a reliquia esta em tuas maos, pois e uma garantia que estara bem cuidado…….quanto a reportagem que vi e escutei atentamente sobre o deka 1958 ,mecheu demais comigo pois eu na epoca com 10 anos tinha o prazer de andar mesmo que de carona com meu Pai que adquiriu o primeiro da revenda do meu Tio em Santa Cruz do Sul, meu Pai tinha empresa de carros de Praça,hoje Taxi, imagina a mexida que deu no mercado naquela epoca, que reinavm os importados Ford,Dodge,Desoto,Studebaker,Chevrolet todos nos mais variados modelos considerados carros grandes e atender chamados e viagens com um pequeno alemao ou seja o Grande DkW, vou parar por aqui pois teria historias para conversarmos por horas e dias sobre esse tema ……Mas voltando a Tua narrativa do Verdinho cor original da epoca, estranhei o porque de nao falares para os leigos o porque daimagem propaganda da epoca vendida pela Vemag ou seja do Grande, sabem porque…pois os carroes da epoca eram todos para 6 pessoas e 4 portas pois o nosso 58 tinha essa pretençao com muito menos HP e baixo consumo de combustivel e manutençao simples e barata foi um sucesso…..quanto as portas tinhmos um probleminha, gostei do que falas-te da dobradiça, pois nao tinha me tocado do detalhe de servir para as diant. e trazeiras, que tinha um grande defeito de abrir so uma parte, pois o paralamas trazeiro nao abria o suficiente em consequencia o vidro da porta nao baixava o suficiente…….mais tarde foi corrijdo pela Vemag, outra novidade da epoca era a traçao dianteira, roda livre etc……..Voltamos ao assunto outra hora parabens pelo Teu trabalho e conhecimento pela causa dos antigos…..Sucesso e continue com esse trabalho maravilhoso
belo dkw,parabens pelos detalhes e pela exclusividade,pois ninguem melhor que voce para valoriza-lo com grandeza real,e parabens pelo indiana gomes,abraços
Ótima matéria! Leio o blog e o GP diariamente. É sempre bom conhecer a histórias desses grandes carros brasileiros. Parabéns!!!
olá galerinha, como faço pra mandar um e-mail pro Flávio Gomes???
Acho que de todos os seus fumacentos, esse é o mais charmoso, impecável….mesmo com aquele vasinho gay….
Show Flavio Gomes!!!
Mais uma matéria fantástica e parabéns por mais esta belíssima Maquina!!!
Abraço!
Sensacional.
As matérias do Limite são ótimas!
Continue assim FG.
Pra variar grande materia, esse carro e muito legal, engraçado como as coisas são os carros legais ( dkw, gordini, opala, corcel, etc…) deixaram de ser fabricados para dar lugar nas ruas a lixos como estes coreanos, chineses e italianas que a gente ve por aqui
Vi e gostei da Deca, parabens FG..
abs
Luby
Como sempre, achei espetacular a matéria sobre o DKW, e todas as outras do gênero.
Hoje estou com 57 anos e me fez sentir aquela doce lembrança do passado, ao ver aquele carrinho verdinho que me fez lembrar o 67 que meu pai teve e que dirigi muito num passado distante que deixou saudosas lembranças.
Apenas, gostaria de lembrar o Flavio, que não se deve falar para os espectadores usando óculos escuros, por mais ensolarado que esteja o local, restaria ainda, o recurso de ficar de costas para o sol enquanto se fala para o público.
Não vamos confundir com atletas que via de regra cometem esse deslise perante as cameras, talvez por serem pegos de surpresa.
No mais, gosto de todas as matérias comandadas pelo Indiana-Gomes, que são bem elaboradas por profissionais que entendem do assunto.
Abraços.
Bem legal a matéria. Por que não cobrir o blue cloud no próximo indiana?
Bom dia, caro FG.
Deu para perceber como você tem muito orgulho deste carro. Uma dos “Indiana Gomes” mais legais!
Só uma dúvida: já te pararam na estrada por conta da falta do cinto de segurança?
A frase: “não tinha e ninguém morria por conta disso” foi sensacional. me acabei de rir.
Parabéns pela matéria e pelo carro.
Abraço!
Corrigindo: um dos “Indiana Gomes”.