FOTO DO DIA
Hoje faz 30 anos do primeiro dos sete títulos de Michael Schumacher, nos lembra o Bruno Wenson. É o maior piloto que vi até hoje.

Hoje faz 30 anos do primeiro dos sete títulos de Michael Schumacher, nos lembra o Bruno Wenson. É o maior piloto que vi até hoje.

O maior piloto que viu ate hoje que perdeu campeonato para… Hill…
😀😀😀😀😀
O alemão quebrou todos os grandes recordes (e alguns recordes menores). Dentre os grandes recordes, dois eram considerados imbatíveis pelos especialistas no assunto: os 5 títulos de Fangio e as 65 poles de Senna.
Nunca diga nunca!
Vencer um campeonato no meio do período de “zica da Ferrari ” que se estendeu dos anos 80 e 90 e ainda torná-la dominante, é um argumento forte pra desempatar qualquer embate a respeito do assunto sobre o melhor piloto.
Acho que a façanha era comparável a vencer as 500 milhas de Indianápolis a bordo de um Chevette.
Um gênio, sem sombra de dúvidas! O maior que já vi pilotar!
Esse bruno deve ter nascido em95…rsss
Não, colega. Nasci em 1973. Comecei a assistir F1 em Março de 1994. Acompanhei toda a carreira deste grande piloto.
Compartilho da opinião, para mim o Schumi é o maior da F1 na história, ou foi o mais completo dentro dos meus critérios. O engraçado, ao menos para mim, é que por algum tempo eu tinha ranço dele, demorou até eu formar essa opinião, assim como demorou para me tornar fã do Hamilton e reconhecer q o Max é um fora de série e esta na minha lista dos 5 maiores. Enfim essas listas dos maiores de todos os tempos sempre são controvérsias, pois cada um mede com a sua régua, nem o Pelé, q deveria mas não é uma unanimidade no futebol. Acho bom e divertida essa controvérsia, até pq toda unanimidade é burra. O que as vezes aborrece é a idolatria cega que não respeita o contraditório. Sei lá acho q todos começamos como uma folha em branco e moldada ao longo do tempo e não deveríamos colocar um ponto final na primeira página, ou seja, sempre devemos estar receptivos para novas ideias, sem q gostar de um não necessariamente deve ser o não reconhecimento do outro.
Saudades desse alemão 😔
Talvez o maior mesmo, com Senna sendo provavelmente o mais rápido de sempre na F-1 (batendo de frente com Jim Clark); mas o alemão tinha muito repertório, espírito de liderança e era um agregador; direcionava pelo exemplo em espírito e objetivo. Não acho que Hamilton esteja ao nível dele, dos pluri-campeões, Michael é o melhor.
Senna, o mais rápido? Senna tem 19 Voltas Mais Rápidas na carreira e figura em 16º lugar nessa marca.
Volta mais rápida é diferente de classificação (onde é possível avaliar a velocidade pura e desenfreada), ainda mais naqueles tempos…uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Na marca em questão, Senna está melhor classificado: 3º lugar, perde apenas para os heptacampeões.
Exemplo ?? O apelido dick vigarista nao foi brasileiro q deu nao….isso eh fama de fora!!! Olha o exemplo que ele dava!!!!
Seria vigarice ele não conseguir o título de 94, depois de tanto o prejudicarem por causa de algumas regras excessivamente draconianas. Mas claro, em outras ocasiões ele demonstrou que não estava aí para brincadeira, sua moral era tão “flexível” quanto a de Senna e outros grandes campeões.
O exemplo maior de vigarice na F-1 foi dado por Alonso e Cia. da Renault.
O Singapuragate foi mais do que uma vigarice. Foi uma tramoia arquitetada por uma quadrilha envolvendo chefe de equipe, engenheiro e pilotos. E a corda arrebentou, como sempre, no ponto mais fraco.
Baita piloto, nasceu para correr e vencer. Campeonato de 1994 mais do que merecido, a grande tragédia – além da puramente humana – é que não vimos um embate entre ele e Ayrton em 94, 95, 96…seria talvez a batalha mais interessante de toda a F-1 até o momento de agora, no conjunto (pois 2021 foi insuperável como ano, isolado rsrs).
Colega eu concordo com vc, se o destino tivesse permitido o duelo eu creio q seria épico, com alternâncias de um superar o outro e por um período maior de anos do embate q vimos em 2021. Apenas chuto q no final o Schumi teria uma vantagem nesse embate, pois considero ele mais completo que o Senna, mas é apenas uma opinião pessoal e isso é irrelevante, o bacana é q seria muito divertido.
Schumacher, nesse embate, teria a idade a seu favor.
Isso! Li depois que comentei. Sem demérito pro Alemão por isso, claro.
Nunca saberemos o desfecho, mas a ordem natural das coisas seria o Schumacher se sobressaindo nos anos seguintes aos abordados; os carros mudavam e ele tinha 9 anos de “vantagem” para Senna…seus números, no entanto, não seriam tão grandiosos.
Ele teria vantagem sim, mas por um motivo mais mundano. Senna estava envelhecendo. Isso é fatal pra qualquer deus.
