ONE COMMENT
Ou a Truck encontra uma alternativa de segurança ao problema de freios que acabam, e são muito comuns, ou os freios acabam com a Truck. Isso aconteceu hoje com Diumar Bueno em Guaporé.
Ou a Truck encontra uma alternativa de segurança ao problema de freios que acabam, e são muito comuns, ou os freios acabam com a Truck. Isso aconteceu hoje com Diumar Bueno em Guaporé.
Acidente estranho …
Não me pareceu perda de freios, dá a impressão que ele acelera o tempo todo até bater no muro, depois de ter virado para a esquerda no meio da reta.
Só saberemos o que realmente aconteceu quando ele falar, se falar.
Lugar de caminhão é no canteiro de obras.
a própria f-truck disponibiliza o vídeo em alta definição aqui:
http://www.formulatruck.com.br/noticia-integra.asp?noticia=1163
Foi um acidente estranho, muito estranho. Merece investigação apurada para saber o que realmente aconteceu. Se ele tivesse perdido somente os freios a batida não teria sido assim tão violenta já que o piloto poderia ter usado (acho) o freio-motor. Um palpite, que já deve ter sido mencionado nos comentários anteriores, é a aceleração travada no máximo por alguma pane se for drive-by-wire, ou um cabo preso se mecânica. Sorte que a célula de sobrevivência é do tamanho de um caminhão e aguenta as pancadas.
A sorte é que não pegou mais ninguém na via que existe por de trás desta curva, do qual da acesso ao autódromo.
A disparada do truck parecia a despinguelada de uma carreta que vi na Castello Branco na noite passada. O danado devia tá a uns 140 km/h.
Assustador, ele sobreviveu?
Mais uma prova que os nossos autódromos – não todos, mas uma grande maioria – está se esfarelando! Aquilo jamais poderia ter acontecido! Nem com um caminhão. Se o autódrmo não tem segurança para umacategoria dessa, que não se corra lá. Aí sobraria só Interlagos, porque os demais…
Preocupação com segurança? Zero! Em prmeiro lugar vem o show! Dindin! Lá atrás vem a segurança. Uma piada de mau gosto!
não fala bobagem
Davi, boa noite!
Antes de escrever besteira, dê uma lida no Site do Américo Teixeira:
http://bit.ly/Tpr7Oc
Que eu me lembre, algumas (plural!!) das últimas mortes no automobilismo brasileiro aconteceram em Interlagos. Mas eu me engano, acontece muito …
Bom, em Interlagos ocorrem muito mais corridas do que em qualquer outro autódromo, é mais provável que ocorram acidentes lá do que em outro lugar.
Mas, o comentário acerca do autódromo não é totalmente desprovido de embasamento. Vocês acham normal uma barreira de pneus, uma telinha de galinheiro e logo depois um barranco que dá diretamente à uma via de acesso?
sugiro a introdução de um botão de pânico, para zerar a pressão da bomba injetora instantaneamente: o motor para e serve de freio …
O caminhão pegou à sua própria reta fazendo o piloto de passageiro, e foi parar lá no Deus Me Livre, e o piloto teve sorte de ter sobrevivido. Ele foi salvo por Deus.
Sorte meeeesmo… Já imaginou se tivesse acertado “em T” outro caminhão passando?
Bom, se ele foi salvo por Deus, é de se perguntar porque Deus tirou os freios dele antes. Afinal, ou é onipotente e onisciente ou não é.
É pra dar emoção.
Assim não vale. Você roubou a resposta que eu queria dar para o comentário cristão do colega! kkk
É verdade. Esse deus deve ter mais prática no Gran Turismo e no Forza, aí foi brincar de Truck, quase matou o coitado.
Além de onipotente e onisciente, Deus foi prepotente neste caso. Sacaneou geral ao decretar falha hidráulica e travar o acelerador by wire. Como os pecados do D Bueno não eram terminais a pena divina foi braço e perna quebrados. Sorte dele!
lol
Olas
Li na Folha que o piloto teve 30 fraturas….
Deve doer…
Saudações
Harry
O vídeo não tem qualidade suficiente mas dá a impressão, logo no começo, que o piloto leva as mãos ao capacete. Poderia ele ter sofrido um mal súbito? Note que o caminhão parece continuar acelerando durante toda a trajetória.
não consegui ver o que voce descreveu, mas não descarto a sua hipótese de mal súbito.
