PATRIOTÁRIOS (3)

SÃO PAULO (e nós com isso?) – A Williams vai mudar de nome, avisa o press-release, em inglês. Pô que merda. Vai chamar como?, me pergunto. Dorilton Racing? Vowles Motorsport? Ah, já sei! Será comprada por Christian Horner e vai virar HF1 Team!

Nada disso. Hoje chamada de Atlassian Williams Racing, já que a empresa de softwares comprou os “naming rights” do time — as dez equipes da F-1 hoje comercializaram seus nomes, até a Ferrari –, vai passar a se chamar Atlassian Williams F1 Team em 2026. Oh. Sai o Racing, entra o F1 Team.

E daí?

FRANQUIA VALIOSA – Daí que a marca criada por Frank Williams há mais de meio século já tinha mudado de nome antes, como mostra a foto distribuída pelo próprio time. Era Williams Grand Prix Engineering. Passou por muitas mudanças, com associações com Canon, Honda, BMW, Martini, Rothmans e mais um monte de marcas. Portanto, continuaremos chamando a Williams de Williams e não se fala mais nisso. Mas há uma razão para a troca de Racing por F1 Team: o direito de usar a marca F1 hoje não é de qualquer um, não. As equipes são franquias. Por isso, essa associação direta no nome da empresa “agrega valor”, como se diz. Ninguém, como já mencionado, pode usar o sagrado nome da categoria em vão. Se você abrir uma oficina em Macaraú chamada Mecânica F1, provavelmente será processado. Cuidado, então. Outra coisa que a Williams mudou: o desenho do W da Williams, lembrando o original. Algum publicitário mordeu uma grana para fazer isso daí. Ou talvez tenham pedido para alguma ferramenta de IA. O time fez o anúncio dessas mudanças hoje, chamando a atenção para seu crescimento recente. Neste ano fez 111 pontos, mais do que nas últimas sete temporadas juntas. Ainda está longe daquela Williams multicampeã dos anos 80 e 90, mas já é alguma coisa. A equipe estava morrendo.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cortez
Cortez
7 meses atrás

Quero gerd el trabi, é o único que não tenho, quanto devo pagar?

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama
7 meses atrás

Borboletas, Borboletes e Borboletos do pais tropical sede da COP-30,

Se o dindim dos cripto-patrocinadores da Williams acabar, e so chamar Franco Pagamico de volta e Javier Milei bancara a boiada toda de James Vowles.

Ou nao. Manda a conta para o Trump pagar.

Enquanto isso Carlitos e Bebe Reborn seguem fazendo bonito com o feio carro da Ligier generica de motor Mercedes generico.

Make Williams Great Again (so nao convidem a Viviane Senna para a festa)