Castelinhos desabando
SÃO PAULO (vou correr no parque, mas antes…) – Quem milita no automobilismo paulista não pode deixar de ler a coluna de Fábio Seixas, da “Folha”, que reproduzo abaixo. Não vou nem comentar muito. Mais claro do que isso, só se eu der uma polidinha. Vejam que linda historinha de cartel e desrespeito com esportistas. A frase de Élcio São Tiago sobre as mazelas da concorrência é lapidar. Vocês que vão tirar carteira de piloto no clube dele deveriam levar um recorte do jornal para ele autografar.
CLUBE DOS ESPERTOS
FÁBIO SEIXAS
DA REPORTAGEM LOCAL
Havia tempo não ouvia falar de um ardil – especialmente um tão malfeito – no automobilismo caseiro. Acompanhe, principalmente se mora em São Paulo. Desfalcou sua prefeitura.
A lebre foi levantada quando os clubes que organizam o Campeonato Paulista de Automobilismo anunciaram um aumento de 40% no valor da taxa de inscrição. No ano passado, cada piloto pagava R$ 550 por rodada. Em 2006, o preço foi alçado a R$ 770.
Os pilotos chiaram. Procurados, os clubes justificaram o novo valor como um “repasse do aumento praticado pela prefeitura”, que teria elevado em 85,7%, de R$ 7.000 para R$ 13 mil, o aluguel do autódromo por final de semana.
Seguiu-se um motim. Nesta semana, chegou-se a um acordo e a taxa acabará saindo por R$ 605.
Ué, mas como que alguém que alega uma elevação de 85,7% nos custos se satisfaz com 10% de aumento na venda do seu produto?
Pois é, o silêncio teria sido melhor para os clubes. Porque, fuçando, descobre-se a esperteza.
Em 2005, a tabela publicada pela Prefeitura de São Paulo para o aluguel de Interlagos fixava dois preços para eventos como o Paulista. O primeiro, para treinos na sexta e corridas no sábado e no domingo, era R$ 11.727,15. O segundo, para treinos na sexta e no sábado com provas exclusivamente no domingo, R$ 7.381,50.
No momento em que reclamam do aumento de R$ 7.000 para R$ 13 mil, os clubes estão admitindo sonegação. Porque eu acompanhei, a imprensa especializada cobriu e mais de 120 pilotos são testemunhas: em 2005, todas as 11 rodadas do campeonato realizaram provas aos sábados.
Ou seja, a cada fim de semana do Paulista, os clubes escondiam R$ 4.345,65 da prefeitura. Isso aconteceu em 9 das 11 etapas. O tamanho do buraco, cru, sem computar juros, é de R$ 39.110,85.
A prefeitura recebeu o valor correto em apenas duas etapas. O motivo das exceções? Fala Élcio de São Tiago, que comanda o Interlagos Motor Clube, o mais forte do Estado: “Nesses dois finais de semana, houve corridas de Porsche. E, quando os Porsches entraram na pista, abriu o olho, né?”.
É, abriu o olho. Tanto que a prefeitura, exatamente para barrar o golpe, instituiu neste ano o valor único de R$ 13 mil. Acabou com a festa, e, por isso, os clubes tentaram repassar a conta aos pilotos.
Atitude reprovável, mas que não surpreende. Todo ano, os pilotos precisam renovar suas carteiras de competição. O valor cobrado em São Paulo é o mais alto do país, R$ 960. Desse montante, R$ 240 seguem para a CBA e R$ 480 para a federação paulista. Os clubes ficam com outros R$ 240.
Mas, se há diferentes clubes em São Paulo, por que todos cobram o mesmo preço? Não seria mais interessante a concorrência? Fala de novo Élcio de São Tiago: “Seria bom para quem pratica o esporte, mas não para quem tem clube”.
Nada mais claro. Os clubes, em cartel, trabalham para eles. Azar dos pilotos, que deveriam estar pensando na formação de ligas.
