MAXSTRUDEL (2)
SÃO PAULO (a chuva vem?) – O momento é de Verstappen e da Red Bull. Quanto a isso, não há dúvidas. O moço fez sua terceira pole no ano, sexta na carreira, e é franco favorito à vitória amanhã no GP da Estíria. Mesmo se chover, que é o que diz a meteorologia. Mas ela disse que ia chover hoje e não choveu. Seja como for, Max colocou 0s226 em cima de Hamilton, o segundo no grid. Entre eles poderia estar Bottas, que fez o segundo melhor tempo (0s194 atrás do holandês), mas perdeu três posições pela presepada de ontem nos boxes. Larga em quinto.
Veremos um novo duelo tête-à-tête dos dois nessa corrida? É possível, mas receio que só no início da prova. A tarefa de Verstappen será abrir rápido, antes que as três zonas de asa móvel sejam liberadas, ajudando nas ultrapassagens. Hamilton anda cabreiro. A Mercedes, também. É a primeira vez, desde 2014, que a equipe se vê numa situação de inferioridade. E dá sinais de que não conseguirá reagir a tempo. Insisto: quem sair na frente do campeonato depois da segunda prova austríaca, daqui a uma semana, será o campeão.
O que resta a Hamilton, nessa altura dos acontecimentos? Lutar e tentar alguma coisa para reverter o quadro. Aproveitar eventuais chances que se lhe ofereçam, como fez nas primeiras corridas do ano — venceu três das quatro. O problema para ele é que Verstappen não parece muito disposto a dar chance para o azar.
Max fez a pole hoje com uma volta que descreveu como “deliciosa” em 1min03s841. Foi o único a entrar na casa de 1min03s, num grid apertado, como era de se esperar pelo tamanho da pista. Mesmo assim, pode-se dizer que foi apertado para os outros, não para o rubro-taurino. Ele só não foi o mais rápido no terceiro treino livre, de manhã, quando Lewis deu sinal de vida e ficou em primeiro. Mas foi fogo de palha.
Com sol e calor nas montanhas da Estíria, pouca gente nas arquibancadas pelas restrições da pandemia e asfalto torrando a 56°C, o Q1 foi divertido, com instantes finais bem surpreendentes. Quando faltavam 6 minutos para o encerramento da primeira parte da classificação, para se ter uma ideia, Latifi era o oitavo colocado. O sonho de uma tarde de verão durou pouco para o canadense da Williams, porque na última saidinha todo mundo melhorou e ele acabou eliminado, em 16º. Atrás dele ficaram Ocon, Raikkonen, Schumacher e Mazepin. Nota zero para o francês da Alpine e para o finlandês da Alfa Romeo. Ambos decepcionaram redondamente.
No Q2, apenas Verstappen, Bottas e Hamilton fizeram seus tempos com pneus médios, para usá-los na primeira parte da corrida. Os demais, com diferenças tão pequenas no cronômetro, não quiseram arriscar e foram de macios, mesmo. A brincadeira estava apertada de verdade. Faltando 5 minutos para o fim, 0s977 separavam o primeiro do 15º colocado. Do primeiro ao décimo, 0s371. Qualquer pelinho seria fatal. E, no detalhe, foram degolados Russell (por meros 0s008), Sainz, Ricciardo, Vettel e Giovinazzi. A Williams não pode reclamar de Jorginho. Segue indo ao Q2 em todas as corridas da temporada e hoje ficou na frente de uma Ferrari, uma McLaren e uma Aston Martin.
Ricardão, tão bem ontem, fracassou. Não encontrou explicação para o péssimo 13º lugar. Disse que seu carro perdeu performance e achou tudo “muito estranho”. Seu companheiro Orlandinho Norris, em compensação, voava lá na frente com o segundo tempo, atrás apenas de Pérez.
No Q3, a Mercedes soltou Hamilton na pista logo de cara, para que ele tivesse tempo de fazer três voltas rápidas. A melhor delas foi a segunda. Na terceira, errou e pediu desculpas pelo rádio. Verstappinho virou rápido imediatamente e sua segunda melhor volta também seria suficiente para a pole.
Além de Bottas, Tsunoda, oitavo colocado, também recebeu uma punição de três posições no grid por ter atrapalhado o #77 da Mercedes numa volta rápida e caiu para 11º. Uma pena para o japonês, que vinha fazendo seu melhor fim de semana desde a estreia, no Bahrein. Mas acontece. Não foi avisado pela equipe que a Mercedes de Valtteri estava numa volta rápida e acabou ficando no caminho do finlandês.
