MAD MEX (2): POLE CASSADA

Max: segunda pole no ano, depois de largar na frente na Hungria

RIO (essa letrona aí se chama “capitular” e estou pensando em adotar no início dos textos do blog, o que vocês acham?) – No cronômetro, deu Max no MEX. Já se esperava que na altitude do México, numa pista que exige chassi equilibrado, a Red Bull brigaria por coisas grandes. Mas imaginava-se, também, que a Ferrari poderia incomodar. Ficou na vontade, num primeiro momento. Mas, depois, a vontade passou.

Três horas e meia depois de encerrada a classificação, a direção de prova decidiu punir Verstappinho com a perda de três posições no grid. Ele caiu da pole para o quarto lugar. E quem herdou a posição de honra foi Charles Leclerc, que assim parte da primeira posição do grid pela sétima vez no ano. Max, que ganhou no Hermanos Rodríguez em 2017 e 2018, teria ótima chance de repetir o feito amanhã, não fosse a punição. O menino se dá bem com o México. Mas vai estar espumando na largada, o que pode levar a alguma tentativa menos cautelosa de recuperar o que perdeu fora da pista. A ver.

A punição aconteceu porque Max foi réu confesso. Ele já tinha o melhor tempo no Q3 depois de sua primeira tentativa, 1min14s910 — o único a baixar da casa de 1min15s. Na segunda volta, vinha um pouco atrás de Valtteri Bottas, que se estabacou no muro motivando a óbvia bandeira amarela no local. Só que, ao contrário dos demais pilotos, Verstappen nem tirou o pé e passou voando pelo acidente, melhorando ainda mais seu tempo. Na entrevista coletiva dos três primeiros colocados no grid, ele mesmo contou que não aliviou. Os comissários, então, chamaram-no na torre e aplicaram a pena.

Max não tem desculpas: viu a bandeira amarela e não fez nada

A sanção ao holandês levou Vettel ao segundo lugar no grid e Hamilton para terceiro. O inglês, que pode conquistar o hexacampeonato amanhã, foi 0s504 mais lento que Verstappen, numa prova clara de que a Mercedes terá dificuldades na prova — e, na prática, está num ritmo quase de férias; a equipe não consegue uma pole desde o GP da Alemanha, há três meses. Fechando os dez primeiros, seguem Albon, Bottas, Sainz Jr., Norris, Kvyat e Gasly. A Honda colocou seus quatro carros no top-10. Merece aplausos.

O dia começou com pista molhada no México e o terceiro treino livre não teve muito tempo útil. Apenas os últimos dez minutos foram aproveitáveis, quando o asfalto secou. Duas horas depois, na classificação, o sol já aparecia timidamente na Cidade do México, embora a temperatura não fosse alta — na casa dos 20°C.

Nada de muito surpreendente aconteceu nas duas primeiras fases da classificação. O Q1 eliminou Stroll, Magnussen, Grosjean e os degolados fixos Russell e Kubica. No Q2, Pérez, Hülkenberg, Ricciardo, Raikkonen e Giovinazzi ficaram pelo caminho.

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Vale uma palavrinha para a Renault, aqui. Os dois carros do time amarelo, na semana passada, foram desclassificados do GP do Japão e perderam o sexto e o décimo lugares que seus pilotos obtiveram em Suzuka. Usaram um sistema automático de balanço de freio que a FIA, alertada pela Racing Point, acabou considerando ilegal por ferir o regulamento esportivo da competição — que diz que os pilotos não podem usar equipamentos que atuem como “ajuda externa” para dirigir.

Tecnicamente falando, o sistema não é proibido. Por isso a demora para tomar uma decisão, que só saiu 11 dias depois da corrida. Mas a equipe, aparentemente, vinha usando esse troço desde o início da temporada. Só não sofrerá punições retroativas porque ninguém protestou seus resultados como fez o time rosa no Japão.

Com as desclassificações, Ricciardo perdeu o sexto lugar para Leclerc, Gasly subiu para sétimo, Pérez para oitavo, Stroll para nono e Kvyat fechou a zona de pontos. Hülkenberg tinha terminado em décimo. A Toro Rosso foi a 62 pontos e agora ameaça o quinto lugar da Renault, que tem 68.

Os seis primeiros no grid começam o GP mexicano amanhã com pneus médios. Os macios estão durando muito pouco e quem partir com eles terá de fazer o primeiro pit stop, provavelmente, antes da décima volta.

A pancada de Bottas: aflição com a respiração ofegante pelo rádio

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Alfredinho
Alfredinho
4 anos atrás

E as punições continuam atrapalhando o espetáculo.

Danir
Danir
4 anos atrás

Melhor capitular a idéia. É esteticamente muito feio.

Rodrigo mendes Ribeiro
Rodrigo mendes Ribeiro
4 anos atrás

Sou seu fã Flavinho, parabéns pelo sucesso na TV (fox sports) sou um grande admirador do seu trabalho .

Bola da Vez
Bola da Vez
4 anos atrás

Não viu a amarelinha, ficou com cara de fuinha.

Luiz
Luiz
4 anos atrás

Mercedes de férias? kkk Alemão nunca tira férias. Já estão fazendo o carro campeão de 2021.

