F-1 é na Bandeirantes, com Galvão

SÃO PAULO (piora?) – Estou falando da TV. Everaldo Marx, fabricante de sombreiros residente em Tegucigalpa, mandou este vídeo de 1980, GP da Holanda, em Zandvoort. O nome do Brasil na F-1 era Piquet. Galvão Bueno tinha deixado a Globo e, naquele ano, a Bandeirantes transmitiu o Mundial de F-1. Ele narrava.

São quase nove minutos de imagens, com comentários, acho, de Wagner Gonzalez. Pelo menos foi uma das vozes que identifiquei. A outra é de Giu Ferreira, a quem não conheci.

Galvão narra com precisão e sobriedade. Melhor do que hoje. Carlos Eduardo, a quem adoro, não precisa aparecer mais do que o evento que transmite, comandar a torcida, dizer “vamos fazer o seguinte” o tempo todo.

Basta narrar. Isso ele faz bem pra cacete. Tem voz, entonação, sabe dosar emoções. Se sabia, ainda sabe. Não é preciso vender ilusões baratas, cair na demagogia, forçar barras. Deveria assistir a isso aqui. Um Galvão anos 80 seria muito mais útil à TV brasileira do que o Galvão de hoje.

Mas continuo adorando ele, embora já tenha algum tempo que ele não me paga jantar nenhum!

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Rozen
Rozen
17 anos atrás

Wagener Gonzalez não: o nome dele é Bigola. Grande cara. Abraços,
Rozen

Valmir Passos
Valmir Passos
17 anos atrás

Muito legal esse vídeo. Só um comentário: Em 1980, a Globo não transmitiu a temporada inteira, mas apenas algumas corridas. De fato foi a Band, com o Galvão, que transmitiu a temporada toda, ao vivo. Na Globo, o locutor oficial era Luciano do Vale. A prova de 80 no Canadá, onde Alan Jones tirou Piquet da corrida logo após a largada (após o reinício o motor da Brabham de Piquet explodiu), foi transmitida pela Globo, com narração do Luciano, aliás, muito melhor que o Galvão, na minha opinião, pelo menos naquela época. Em 1982, Luciano foi montar a equipe esportiva da Band e Galvão voltou para a Globo, assumindo a posição de principal narrador/locutor da emissora.
Abraços a todos
Valmir

Sidnei
Sidnei
17 anos atrás

Depois de tantos post bem redigidos, basta apenas ressaltar o reipeito para com o hino nacional, embora em meio a comemoração, contudo na integra.

Andre Gonçalves
Andre Gonçalves
17 anos atrás

espetaculares: piquet, a corrida, e até o galvão bueno.
será que um dia a fórmula 1 volta a ser mais ou menos como era?
em 1980 eu tinha 12 anos. aprendi a ver corrida de verdade com piquet. eu via antes, mas era pirralho, e quase nem sacava nada, só torcia pro “fitibalde”. deu saudades.

Sérgio SJC
Sérgio SJC
17 anos atrás

Acho que o problema não é o Galvão, mas a poderorosa.

Qualquer um que for prá lá tem que se enquadrar no tal padrão global.

Se não gostar, estica.

ricardo bifulco
ricardo bifulco
17 anos atrás

Oi amigos!
o que eu ia observar jah postaram brilhantemente lah no começo.
Bastou a Copersucar ir mal a Globo deixu de passar a F1.
Se nao fosse a Band, ficariamos sem assistir F1 naquele ano.
Quando o Piquet ficou em evidencia a telinha rapidinho tratou de passar a F1 de novo…
By the way, a “cachorrada” nao foi só na TV. A Estrela que fabricava o nosso saudoso autorama, sempre utilizou a imagem do Emerson Gratuitamente. Até onde um grande amigo meu me falou, o Emerson NUNCA pediu um só centavo de direitos, licencas de utilizacao de imagem, etc, e sempre segurou a barra com a Lotus e Mclaren, pois, elas queriam $$$$, claro.

O Emerson sempre foi acessivel e por muitas vezes, as fotos dos catalogos do Autorama Estrela eram feitas com ele em sua propria residencia.

Bom, a cachorrada foi a seguinte: Com a falta de resultados satisfatorios da Copersucar, a Estrela tratou rapidinho de inserir o Piquet na sua linha de autorama e o Emeson, passou para a ultima, da ultima, da ultima pagina do catalogo sem aviso nenhum.

Esta foi a “recompensa” dada ao Emerson pelo apoio pessoal que ele teve com nosso autorama e esporte.

Voces nao imaginam como eu fico contente cada vez que lembro como ele deu a volta por cima.