Mas isso é para eles. Eu não piloto, só pago impostos. E gostaria de saber quando a prefeitura cobrará os “atrasados” dos clubes.
Ai Guinho. To besta com o que eu vi.
Cara, andamos lá poucas vezes eu e meu irmão e mais os amigos que fizemos lá, mas não vai dar pra ir lá não, pq esse preço é como o Massa disse, vc anda na Aldeia até tardão e ainda faz um lanche.
É triste saber disso, pq como vc, eu tb sou apaixonado por automobilismo, mesmo que seja num domingo, gosto de acelerar e pra ser sincero, a pista de lá é muito gostosa, seletiva.
Mas como já sabemos, Kart é pra quem pode e pra algusn que estavam começando a poder, mas agora, vai ser difícil aparecer por lá, a não ser para ver os amigos que lá fizemos. E a eles sou muito grato, pq quando começamos, eu e meu irmão, não sabiamos patavinas sobre kart e vc foi um deles cara e lógico, Seu irmão Ricardo o Tana e todos de lá.
A cartolagem dos clubes e a prefeitura, estão querendo enriquecer.
veja nesse blog uma matéria do Fábio Seixas
http://bligdogomes.blig.ig.com.br/
Massa,
Quanto tempo já nos conhecemos? Sempre fui um dos caras que correu atras deste objetivo. Sempre tentei passar para eles o quanto seria interessante imendar os horários do kartódromo de Interlagos tanto para os pilotos quanto para o comercio da região. Alguns diziam que como era da Prefeitura que jamais eu conseguiria este feito. Estive sim com o Elmo e TODOS os meus amigos que andam aqui neste kartódromo para tentar negociar com eles e vc viu o que eles fizeram. Simplesmente pensaram naqueles que tem mais condições e esqueceram da gente (OS DOMINGUEIROS) Quem me conhece sabe o quanto gosto de automobilismo em GERAL e com certeza já esbarrou comigo em algum certame como as 500 milhas onde sou fiscal de pista pela paixão dos carrinhos. Sou fiscal de pista da Fórmula 1 onde fico na saída dos boxes. Não é justo R$100,00 por 4 horas.
Senhores,
Venho dar uma das piores notícias. Ontem estive em contato com o Sr Marcelo que trabalha na administração do Autódromo e fiquei sabendo de uma nptícia que me desanimou e muito. Fizemos uma reunião com eles para tentar imendar os horários mesmo que o valor subisse para uns 80,00 das 08:00 às 17:00. E o que eles fizeram. Mudaram foi o preço da pista para 100,00 e não imendaram os horários. Que inflação é esta meu DEUS? De 62,00 passou para 100,00 para 4 horas de treino…. Temos que fazer algo pessoal. Estes caras estão acabando com nosso divertimento. Eles não entendem que não somos ricos e somos a grande maioria. Somos os DOMINGUEIROS como eles nos chamam. Temos que fazaer alguma coisa por favor. Anotem o telefone deles e vamos reclamar por favor. Isto não pode contiar. Se não estão acreditando entrem no site: http://www.autodromointerlagos.com e olhem em ciruitos. 50,00 da pista mais 50,00 da Ambulância.
Tel: 5666-8822 ramal: 252 Marcelo / Raquel Yumi
Galera, boa tarde.
Trabalhei boa parte de minha vida profissional envolvido com competições automobilisticas, (muito mais por paixão do que por conveniência) e posso afirmar, sem a menor sombra de duvidas, que esta polemica é antiga e,… de nossa, (organizadores, patrocinadores, pilotos, equipes, mecanicos, público etc,,,), única responsabilidade !!!
Da mesma maneira que colocamos Lula na presidência deste país, toleramos ha anos esta mafia incompetente que determinando os rumos do automobilismo tupiniquim.
Acorda moçada! Sem pilotos não tem automobilismo. Os pilotos de carros antigos deveriam investir mais em corridas de rua no interior como a de LINDÓIA.