Dá pra ver sim, repara bem no começo (0min02seg) onde o piloto parece tirar as mãos do volante e por no capacete. É, para dizer o mínimo, muito estranho. Em qualquer caso de pane, creio que o piloto só tiraria a mão do volante instantes antes do impacto, para proteger os braços.
De qualquer forma, consta que a velocidade medida do caminhão era de 184 kg, não seria de se estranhar que ele não parasse até bater em alguma coisa caso estivesse realmente sem freios.
Kg = Km/h, evidentemente.
o que voces viram como ele tirando as mãos do volante e levando à cabeça, nada mais é do que as latertais brancas do macacão que realmente dão a impressão de serem braços levantados, pilotos levantam os braços e os pés segundos antes da batida para não se ferirem gravemente, pelo menos eu enxerguei assim, se alguém provar o contrário, irei amanhã mesmo na ótica de um amigo encomendar óculos.
um monte de comentarios babacas ,automobilismo e isto ai,os riscos acontecem em todos os esportes e nao estara livre a formula truck que e um automobilismo que funciona no brasil .nos anos 50 a mercedes ocasionou um acidente de pista e eles proprios tiraram o time de campo por mais de 30 anos ao explodir um carro na area das arquibancadas e morrer um montao de gente na europa nao sei aonde
a unica coisa que eu acho e que a f truck tem que dimensionar e recalcular os freios ,podemos observar que os veiculos das montadoras etao menos suscetiveis a acidentes
porem tenho certeza que o piloto nao colocaria aquela maquina sem freios na pista e certamente foi um ocorrido de pista como a quebra de um motor ou uma barra de direcao mal soldada que nos mantem com a voz embargada ate hoje
Concordo com você. Há algum tempo a potência dos caminhões aumentaram bruscamente e digo que tanto nos autódromos, quanto aos que rodam em rodovias e estradas pelo Brasil. O freio dos brutos até melhoraram, mas não conseguiram se desenvolver na mesma velocidade dos trem de força, e quando isso acontece com os veículos de rua, o preço das peças de reposição são absurdos. Resultado que dificilmente alguém ira investir mais uma pequena fortuna em um caminhão com freios a disco e ABS e depois ter peças de reposição caríssimas e ainda assim ineficientes.
Apenas uma questão:
E se alí fosse uma arquibancada repleta de expectadores em vez de ser apenas um monte de pneus e guard-rail antes de um barranco???? Seria um verdadeiro “massacre da serra elétrica”.
Não podemos esquecer que além do piloto o publico de uma prova de automobilismo esta exposto a uma série de riscos… no caso da Truck esses riscos são gigantescos. Esse pessoal tem que acordar para esse risco.
Imperador
Verdade. Embora a destruição do muro tenha sido fundamental para o amortecimento, esse tipo de coisa não pode acontecer.
O autódromo deve, sim, conter o veículo. Deve também oferecer segurança para minimizar o impacto.
É difícil imaginar aquele monstrengo daquele tamanho rodando naquela velocidade sem capotar. E aquela estrutura não rola como um carro, o que me leva a imaginar que um capotamento poderia machucar também. Nas eu teria tentado rodar o caminhão para freá-lo. Bem, é fácil falar daqui…
nao acredito que seja uma categoria
que nao se preocupa com segurança
se tratando destes “mamutes velozes” .
mas a cena é impressionante, da para
sentir a real velocidade que um bruto destes
chega a atingir , com certeza vai se descobrir
qual foi o problema.
milagre não ter acontecido mais grave, da aimpressão muito forte do caminhão continuar acelerando. A truck tem q repensar urgente algumas quetões referente as esses caminhões q vira e mexe ficam fora de controle e tbm que não são todas as pistas q tem condições de receber esse tipo de veículo.
uma coisa que o aurelio sempre primou nessa categoria foi a segurança dos caminhões, cabines ejetaveis e outras coisas mais.
parecer acelerador travado, mas e se nessa o freio não resistiu também? foi uma série de acontecimentos que provocaram o acidente, somente o dilmar pode esclarecer o ocorrido.
pela falta de reação do piloto, não podemos desprezar a hipotse de um mal súbito também, já que o mesmo não esboçou nenhuma reação para controlar o veiculo.
Meu Deus!!! Que panca!!! E o cara sobreviveu….milagre!!!