Bom, este episodio, ilustra bem a “consideracao ” que alguns brasileiros tem com esportistas que tantas glorias nos trouxeram.

Um abaço

Jorge Costa
Jorge Costa
17 anos atrás

De vez em quando me da saudades da formula 1, dos Nelsons Piquet, Alain Prost, Nigel, Berger e do Galvao narrando a realidade da corrida, sem o puxa saquismo de hj, entao revejo minhas velhas fitas gravadas em video cassete, e mto bom ouvir e rever essas fitas, fico contente em ver que vc tbm sente na pele aquilo q mtos e mtos fãs da formula 1 no Brasil sentem. E qtos pegas maravilhosos haviam e de arrepiar ate hj, mas infelizmente a F1 de hj ja nao nos traz mas os duelos que tanto nos convidavam a ficar de frente da tv, hj chegar a ser sonolento, as corridas da madrugada me enchem de sono. Coisa que nao acontecia nos anos, 70,80 e grande parte de 90.

bebeto
bebeto
17 anos atrás

como era bonita a Ligier do Jacques Laffite

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Galvão tava tranquilo. Uma narraçao sóbria, bem ponderada, emoção até de menos.

Agora, o Grid na largada tava muito zoado hein….existiam as marcações no chão, ou era na Bangu mesmo?

Também, com um Grid desse ( villeneuve, arnoux, Scheckter, piquet) , podia tar zoado o que fosse.

Bons tempos essa F-1.

Bons tempos do Galvão.

walter
walter
17 anos atrás

Po Flavio, você cortou meu comentário. Não tinha palavras feias nem nada de mais.
Mantenho meu ponto, se você permitir: Galvão é ruim.
Ele é tão bom e consagrado quanto o Clodovil: cria emoção até em jogo de par-ou-ímpar. Mas erra muito, sabe pouco, estuda pouco, se informa pouco sobre o tema que é a matéria prima de sua profissão.

Rodrigo Goulart
Rodrigo Goulart
17 anos atrás

NOSSA MÃO DO CÉU! Vcs viram o grid!? Aquilo sim que era grid…

Ros
Ros
17 anos atrás

Acho que o melhor da narração é não ter a maldita musiquinha no final…

E vcs notaram que em um determinado momento as 3 primeiras posições são de pilotos franceses e o 4o é um franco-canadense?

Daniel
Daniel
17 anos atrás

Malhar o Galvão virou mania nacional, assim como malhar o Barrichello. Alguns começaram com esta onda e, como o brasileiro adora repetir as bobagens que ouve, sem se dar ao trabalho de pensar no assunto (já que é naturalmente preguiçoso), a coisa se espalhou. O Galvão às vezes comete erros, alguns hilariantes, mas sua voz deixou uma marca indelével em todos os que assistem Fórmula 1, porque foi com a voz dele ao fundo que acompanhamos a grande maioria dos momentos marcantes que este esporte nos proporcionou, por vezes com lágrimas nos olhos. Não consigo dissociar sua voz das lembranças que ficaram registradas em minha mente. Lembranças em que ouço Galvão dizendo “Senna bate forte” ou “vamos tocar o tema da vitória que há sete anos não tocávamos”.

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
17 anos atrás

Pra mim, o que acabou com o Galvão foi o ego. De um cara que se coloca como “a voz do esporte brasileiro” pode se esperar o que?

Velocet
Velocet
17 anos atrás

Caraca! O FG lê a gente mesmo! Agora eu sei.

Arthur Berger
Arthur Berger
17 anos atrás

Interessante notar o porrão entre os “falecidos” Pironi e de Angelis…

Benito Santos
Benito Santos
17 anos atrás

Ele desaprendeu com o tempo.

mister mistério
mister mistério
17 anos atrás

O Galvão tem os seus defeitos de narração. Mas é muito melhor que um tal de Luciano do Valle. Esse cidadão sim, é um chato de galocha. Saudades dessa época…

Velocet
Velocet
17 anos atrás

Rodrigo, essa do Giacomelli foi aquela que ele caiu no brake test do Laffite (se não me engano), certo? O carro dele aparece quebrado no final daquela retinha.
Barrica, já vi corrida narrada por brasileiros mais bem apetrechados. Só para citar um nome: Julio de Lamare.

barrica
barrica
17 anos atrás

ja tentaram assistir a F1 com outro narrando? ( sem comentários ) ja viram a F1 pelo pessoal da sprtotv? parece um velório, e com amis erros que o GB. o que essa turma quer é meter o pau no cara, pois tem dor de cotovelo. isso sim.