Poisé pessoal, Flavio, demais amigos, dizer quem é o maior, o melhor o mais completo o mais autentico etc é difícil temos que deixar de lado paixão vaidade e sibjetividade e também é assim pra escolher os medianos e os de pouca importância. Mas queria comentar sobre o rumo que a F1 tomou após validar o resultado de uma corrida que foi manipulado o resultado e o autor desse “crime”(? Não sei como qualificar) confessou mundialmente que o fez a mando de quem etc e a FIA não tomou as necessárias providências e com isso Felipe Massa do Brasil! não recebeu o merecido e justo titulo de 2008… Depois disso também Rosberg e Vettel saíram da competição F1 indignados e revoltados com coisas que rolam lá dentro, agora Verstappen está fulo da vida com muitos fatos de coisas indevidas e até desonestas no circo da F1, Max é persistente e tem potencial de fazer os maiores feitos na historia da F1, sem mercedes com FIA atrapalhando etc, aguardemos, por enquanto ficamos com o semblante vencedor de Michael Schumacher muito bem captado nessa foto, obrigado FG pelo post, a turma da F1 aqui no Brasil gostou muito
Max sempre sera grato a mutreta de Masi. Sem ele, nunca seria campeo na F1
Isso é apenas a tua opniao companheiro, o hamiltinho é apenas o garoto propaganda de mercedes…
O Hamilton ganhou todos seus títulos de forma limpa, sem ajuda … e ahhh é o primeiro e único negro da fórmula 1
Sera que o hamiltinho é tao negro assim comos nós brasileiros idealizamos… de forma ‘limpa’ ? e ,2008 roubado de Nosso Compatriota Felipe Massa (tem processo sobre isso amogo?) e a mercedes querendo o inedito e politicente correto garoto propagangafa acho.no.hamiltonho um prato cheio e literalmente apostou tudo nele, o melhor do equipamento e estrategia deixandoRosberg indignado, apio FIA escancarado e arranjaram um Bottas fiel escudeiro e ainda o marketing do dobra joelho diante das cameras constrangendo outros pilotos (Pra quem e porque ele se ajoelhou?, e porque nao se ajoelhaais) e flerte com minorias a qual nao pertence…. me admiro mercedes coadunar com isso, Totó devia estar perdidinho….agora querem tentar via FIA um titulo de campeao veterano na Ferrary…. tem pouquissimas chamces de dar cert esse plano mirabolante FIA&LIBERTy. Vamos VER no que vai dar..
Todos temos as nossas preferências de pilotos e claro que vc tem todo o direito de não gostar do Hamilton, mas a sua crítica é um tanto confusa misturando coisas q nao se conectam e flertando com conspirações sem fundamento… O Hamilton não tem culpa de 2008, na verdade foi vítima assim como todos os outros pilotos e equipes, com exceção óbvia da Renault. A Mercedes procurou o Hamilton pq ele já tinha demonstrado q era bom, se tem alguém com direito de reclamar da FIA é justamente ele, mas nem acho q foi perseguição, é q o Masi era ruim mesmo. Qual o problema dele se manifestar em apoio para algo q é caro para ele? Lembrando q ele não foi o primeiro e nem o último a fazer isso. Anormal e exceção são as equipes contratarem dois fora de série para dividir o mesmo box… elas gostam mesmo é de um campeão e seu fiel escudeiro. O que é ser tão negro assim como idealizamos? Não basta ser preto? Ele foi o primeiro preto na F1 e além disso a família era pobre, isso não é fazer parte de uma minoria em um esporte q é reconhecidamente de brancos e de elite? Só acho que as defesas as minorias deveria ser feita por todos, independentemente de fazer parte dela ou não.
O Hamilton se declara como? Te peço porque nunca vi nada direto dele, entende
…
Massa foi roubado. Roubado pela incompetência da Ferrari. Não tenha memória seletiva. Sir Hamilton nada tem com isso. Dito isso lembro de estar comemorando aquele título brasileño por alguns segundos…puta merda. É a vida.
2008 só levou porque contou com pontos de uma corrida que foi confessadamente manipulada o resultado e isso todo mundo sabe, e a metcedes usou ele como politicamente correto , donra joelhos, etc…
Hamiltom se declara como? Eu nunca vi ele de bermudas ou camiseta regada ou de roupa de banho de piscina…. e vocē viu ?
Um escândalo. Só superado pelo Singapuragate do trio Briatore-Nelson pai-Nelson filho. Todos homens de bem, de famiglia…
Nunca?
O que aconteceu em 2008 de fato é uma vergonha e prejudicou o Massa, porém não acho que ele seria campeão. Se cancelasse a pontuação da corrida ainda assim o Hamilton seria campeão e fazendo um exercício mais difícil de q se não houvesse falcatrua dessa corrida, a dinâmica das outras seria diferente. O Massa é um bom piloto, a Ferrari tinha um bom carro, mas a Mclaren tbem era forte e o Hamilton é melhor do q o Massa.
Seria uma injustiça se cancelassem a corrida. Puniria os concorrentes que não sabiam da mutreta. O certo a ser feito seria desclassificar Alonso e a Renault da prova.