Verstappen e Hamilton dividem a primeira fila, com Norris e Pérez logo atrás. Um ataque do mexicano a Lewis não deve ser descartado na largada, já que ele tem pneus macios, contra médios do inglês — teoricamente, seu carro deve tracionar melhor nos primeiros metros da prova. Bottas ficou em quinto após a punição, com Gasly em sexto, Leclerc em sétimo, Alonso num bom oitavo, Stroll em nono e Russell em décimo graças ao pênalti para o japonesinho.
A Red Bull vem de três vitórias seguidas, algo que não conseguia desde 2013 — quando Vettel papou nada menos do que as nove últimas etapas do campeonato para conquistar seu quarto título mundial. Desde o início da era híbrida da F-1, em 2014, a Mercedes nunca ficou mais do que três corridas sem vencer. Isso aconteceu apenas duas vezes. Em 2018, nas três primeiras provas do ano deu Ferrari/Ferrari/Red Bull (com Vettel para o time vermelho nas duas primeiras e Ricciardo para a equipe austríaca). Em 2019, depois das férias de verão, a Ferrari venceu três consecutivas com Leclerc na Bélgica e na Itália e Vettel em Singapura.
Desconfio que a equipe alemã terá de conviver com essa sequência indesejável amanhã, se a lógica prevalecer. Falaremos disso mais tarde, às 19h, no “Fórmula Gomes” lá no YouTube.
Como falaremos também do anúncio da F-1 de que em 2023 o GP da Rússia muda de endereço. Sai da aborrecida pista de Sóchi para a linda São Petersburgo, onde fica o Autodrom Igora Drive — a cerca de 50 km da cidade, é verdade, mas numa região muito mais interessante, no mínimo.
A pista, desenhada por Hermann Tilke, tem apenas 4.086 m de extensão e 15 curvas. Parece interessante, daquelas que piloto costuma dizer que tem “fluxo”, com bastantes curvas de alta e pelo menos dois bons pontos de ultrapassagem. Qualquer coisa é melhor que Sóchi, vamos combinar.
Tem um Rindt escrito no capacete do Max…..É uma homenagem ou outra coisa, alguém sabe?
Parece que o novo rei agora é o Verstappen, e o Hamilton cabe agora rezar para que os ventos do Egeu soprem para o seu lado.
O novo previsível agora parece ser Verstappen na Pole, e o Mazepin continuando em último.
Ferrari discreta com Leclerc em sétimo e péssima com Sainz em décimo segundo.
Norris o melhor coadjuvante em terceiro, enquanto Ricciardo sofre com sua McLaren em décimo terceiro.
Surpresa ver o Russell em décimo no grid com sua carroça Williams.
Sugestão de nome para a prova: GP de Leningrado.
Mercedes errou no carro, agora se Hamilton esta pagando o que fez nos ultimos 4 anos,
quando passeava na frente … é a vida …
Dois fatos a notar:
1 – em ritmo de corrida, com pneus amarelos, Lewis foi ligeiramente mais rápido do que Max
2 – a ultima volta de Hamilton ono Q3 ficou bastante prejudicada de inicio, porque ele esperou demais para acelerar, e entrou lento na reta, perdendo mais de 2 décimos já no primeiro trecho (curto) cronometrado.
Pela foto, gostei dessa pista de são Petesburgo.
Antonio
Boa Noite FG, sim eu leio o seu blog , desde o dia que vc o iniciou , acompanho vc desde os tempos da Folha / JP , adoro seus comentários e adoro xingar vc quando não gosto deles 😊.
O que mais curto é quando vc posta e fala sobre seus carros antigos .
Falta muito para o SAAB ?
Posto os filmes sobre seus carros em todos os grupos de carros antigos aqui da região de Sorocaba .
Estamos no mesmo grupo dos SAABs, nos conhecemos pessoalmente já e tenho vc como um amigo , que respeito e admiro .
Ah , os livros !?
Só não os comprei ainda porque a grana está curta .
Se tudo correr bem , compro o Boto do Reno no dia 8/7.
Abraço , tudo de bom para vc , sua família e a turminha do galpão …
Desculpe se coloquei aqui , mas não me ocorreu um local melhor …:
Flavio só para constar, o desenho da nova pista da Rússia, tem alterações em relação a esse do blog. No próprio Grande Premio tem uma foto da mesma.
Adoro a Austria,tanto a corrida como toda região de Graz,as pessoas amam a F1,o público é diversificado, é legal o clima da corrida ,principalmente nos setores populares, com banda de rock antes da corrida,mas um adendo “nas montanhas do Tirol”,essa região não pertence ao Tirol…abraço
Dá um desânimo quando você lê “a pista foi desenhada por Hermann Tilke”.
Mais um tilkodromo? Tomara que nesse ele tenha acertado a mão porque geralmente as pistas projetadas pelo Tilke são um porre.
Tabu de 15 anos para a Red Bull.