Jorge
Jorge
17 anos atrás

“Basta narrar… ”

Será que precisa mesmo narrar o que todo mundo já está vendo, ou estamos falando de midias diferentes?

Na minha opinião, bastaria apenas alguns comentarios de quem entende do assunto…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Como eu dizia, o Galvão evoluiu dentro do que o Público pedia dele. Ele cumpriu o papel, e para quem entende de automobilismo está cada vez pior.
Como não somos parte grande da audiência, temos que aguentar.

As vezes o Galvão dá brilhantismo na transmissão, e ninguém elogia. Esse ano teve corridas que ele narrou muito bem.
Só lembram de criticar. Se elogiassem o bom trabalho, como o Gomes fez aqui, seria muito mais fácil para ele melhorar mdo que ficarem tirando sarro.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Gente, para a grande maioria do público, Galvão comanda, acreditam no que ele diz e pronto, é verdade.
F1 perde audiência sem ele (também, Luiz Roberto e Cleber Machado ninguém merece).
Portanto, ele evoluiu dentro do q

Zampa
Zampa
17 anos atrás

O Giu Ferreira foi piloto quase bom, publicitário competente, comentarista com vário conhecimento. Morreu vitimado por um cancer devastador mas teve classe até o fianl. Este aquí em SP, ciente do fim póximo, para despedir-s dos amigos. Se no final bebia muito, seria até compreensível né?

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
17 anos atrás

Putz! Mas faltaram momentos sensacionais dessa prova, como o Giacomelli andando em segundo com a Alfa e rodando de modo absolutamente besta. E Andretti e Reutemann numa luta fantástica pelo terceiro lugar, com toques de roda, os dois fazendo a curva do Tarzã lado a lado. Eu vibrava com a briga, torcendo (claro!) pelo Andretti, que parou na antepenúltima volta sem combustível.
Definitivamente, tempos bons aqueles. Galvão menos chato e Giu Ferreira analisando com propriedade a Fórmula 1. E não sei se tinha o Wagner Gonzalez não, acho que era só o Giu.

loft
loft
17 anos atrás

Voces viram como os carros andavam juntos. Não é como hoje, aquela pasmaceira.

Morcego
Morcego
17 anos atrás

Alguem viu esse video do Piquet sacaneando o Prost? hahaha…comédia.

http://www.youtube.com/watch?v=f_6gPTb1Q70&mode=related&search=

Morcego
Morcego
17 anos atrás

Essa Ligier Gintanes azul era lindissima. Tinha um autorama com ela…hehe.

Impressionante como o automobilismo parou no tempo né. O Galvão, 26 anos atrás falando sobre os mesmos autodromos de sempre…ate do falecido.

João LK
João LK
17 anos atrás

Uma experiência de décadas e o conhecimento técnico acumulado sobre F-1, fazem do GB, possivelmente, o mais qualificado narrador de automobilismo da TV brasileira. O problema é que de uns anos para cá (em especial desde a época do Senna) ele se tornou arrogante, insuportável. Confesso que quando ele esquece de narrar para ficar fazendo as apologias ufanistas dele, desrespeitando equipes pequenas e pilotos menos experientes, ou “babando ovo” de alguém, pego o controle da TV e tiro o som… (dá náuseas).

antigo
antigo
17 anos atrás

Infelizmente, o Giu deu de beber, e daí sua saúde foi pra cucuia. Teve aborrecimentos com sua mulher, ficou depressivo. Era um bom piloto, e um cara muito legal.

EdisPJ
EdisPJ
17 anos atrás

Cara, eu sempre fui fã do Giu Ferreira e de uma hora pra outra, já naqueles tempos ele sumiu do mapa, imagino que a esta altura já esteja no andar de cima… competência na narração, não tinha aquela babação t %!$&#de uns e outros de hj em dia.

Velocet
Velocet
17 anos atrás

Sim, o Giu faleceu faz um tempinho.

Saulo
Saulo
17 anos atrás

Foi nesta época também que a stock viveu seu primeiro apogeu sendo transmitida ao vivo pela Band com o Galvão e o Giu. Era a época de Afonso e Zeca Giaffone, Reinaldo Campelo, Alencar Jr, Fabio Sotto Mayor, Paulão Gomes, Ingo Hoffman e tantos outros. Eu adorava os comentários do Giu. Por onde ele anda? Ouvi dizer que infelizmente faleceu. Isto é verdade?

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Corridaça.
Olhem pelo lado bom, pelo menos o Galvão não grita “gol” e aquele “éééééé” terrível e interminável dele.