Vejam a FASP dedica um relato sobre o cartola que mais ganha dinheiro explorando o automobilismo:
http://www.faspnet.com.br/personagem_02022006.php
Outra coisa, essa é para os economistas, contadores e advogados: Se os clubes prestam serviços aos pilotos que pagam suas inscrições, será que eles emitem nota fiscal? e o recolhimento de ISS? Todos os pilotos deveriam no ato da inscrição solicitar sua nota, isto também vale para novas carterinhas e renovação. Que tal uma auditoria do Ministério Público sobre os lucros dos clubes em SP?
gente, já dei meu relato e me enojo, com tudo isso, mas FPA, é federação paranaense de automobilismo, FASP sim é federação de automobilismo de são paulo. só para não haver enganos…
Esta “mamata” já vem de longe…
Eu não dou mais $$$ para estes clubes.
A coisa aqui só vai mudar SE NINGUÉM MAIS PAGAR !!!
Afinal, Confederação, Federação e Clubes só exitem em função dos pilotos.
($480 para a FPA ? É brincadeira…).
Enquanto isto não acontecer, como sou pobrinho, só posso continuar a correr nos USA !
Além da incrição, tudo é mais barato: pneus, peças, combustível…e os carros !
(test day – US$50, no máximo)
Viva o braZil !!!!
Tô contigo e não abro , Punk Rock !!!!!!
O xarope lá embaixo errou em tudo: A Folha é uma bost4 de jornal, o Cajuru é uma bich4 histérica e o Seixas um grande repórter.
Ah, e o Ricardinho é o perfeito b4b4ca !!!
Podem esquecer, o campeonato pode até ser mais um pouco equilibrado que o do ano passado, mas o Alonso será bí, assim como a Renault.
Flávio, como tanta gente boa, como somos a maioria dos pilotos, geralmente com boa formação, até mesmo academica como vc e tantos outros, pode ser ludibriada, a luz do dia, e mater-se por tanto tempo calada? São desmandos como este, no núcleo da nação (SP), que permitem ao chefe supremo dizer que nada sabe, que nada viu! Que país é esse? Quem somos nós? Basta da lei de Gerson! Parabéns aos representantes das categorias que, unidos, começam a mudar a história do automobiismo regional. Que valha como exemplo´para todos. Valeu pelo espaço!
Gomes,
A algum tempo o Piquet formou uma liga de pilotos em Brasília. Será que não está na hora dos prejudicados de São Paulo fundarem a “L.P.P.C.”(Liga Paulista de Pilotos de Competição), para se protegerem dessas artimanhas que acontecem neste nosso Brasil?
VOu usar um ditado velho nessa fofoca de inscricoes: “tem MUITA mao na massa”.
A burocracia esta com tantos niveis que perdeu-se controle.
Em quem controla os clubes de auto? A FPA?
Se isto for verdade (pergunto pois hoje moro nos EUA e a ultima vez que renovei minha carteira com a FPA foi em 1974 quando corria de D-1 em Interlagos…) entao eis minha sugestao: TODAS as incricoes de clube devem ir para a FPA. A FPA controla as matriculas e os clubes. A FPA lida com a prefeitura, etc..
As porcoes da matricula que pertencem aos clubes sao enviados pela FPA.
Aqui nos EUA – por exemplo – eu pertenco ao CLube de Alfa Romeo. Eu pago minha inscricao ao clube e a regiao onde eu moro recebe o dele, mas quem controla é o organismo chefe que controla as regras do automobilismo.
Mesma coise deveria fazer com as outras Federacoes de Automobilismo, incluido a do Rio. Inscricoes tambem deveriam incluir uma pequena porçao para açoes legais como para defender açoes contra autodromo, etc. (ex: jogos PanAm e uso/destruiçao do Autodromo).