Até acho q em 2021 as decisões erradas do Masi, mesmo de forma involuntária tiveram mais peso na definicao do campeonato, pois era o final da última corrida do ano e ainda assim tbem não dá para cravar… imagina uma bandeira vermelha com relargada parada… ia voar peças para todo lado…
não foram de forma involuntária…
Como sabe? Conversou com o Masi?
Shumy foi a continuidade do que fez Prost em Senna, Suzuka 1989; no ano seguinte Senna fez em Prost. Depois o alemão repetiu por duas vezes o que aprendeu. Nestas 4 manobras desleais e anti eticas, talvez Senna tenha menor culpa, por se tratar de uma vingança. Mas de todas foi a mais ignorante, podia ter matado o frances, nossa mae!!!!! Mas se foi uma vingança legitima, por outro lado o afasta da dinvidade que por vezes, o propio gostava de se vangloriar.
Mas voltado a razão do post, a manobra do primeiro titulo do alemão foi vergonhosa, e o novato Hill nada pode fazer, não tinha tempo de F1 suficiente pra tal malandragem, e pelo lado do alemão, a federação tinha suspenso o piloto por varios GPs!!!! Isso o fez se vingar? ou destabilizou ,desespero, ou era culpado????
No embate Senna X Prost a culpa maior ou menos esportiva está na manobra da vingança, pois aí nem se trata de disputa. Obviamente pensando na ética do esporte todas essas manobras são “feias” e não merecem a nossa aprovação, porém acho besteira desqualificar um piloto por uma má decisão… pelas dinâmica do esporte o automobilismo deixa isso mais explícito, porém todo esportista de auto desempenho toma decisões digamos desleais em algum momento.
A vingança iguala o vingador ao agressor.
Eu tenho a impressão que nesse exemplo específico Senna X Prost se os mesmos lances, porem com papéis invertidos a nossa régua de sentença seria diferente. Eu fui fã do Senna, mas nem por isso acho q ele é essa figura só de virtudes. Em um belo domingo de almoço em família eu citei o causo da foto q o FG já escreveu tantas vezes aqui e de como traumatizar uma criança negando autógrafo que o Massa foi vítima… disseram q eu era louco e mentiroso…rs
A foto é muito boa, pose de campeão mesmo, campeão nato ! Depois dele a F1 tomou rumos estranhos… Nelsinho Piquet por exemplo fez o que fez destruindo sua vida em termos de Formula Um (provavelmente a-mando de Briatore, este sim já se ve nos gps eu acho enquanto Nelsinho acho que não) e o “engraçado” é que Nelsinho confessou o crime, disse que o acidente foi intensional provocado deliberadamente com o fim específico de dar a vitória ao F.Alonso (outro que continua aí no circo da F1) e o Nelsimho pagou um preço que foi seu (eu acho, não tenho todas as informações, não sou profissional do ramo) banimento da F1, e a corrida tornou-se uma corrida com o resultado MANIPULADO COMFESSO ! e não foi anulado, caso único esse no esporte, muitas partidas de futebol no Brasil já foram anuladas por muito menos (então a FIA perde pra CBF e perde feio!) e assim injustamente o nosso Felipe Massa não foi o campeão de 2008 e essa tal mcLaren e MBenz fazem parte dessa triste história. Triste e feio isso.
Focamo nos então no exemplo de M Schumacher que apesar de tudo me parece mais autentico
Nelsinho foi punido por confessar, eu acredito nisso. Que acha Flávio?
Nelsinho foi crucificado por culpa do pai, que queria ferrar com a vida do Briatore. Nelsinho fez uma delação premiada à FIA, ou seja, ele não sofreria nenhuma sanção por parte da entidade, se explicasse tudo direitinho. A “punição” veio da categoria, devido a nenhum patrocinador querer o nome da sua marca aliado a um vigarista que participou da maior tramoia na F-1.
E foi assim, que Nelsão acabou com a nascente carreira do filho na categoria máxima.
Nao sei se foi o maior que eu vi. Mas nunca vi ninguem fazer o que ele fez em Spa, 1995.
Título controverso nascido de uma temporada conturbada. Sempre me perguntei se o alemão receberia tantas punições se Senna tivesse sobrevivido e se tornado o oponente de Schumacher.
Passados tantos anos, analisando todos os aspectos que podem definir um piloto, coloco Schumacher, à frente de todos os outros que vi correr. Alguns décimos, fazendo uma comparação com qualificação. Mas considerando apenas o show na pista, acho que ficaria apenas alguns milésimos à frente de Senna.
Enquanto isso, há 30 anos, em uma realidade paralela bem próxima à gente…. https://youtu.be/HioIG2Aebvs
Tenho visto varias season review de F1. Muito legal ver agora, com a devida distancia, os resumos dos campeonatos do final dos anos 90 e inicio dos anos 2000. Da uma saudade também.
Fica a dica, F1 Season Review 1994
O Herdeiro de Fangio.
A antipatia que eu tinha pelo Schumacher por provocar batidas (como se outro pilotos não fizessem isso) me fez virar uma chave. Via as corridas e em um dado momento achei que era melhor apenas apreciar quem é bom. Passei a gostar de ver Alonso, Hamilton, Vettel (nos melhores momentos) e agora Verstappen. E outros também. Os bons simplesmente vencerão. Com uns simpatizamos mais e com outros menos. Faz parte.
