CHOCANTE

SÃO PAULO (olha…) – A Ferrari apresentou hoje o modelo Luce, o primeiro 100% elétrico da marca. Nada do que eu disser será melhor do que viajar pelos detalhes do carro no site da própria montadora, aqui. É um primor de tecnologia e design, ninguém pode questionar. Da equipe que desenhou o carro fez parte a empresa do designer responsável pela estética dos iPhone.
Custa 550 mil euros, uma bala. Tem 1.050 cv e quatro motores elétricos nas quatro rodas. Os detalhes técnicos podem ser encontrados aqui no texto do Motor1 traduzido pelo Jason Vôngoli.
Não consigo achar feio. Do ponto de vista estético, é realmente uma maravilha. Mas, claro, é Ferrari. E não tem motor. Não tem barulho.
O barulho está nas redes sociais. Muita gente odiando. Luca di Montezemolo, ex-presidente da Ferrari, apareceu desgostoso em vídeos dizendo que é o primeiro passo para a “destruição da marca”. “Espero que pelo menos tirem o cavalinho da carroceria”, falou.
Não sou nem fã nem “hater” de carros elétricos. Eles são um dos caminhos da indústria, certamente — não necessariamente o único caminho. Sua tecnologia é fabulosa. Andam pacas. Têm problemas, claro, mas imagino que os primeiros DKW também tiveram os seus. Há que se conviver com isso sem preconceitos. Teria um? Teria. Vou morrer se não tiver nunca? Não. Está tudo bem, me dou bem com o que tenho na garagem. Carros, brinco sempre, são sagrados. Sejam eles movidos a gasolina, sejam a eletricidade.
De tudo que vi, posso dizer que gostei muito do azul. Lembra muito meu Trabi.
E vocês já viram o interior da Luce ?…mais CHINES impossível!!!!
Não que seja ruim ser chinês, mas se é pra ter algo oriental compre um BYD oras !!!!!!
Também gostei. Já vi Ferraris que achei mais feias. Elétrico, e daí?
Deixou de ser Ferrari e virou um carro mundano. Pode ser uma maravilha de engenharia, mas o desenho e tao emocionante quanto o desenho de uma geladeira.
Agora tá explicito, a Ferrari é só passado…
Logo logo vem ai a ferrari a diesel, etanol….
A Ferrari acabou-se !
Se o celta da BYD já anda, imagina essa máquina elétrica aí. Os elétricos são o futuro. A Ferrari não vai ficar para trás.
Um BYD Seal com o logo do cavalinho seria muito mais Ferrari do que isso.
Ma que carroça é essa? Jesus. Sinal da cruz três vezes.
Pra que gastar m i l h i o e s …?
Pra andar de ELÉTRICO
compre um B Y D e seja feliz!
Nos anos 90, quando a Ferrari lançou a 456GT, com carroceria 2+2, foi a mesma gritaria. Hoje é um clássico.
No caso é aquele Grand Tourer 2+2 equipado com um motor V12 de 5,5 litros aspirado de 442 cv, e câmbio manual de grelha metálica de 6 marchas, com visual assinado pela Pininfarina?
Nada a ver Vinicius, são coisas bem diferentes.
Particularmente não gostei. Não é pelo fato de ser elétrico. Isso tudo bem. É pelo design mesmo que não agrada. Quem gostar, que se divirta.
Não consigo imaginar Tom Selleck dirigindo isso.
Me lembrou os protótipos de “carro do futuro” que eu via nas publicações da década de 80. Totalmente fora do perfil da Ferrari, não gostei.
Por essa e por outras, hoje é um triste dia.
O limpador de pára-brisa vertical é horroroso. Enfim, tudo nesse carro é péssimo, a cor, a fleuma. Parece um IPhone sobre rodas.
Vou correndo assinar o abaixo-assinado de Montezelamo.
Existe um motivo para a Rolex não fabricar smartwatches.
Concordo 100% com o Montezemolo, espero que tenham a dignidade de pelo menos tirar o cavalinho da carroceria desse fiat coupé gourmet. Tio Enzo deve estar se revirando no túmulo e gritando aos quatro ventos que a Ferrari vendia motores espetaculares, e a carroceria vinha de brinde. Triste e Melancólico. Sem mais.
Ter um modelo elétrico é só uma forma da marca poder atender às normas europeias de emissões e seguir vendendo seus tradicionais possantes barulhentos e caros.
E você Flávio, teria uma Schnellaster convertida para motor elétrico?
Não precisaria ser convertida. A Auto Union fez Schnellaster elétrica. Em 1955. https://autoentusiastas.com.br/2023/05/o-elektro-dkw-schnelllaster/
Tô com o Montezemolo
Parece um carrinho da série Hot Wheels.
Não sou fã do Luce.
Não o vejo como um Ferrari, pelo menos no exterior.
Sendo o design do Jony Ive, fico com a sensação de que o Luce é o automóvel que a Apple não construiu.
Mas afinal o que é o Luce?
Obviamente não é um desportivo, tem 4 portas, 4 lugares, bagageira de 600 lts, pesa mais de 2.200 kg.
Com estas características é um sedan familiar, daqueles rápidos, muito rápidos.
Mas se é um sedan familiar, com uma bateria de 122 kWh, pelo menos deveria possibilitar ir do Porto a Faro (viagem de 550 km entre cidades em Portugal) com a família, sem precisar de parar para reabastecer/recarregar.