FG, blz
Aí vai a 1ª foto daquela B&st@ da Super Aguri F1:
http://img333.imageshack.us/img333/170/20060202aguri1lu.jpg
Aiai, não entendo porque todo mundo fica tão impressionado… É uma coisa tão comum no Brasil…
heheheh gostei desse m16 (que eh nome de um fuzil colt)
tem as cores da viatura de policia aqui do estado de sp, soh faltou um pouco mais de branco… =P
pode usar ateh a musika pra alavancar torcedores brasileiros…
Veraneio Vascaina…
…
Cuidado, pessoal, lá vem vindo a veraneio
Toda pintada de preto, branco, cinza e vermelho
…
Mas, se há diferentes clubes em São Paulo, por que todos cobram o mesmo preço? Não seria mais interessante a concorrência? Fala de novo Élcio de São Tiago: “Seria bom para quem pratica o esporte, mas não para quem tem clube”.
Esta foi a explicação como todos leram, só que na teoria clubes não tem dono, isto mostra como é gerido o esporte a motor, e mais, estes clubes são sem fins lucrativos. Vaejam os bens deste senhor e comparem com os salários recebidos e vejam se é compatível. Quanto q matéria, isso não é nem 10% do problema….
É… neguinho é maldito mesmo… bandidagem tá em tudo quanto é lugar mesmo… mas fazer o quê… brasil é um país que se orgulha da canalhice e de ser um país de malandros espertos…
po.. a ferrari deveria desistir de insistir com esses carros novos.. (248 F1) , e trabalhas mais na F 2004, o carro anda muito, mais uma vez hj ficou na frente da ferrari nova.. putzz..
vivemos em um país cheio de cartéis. Aqui em Sorocaba, é só vc olhar para os preços dos combustíveis (são praticamente iguais em todos os postos) que vc já terá consciência disso !!!!
Estes caras sao Fodas
O esquema e ter uma pistinha na fazenda igual o Cidao da Capuava Racing e ficar andando de clk DTM e mercedes GTR. e convidar ums amigos com o Flavio Gomes
esse é o país onde vivemos.
Fica uma saída, caso algum piloto queira achar uma alternativa, por que não levantar o preço da inscrição, viagem e duas diárias em Curitiba, bem, vão dizer que levar o carro sai caro, mas lembresse, o carro vai para lá somente uma vez, depois basta contratar uma oficina especializada em competições e pronto, está resolvido este problema, mesmo assim o custo pode ser mais alto, mas imaginem o investimento, se você já é piloto a algum tempo, não acha que foi explorado o bastante? Agora imaginem a maioria dos pilotos fazendo provas em Curitiba, será que em 1 ano os clubes de São Paulo não serão prejudicados?
resta saber, depois de tudo que o fábio relatou na matéria, o seguinte:
quem vai pagar a conta da pizza?marcos valério?
abs
Isso é uma máfia….sem tem um querendo ser mais experto que o outro…….
Mestre Kajuru??!!! Ai, ai, ai… Realmente, este país é uma benção!!! Estou aguardando ansiosamente o autódromo de BHZ para ver no que vai dar. Será pensado em moldes tão parasitários como este exposto pelo Seixas? Espero que não, pois só assim poderemos ver que há alternativas para verdades absolutas pouco questionadas. Freakonomics é uma boa leitura para os insurgentes.
se vc acha isso um disparate, procure se aprofundar na federação de kart, que este senhor faz parte, eles se revesam no poder há anos ,.
nos desmandos, nas homologações, nos pneus holologados, é uma verdadeira quadrilha.
se vc acha isso um escandalo, procure se aprofundar, depois mande seu comentário.
Ó, eu não sou piloto, nem paulista, apenas leitor contumaz do blig (parabéns, é ótimo). Será que a solução pra isso não seria fundar um clube com esse mundo de gente que não tá satisfeita?? alguma coisa com balanços públicos, e sem fins lucrativos, arrecedando apenas o suficiente pra se manter ???