Isso faz muito bem para nós, amigo.
É preciso virar essa “chave” de torcida – que achamos que temos de ter um lado em tudo – para apreciar de verdade um esporte, um atleta, uma equipe, etc.
Sempre é muito legal apreciar grandes atletas, times históricos, a própria história do esporte sendo feita, enfim.
Schumi é tipo o malvado favorito. O “vcs vão ter que me engolir” do Zagallo. Vc pode não gostar dele mas impossível não admitir que era gênio e racer como poucos.
Max tem o mesmo estilo. Talvez com uma pitada a mais de técnica.
Nenhum piloto foi capaz de ser a absoluta definição de excelência na fórmula 1 em uma geração com o Schumacher foi para a chamada “Era do reabastecimento”. Os seus adversário iam e vinham, mas ele sempre esteve lá, em todos os anos entre 94 e 2006. Jamais viveu períodos longos de vacas magras como foi o caso do Hamilton entre 2009 e 2013 e hj em dia, ou mesmo o Alonso a partir de 2014. No caso de gerações como a do Senna, Prost e etc, os holofotes eram sempre divididos entre um grupo de pilotos, sem existir um expoente que se destacasse tanto dos demais.
Schumacher ainda detém o recorde de Voltas mais Rápidas: 77.
Pra mim, o maior é o Hamilton. Mas eleger o Schumacher é totalmente aceitável.
E o Max deve entrar na discussão em breve…
Gosto muito do Hamilton.
Mas ele se aproveitou de uma hegemonia jamais vista, entre 2014 e 2020 a Mercedes foi simplesmente imbatível. Claro que ele não tem culpa e nadou de braçada…
Sim, mas todo multicampeão se aproveitou de algo assim… Schumacher na Ferrari, Seb e Max na Red Bull… Não tem jeito, os melhores acabam indo parar nos melhores carros…
Eu concordo, toda equipe quer um possivel campeão e todo campeão quer o melhor carro… eu acho que a diferença do Schumacher para os outros é que a contribuição dele no desenvolvimento do carro foi maior que os outros que tbem tem méritos, porém já chegaram em um momento que o projeto estava mais avançado. Muito se fala sobre a hegemonia ferrarista, porém até conquista-la ele penou por alguns bons anos.
Max tem tudo pra entrar! Veremos!
Revendo aquela corrida várias e várias vezes, não sei se foi inocência do Hill ter mergulhado por dentro naquele trecho (poderia ter esperado para passar SCH mais à frente, já que o alemão voltou todo torto para pista) ou se Schumacher foi safado e “meteu o louco” para ganhar na marra, ao modo Prost e Senna anos antes (vai saber se teria outra chance de ganhar um título, deve ter pensado o jovem Schumi). Cada vez, acho uma coisa diferente.
Ao fim, acho que foi uma mistura das duas coisas.
Mas como raios vc tem dúvidas? Eu sinceramente não gosto nada dessas coisas isso é forte em mim a ponto de enviesar o raciocínio, mas tem fã declarado dele que enxerga claramente o que ocorreu!
Dick vigarista…. sim
Gênio….. também
Não gosto desse negócio de GOAT, pois cada época tem os seus melhores, mas sem duvida Schumacher é um dos melhores (é maiores) da F1
Boa tarde Gomes e amigos, Michael Schumacher foi é e será por muito tempo um “mito” ( no bom sentido não se confundam) embora ele que é SIMPLES DE CORAÇÃO nunca se considerou um mito ele prefiria ficar longe da tietagem midia holofotes etc… ele prefiria ficar com a família. Schumacher (o “sapateiro” em germânico eu acho) sabia sentar a bota no acelerador e impetuoso que é desmoronou muitas homogenias da F1 na época dele principalmente aquela velharia inglesa/britanica… fez da Scuderia Ferrari uma gigante pois na epoca Ferrari era só uma referencia ao passado e certamente encerraria a participação na F1 se não houvesse o levante que ele Michael fez, realmente muitas lembranças excelentes de Schumacher, obrigado Flavio teu post nos ajuda muito a recordar os bons e velhos tempos. O apelido “Urso de Berlim” recebi no tempo de faculdade pq eu dormia muito acho que nem vou mais usar, talvez use o “Tigre”.
Além das façanhas em pista vc mencionou algo que considero muito importante “simples de coração”. Eu tenho a impressão de que as pessoas q se levam “menos a sério” do que aquelas q se “acham muito” geralmente vão mais longe em suas conquistas… eu nem tenho condições de esplanar o pq disso, apenas é uma constatação de exemplos ilustres e anonimos que conheço. Muito do ranço q o brasileiro tem com o Schumi deve-se ao sentimento Pacheco das transmissões e não tem interesse em se aprofundar nos relatos de como o cara leva a vida. O FG ja relatou ótimas histórias q da uma noção de como ele era…
De todos os campeões ou multicampeões…o que mais me emociona é Hamilton. Schumacher… não tinha corrida terminada ou perdida pra ele. Acho que Verstappen se assemelha mais a ele. Mas sempre disse que sou estranho…entre a técnica fria….calculista…fenomenal desses dois…prefiro alguém, aparentemente, mais humano, até nos erros, como Hamilton. Assim como preferia Paula a Hortência. Magic Johnson a Michael Jordan. André Agassi a Pete Sampras. Piquet a Senna. Rivelino a qualquer um…menos Pelé.