A Truck é uma bobagem completa!
Bobagem é o que você acabou de falar, sem noção!!!!
é mauricio, voce poderia ter ficado sem essa.
a truck é uma catgegoria de automobilismo como, outra qualquer, e com muita segurança, quantos pilotos da truck morreram nos últimos anos? e na stock?
só o lance da cabine ejetavel, já salvou muitas vidas.
pesquise antes de postar.
a truck não é a minha categoria favorita, mas …
Caminhão foi feito pra carregar soja, e só.
E Trolls foram feitos para viver em cavernas escuras e úmidas, mas estão sempre presentes na net pra causar.
assino em baixo…hahahahahrsssss
sem comentários, ou melhor: que comotário o seu sr. mauricio
comotário+ comentário de otário.
não sou fã da f truck, mas se tem uma coisa que o aurelio sempre batalhou foi segurança acima do espetáculo, basta ver os acidentes pavorosos da categoria, e quantas mortes ocorreram desde o inicio de sua gestão até os dias de hoje.
portanto: pesquise bem antes de postar bobagens, isso vale também para o luiz prata.
um piloto tem um poder de reação no mínimo 30% mais rápido que um motorista comum, e em momento algum se vê uma reação por parte do dilmar que virou passageiro do caminhão, portanto não, descarto a possibilidade de um mal subito com o pé cravado no acelerador, mas isso somente o piloto poderá explicar, ali se vê que a coisa não ficou restrita apenas à falta de freios.
em imola quantas marchas o ayrton reduziu antes de bater na tamburelo?
Me digam do que que o filho de uma puta de boné pra trás e óculos escuro de barbicha tá dando risada aos 0:34?
Poderiam informar quem é o desgraçado?
Deveriam ter a cabeçpa decepada na Dutra um viado desses,.
viajou legal.
E se virasse o volante seria morte certa…..Se não morreu, renasceu
A gente não tem a real dimensão da velocidade que esses caminhões andam até ver uma cena dessas.
Freio? Não tem como brecar na grama. Porque será que ele saiu da pista no meio da reta? A desgraça a seguir era previsível. Muita sorte que não aconteceu mais nada! Já perguntaram pro piloto o que aconteceu?
Podiam colocar paraquedas, igual dragster!
VALE LEMBRAR QUE A ANOS ATRAS ………..A SUZANE CARVALHO FOI COVARDEMENTE JOGADA PRA FORA DA PISTA PELO HOJE COMENTARISTA DA GLOBO LUCIANO BURTI NUMA ATITUDE CRETINA SAFADA SO PORQUE A COITADA É MULHER E ESTAVA FAZENDO UMA ULTRAPASSAGEM.
SUZANE TOMOU UMA BATIDA NA LATERAL E FOI ARREMESSADA NAS ARVORES EM PLENA RETA DOS BOXES TEVE MUITA SORTE DE NAUM SE FERIR GRAVEMENTE.
incrivel, como tem pilotinho de fiat uno dando dica de como parar um truck a 180 km/h. Só para lembrar , nunca morreu ninguem na truck brasileira,problemas há e devem ser solucionados , mas a verdade é que é mais profissional que as outras categorias e ainda é responsavel por recuperar pistas abandonadas que depois são utilizadas ate pelas estoques da vida.Por ultimo,queiram ou não é a que mais atrai um publico genuino de amantes pela categoria.
cara so atrai caminhoneiros ignorantes…e suas cultas familias…hahahahahahahaharsss.e este e o Publico dessas escrotas e bizarras competiçoes de mamutes ridiculos…hahahahaharssss valeu.
Cara!!! Você sabe tudo de F-Truck!!! Como não te conheci antes???
Cara, esse LUZ PRATA é uma aberração da natureza que utiliza a internet como privada. Não dê atenção à este jegue.
luiz prata; voce andou do que mesmo?
bisonha a sua opinião
O defensor dos cultos poderia aprender a utilizar pontuação e acentuação gramatical.