Velocet
Velocet
17 anos atrás

Ah! E era Giu, não Gil. José Maria para os pais dele.

Claudio Paes Leme
Claudio Paes Leme
17 anos atrás

Flávio, até onde me lembro o Galvão só deixou a Globo quando foi para a OM e sobre a F1 com a queda de audiência das transmissões com o Emerson na Copersucar, depois Fittipaldi, a Globo se desinteressou pela coisa e a Band nesse ano fez a F1 com o Galvão, que veio da Gazeta (é ele começou lá) e com o Giu Ferreira que tinha o bordão “borda a borda” quando o piloto usava a pista toda nas curvas. No ano seguinte, na renovação dos direitos da F1, a Globo ofereceu muuuuuuito mais pois já havia o Piquet e oIbope era muito bom. Daí a Band caiu fora. Aproveitaram e levaram o passe Galvão também.

Velocet
Velocet
17 anos atrás

O Giu eu conheci e ouvi muito seus comentários. Sem demérito para o Regi, o melhor que já comentou F1 no Brasil, além de engraçadíssimo.

Rafael Mello
Rafael Mello
17 anos atrás

Muito bom o video… agora, sincera e honestamente, nao vi muita diferenca do Galvao de 1980 para o Galvao de hoje em dia… O estilo da narracao continua o mesmo… de certa maneira eu gosto muito… A unica coisa que nao gosto é quando ele entra naquele ufanismo fora do normal…
Ah, vcs perceberam como as transmissoes eram muito ruins?? O bicho pegando na segunda volta e de repente corta a imagem pro Alan Jones nos boxes… Se fosse hoje… o Galvao ia ter um xilique… hehehe

Abracos e parabens pelo otimo video!!

Observador Independe
Observador Independe
17 anos atrás

Acho que o escriba dono do Blig está querendo arrumar uma boca na Globo. Já está até puxando o saco do GB…. Tem coisa aí…

Bruno
Bruno
17 anos atrás

interessante um comentário que o Galvão fez nesse vídeo, a respeito da situação do automobilismo nacional na época, falando de Interlagos (pouco depois cagaram naquele traçado maravilhoso), Rio (dispensa comentários), aqui em Cascavel (sucateado, abandonado, e esquecido) e tarumã (que não sei como anda). e vendo isso me pergunto, o que desandou? que que aconteceu? cadê aquela paixão que a juventude da época tinha para com o esporte? é uma pena mesmo. em partes culpo a CBA, em parte culpo os donos dos autodromos, mas ainda falta algo, parece que o povo perdeu aquele tesão pelas corridas. sei que teve a morte do beco, mas ainda assim, parece que ta faltando algo para eu entender o que ta dando errado.

Rick Lucas
Rick Lucas
17 anos atrás

Essas Renault eram lindas…

Juliano
Juliano
17 anos atrás

Fantástico o vídeo !!!

Um cara ae!
Um cara ae!
17 anos atrás

Grande corrida do Piquet! O Galvão falava do Emerson assim como fala do Senna hoje! Hehehe Falou até da Stock Car!!!

Um cara ae!
Um cara ae!
17 anos atrás

Que coisa, pelo menos três pilotos daquela corrida morreram anos depois: De Angelis, o que bateu nele (Pirroni, não sei a grafia está correta) e o Gilles Villeneuve. Meus Deus, mas como morria gente boa na F-1!

Carlos Bragatto
Carlos Bragatto
17 anos atrás

Dyonisio, o carro nao precisava de asa dianteira nesse circuito porque os carros dessa epoca se utilizavam do efeito solo, onde os tuneis nas laterais do carro (onde vao os radiadores) eram escavados por baixo, moldados de forma a ficarem com a forma da curvatura da asa de um aviao, porém, de cabeça para baixo. Quanto mais rapido o aviao vai, mais ele é puxado pra cima. No carro-asa, com efeito solo, quanto mais ele corria, mais ele grudava no solo, e, como isso era aplicado no carro inteiro, tornava-se desnecessario o aerofolio dianteiro em algumas pistas.

Dyonisio
Dyonisio
17 anos atrás

O carro do Piquet era aquele sem asa dianteira? Estou em duvida, quem souber mande um post.

bafo72
bafo72
17 anos atrás

nao assisti as últimas transmissoes de F-1 pela RG, mas ouvi falar que o GB tá falando menos asneiras que o habitual. É verdade? seria uma ótima notícia

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Esse é o Galvão que virou Babão.
E o coitado do filho é que sofre por isso.
“Pobre Cacá,
filho do Babão,
a voz da Rede Esgoto
de Televisão.”