IMOLA, 1994
[bannergoogle]SÃO PAULO (já) – Circulou com algum barulho nesta semana este vídeo de um cara que estava na arquibancada de Imola no GP de San Marino de 1994. Por enorme curiosidade, caí nele sem querer quando procurava alguma outra coisa. O pessoal do Grande Prêmio foi rápido e achou também, e explica aqui qual a história.
Qualquer coisa de Imola, 1994, sempre carrega algum interesse. As imagens gravadas pelo rapaz são interessantes porque mostram a movimentação nos boxes durante o acidente. Ele gravou também no sábado, e vê-se Ratzenberger abrindo sua última volta.
Deve haver mais coisa espalhada por aí. Câmeras de vídeo não eram tão raras naquela época e a gente via pessoas empunhando suas JVC nas arquibancadas por aí. Mas elas gravavam em fitas, e nem todo mundo, no passado, teve saco para converter horas de imagens em arquivos digitais.
De qualquer forma, o documento é muito válido e carrega valor histórico. Escuta-se o som de Imola. Já seria o bastante.
Mira. Ele entrou na mira.
Sério, acharam uma barra com o sangue do Senna?
Onde está o capacete dele agora?
Aquele remendo na curva tb, é pior q meu autorama.
Enquanto não voltar essa atmosfera e barulho, me recuso a gostar da F1 novamente.
Pude conferir in loco “o som de Ímola”, pena que foi em novembro de 2016, e o silêncio era sepulcral!
A faixa em homenagem ao Ratzemberger é de partir o coração…
O cumprimento de Senna em Ron Dennis é emocionante. Talvez o último…
Os pneus voando contra a arquibancada no início da corrida é assustador. Muita sorte ninguém ter morrido.
O interessante de assistir essas imagens é que nas arquibancadas, as pessoas não tinham a menor ideia da gravidade do que havia acontecido.
Amigo, onde você viu o Senna cumprimentar o Ron Dennis?
Aquele “careca” que ele cumprimenta aos 3:41 não é o Ron Dennis!
Não é por nada mas, fucinho de porco não é tomada!!!
Essa corrida não deveria ter acontecido.
Mesmo assim, teve corrida.
Aí aconteceu o acidente com Senna, que morreu ALI no local do acidente.
A FIA sabia disso, e não comunicou aos pilotos, pois certamente esses se negariam a continuar com a corrida.
E lembro que desde aquele domingo (até hoje) muitos espectadores queriam jogar alguma parte da culpa desse absurdo (continuar a corrida) nos pilotos, principalmente em Michael Schumacher, que sem saber da real condição de Senna ainda festejou mesmo que timidamente a vitória nesse GP.
Quem assistia pela tv em casa tinha muito mais noção da gravidade da situação de Senna do que os pilotos ali em Ímola durante toda a corrida.
Foi um final de semana sinistro demais aquele
Como o tempo passa rápido….Hoje graças ao youtube podemos achar vários registros desse dia. Esse vídeo de 8 anos atrás foi o primeiro que eu vi :
https://www.youtube.com/watch?v=5HMyXsXeEMU
Sempre achei muito estranho que a on board do Senna só apareceu um mês depois da corrida, e interrompida justamente quando o carro vai sair da pista.
Somente Bernie e os operadores na sala de vídeo devem ter visto até o final. Bem que algum dos operadores poderia falar agora.
Me dava a impressão de ver a cabeça começar a inclinar à esquerda (comum na curva) e depois, como se sabe, o carro seguiu reto. Talvez o restante do vídeo comprovasse a quebra na barra de direção.
E que som espetacular aquela Ferrari tinha.
Saudades de uma época que não volta mais. Ver o Schumacher no inicio da carreira caminhando para substituir Ayrton Senna é triste demais. E saber que “ambos” já não estão mais entre nós.
Essa corrida tem uma curiosidade que quase ninguém se lembra: foi a estréia do Safety Car.
Não fale besteira! Estreia do SC que nada!!
No ano anterior, 1993, as corridas de Interlagos e Silverstone já tinham tido a presença do safety-car!
Precisa começar seu comentário desse jeito? Você conhece o cara? Custa ser educado?
Não sei se outros tiveram sensação parecida, mas todo aquele início me fez lembrar de Grand Prix. Com certeza é uma sensação que só os mais velhos e que são apaixonados por automobilismo tem.
É muita zica para um GP só. Uma pena, pois o lugar é magnífico.
(Provavelmente é isso) Chama a atenção quando, em 1:23, o Schumacher repete o gesto em que a cabeça de Ratzemberger pende sobre a lateral do cockpit da Simtek…
Ouvindo assim, esses sons me remetem quando estive no GP do Brasil de 94. Depois que o Senna rodou, o povo, frustrado, começou a ir embora assim como se um time de futebol estivesse perdendo de 2×0 aos 40 do segundo tempo. Mal sabiam eles que seria o último GP de Senna no Brasil. O som da Ferrari foi a coisa mais alta que ouvi na vida. Chegava a tremer a arquibancada.
A balançada de cabeça de Shumacher para o lado é uma referencia ao acidente de Senna?
Nao, ao do Ratzenberger..muita gente estava nos boxes na hora do acidente e viu pelos monitores..o Senna inclusive.
Esse fim de semana foi o mais estranho que houve na era televisiva da F1. Nao sei se houve algum pior la pelos anos 60/70.
Agora o som, nossa.. saudade de ouvir um F1 de verdade.
Aquele fim de semana foi uma paulada atrás da outra. O Ratzenberger morreu no sábado e já ficou aquele clima estranho até a hora da largada da corrida quando teve aquele acidente forte que feriu muita gente nas arquibancadas. Entrou o safety car e veio o acidente do Senna na segunda volta depois da relargada. Foi tudo junto, nem deu tempo de respirar direito. Ainda teve acidente nos boxes machucando mecânicos e o Rubinho na sexta.