Pelas imagens pode-se perceber que o problema de freio, ao meu ver,não foi por desgaste ou fadiga, e sim uma falha que deixou o caminhão completamente livre. Acho que houve defeito em alguma valvula vital para seu funcionamento. O caminhão vinha rápido demais e saiu estranho para esquerda e foi em linha reta pela grama sem perder a velocidade, dando a impressão de estar em aceleração. O piloto parecia não ter controle algum sobre o veículo. Ali não tem arquibancada porque tem um barranco, e os pilotos sabem disso. Ele nem pode desviar o caminhão. Me parece ser um série de problemas combinados. Não vejo segurança nenhuma nesse tipo de corrida, visto que um caminhão desses andando a 200Km/h é o mesmo que um F1 dos anos 60. Para as velocidades que atigem, são como papel quando se acidentam. Graças a Deus o piloto está bem. Abraços a todos.
Só olhar como na Europa, além da velocidade ser restrita, os tambores de ar são Hiper-Super-Protegidos.
A fadiga na Truck quase não existe, pois os discos são borrifados com água.
Resumo da ópera. Além da cabine ser dimensionada, como vimos em Interlagos, uma boa dose de sorte e o Aurélio lá de cima desceu correndo. Pois mergulhar numa mata a cento e tantos por hora, e não ter um galho de árvore perfurando a frente é para o Ibama repensar e estudar.
Na verdade, me parece, que quebrou algo no sistema de direção. Lá no começo da reta o truck tomou um rumo e nesse rumo ele foi.
Falei bobagem. Agora, 4:07 da manhã. Dá um desconto.
Piloto teve sorte de não ter morrido. Acidente me lembra, pela queda no barranco, o que matou o uruguiao Gonçalo Rodriguez em Laguna Seca, nos treinos da F-Indy em 99
e o da stock vectrta na argentina com o david mufato, que por pouco não nos deixa também,.
Não seria Gualter Salles?
voce tem razão, desculpem a falha, é o sono por ter assistido aquwela corrida sem graça na coreia.
O acidente do Gonzalo Rodriguez foi parecido mesmo, mas foi a uma velocidade mais alta (uns 220km/h),e era um muro de contreto, com apenas uma final camada de pneus. Ele morreu na hora, quebrou o pescoço (a tal “basilar skull fracture”, ou bsf). O mesmo tipo de lesão que matou Dale Earnhardt. Não tenho certeza absoluta, mas se me recordo bem, na época (1999) não se usava o HANS, implementado justamente para proteger desse tipo de fratura.
Misericórdia. PQP por pouco, um pouquinho só, não aconteceu coisa pior.
O caminhão virou um torpedo! Imagine só se pega um caminhão fazendo a curva ou houvesse uma arquibancada ali. Tragédia na certa.
Quebrou uma mureta de concreto…se tivesse arquibancada ali…não gosto nem de pensar!
Credo!! Acidente na F Truck é assustador!! Coisa muito bruta e totalmente sem controle ou rumo.
CARA SE ESSE ESCROTISSIMO MAMUTE…TIVESSE IDO PARA CIMA DA ARQUIBANCADA ????? DEVERIA SER PROIBIDO CORRIDA DESSAS MERDAS LERDAS…QUAL PRAZER DA PILOTAR ESSAS PORCARIAS CHAMADAS DE FORMULA ????? ATE O NOME E RIDICULO…sou + brincar de piloto ate na classic do Gomes do que nessa ABERRAÇAO sobre rodas…valeu
coisa lerda, voce não sabe o que posta, porque não senta em um desses e tenta tirá-lo do lugar, voce ia se surpreender com certeza.
como tem cara que posta bobagens sem saber, sem pesquisar; totalmente sem loção como diz um amigo.
l prata voce está precisando urgente de um plimento.
coisa lerda, voce não sabe o que posta, porque não senta em um desses e tenta tirá-lo do lugar, voce ia se surpreender com certeza.
como tem cara que posta bobagens sem saber, sem pesquisar; totalmente sem loção como diz um amigo.
l prata voce está precisando urgente de um polimento.
Inacreditável. E o incrível é que ele foi parar em uma uma placa de publicidade de um fabricante de freios. Coincidência trágica. Será que é o fornecedor de freios da truck? Se for, é um tremendo tapa na cara da truck e do fabricante. Nunca acreditei na truck. Caminhões não foram feitos pra andar rápido.
Ia comentar o mesmo, caro Marcelo! Parece até piada de péssimo gosto
para o marcelo paiva e o ivan, peguem um desses cavalos mecanicos modernos e tentem ver o que eles aceleram e freiam,
verefiquem também a velocidade máxima que eles alcançam; voces irão se surpreender.