Meu Deus !!!! É Gomes sabe o que mais me impressiona nisso é que os caras são tão burros que em vez de aproveitar a oportunidade e fazer um grande evento e garantir o lucro com diversas possibilidades, pois o leque de coisas que podem serem feitas num autodromo para gerar renda é enorme, ELES QUEREM MATAR A GALINHA DOS OVOS DE OURO (LEIA-SE PILOTOS).
Além de canalhas, ladrões sim, antiéticos,são BURROS, BURROS.
Grande Abraço
Eu não sou piloto. Mas meu comentário é sobre a baixaria existente neste país, em todos os ramos de atividades, tem-se notícias sobre falcatruas, sobre querer levar vantagem,,,,, Ah Gerson,,, vc foi um grande jogador…. mas incutiu na cabeça do brasileiro, a pior da atitudes. Querer levar vantagem em tudo…. um abraço….
Ps. Eu nunca tive paciencia de ler blog de ninguem, mas o seu vale a pena…. Parabéns FG…
Parece que o Sr. Ricardo tem algum interesse em proteger os “Cartolas” do automobilismo Paulista , não é ?
Gente como esse aí e alguns dirigentes só sabem olhar para o próprio bolso.Aí vc me diz , mas sobrevivemos disso , nada mais justo que o lucro seja primordial. Sim , concordo , mas em toda atividade comercial é preciso usar de ética , transparência e sempre lembrar que o seu cliente precisa ser beneficiado e estar satisfeito com o serviço que você presta , caso contrário , irá buscar seu concorrente , nada mais justo ,e que ocorre sistematicamente em todo mercado de livre concorrência … se ela existir , é claro … e se não estiver formado algum Cartel ! ! !
Como ex-piloto no estado do Paraná , me revolta o péssimo atendimento dado em alguns casos , aos pilotos de uma forma geral , que na maioria das vezes é tratado como se sempre fossemos ricaços em busca de queimar nosso dinheiro desmedidamente ! ! Cansei de ouvir : ” Se não tem dinheiro , não corra ! ! ”
E quer saber , ouvia isso , tendo dinheiro ! Imagine quem ouve isso e não tem , mas ama esse esporte e adoraria poder contar com a colaboração de bons “profissionais ” no intúito de pagar valores justos para correr e ter informações claras e antecipadas.Nada mais justo , não é ? Imagine que um restaurante pratique um aumento desta ordem , de um ano para outro ? Alguém duvida que o mesmo seria obrigado a fechar suas portas em pouco tempo ???
não entendi essa do Ricardo ai de baixo… tá apoiando a corrupção ou é impressão minha? Seria uma boa se os pilotos brasileiros organizassem um liga, uma espécie de GPDA com esses fins comerciais.
Esse Ricardo deve ser presidente de algum Motor Clube….
safado é quem faz essas palhaçadas….
Por isso que o automobilismo no Brasil anda marcando passo!
como é bom viver numpaís abençoado por Deus e bonito por natureza.
Cada vez mais me impressiona a cara de pau dessas pessoas que ‘metem a mão’ no bolso alheio e confirmam isso numa cara-dura sem tamanho…
CADEIA NELES!!!!!
ricardo, vc ta discutindo o fabio seixas ou a coluna?
falando da coluna…..essa inscrição afasta mta gente das corridas…….automobilismo é caro……não se faz uma corrida em interlagos hoje por menos de 3 mil reais…….e os caras ainda querem se aproveitar nisso?………..bom, estamos falando de interlagos né…….pq se formos falar de kart então, ae a coisa fica mais feia….
Poxa… não sei como esse %!@$&@#de Seixas trabalha na Folha de SP.
Um sujeito que não tem carater, não tem amor pela profissão, não gosta de corridas, vive reclamando, além do mais pegando nos pés dos brasileiros…. ainda está num veiculo de comunicação como esse…
Esse cara tem q sair.. é um besta! narigudo, metido… gosta de ser o tal…
vai te catar!!! como diz o mestre Kajuru!!!