FOC
FOC
4 anos atrás

Eu bem que estranhei na hora porque o Luciano Burti achou muito estranho ele não tirar o pé na bandeira amarela como fez o Hamilton e outros.
Muito infantil e mimado, uma pena, porque é um velocista.
Se alguém não fizer um trabalho psicológico urgente nele, vai perder o bonde e ver o Chares L ser campeão.

Micromax
Micromax
Reply to  FOC
4 anos atrás

Enquanto a Ferrari continuar a fazer estratégias na corrida, como a de hoje que favorecem o Schukrute, o Leclerc nunca terá chance.

Assombração
Assombração
Reply to  Micromax
4 anos atrás

A Micro-viúva ainda não aprendeu que a Ferrari sempre teve primeiro piloto?

Felipe
Felipe
Reply to  Micromax
4 anos atrás

Enquanto Leclerc não melhorar seu desempenho durante a corrida (constância), continuará tomando fumo do Schukrute e as viuvetes vão continuar dizendo que é culpa da estrategia da Ferrari.

Edison Jr
Edison Jr
4 anos atrás

Não me surpreenderia se Max e as Ferraris se encontrassem logo na primeira curva. Capaz dessa corrida cair no colo do albon.

rogerv
rogerv
4 anos atrás

Aprovada a letra Capitular…
Sobre a punição, deveria ter pontuação na carteirinha….. ou seja o ‘piloto’ viu a sinalização e ‘julgou’ que a tangencia estava limpa,,, agora vem a pergunta;
– e se tivesse alguém na linha final da tangencia (depois do muro), vamos imaginar um enrosco de dois carros….? O garoto estamparia de frente!
Não é fato?

Costa
Costa
4 anos atrás

O importante é que o auto intitulado vegano se torne campeâo o mais rápido possível…

Roberto
Roberto
4 anos atrás

Por que não cancelaram o tempo dele?
Ele fez pole duas vezes.
Achei exagerada a punição.
As duas tomadas de tempo do Q3 do Max foram os melhores tempos.
Flavio Gomes!!’ Explica o regulamento. Porque li e não entendi a parte a subjeriva.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Roberto
4 anos atrás

Eu penso assim: a segunda marca anulou a primeira e ele foi penalizado na segunda marca.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Roberto
4 anos atrás

Você em algum momento, pensou em Max perdendo o carro e enchendo o Bottas naquela curva?
A bandeira amarela existe para não termos mais acidentes que poderiam ser evitados.
Carro parado na beira da pista tem que ter bandeira amarela e todo mundo tem que tirar o pé.

Gervazio
Gervazio
4 anos atrás

Flávio, tem como fazer uma reportagem ou ilustração para mostrar o que é o chassi do F1? Na realidade seria mais mostrar o que fica errado a ponto da necessidade de troca, como no caso do Bostas.
Uma vez que, teoricamente, os chassis no estilo de monocoque só empenariam com grandes problemas. Obrigado!

Tag-Heuer
Tag-Heuer
4 anos atrás

O merdinha holandês já tomou na cabeça………hahahah……amanhã ele nem vai ver o LecLec.

Taca-Hora
Taca-Hora
Reply to  Tag-Heuer
4 anos atrás

Essa minha raivinha é só porque o merdinha holandês aplicou uma surra no meu amado Riccardão, quando os dois estavam na Red Mulla.

Ih! Até a figurinha ficou parecida…

Segafredo
Segafredo
Reply to  Taca-Hora
4 anos atrás

A que ponto vc chegou einh Pinto?? Não tem vergonha de ficar retrucando feito uma criança de 4 anos?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Taca-Hora
4 anos atrás

É fixação, Sennafredo? Não consegue me esquecer?

Ligue o desconfiômetro! Dá para perceber que é um adolescente que consegue manipular cor e desenho por computação gráfica.

Leandro Vieira Costa
Leandro Vieira Costa
4 anos atrás

Cortaram os chifres do touro !

Cowboy do Asfalto
Cowboy do Asfalto
4 anos atrás

Deu cavalo.

Assombração
Assombração
Reply to  Cowboy do Asfalto
4 anos atrás

Combinou, caubói! É só montar e partir para os USA.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
4 anos atrás

O peixe morre é pela boca.

Carlos Frederico
Carlos Frederico
4 anos atrás

Será que vai rolar punição?

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Carlos Frederico
4 anos atrás

Rolou. A primeira fila ficou vermelha.

Tag-Heuer
Tag-Heuer
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

Mas o LecLec vai dar mais uma aula pro SchukruteFakeJr.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

Leclerc realmente deu uma aula, mas para todos os seus concorrentes. Mostrou como se pega uma volta mais rápida.

Assombração
Assombração
Reply to  Vai Vettel!
4 anos atrás

Isso é relativo. Faz a melhor volta quem, nas voltas finais, estiver com os pneus em melhores condições.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
4 anos atrás

Gostaria que a “capitular” não fosse adotada. Acho que é uma letra feia, brega, cafona, grosseira, vulgar e espalhafatosa.

Sobre a respiração ofegante do Bottas, após o acidente: pensei que ele fosse desmaiar!

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
4 anos atrás

Mano, só de olhar essa primeira fila já dá vontade de rir. kkkkkkkkkkkkkkkk. Bestappinho e Charleleclé vão tretar de novo. kkkkkkkkkkkkkk. Os fãs do automobilismo agradecem por mais um imperdível capitulo do maior duelo da F1 em 29 anos. E com a melhor primeira fila desde o GP do Japão de 90. Por mim os dois batem. kkkkkkkkkk