Mandou bem Enko, mas a questão do freio ainda pode ser melhorado.
edimar,quando comecei a correr de opala o freio traseiro era a tambor, imagine o sufoco para frear na curva 3 em interlagos, tudo pode ser melhorado em um carro de competição, e acredito que a frum não dorme no ponto no quesito freios.
A Truck é uma categoria séria, existe pessoas competentes por trás do show. Garanto que todas as providencias e investigações serão feitas.
Ao menos eu gosto de pensar que sim – mas não há motivos para duvidar, há?
Que absurdo. Ainda bem que o piloto sobreviveu. Inacreditável que ainda tenha saído consciente do acidente.
Ironicamente, ele bateu numa placa de publicidade de “tecnologia em freios”…
Será que o amigo conseguiria me explicar o acesso de babaquice que assola boa parte dos ditos profissionais de noticias que cobrem o automobilismo??
Tirando você, Lito Cavalcanti, Reginaldo Leme quando se trata de Formula 1, e Celso Itiberê, sobra quem, na verdade?? Lembras de mais algum, amigo?? Da pesada??
Ultimamente tenho lido sobre a “equipe rubro-taurina”???????
Rubro-taurina??????
Pra que isso?? Só pode ser babaquice profunda, de nascença, arraigada até o fundo da alma!!
Por que não: equipe Red Bull, ou RBT (Red Bull Team)??????
Faz-me lembrar famosas babaquices do futebol: equipe auri-verde, rubro-negro, azul celeste, and so on!! Give me a brake , please!
Caramba! Esse cidadão ta vivo por milagre!!
Caraca que acidente incrível, o piloto passa bem?
olha, por mais que essa seja a “versão oficial”, eu não acredito em fim dos freios, e sim acelerador travado.
ele estava longe ainda do ponto de freada.
de qualquer forma, acho que houve uma inabilidade do piloto, por tudo que já ouvi falar, mesmo não sendo piloto. acredito que reduzir marchas e usar o freio motor, por exemplo, seja mais eficiente que jogar o caminhão para a grama.
acho que esse caso precisa de uma explicação com informações mais precisas. mas pra mim, repito, acho que foi acelerador travado…
Acelerador travado: Pisa na embreagem e mete o pé no freio. Caso seja câmbio automático é só jogar pro neutro.
Mas isso foi só perda do freio? Não tem como reduzir pela troca de marcha? E não parece que ele sequer tirou o pé do acelerador…
Tem mais coisa ai.
É inacreditável que não esteja morrendo ninguém na F-Truck.
Diumar deu uma sorte muito grande da velocidade do seu caminhão ter sido bruscamente baixada pela barreira de pneus.
Uma das porradas mais assustadoras que eu já vi……..
Nos EUA tem corrida de veiculos deste porte?
tem, essa coisa começou lá, e nos,ovais.
P Q P!
Pelo que eu vi na repostagem do terceiro tempo da band, o acidente foi praticamente identico o que ocorreu aí mesmo no ano passado com o piloto Luis Lopes.
http://www.youtube.com/watch?v=3yK7aWmanmU
E nesse do Luis Lopes a gente percebe a facilidade que os caminhões passam por cima daquele muro.
Caralho meu!!!! Que coisa bem feia, ja pensou se acerta aquele que passou logo na frente?
parece até que a imagem foi acelerada.
Estranho demais. Ele não tinha freio, ok, mas pareceu que o acelerador tava travado também…não sei se por causa da grama, mas o truck pareceu aumentar a velocidade…weird.
Caminhão é pra puxar carga, não pra correr.
Perfeito.
Impressionante !!!!!! Havia lido matéria na net , hoje cedo, mas não o acidente…
A velocidade, o “jump” que o truck dá ao sair da grama e cair na pista antes de bater na proteção de pneus, é incrível….
Freios….como deter um truck ?? Vão ter que repensar a categoria…..
Acompanho automobilismo, todas as categorias, a mais de 40 anos….durante dez anos escrevi em varios jornais sobre esse apaixonante esporte, e só posso dizer que, para mim, “corrida” de caminhões é uma aberração e é questão de tempo, oportunidade, azar, falta de sorte, fatalidade, etc, termos graves acidentes fatais….corrida é para automóveis em todas as suas variações, menos para caminhões, tratores, guinchos, vans e até ônibus….só falta algum débil mental inverntar uma corrida de tróleibus…..
Inacreditável.