E até o Pelé q é o mais fácil elegível melhor de todos os tempos não é unanimidade.
Duas estórias que ouvi que demonstram a habilidade e a dedicação dele são a do garimpo de pneus de kart no lixo do kartódromo que seu pai era zelador para vencer justamente quem os havia descartado e a do apartamento que habitava no autódromo de Fiorano para maximizar o tempo de treino.
Além dessas q vc mencionou eu destaco a da fila para se servir de um churrasco… e tem a dos cigarros e brejas compartilhadas com os mecânicos e a do Massa falando e catequizando sobre a relação traumática de fã/ídolo com um Ayrton… O cara era bom e aparentemente era gente gente boa.
Também era o maior que eu Já tinha visto e acompanhado. Até conhecer e acompanhar o menino Verstappen… é talento puro e natural tal qual Schumi. Cada um em sua época, gênios!
Para mim tambem o melhor. Absurdamente focado, errava pouco, rapidíssimo em várias voltas na sequencia. Vi Senna, Prost, Hamilton e agora Verstappen. Espetaculares. Mas abaixo de Shumacher
Schummy foi gigante ! Alemanha nao tinha nenhum campeão até surgir o Kaiser …
sinto como acabou em um acidente trivial
pra mim, ele sempre será o maior
Flavio, considerando a igualdade em títulos, na sua visão, o que coloca o Schumacher acima do Hamilton?
Curiosidade de me aprofundar na sua opinião mesmo, não tenho pretensão de discordar.
Vida longa e próspera a você e ao blog!
Ganhar títulos em equipe pequena, tirar a Ferrari da fila… Várias coisas.
Pode-se dizer que contribuiu também para alguém se tornar hepta. A Mercedes-Benz assumiu um espólio que foi campeão no ano anterior, mas Schumacher passou um bom tempo desenvolvendo a flecha prateada também.
Pois é Marcio.. a pachecada, por razões juvenis, prefere deletar a participação de apuro técnico (leia-se, saber desenvolver o motor em perfeita sintonia com os engenheiros) que o alemão fez para que a Mercedes pudesse evoluir daquela Brawn para o carro com 100% de acertos nos anos seguintes (que caiu de presente no colo do Hamilton)….
Fonte: minha cabeça… foi patética a volta do schumacher à mercedes … não desenvolveu coisa alguma, 2014 foi um regulamento totalmente novo … vcs querem reescrever a história
Óia. Me parece que teve o dedo dele também. Ou a bunda heptacampeã abençoou a coisa toda, hahaha.
Flavio eu concordo contigo .
Sim Flavio, uma resposta tua muito ponderada e de quem conhece F1 e sabe deixar as paixoes e vaidades de lado ao analisar.
E desde quando a Benetton era equipe pequena em 1994, FG?
Desde que nasceu. Quantos títulos e/ou vitórias tinha antes da chegada do Schumacher?
Desde 1988 a Benetton estava entre as quatro maiores equipes, com pódios constantes e algumas vitórias. Ela não era mais uma equipe pequena desde quando foi comprada e deixou de se chamar Toleman para 1986. Isso não tira o mérito do Schumacher de forma alguma, mas é fato.
Tinha quantos títulos antes do Schumacher chegar?
FG, pela sua linha de argumentação, qualquer equipe que não McLaren/Ferrari/Williams era pequena. Em 1993 ainda tínhamos Brabham, Lotus e Tyrrel no grid. Eram grandes então? Não eram mais, haviam sido. Assim como a Benetton ainda não havia ganho títulos mas já não era uma equipe pequena desde que deixou de ser Toleman. Não tinha orçamento de equipe pequena, tinha status de works team da Ford, tinha patrocínio de equipe grande, tinha o Piquet, John Barnard, etc,
Pois é … time pequeno era a mclaren em 93 com motor ford portuguesa …
Estou falando de F1 e não do Senna.
Os argumentos a favor de Schumacher, em minha opinião, são um tanto intangíveis quando comparados a Hamilton.
Primeiramente, a afirmação de que Schumacher ganhou títulos em uma equipe “pequena” não se sustenta. A Benetton, na verdade, não era uma equipe pequena; ela tinha um dos três maiores orçamentos do grid e já havia conquistado corridas com pilotos como Nelson Piquet e Gerhard Berger. Isso demonstra que a equipe possuía potencial competitivo antes da chegada de Schumacher. E era a equipe de uma grande montadora, a Ford.
Quanto ao sucesso com a Ferrari, é importante destacar que a equipe não contratou apenas Schumacher, mas também montou um entorno técnico altamente competente do qual ele fazia parte. O domínio da Ferrari não se deve apenas a Schumacher, mas também ao trabalho de figuras como Ross Brawn e Rory Byrne. Vale lembrar que essa equipe, com o maior orçamento da categoria, levou cinco anos para alcançar os resultados desejados. Schumacher se beneficiou de um ambiente de trabalho que, muitas vezes, lhe dava uma vantagem em relação aos seus concorrentes.