Se o Luce é um familiar tem autonomia a menos (modo ironia ON: “mas este é um automóvel que custa mais de 550.000€“; modo ironia OFF) pois apesar da enorme bateria de 122kWh , tem uma autonomia WLTP de apenas 530 Km.
Se o Luce pretende ser um desportivo tem: 2 portas, 2 lugares, 300 lts de bagageira e pelo menos 300 kg a mais.
Resumindo, este Luce seria um espanto se fosse um automóvel da Apple, ou de uma das 100.000 marcas de automóveis da RPC.Como Ferrari, o Luce não me convence.
Mas gosto que haja quem goste do Luce.
Fiquem bem.
Eu não acredito que foi o Jony que pariu isso aí… é todo mundo tem seu dia ruim.
Não vejo problema.
As Ferraris a combustão/híbridas com desempenho extremo continuarão a ser construídas e seguirão com a tradição da marca.
Mas boniiiiita essa Luce aí, não é. Não é feia, mas também não é bonita. É “esquisita” eu diria.
Tá mais para o Azul Niagara, do Fusca 75
Acho que a Ferrari deve sim ter alguma coisa elétrica, afinal, pode ter lugar onde vão exigir isso no mundo, e ou pra ter como opção para os mais radicais amantes eletrificados que tenham uma conta com muito dinheiro parado, pra isso funciona o capitalismo tb, pro money parado voltar a roleta da vida.
Bonito, mas não teria um.
Antitese extrema
QUEM VAI ANDAR DE FERRARI PRA ECONOMIZAR GASOLINA ???
Esta demonização dos carros elétricos cheira a pena de aluguel.
Há espaço e razão de uso para tudo no mundo do automóvel e para muitos a coisa mais inútil neste universo seja um super esportivo caríssimo.
O desenho da Ferrari ficou muito elegante.
A tecnologia só anda pra frente, e poucas coisas exprimiram isto tão claro ao longo do século 20 do que o automóvel. Passamos o século 20 inteiro celebrando carros como símbolos da modernidade e do progresso tecnológico e agora queremos posar de conservadores? Não vai rolar pra nós, esta é a verdade.
Ou estaríamos desenvolvendo cavalos mais rápidos até hoje.
Saudades das corridas de bigas…
Não acho que q discussão seja sobre ferrai elétrica ou Ferrari a combustão.
Os chineses nunca tiveram a chance de competir globalmente com carros a combustão. Seja por performance, durabilidade, assistência técnica, receio / resistência de mercado, regulamentação, estética, etc.
Porém, os chineses são excelentes em veículos elétricos. Já tem vários modelos com performance e visual e tecnologia melhor ou igual a este elétrico da Ferrari. A pergunta então é: porque pagar este valor por uma Ferrari se você tem opções de outros veículos com performance e visual igual ou melhor por muito menos.
Não se trata de odiar a Ferrari por isso. Se trata de perceber porque pagar esse valor por algo que não vários outros fazem igual ou melhor por menos.
Esses tempos de 0-100, tempo em 1/4 de milha, performance geral, nos elétricos, vários modelos chegam muito próximos uns dos outros. Nos veículos a combustão, um carro superesportivo nunca vai ter tempos próximos a um hatch Back básico de fábrica (leia se Iônic 5)
Uma voz de sensatez falando sobre mais uma maravilha automobilística feita pela Ferrari… Num mar de pessoas gritando desesperadamente, dizendo que isso não é carro, que é um atentado a tradição e etc, sempre é bom lermos pessoas sensatas…
Concordo que parece um Trabant. Silencioso (o que é bem paradoxal) e fabricado na Itália. Mas, se eu tivesse um Trabant, jamais trocaria por uma “Luce”. Aliás, sugiro uns vídeos sobre corridas de estrada, do “Istituto Luce” (Mille Miglia, TT-Races e Le Mans). Deve ter na internet… E, finalmente, já prometi os seus livros para os três melhores alunos das minhas turmas. Abraços, Gomov 🫂
Pois compre!
Quando se fala em Ferrari penso logo em vermelho, designe agressivo e ronco de motor, o oposto disso aí.
Se alguém gostou, nada contra. Vai lá e seja feliz.
Mas que não agradou a maioria, não agradou.
a “pessoa” me escreve designe e não designa ninguém no período. Afirma ser “a maioria” e a gente sabe que é… porque escuta o mugido desde longe
É, quem diria Ferrari elétrica.
Gosta da estetica?
Bom para voce…
Eu gostei, não é pra ser a F80. É pra ser o carro que vai financiar o fabricação dos próximos super carros da Ferrari.
Assisti ao vídeo do top gear no YouTube (sim, ainda existe) e o repórter fez um comentário interessante. Apesar de todo o ódio aos suvs da Porsche e Lamborghini, ambos salvaram as marcas. Pois vendem, dentro do mundo deles, como água.
Então, se é pra fazer um carro elétrico, que seja completamente diferente de seus puro-sangues. E que venda como água!
Cabe na minha garagem! No site tem fotos com o tradicional vermelho, mas ficou sensacional com esse azul. Discordo do Montezemolo, essa lindeza merece demais o cavalinho…
Pelo menos tiveram o bom senso de não fazer vermelha.
Mas de fato é bonito.