Além disso, Schumacher desfrutou de privilégios internos que Hamilton nunca teve, como:
– Companheiros de equipe com contratos de segundo piloto, o que garantiu a Schumacher uma posição privilegiada dentro da equipe, reduzindo a pressão interna. Não enfrentou um piloto campeão do mundo em igualdade com o mesmo carro.
– Pneus exclusivos fornecidos pela Bridgestone, que proporcionaram vantagens competitivas significativas.
Hamilton também se destacou por sua consistência e capacidade de superar adversidades. Ele possui o recorde de poles e vitórias na Fórmula 1, demonstrando não só talento, mas também uma impressionante longevidade e adaptação ao esporte. Além disso, Hamilton se tornou um ícone fora das pistas, usando sua plataforma para promover causas sociais e ambientais, o que o torna uma figura influente não apenas no automobilismo, mas na sociedade em geral. Um cara era loiro de olhos claros (provavelmente racista de alguma forma) e o outro era preto e sempre sofreu preconceito por isso (vale lembrar dos espanhóis em 2008 e holandeses em 2021).
Paulo particularmente eu nem concordava com alguns dos seus argumentos, mas até então é questão de gosto, opinião ou informação, mas aí finalizar q o cara provavelmente é racista só pelo fato de ser loiro com olhos claros… e nem é uma defesa ao Schumacher, mas a sentença está muito errada, a minha esposa é loira dos olhos claros e ela gosta de um preto, assim como a minha a minha mãe… e o dono desse espaço tbem é racista só em razao da genetica dele? Que a trajetória do Hamilton foi mais dificil q a do Schumacher antes da F1 eu não tenho dúvidas, pois vivemos numa sociedade racista, mas generalizar que todo branco é racista eu acho errado.
As vitórias de Berger e Piquet com a Benetton foram circunstanciais. Berger por causa dos pneus Pirelli e Piquet por causa de abandonos dos líderes.
Seu comentário foi bem até o último parágrafo amigo. Também sou de esquerda, ou caso você não seja, também compartilho de um anti racismo feroz. Mas convenhamos, que culpa tem Schumacher de ser loiro ou alemão. E como assim era automaticamente racista? Vamos diminuir Hamilton nos atendo a cor de sua pele? Digo, é preto que Hamilton é e só? Valha-me Deus. Isso aí só dá munição pros capetães, mito de gente burra de hoje em dia.
Ser branco …
Hamilton foi campeao 7x com o mesmo motor.
Schumacher foi com Ford, Renault, Ferrari…e ajudou o Mercedao a chegar la.
Isso.
schumacher nunca usou um motor “renault”, usou ford na benetton e adulterado, diga-se (e nos anos ferrari, tinha o badoer andando 24 horas em maranelo com os pneus bridgestone em regime de monopólio, foi tirar essa vantagem, tomou pau até do alonso … ou seja, foi campeão em dois regulamentos, como o hamilton: mclaren v8 e mercedes híbrido … nem sabe o que tá falando …
Schumacher foi campeão em 1995 de Renault. Motor adulterado, da Ford? Conta pra nós, faça a denúncia. Vamos levar à FIA junto com o processo do Massa.
Ricardo o FG economiza nas repostas do comentário, porém tem um vasto material no blog para vc aproveitar, já que é curioso e quer se informar.
Um gesto simples de um campeão que veio de uma família com poucos recursos.
Parece que foi ontem.
Piloto sensacional.
Uma pena que não tenha chegado na F1 nos anos 80, pois teríamos mais diversão ainda.
Torcendo sempre por um milagre e a recuperação dele.
A propósito, na plataforma Netflix tem um documentário bem legal dele.
M. Shumacher foi um piloto incansável, extremamente habilidoso e totalmente dedicado à vitória.
Em criança o seu espaço de recreio era a pista de kart em Kerpen, onde ele aprendeu a pilotar ainda antes de aprender a ler e escrever.
Ele fez tudo o que era preciso para vencer nas pistas, independentemente de quem, ou o quê, ficou pelo caminho.
Poderia ter conseguido somar mais vitórias, mas em 2007 foi empurrado para fora da F1 por conveniência do negócio.
Viciado em adrenalina, M. Shumacher viveu no limite do perigo a maior parte da sua vida, para numa ironia do “destino” acabar os seus dias num passeio em família.
Mais um exemplo de que a vida é maquiavélica, mesmo muito maquiavélica.
Carlos, por curiosidade – e ignorância -, poderia contar dessa situação de 2007?
Não consigo me recordar.
Achei que ele não tinha mais saco.
Vc esta certo, o camarada cansou e resolveu partir, nada mais alem disso. Cada comentario sem pe nem cabeça que postam por aqui…Schummy “empurrado pra fora da F1” foi de doer o saco pra valer !
Se a opinião dos outros lhe provoca dores no saco, recomendo que mude de saco.
Saudações.
Excelente resposta, Prezado. O coleguinha mereceu demais a invertida!
«Schumacher foi empurrado para a decisão de se retirar» é a minha opinião pessoal.
O porquê de eu ter esta opinião baseia-se em factos conhecidos, principalmente pelos media dos desportos motorizados europeus, que na época e anos seguintes mantiveram vivo o tema, principalmente em artigos de opinião.
Os anos de 2005 e 2006 foram de disputa interna entre Luca de Montezemolo, e o grupo de M. Schumacher, Jean Todt, Ross Brawn e Rory Byrne.
L. Montezemolo era um político ambicioso, que não gostava do facto de o sucesso da Scuderia não ser personalizado na sua pessoa.
Quando se apontavam os responsáveis pelo sucesso da Ferrari os nomes eram Todt, Brawn, Byrne e Schumacher, “erano degli stranieri”.
Os “stranieri” tinham sacado a Scuderia da fossa em que se encontrava desde o fim dos anos 70, e no início do século XXI conseguiram-na transformar na equipa mais dominadora da F1.
Montezemolo pretendia ser o César da Ferrari. Ele queria demonstrar que com a sua liderança “una Scuderia veramente italiana” poderia igualar os sucessos obtidos com os “stranieri”.
A agenda pessoal de Montezemolo obviamente não agradou ao trio que liderava a equipa, e que Schumacher considerava como elementos essenciais e intocáveis.
Com a perda dos títulos de 2005 e 2006, Montezemolo aproveitou para exercer pressão nos elementos de gestão da equipa, e em Schumacher, apontando-os como os responsáveis pelas derrotas.
Rory Byrne não gostou do ambiente e em 2005 começou a afastar-se da F1, para em 2006 dedicar-se ao mergulho.
Ross Brawn foi para uma licença sabática em 2007, antes de em 2008 ir para Honda F1, que haveria de comprar no ano seguinte.
Jean Todt aguentou até ao final da época de 2007, passou a consultor da Scuderia e foi à sua vida.
Schumacher sabia das intenções de saída dos elementos do seu grupo de confiança.
Ele sabia da intenção de Montezemolo contratar Kimi Raikkonen, pois desde 2005 que essa era o “segredo” mais conhecido da época.
Em 13-05-2006 a Scuderia anunciou a contratação de Raikkonen para a época 2007, o que na altura levou Filipe Massa a iniciar conversas com outras equipas.
Em 10-09-2006 Schumacher anuncia a sua retirada da F1, apesar de nessa época ter demonstrado estar apto a competir com os melhores pilotos do momento.
Foi uma luta pelo poder, as decisões de Montezemolo, e as saídas/afastamentos dos seus, empurraram Schumacher para a decisão de se retirar.
A sua opção de retirada da F1 em alguns anos provou-lhe estar errada. Em 2010 ele voltou a uma marca onde já havia brilhado, a Mercedes-Benz, que através da Mercedes GP comprara a Brawn GP, e onde o seu amigo Ross Brawn era o chefe de equipa.
Ele poderia ter continuado a competir na Ferrari durante mais algumas épocas, teria sido candidato à vitória nos campeonatos de 2007 e 2008? Nunca saberemos, a vida é feita de opções e elas são os factos que definem a História.
Carlos eu q nem discordo com o seu relato sobre brigas de ego e de poder, o ego já é grande no meu quintal q é pequeno eu imagino na Ferrari com o Montezemolo e vemos isso acontecer hj na Red Bull. Mas tbem as vezes as pessoas cansam e precisam de uma folga, por mais q seja verdadeiro q o Montezemolo quisesse desmanchar essa estrutura na Ferrari, todos eles seriam aceitos de braços abertos e com o passe ainda mais valioso em outras equipes. Qual equipe não ia querer o Schumacher?
Também não entendi por que ele parou.
Verdade
O maior o Hamilton; números são números , o melhor o Senna sem dúvida , ganhava de Prost ; piquet ; Mansel com carro inferior,qual outro piloto fez isto?
Senna perdeu de Piquet (87), Prost (88 e 89) e Mansell (92).
Prost (89, 93), certo?
Sem entrar no mérito, Flávio, mas ganhar das Williams 92 / 93 não dava, né?! Ali não daria pra ninguém, inclusive para o Schumacher – que teve um carro muito decente em 92 e 93. Foi um ano que guiou muito.
1993, dos 84 pontos da McLaren, Senna fez 73. Para mim, tanto ele quanto Schumacher guiaram muito em 93. Já em 92, Schumacher foi muito bem. Senna, não.
87 também parece que não era carro para ser campeão.
89 perdeu em condições de igualdade.
Enfim, saudade desses tempos.
Prost foi 89 e 93. Em 86 levou couro de Prost, Mansell e do joalheiro.
Perdeu do Prost em 89, correto ? E ganhou do resto desses tremendos pilotos em seus titulos.
Em 88 fez menos pontos que o Prost. Em 90 bateu no carro dele para ser campeão. Todos têm seu valor.
Senna so ganhou com o carro campeao dos construtores. Mansell tambem.
Piquet e Prost…nao.
Acho mais fácil colocar o Vettel e o Alonso no meu Top 5 do q o Prost e o Piquet – Lewis e Max estao em outro patamar. Havia ótimos pilotos no passado, assim com há hj. E tbem não concordo q o carro com câmbio manual seja mais difícil de pilotar do q os de hj em dia com a sua infinidade de botões e configurações e um monte de gente falando na sua orelha… desafios diferentes e o ótimo Lauda que o diga… Senna era otimo em volta lançada e na chuva, mas cometeu alguns erros de cálculo q não vimos e vemos o Schumacher, Hamilton e Verstappen cometer.
O maior e com aquele diferencial de “acertador de carros”… que diferencia os pilotos rápidos dos pilotos fora de série…só quem viu como ele pegou a Ferrari e o que ele fez para melhorar o carro que vai entender…
Verdade. Senna não era bom acertador de carros, mas tinha a capacidade de andar rápido com carros ruins. A boa Lotus de 1985 foi acertada pelo De Angelis e as McLarens de 88 e 89 pelo Prost. Senna ganhou do Prost em 90 no braço e por ter tirado o francês da pista em Suzuka. O carro da Ferrari era melhor.
Concordo muitíssimo.
Vejo Fórmula 1 desde a época do Emerson e tbm considero o Shumacher o melhor !
Na minha opinião, acima de tudo um trabalhador focado, dedicado e disciplinado. Uma tristeza que não possa aproveitar o fruto de uma vida de esforço.
O cara pode ter sido o melhor piloto da história, mas esse título não deveria ter sido validado. Uma das maiores vergonha dos esportes.
A disputa só foi até o final porque tiraram ele de 4 corridas.
Maior que vi, não sei. Mas dos 3 maiores que vi, com certeza.
E o mais sujo talvez
Sem querer defende-lo mas campeao no fair play dos top drivers tri pra cima, so mesmo Lauda, Emerson, Stewart e Piquet. O resto deste grupo sempre teve uma sujeirada ou outra no seu caminho, cada um à sua maneira
Emerson não é tri (poderia ter sido se não fosse viver o “sonho brasileiro”), e Piquet tem suas sujeiras na pista… (E fora também)
Piquet e Fair Play não cabem na mesma frase. Ele se gaba até de ter dado laxante pro companheiro de equipe.
O Piquet nunca jogou o carro contra ninguém, mas ele próprio gosta de se vangloriar de algumas espertezas feitas que não condiz com fair play.
Quer defender, defende, uai. Mas diga aí uma do Hamilton.
Schumacher mostrou ao mundo da F-1, que não existe recorde imbatível.
Talvez ao dos outros esportes. Galgou uma montanha (jogando uns no precipício, rsrs).
Damon Hill afobado entregou esse título
Exato Sr Gabriel, os que ficaram falando do Schumy nem se deram conta que o proprio Hill disse que se afobou e perdeu , deu de graca ao Michael um titulo de campeao mundial de F1! A humildade e sinceridade e franqueza de Damion certamente o ajudaram a conquistar o seu merecido titulo de F1 ! O Norris devia seguir o exemplo, vejam tb que Hill disse que Max Verstappen “aposentou” muita gente !
Damon Hill = Norris dos anos 90
Pelo q me lembro o Norris está mais para Alesi, promissor, rápido e sem título.
Com as regras atuais da F1, Shumi teria sido desclassificado do campeonato de 1994, pela manobra marota sobre o Hill.
E o Senna talvez perderia um titulo tambem pois foi analisado aquele acidente que ELE SENNA PROVOCOU DELIBERADAMENTE e com as cameras atuais o Airton seria desqualificado e poderia perder o campeonato. Ja o acidente que levou Prost ao Título nao mostrou dolo do Professor Alain, e ainda teve aquela palhaçada do primeiro titulo do Ayrton Senna da Silva que com o critério de ridículo e absurde de descartes favoreceu o brasileiro em detrimento ao francês que venceu mais corridas (1° lugares) e marcou mais pontos, aí a FIA acordou e retirou esse critério idiota.
Só uma observação, Prost venceu 7 corridas em 88, Senna venceu 8. Mas Prost realmente fez mais pontos.
Quanta bobagem….
Interna
Este critério existia porque naquela época ocorriam muitas quebras.
Olhe, concordo com você em relação a 1988 (embora você esteja errado sobre o número de vitórias, Airton venceu mais vezes) e a 1990, mas daí a dizer que Alain não teve dolo em 1989, ele não teve foi dó. As imagens são claras, especialmente as aéreas, Alain simplesmente deixa de fazer a primeira perna da chicane, já emparelhado com Airton. O que deve ser dito é que, mesmo que a vitória de Airton tivesse sido válida, ele não teria sido o campeão, teria ainda de vencer o GP da Austrália e torcer para que Alain chegasse no máximo em sexto lugar. E, mesmo assim, também contando com o descarte de pontos do companheiro de equipe, como em 1988. O resultado sabemos, ambos não pontuaram no último GP daquela temporada.
Perfeito.
Excelente lembrança Flavio!
Sim, Fla Gomes obrigado pela memoria… interessante que o 4xcampeão Vettel, o Seb. inspirava se no MSchumacher e do provavel proximo 4xcampeao eu ja vi o Michael Schumacher o segurando nos bracos em uma foto antiga… acho legal isso : Michael que derrotou muita gente mas tambem inspirou mais dois multicampeoes.